Construindo Minha Casa Clean: Apartamento de 25 m² vira lar para 6 pessoas!!! Perfeito!

Apartamento de 25 m² vira lar para 6 pessoas!!! Perfeito!


Isso que eu chamo de otimizar espaços!!


Em tempos modernos, onde as famílias são cada vez menores, dias corridos onde as pessoas chegam em casa e ficam horas assistindo TV ou na internet, atiradas no sofá ou deitadas na cama, nada como investimento em moradias compactas e ao mesmo tempo aconchegantes e sofisticadas!
Mas olha só o que eu encontrei na internet! Quando vi esse apartamento, chamado também de loft, que foi reformado, não acreditei que seria possível 6 pessoas morarem num espaço tão pequeno e pelo que parece com tanto conforto!! Ficou perfeito demais! E claro, que as primeiras pessoas que me vieram a cabeça são vocês aqui do blog... não poderia deixar de compartilhar essa maravilha com vocês!! 
Olha se não ficou um luxo! Depois não me digam que um apê de 60 m² é pequeno para um casal ou nem falar numa casa de 100 m²! Prefiro ambientes compactos e bem organizados, pois assim deixam o casal ou a família mais unidos e bem aconchegantes dentro de seus lares, já ambientes muito grandes dão aquela sensação de solidão e ausência física, não acham
Fiquei imaginando como bons profissionais podem fazer milagres... mesmo que nessa residência é para uso esporádico e não fixo, mas serve de inspiração para muitos casais ou famílias que no momento não podem adquirir um imóvel maior e podem, sim, morar bem em pouco espaço!

Agora vamos nos inspirar muito!!

"“Fizemos o milagre da multiplicação.” É assim que a arquiteta Maria Helena Torres, do Rio de Janeiro, descreve o resultado final de um projeto desenvolvido com as também arquitetas Gláucia Souza Lima e Michele Baruffaldi. O desafio? Acomodar um casal e suas quatro filhas em uma quitinete de 25m². A solução? Aproveitar o pé-direito alto para fazer um mezanino, no qual um grande futon, fabricado sob medida, serve de cama para as meninas. O casal mora na Ilha do Governador, região da zona norte do Rio de Janeiro situada distante do centro, e comprou o apartamento no bairro do Flamengo, na zona sul, para dormir nos dias em que fica muito tarde para voltar para casa. Além disso, os clientes também queriam usar o imóvel nos finais de semana, para ficar mais perto das praias cariocas."
Uma idéia para aproveitar ainda mais o espaço, é nessa parede acima do mezanino ser aproveitada para colocar prateleiras com porta e nichos, como guarda-louças, livros e objetos!!

"Algumas soluções radicais foram utilizadas, como a abertura total da cozinha, ampliando o espaço no apartamento. O banheiro também foi totalmente modificado, de forma que pudesse receber um dos desejos do casal: uma banheira de hidromassagem. “Ela é pequena e recebe apenas uma pessoa por vez, mas atende ao desejo dos clientes de ser um local de relaxamento”, diz Maria Helena. O piso branco e um grande espelho no corredor foram as táticas empregadas para aumentar a sensação de amplitude do pequeno imóvel. Como a quitinete fica na parte dos fundos do prédio e dá vista para outros apartamentos, as arquitetas adotaram uma solução original: criaram uma “vista artificial”. “Usei uma grande foto minha, que passou pelo computador e ficou com um visual de aquarela. A imagem virou um adesivo, que recebeu até uma camada plástica para torná-la fácil de limpar”, conta Maria Helena. Ou seja, além de criar um novo espaço, que acrescentou cerca de 6 m² ao apartamento, ela também produziu uma vista para os seis moradores habituais da residência."
"Assim, o apartamento seria usado como um espaço de passagem, e não havia problema em adotar soluções desconfortáveis a longo prazo. Por isso, as arquitetas decidiram fazer um mezanino onde as quatro meninas podem dormir, mas não ficar de pé. Como se trata de um espaço temporário, a falta de altura do recinto não é um problema. Um futon feito sob medida foi encomendado para servir de colchão para as quatro meninas. O tom azul remete ao litoral carioca, e faz par com o grande painel que existe na parte de baixo do imóvel." Olha que delícia de conforto!!! Tem a opção de colocar próximo ao teto, várias prateleiras com portas para não aparecer nada lá da sala, servindo como guarda-roupas!!

"Por medida de segurança foi instalado um guarda-corpo no mezanino. Ele foi feito com cabos de aço, dando leveza ao ambiente."

"Antes a cozinha era um ambiente fechado, o que tomava muito espaço no apartamento. Depois da reforma, ela foi completamente integrada ao resto do ambiente." Certamente a geladeira vai nesse espaço ao lado do balcão da pia!

"O móvel da cozinha foi desenhado pelas arquitetas e feito sob medida. Ele é de silestone, material artificial muito resistente, feito de resina e pó de mármore. Além disso, optou-se por usar um cooktop em vez de um fogão normal, que ocuparia muito espaço."

"O grande móvel da parte de baixo também foi desenhado pelas arquitetas e feito sob medida. Ele tem múltipla função, pois serve como guarda-roupa, home theater e dispensa."

"A mesa em MDF é do tamanho exato para receber o casal e suas quatro filhas." Olha que lindo o espelhão lá no corredor, de frente para a porta de entrada!

Aqui tem a opção de colocar prateleiras e nichos acima do vaso sanitário, para guardar toalhas e objetos!! 
"O rolo de papel higiênico fica embutido no móvel, para economizar espaço. O banheiro também foi completamente modificado, de forma a se ganhar mais espaço neste cômodo e atender a um dos desejos do casal..." 

"... que era ter uma banheira de hidromassagem para os momentos de relaxamento." Amei!!!

"O balcão do banheiro também foi feito em silestone."

"Como explica Maria Helena, o branco é predominante no ambiente porque essa cor aumenta a sensação de amplitude em espaço pequenos. O piso, por exemplo, é em porcelanato." Tudo clean!! Ao lado dessa mesa de vidro vai o sofá-cama do casal! Se fosse apenas um filho ou duas meninas, elas poderiam dormir na sala e o casal no mezanino, mais privacidade, né! rsrs

"O apartamento dá vista para outro prédio. Por isso, foi instalado um grande painel, com uma imagem tipicamente carioca. Maria Helena explica que se trata de um grande adesivo plastificado, o que facilita a limpeza, e que tem como base uma fotografia que eu fiz." Quando li isso no site, cai pra trás!! rsrs... eu estava pensando desde a primeira imagem, olhando sem muita observação, que era uma janela de vidro, e que essa era a paisagem do apê! Agora para uma casa de campo, poderia ser uma fotografia com montanhas, para uma casa em centro urbano uma de shopping e para quem ama a Europa que tal a Torre Eiffel, só que dai não vai parecer uma janela para quem visita a casa, mas para quem não sabe e vê as imagens sim!! Amei essa opção do painel!!! 

Gostaram?

Se impressionaram também com o tamanho?
Por isso eu digo, para tudo se tem jeito!! rsrs

Que tal fazer um Curso de Decoração?


33 comentários:

  1. Dicas preciosas Grazi, ainda outro dia li uma matéria que falava justamente das famílias que estão montando uma casa de apoio perto do local de trabalho pra dias em que o trânsito ou algum compromisso importante dificultar esse vai e vem. E o preço do imóvel no Rio é uma loucura.

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Pois é, essa realidade de trânsito ainda é desconhecida para nós aqui do sul!!
      Mas faço idéia dos valores no RJ por causa da procura eles aumentam mais ainda :(
      Beijos!

      Excluir
  2. Muito legal a matéria,ficou muito bom esse loft, hoje eu moro em um ap de 56 mt, mas quando vc consegue uma boa disposição dos moveis aproveita bem o espaço, espero que a casa que estou construindo fique aconchegante tbm!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Com certeza... é só saber organizar bem os móveis e de preferência sob medida!!
      Com certeza ficará sim!!!
      Beijos!

      Excluir
  3. tudo lindo mas deve ter sido caro... to tendo dificuldade em achar moveis pra minha cozinha.. pode me dar alguma dica? fico grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceci!
      Certamente foi um valor considerável!! Tanto para as arquitetas, como para os móveis!
      Você encontra bastante opções em modulados nas lojas maiores e a opção do sob medida em um marceneiro ou lojas menores que confeccionam!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Legal! Com essa meu banho de 6m² ficou grande ....rsrs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Teu banheiro ficou praticamente 1/3 do espaço desse apê! rsrs
      Gosto de matérias assim para saber valorizar mais cada cômodo da casa, porque a gente sempre tem a mania de achar que ficaram pequenos demais!!
      Beijos!

      Excluir
    2. Isso mesmo, Grazi!
      Meu maior problema com a casa é ficar achando que tudo tá pequeno.
      Pra mim a garagem ficou pequena (mas essa ficou mesmo), os quartos pequenos, banheiro suíte pequeno, cozinha, copa e área de serviço pequenos....kkkkk... a casa toda, né?

      Quer dar uma olhada??
      Fiz um humilde espaço com meia dúzia de palavras e uma foto, talvez te tire a curiosidade. Vou aprendendo a mexer e conto com sua ajuda também, só pra convidadas, tá? Por isso mandei uma mensagem pelo seu contato pra pegar seu email e te mandar o convite, tá?

      Aguardo

      Excluir
    3. Oi Di!
      Mas acho que é normal isso! Na verdade a arquitetura moderna é compacta mesmo!! E o que ajuda a aproveitar mais os espaços são os móveis sob medida!
      Que legal!!! Vou amar fazer parte de seu cantinho e conhecer também sua casa! Aos poucos você pega o jeito, e pode contar comigo para te ajudar!! Respondi agora por email...
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Grazi querida, obrigada pela visita no meu bloguinho.
    Passei para retribuir o carinho. Fizeram milagre com a decoração desse Apto, mais a decoração clean ficou muito legal.
    Bjosss Kerlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kerlei!
      Fizeram milagre mesmo e viu com a decor clean ajudou a aumentar visualmente!!
      Beijos!

      Excluir
  6. OLha é uma arte conseguir nessa metragem fazer um milagre desses srrs,mas como é pra uso esporádico,acredito que 4 pessoas vivam bem nele né! srrs bjos flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      Põe arte nisso, rsrs
      Para uso diário, acho que o ideal no máximo 3 pessoas, porque dai o casal pode dormir em cima e o filho no sofá-cama!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oiii

    genteeee nunca mais reclamo do meu apê kkkkkk
    adorei as soluções e ficou enorme hein???

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarinha!
      Pra você ver né!! Sempre encontramos situações que nos fazem valorizar um pouco mais aquilo que temos, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  8. Nossa muito lindo, cabe tudo direitinho.
    Queria ter grana para contratar um profissional que faça esses milagres no meu quadradinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Ficou muito perfeito, porque é muito pouco espaço para tanta utilidade!!!
      Profissionais excelentes são raridade né!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi grazi. Muito legal seu cantinho. Vim retribuir a visita. Olha por mais que seja uma coisa meio provisoria, não conseguiria dormir naquele mezanino nunca..rs Claustrofobia total, mas como são crianças acho que elas devem se amarrar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Sério? Mesmo ficando aberto o ambiente e com vista para o andar térreo? rsrs
      Beijos!

      Excluir
  10. Nossa Grazi!
    Super bem aproveitado mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      É muita otimização para um apê só!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Caraca...bota milagre da multiplicação nisso...até banheira! Ah me inspirou hein...tenho tanta vontade de ter uma banheira aqui...mas os banheiros são minúsculos, mas se num de 20 e poucos metros eles conseguiram, eu tenho q conseguir aqui tb! Amei o post amiga! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka!
      Demais isso né!! rsrs
      Com certeza que no seu big apê você consegue uma banheira, até dupla!!!
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá Grazi. Muito obrigada por divulgar nosso projeto. Fiquei feliz em saber que as pessoas gostaram. Seu blog é muito bom, parabéns! Também tenho um e caso te interesse envio o link. Abs.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Oi Maria Helena!
      Que honra receber sua visita aqui no meu cantinho!!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Meus parabéns por esse projeto maravilhoso! Raridade encontrar profissionais com tanto potencial!! Minhas leitoras gostaram demais do trabalho de vocês!
      Cliquei aqui no seu nome, encontrei seu blog e já comecei a seguir!! Agora sim terei uma fonte de muita inspiração...
      Beijos!

      Excluir
    2. Obrigada Grazi,
      Também agradeço sua visita em meu blog. Agradeço também suas palavras.
      Estou seguindo seu blog que têm ótimas postagens.
      Assim vamos trocando figurinhas.
      Bjs

      Excluir
    3. Que ótimo saber que gostou das postagens e que estará aqui acompanhando as novidades!!
      :D
      Beijos!!!

      Excluir
  14. Oi Querida ^^

    Vim retribuir a visita e o carinho lá no blog :)
    Muito obrigada !
    Fiquei encantada com o seu, muiiito bom!!
    Adorei esse projeto, realmente as casas e apês estão cada vez menores.
    Aqui a Casa era de um tamanho bom pra 4 pessoas.. mas com os dois bebês esto sentindo o espaço apertado já.. rs ..
    Um bom projeto faz toda a direfença ;)

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Criança enche a casa né!! Ainda não tenho mas imagino bem como será, rsrs
      Nada mesmo como um projeto!!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Nossa, projeto fantástico! Alguém sabe me informar as medidas dessa banheira? Meu apartamento tem 70m2, e um banheiro pequeno, mas gostaria muito de um banheira assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível né Ana!
      Ixi, não sei te dizer, mas você pode ver em lojas de banheiras uma que seja menor, eles mesmo preparam projetinho do seu banheiro com a banheira ideal.

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover