Construindo Minha Casa Clean: Jardins de Inverno ou Internos!!! E 20 Plantas ideais para ambientes fechados!

Jardins de Inverno ou Internos!!! E 20 Plantas ideais para ambientes fechados!

Amo plantas dentro de casa!!!


Elas trazem vida e beleza natural para decoração!
Os jardins de inverno ou internos podem ser usados em diversos ambientes, como embaixo e ao lado de escadas, em lavabos e banheiros embaixo da bancada, no living com espaço amplo, no hall de entrada, em corredores, etc. E de preferência onde tenha bastante claridade e pouca luz solar diretamente sobre as plantas.

Vamos ver alguns ambientes para nos inspirar!!

1- Hall de entrada

2- Ao lado da escada


3- Abaixo da escada

4- Ao ar livre com parede de vidro

5- No lavabo ou banheiro, embaixo da bancada

6- Embaixo da bancada do lavabo ou banheiro com iluminação (ficou maravilhoso)!!

7- No corredor com iluminação

8- Embaixo ou ao lado da escada com iluminação (assim que será o meu no hall de entrada, com plantas verdes!)

9- Ao lado da escada

10- Em meio ao amplo living

11- Embaixo da escada com iluminação

Esse é meu espaço para o jardim, de 20 cm no hall de entrada e 20 cm em frente a escada, naquela parede ao lado da porta!


20 plantas ideais para ambientes fechados!



Pau d'água - Esse arbusto com uma linha amarela no meio das folhas é muito usado para decoração em vasos. Ideal para decorar escritórios, ela é resistente ao ar condicionado e não precisa ficar diretamente exposto ao sol. Deve ser regada quando superfície da terra estiver seca.



Zamioculca - Uma das plantas mais usadas em ambientes internos, a Zamioculca continua bonita mesmo quando não recebe os cuidados adequados. Precisa ser regada somente uma vez por semana e fica bem tanto em ambientes com luz, quanto sem luz - mas é bom evitar sol direto, que pode queimar suas folhas.



Rosa de pedra - É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol. 



 
Minicactos - Esses pequenos cactos são encontrados até em supermercados e são ótimos para compor arranjos. Ao contrário dos cactos grandes, eles não devem ser expostos à luz direta do sol e ficam melhor em ambientes internos bem iluminados. Para saber quando regar, verifique se a terra está seca - em geral as regas são semanais.




Palmeira Chamaedórea - Uma das mais populares plantas para interior, a palmeira chamaedórea fica bem em vasos e não passa dos dois metros de altura. É muito fácil de cuidar: gosta de ambientes úmidos e longe da luz direta do sol. A rega tem que ser frequente, para manter a terra sempre úmida.




Palmeira Ráfis - Com múltiplos caules semelhantes ao bambu, a Ráfis cresce ereta como suas folhas plissadas próximas. É muito usada sozinha em vasos para escritórios ou para montar jardins de inspiração oriental. Fica bem em todo tipo de iluminação. É importante regá-la com frequência sem encharcar seu substrato.




Licuala - Imponente, essa palmeira tem grande capacidade ornamental. Pode ser usada para compor um jardim interno, com bromélias e orquídeas, ou sozinha em vasos. A licuala não deve ficar exposta à luz direta do sol, mas precisa estar em ambiente iluminado com luz indireta. Borrife água em suas folhas.






Pleomele - Muito vistosa, a Pleomele pode ter as folhas com as bordas brancas ou verde-limão. É muito usada em ambientes internos, mas deve-se prestar atenção se ela está se adaptando à baixa luminosidade. Caso ela comece a perder folhas, é melhor colocar em ambiente mais claro, mas não necessariamente diretamente ao sol.



Espada de São Jorge




Lírios da paz - Esta é uma das poucas plantas que florescem na sombra. Se seu jardim é sombreado, mas com bastante claridade, abuse desta espécie. O sol direto queima suas folhas! Mantenha-a sempre adubada e seu solo úmido.



Violeta - Uma das mais tradicionais plantas decorativas, a violeta tem grande variedade de cores, permitindo criar composições com seus vasinhos. Em mesas, parapeito de janelas... Ela fica bem nos mais variados ambientes. O importante é garantir que seja exposta somente à luz indireta. Regar uma ou duas vezes por semana também é fundamental, sem molhar as folhas e flores.




Palmeira areca - Uma das palmeiras mais populares e versáteis, a Areca fica bem em jardins, cercas-vivas ou vasos, em ambientes internos. Pode crescer exposta diretamente ao sol, mas suas folhas ficam mais vistosas quando é cultivada à meia sombra. Deve ser regada regularmente e não deve ficar em ambientes com ar-condicionado.





Antúrio - Por suas flores vistosas, o Antúrio é um clássico decorativo. Tradicionalmente, é usado em vasos, mas de uns tempos para cá também passou a compor o paisagismos de jardins, sob a sombra de outras plantas. É essencial que fique à meia sombra, sem receber diretamente a luz do sol. Entretanto, também não pode ficar em ambientes escuros.





Begônia - Ideais para decoração de interiores em vasos, as begônias parecem verdadeiros buquês de flores. Suas folhas também são um atrativo: tem formas variadas e, no geral, são coloridas. O cultivo deve ser feito em substrato bem fértil, em ambientes protegidos da luz do sol, da friagem e do vento. A rega deve ser feita sem molhar as folhas.



Jiboia - Uma das poucas trepadeiras para ambientes internos, a Jiboia cresce apoiada a substratos, como xaxins ou outras plantas. Esta planta tem as folhas coloridas, mas se ficar somente na sombra, suas folhas serão pequenas e verdes. É exatamente sua coloração em tons de verde e amarelo que faz com que seja muito usada na decoração. A rega deve ser feita com frequência, para manter o substrato úmido.




Singônio - As folhas do Singônio têm nervuras brancas quando jovens e ficam completamente verdes depois da madura. Devido ao seu formato, é muito usado para decoração em vasos ou como forragem em jardins e arranjos. Ele deve ser cultivado à meia sombra e regado com frequência para manter a terra úmida.



Babosa de pau - Com folhas brilhantes de textura semelhante à do couro, a Babosa de pau é ótima para compor jardins internos verdes. Deve ser cultivada sem luz direta do sol e não é resistente ao frio, por ser uma planta tropical. As regas devem ser feitas sempre que o solo estiver secando.





Filodendro Cascata - Ele tem a folha em formato de coração e é uma planta tipicamente brasileira, originária do Pais. O Filodendro cascata em vasos costuma ficar bem em qualquer ambiente. Deve ser mantido longe na luz direta do sol, mas o ambiente deve ser iluminado. Deve ser regado quando a camada superficial da terra estiver seca.







Bromélia - Sua inflorescência em tons vermelhos contrastando com o verde escuro das folhas torna a Bromélia uma das flores mais decorativas para ambientes internos. O sol direto queima suas folhas, por isso deve receber apenas claridade indireta. É plantada em substrato para epífitas. Deve ser regada a cada dois dias, limpando-se o seu centro para evitar proliferação de mosquitos. 




Jade - A Jade parece uma miniárvore. Ela demora para florescer, mas vale a pena esperar. "Sua inflorescência tem um colorido de verde azulado único", recomenda a paisagista Marisa Lima. É muito fácil de cuidar: a Jade se dá bem em qualquer solo que não fique muito úmido e deve receber luz direta do sol pelo menos durante uma parte do dia.


Tipos de Pedras Decorativas para Jardins!



Cascalho

Pedra Rolada

Pedra Brilhosa

Pedra Rolada Branca

Brita Colorida


Olha que lindo esse jardim e essa combinação de pedras brancas, roladas, brilhosas e cascalho!

Veja mais jardins de inverno modernos aqui!

Ficaram inspirados?
Quais as plantinhas que combinam mais no meu jardinzinho do hall e na frente da escada?
Amei a Rosa de Pedra, Lança de São Jorge e a Palmeira Areca!
Fiquem a vontade para comentarem muito!!!


Curta e acompanhe todas as novidades do blog pelo Facebook e pelo Instagram ❤

Que tal fazer um Curso de Decoração?


65 comentários:

  1. Adorei as dicas, Grazi.
    A casa está ficando linda.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Grazi lindas as inspirações amiga... coloca algumas altas e outras baixas, vai ficar lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!!!
      Obrigada pela dica! Sabe que é isso mesmo que pretendo fazer e colocar uma iluminação bem discreta!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  3. Lindas as ideias, amo plantas, apesar de nao ter muita abilidade com elas,mas amo te las, bom fim de semana...bjs

    realizandosonhovirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla!!!
      São lindas demais né? Mas a maioria dessas é fácil de cuidar!! rsrs
      Bom finde...
      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa Grazi, estava precisando dessa aula, estou na fase da escolha do paisagismo e eu não entendo nada de planta. Na próxima semana será me apresentado o primeiro projeto, estou com uma ansiedade enorme, é a única coisa que eu não tenho nem noção de preço. Obrigada!
    "andreaconstruindo.blogspot.com.br"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!!!
      Sério? Fico feliz em estar ajudando de alguma maneira, rsrs
      Estou um pouco sem noção de valores também, mas pretendo não comprar direto em floricultura, pois os valores são bem maiores, o bom é comprar direto de cultivadores ou desses vendedores de plantas, sabe?
      Beijos!

      Excluir
  5. Simplesmente um luxo os jardins de inverno! eu amo jardim de inverno! jah morei numa casa que tinha e da um tchan todo especial na casa, fica realmente um luxo! pena que a minha casa nao tem espaço para fazer um, ateh pensei em fazer num corredor que temos aqui em casa e integrar, mas sempre acabo mudando de ideia, rsrrs...

    Depois quero ver prontinho a sua area de inverno, Grazita!

    Bjos!

    BOM FDS!

    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris amada!!!
      Eu sempre queria muito um maior embaixo da escada, mas como a minha escada desce para o outro piso o jeito vou adaptar num espaço menor, rsrs... mas acho que você conseguir integrar nesse corredor ficará lindo!!!
      Bom finde...
      Beijos!

      Excluir
  6. As fotos são todas bem inspiradoras. Lindas, lindas. Bjkas e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!!
      Tbm achei demais de lindas!! rsrs
      Bom finde...
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Grazi, bem inspiradoras né? Vou fazer um jardim embaixo da escada e adorei a dica de plantas. Gosto de plantas com flor. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri!!!
      Sim, lindas demais... show!!!
      Tbm queria muito um jardim maior embaixo da escada, mas como a minha desce para o andar debaixo não consegui, mas adaptei um menor ao lado no hall e no pé da escada!
      Já estou te seguindo... sua casa ficará linda!!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá Grazi!

    Adorei as dicas. Na minha casa também terá um jardim de inverno debaixo da escada, mas estou um pouco temerosa, pois não sei cuidar de plantas. Já pensei até em desistir do jardim por piso em tudo e colocar apenas vasos com plantas para decorar. Ainda não me orientei com relação aos cuidados com jardins de inverno, não sei o que fazer com os indesejados insetos como as formigas. O piso da minha futura casa ainda se encontra com terra e percebi que tem muitas formigas por lá. Vc sabe quias devem ser os cuidados para evitar essas pragas urbanas nos jardins? Ah já ia me esquecendo de dizer que sua casa tá ficando lindona, um verdadeiro espetáculo aquele painel de vidro, adorei!

    Bjkas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!!!
      Mas não deixa de fazer o jardim embaixo da escada!! Acho perfeito demais!!!
      Olha só o link que encontrei como combater as pragas e diz para colocar semente de gergelim para combater as formigas! http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=663&action=read
      Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado...
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Grazi, essas dicas valeram a pena, eu dava sol direto no meu mini cactus, coitado.
    Acho que as plantinhas que vc escolheu vão ficar perfeitas, pq combinam textura e tons diferentes.
    Duas plantas que acho lindas são o bambu da sorte e o bambu mossô, penso em usar eles por aqui.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!!!
      Fiquei feliz em ter ajudado de alguma maneira, rsrs
      Tadinho do cactus... kkk
      Obrigada pelas dicas! Ainda não conhecia esses bambus, vou ver se tem aqui no sul!! Amei o bambu da sorte, já o bambu mossô fica muito grandeee, dai só no jardim externo, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Grazi!!!
    Fotos inspiradoras!!!
    E o post é além de lindo e de bom gosto cheio de dicas!!!
    Perfeito!
    É a primeira vez que venho te visitar e quando puder dá uma passadinha lá no meu bloguito - A Reforma do Apê 504 - Que tem um selinho esperando por ti!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cê!!!
      Obrigada! Seja muito bem-vinda!!!
      Já te visitei e estou te seguindo...
      Muito obrigada pelo carinho pela indicação do selinho... amei!
      Beijos!

      Excluir
  11. Adorei as fotos inspiradoras mesmo.
    Bom fim de semana
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zi!!!
      Que bom que gostou!! Plantas são demais né?
      Bom finde...
      Beijos!

      Excluir
  12. Adorei as dicas, minha casa ainda não tem plantas, mas terei com certeza fiz até uma floreira na sacada esperando florzinhas.... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka!!!
      Que bom... as florzinhas dão tanta vida e alegria!!
      Beijos!

      Excluir
  13. Adorei o post,vou me inspirar...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Grazi1 muito obrigada pela visita e pelo carinho! Nossa, tenho certeza que sua casa clean será MARAVILHOSA, porque bom gosto, você já tem de sobra, meu Deus! bjs, Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen!
      Obrigada!!!
      Feliz com sua visitinha aqui...
      Beijos!

      Excluir
  15. Te dar dicas? Vou é pedir...rsrsrs... na minha casa tem um jardim de inverno de quase 6m² acredita?? Vou precisar de muita orientação pra fazer bonito..rsrs...

    O seu é menor, mas tem estilo. Vai ficar lindo o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Quem dera, tenho muito que aprender aqui com vocês!! rsrs
      Que máximo, bem grande seu jardim!!! Amo!:D
      É, o meu saiu pequeno, mas já vai dar para me divertir, kkk
      No que eu puder ajudar fico a disposição!!!
      Beijos!

      Excluir
  16. otimas ideias!!!
    a do lavabo quero fazer lá em casa!!!!
    bjobjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila!
      Que legal!!!
      Depois posta a fotinho pra eu ver!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  17. Oi Grazi, fiz um jardim de inverno numa área aberta dentro da minha casa, lá só pega o sol da manhã, e também moro no sul do Brasil onde faz frio a maior parte do ano. Que tipo de plantas devo colocar no meu jardim de inverno, sendo que já possuo uma bromélia, lírio da paz, begônia, azaléias, orquídeas, lírio rosa? Vou pintá-lo para começar a decoração, adoro cores vibrantes, me dê algumas dicas por favor, estou um pouco perdida!!!! Beijos Rosana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro!
      Essas plantas que você tem são lindas!!
      Mas qualquer uma dessas opções acima ficarão ótimas!
      Gosto muito das palmeiras e a Pleomele!!!
      Beijos!

      Excluir
  18. Tudo lindo!!! Grazi poderia me dizer ou dar umas dicas no blog de jardim sobre o piso... minha casa nova tem um jardim de inverno no quarto, mais está com piso, posso fazer algo em cima do piso, como colocar pedras ou até deck de madeira? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacke!
      Seja bem-vinda!!!
      Qual o tipo de piso? Ainda está bruto onde será o jardim, ou está com porcelanato ou laminado? Se estiver bruto você pode colocar terra sobre o piso e cercar com pedras ou bambu, fazendo uma cercado baixinho ao redor! Se estiver com cerâmica ou laminado, para não manchar você pode revestir com lona para proteger e em cima colocar a terra como se fosse bruto, agora se for laminado que não pode molhar que estraga, a melhor opção é você revestir com papel impermeável e colocar vasinhos de flores com a tampinha em baixo, para que a terra e a água não entre em contato com o chão, e ao redor dos vasinhos você pode colocar pedras e lascas de madeira para enfeitar e parecer que as plantinhas são no chão e não nos vasinhos!!
      Beijos!

      Excluir
  19. Já está com a ceramica este jardim, adorei as suas dicas, me ajudaram muuito!!!!! Sua casa é maravilhosa, a minha é bem mais humilde, mais não deixa de ser lindinha KKKKKKK bjinhos Grazi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!
      Feliz que eu pude te ajudar de alguma forma!!!
      Obrigada... o que faz diferença nas nossas casinhas é o bom gosto e o capricho!!
      Beijos!

      Excluir
  20. Nossa Grazi, amei as dicas!! Tem algum tempo que penso em dar vida em minha casa rsrs mas nunca sei como começar!!!! Tenho o famoso espaço embaixo da escada (sobrado germinado), mas está revestido com piso frio...será que tem como fazer esse jardim forrando esse piso apenas com pedras e plantas???
    Parabéns por sua iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa Grazi, amei as dicas!! Tem algum tempo que penso em dar vida em minha casa rsrs mas nunca sei como começar!!!! Tenho o famoso espaço embaixo da escada (sobrado germinado), mas está revestido com piso frio...será que tem como fazer esse jardim forrando esse piso apenas com pedras e plantas???
    Parabéns por sua iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri!
      Obrigada... Que bom que gostou!!
      Uma ótima opção é você revestir o piso com uma lona, em cima colocar terra e as plantas e ao redor você cercar com pedras ou bambu baixinho!!
      Beijos!

      Excluir
  22. Demais as fotos, sou muito apaixonado por arquitetura, paisagismo e natureza e aqui tem tudo isso misturado. Foi muito inspirador te-las visto, me deixou mais cheio de sonhos! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington!
      Que bom que gostou do post!!!
      Abraço!

      Excluir
  23. Bonito seu blog, mas reveja os nomes de suas plantas, estão trocadas ou erradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Me diz qual devo arrumar!!
      Abraços!

      Excluir
  24. Esse primeiro Halls de entrada quero na minha casa,lindo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleidi!
      Está muito lindo mesmo!!
      Beijos!

      Excluir
  25. Olá
    Amei o seu blog!!!
    Muitas informações úteis e ideias incríveis, criativas, sugestivas.

    Estou pensando em começar a construir a minha casa em fevereiro de 2014, tenho uma pasta em meu computador com várias fotos e ideias, sempre pesquiso algo na net, mas encontrei o seu blog e não consigo mais parar de olhar tudo muito lindo e o bom é você relatando a sua experiência e sugerindo e pedindo aos seus seguidores opiniões sobre as melhores opções. Parabéns e muito obrigada por ter postado tanto coisa bacana.
    abraço
    Ane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Obrigada! Fico feliz em saber que gostou :D
      Que legal que irá construir!
      Sucesso...
      Beijos!

      Excluir
  26. Todos os comentarios de seu blog parte de mulheres, mas sou homen visitei seu blog e gostei muito queria te dar uma dica, toda planta e conhecida por dois ate tres nomes que variam de acordo com a regiao a minha dica e pra vc pesquisar tbm sobre como as plantas tbm sao conhecidas e postar na descricao de cada uma delas vai facilitar da gente encontar e comprar o mais gostei de tudo.bj e abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo!!!
      Obrigada pela dica! Mas vai ser difícil essa pesquisa hein? Vou ter que pesquisar planta por planta, nos diversos estados do país... acho mais fácil cada leitor pegar o tipo de planta aqui e lançar no google como se chama na sua região!! rsrs
      Abraços!

      Excluir
  27. Adorei as dicas mais gostaria de saber aonde encontrar as pedras para a decoração do jardim bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara!
      Que bom que gostou!!! :)
      Você encontra em floriculturas, até em mercados grandes ou lojas de 1,99!!
      Beijos!

      Excluir
  28. Olá, Grazi! Boa tarde! Gostei do seu blog, muitas dicas interessantes. Apenas lamento a falta de possibilidade de salvarmos estas dicas para nos ajudar, como acontece nos demais blogs de plantas. Não entendo isso, visto que também utiliza copia de fotos do Google. Os projetos, estes podem ser preservados... porque depende de cada criador. Quanto às dicas... creio que compartilhá-las tem seu valor. Espero que reveja isso, assim você ganhará não só visitantes na sua página, mas também os permanentes. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Seja bem-vinda!!!
      Então, logo quando iniciei o blog tive o desprazer de encontrar um blog que estava copiando literalmente minha postagem com todas as fotos, então foi colocado na configuração um programa contra cópias, plágio é crime e fotos se consegue no google assim como eu faço minhas pesquisas, arquivo tudo e monto minhas postagens, acho total falta de respeito com o meu trabalho o que estava acontecendo, por isso se quiser copiar você pode dar print, colar no paint e salvar!!
      Beijos!

      Excluir
  29. Olá Grazi, Boa noite! Amei seu blog suas dicas irão me ajudar muito, pois pretendo fazer um jardim embaixo da minha escada. Só que preciso da sua ajuda pois ainda tenho dúvidas em relação ao plantio das plantas, meu espaço ainda esta sem revestimento(chão grosso). Li que é só colocar a terra e cercar, eu quero cercar com madeira, será que dá certo? E quando eu for regar as plantas a agua não vai escorrer? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati!
      Feliz que tenha gostado :)
      Acho que o correto é você cercar com pedra e outro revestimento impermeável, e a madeira colocar só por fora para decorar... se não vai molhar, acabar estragando e vazando água sim!!
      Beijos!

      Excluir
  30. Olá Grazi não se se já fez seu jardim, mais eu sou apaixonada pelas suculentas, jardim delas ficaria um espetáculo e o bom que existem varias especies que você pode juntá-las e combiná-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!
      Ainda não fiz, mais por acomodação, porque é simples :(
      Verdade, ficam lindas!!!
      Beijos!

      Excluir
  31. adorei a decoração 4,7,11.......

    ResponderExcluir
  32. Muito legal as dicas e o site em geral!

    Só não gostei de uma coisa... O comando ctrl+f está desabilitado :(
    Queria pesquisar uma palavra para ver se há comentários sobre ela, mas não consigo. E é fogo ler todos os comentários, rs...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel!!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Não conhecia esse comando, mas usei pelo mac command f e deu certo! :)
      Mas pelo windows ja não deu certo pelo ctrl f... vou ver isso!!
      Agora a ideia de ler os comentários é bom para interagir, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  33. Boas dicas, belas imagens

    http://jardins-inverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover