googlefc.controlledMessagingFunction

Móveis Planejados e Sob Medida! 5 Dicas para a Compra Perfeita!!

Olho vivo ao definir a loja: o setor é um dos campeões de reclamação!


Hoje a maioria de nós está optando pelos móveis planejados e os sob medida, pois além de lindos e de maior qualidade, ficam perfeitos nos ambientes, ocupando com modernidade cada canto, e assim temos um maior aproveitamento dos espaços!! Mas antes de sair comprando é bom se precaver de futuras incomodações e decepções! Encontrei na internet essas dicas valiosas e logo pensei em compartilhar com vocês!!! Primeiro vamos as diferenças dos móveis...

Móveis Planejados ou Modulados - são aqueles que compramos nas lojas de grande porte, que podemos optar apenas pelos tamanhos, modelos, cores e materiais que estão no catálogo da loja. A maioria são em MDF e MDP. Costumam ter o valor mais acessível que os móveis sob medida. Por exemplo, eles tem um balcão modulado com medidas x, um aéreo com medidas x, e assim vamos montando a cozinha conforme os tamanhos disponibilizados pela loja. Eles fazem o planejamento dos modulados para encaixar nos espaços do nosso ambiente desejado, mas devido as medidas serem padronizadas, geralmente vai sobrar algum canto ou espaço.

Móveis Sob Medida - são aqueles que encontramos em lojas menores ou em marcenarias, onde podemos escolher o material, o modelo, a cor conforme o tamanho exato de nossos ambientes. Assim nunca irá sobrar um canto ou espaço, porque faremos sob a medida exata de nosso ambiente. E devido a todas essas vantagens o valor dele costuma ser superior, na média de uns 50% a mais do que os móveis planejados ou modulados. Ideal para cobrir vigas ou onde tem paredes ou pisos desalinhados, pois será feito com encaixe perfeito. Por exemplo, podemos escolher em MDF ou madeira, na cor branca com portas de vidro preta e com o tamanho exato da parede onde o móvel será usado.

Agora vamos as dicas para a compra perfeita!!




1. Deve-se encomendar o projeto dos móveis quando se define a distribuição de tudo, “da iluminação aos eletrodomésticos. Ao escolher a loja, leve a planta baixa, mas faça questão de que o projetista tire as medidas pessoalmente. Ele poderá sugerir soluções para encobrir uma viga, por exemplo. “Deixe essa responsabilidade com o profissional, pois um possível erro nessa etapa acarretará problemas na montagem”, orienta Selma, do Procon-SP.

2. Peça orçamentos variando materiais e acessórios e bata o martelo na melhor proposta dentro de suas possibilidades e seus desejos.

3. Por qual chapa de madeira você optou: MDF ou MDP? Que medidas terá cada peça? Tudo isso precisa estar esmiuçado no contrato, bem como as especificações de dobradiças, puxadores e demais acessórios. Nesse documento ainda são informados os prazos de entrega e de montagem. “Se houver promoções envolvidas, como um cooktop de brinde, isso também vai para o papel”, alerta Guilherme, da Bartzen. Já o nome do fabricante deve constar na nota fiscal.

4. Condicione o pagamento ao término do serviço. “Não pague à vista: divida no cartão ou dê cheques pré-datados”, sugere Selma. “Negocie um pagamento gradativo. Se o estabelecimento negar, procure outro.”

5. Caso o móvel venha na cor errada, apresentando falta de peças, ou seja mal montado, fale com a loja. Se o problema não for corrigido, procure o fabricante. “Esse contato também falhou? É hora de recorrer ao Poder Judiciário ou ao Procon de sua cidade”, diz a diretora do Procon-SP. Em geral, a garantia dos planejados é de cinco anos sobre a resistência da madeira. “E damos 90 dias sobre defeitos aparentes”, fala Guilherme. Mas há aqueles insuspeitos, os chamados vícios ocultos, como alerta Selma: “Nessas situações, o prazo de 90 dias para reclamar inicia quando você identifica o problema, como a infestação de cupins, que pode aparecer depois de algum tempo”.

Olho vivo ao definir a loja
O setor é um dos campeões de reclamação. “As principais críticas dizem respeito a atraso na entrega e instalação malfeita”, fala Selma do Amaral, diretora de atendimento do Procon-SP. Por isso, eleja uma loja que transmita segurança: veja se ela consta na lista de endereços do site do fabricante, converse com clientes e recorra a redes sociais, sites de busca e órgãos competentes.
Existem lojas exclusivas (só vendem uma marca) e revendas (comercializam até três). “Se preferir, solicite uma garantia por escrito ao fabricante de que o móvel será entregue. De toda forma, a montagem sempre cabe ao lojista”, defende Ivo, da Movergs. “Outra maneira de se precaver é solicitar que o depósito seja feito diretamente na conta do fabricante.”

Antes de fechar, consulte online
Para verificar a idoneidade de empresas de tipos variados e tornar as compras mais seguras, a Serasa Experian lançou em fevereiro deste ano um serviço online inédito. O interessado investe R$ 29,90 por consulta (uma só empresa) e recebe informações sobre a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, participação societária, faturamento, falências e a existência legal do estabelecimento. Essa ferramenta está disponível nos sites da Serasa Experian e do Reclame Aqui. Em ambos, basta preencher um cadastro com seus dados e adquirir a consulta como se fosse uma compra via internet. É necessário ter em mãos o CNPJ da empresa a ser pesquisada.

Gostaram?

Eu ainda vou ter que mandar fazer alguns móveis, mas seguirei a risca essas informações, para ficar protegida caso a loja ou o fabricante não cumpra com o prometido. Lembrando que é válido essas consultas na internet e em redes sociais para comprar qualquer produto, principalmente em lojas online desconhecidas!

E vocês, já se incomodaram com esse setor? Preferiram móveis planejados ou sob medida? 
Me contem suas experiências e comentem a vontade!!!


Que tal fazer um Curso de Decoração?


34 comentários

  1. Grazi, aqui em casa farei o armário sob medida, tenho um marceneiro muito bom. Estou em voltas com esse mundo da marcenaria e estou apaixonada. Estou com projetos para o quarto, a sala, banheiro, só com minhas pesquisas sob as chapas de compensado, mdf, laminados melanímicos. Enfim, um mundo maravilhoso, diria, uma arte nas mãos desses profissionais. Encontrei o MDF em laca brilhante, uma opção para quem deseja laquear os móveis, contudo consegue-se economizar cerca de 40% com esse tipo de material, além de a durabilidade ser bem melhor, pois não há perigo de arranhar e prejudicar a pintura. Gostei muito desse material, pretendo usá-lo lá no apê. Com os móveis modulados, há a possibilidade de ser personalizado e exclusivo, pois o modelo do armário tem a chance de ser só encontrado em sua casa. Enfim, sentiu meu entusiasmo? rsrsrsrs. Bjkas, querida e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Você está realmente por dentro do assunto, rsrs
      Só tem que ser um marceneiro bom, se não já viu... depende a marcenaria os valores podem ser mais acessíveis que os planejados! Mas se for numa loja dessas só sob medida a tendência é serem móveis mais sofisticados e caros que os planejados que são em grande escala!
      Ótimo finde pra você também...
      Beijão!

      Excluir
  2. A cozinha da minha casa mandei fazer em uma loja de planejado e adorei! Entregaram e montaram certinho... Os demais móveis mandei fazer com o marceneiro e ficou ótimo e a metade do preço. A única diferença entre os dois, é o acabamento, mas se o marceneiro for bom, fica perfeito! Parabéns pelo post! Bjinhos Rafa Organize sem frescuras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Que bom que deu tudo certo!!
      Geralmente com os marceneiros o valor fica bem mais acessível do que em lojas que vendem apenas sob medidas! Mas o marceneiro tem que ser bom mesmo, rsrs
      Beijão!

      Excluir
    2. Olá Rafaela! vc poderia passar o nome da loja onde fez seus planejados e o contato do marceneiro? coisa rara hj em dia ouvir alguem falar bem d ambos os serviços.. rsrs. Obrigada!

      Excluir
    3. Oi Ana!
      É difícil, mas o melhor é você ir em alguma loja ou em algum marceneiro que você já tenha alguma indicação de amigos!! E sempre pedir para ver fotos de móveis que eles já fizeram e na dúvida pedir o contato de alguém para ir conversar... assim não tem erro!! E claro, ler bem o contrato de compra, colocando cláusula de devolução do dinheiro em caso dos móveis não ficarem como foi pedido e com a qualidade combinada.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Grazi!! Com certeza a maioria das pessoas estão fazendo móveis sob medida, além de ficar adequado na casa ou apartamento, personaliza de acordo com o estilo do casal.
    ótimas dicas o post nos deu..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  4. OLá Grazi,eu estou assustada com os volares,tenho que mobilhar a casa toda e estou quase doida tudo caro demais...
    Bjsssss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâ!
      Bem isso, tudo caro demais!!!
      Uma cozinha sob medida em lojas aqui no sul não baixa de 10 mil reais, vi até de 40 mil em MDF imagina se fosse madeira pura, rsrs...
      Já os planejados ficam uns 5 mil e com marceneiros os sob medidas tem a ficar menos que isso!! Mas dai o marceneiro tem que ser bom mesmo, para os móveis ficarem de qualidade!!
      Beijão!

      Excluir
    2. Então Grazi acabei de receber um orçamento de um marceneiro,menina está quase o mesmo preço dos de marca...acredita???
      O jeito vai ser fazer aos poucos,gostaria de fazer tudo de uma vez,mas haja $$$$$...
      Bjssss!

      Excluir
    3. Sério? Quem sabe faz novos orçamentos com outros marceneiros! Aqui numa loja que faz apenas móveis sob medida, você vê que são maravilhosos os móveis, mas não baixa de 10 mil... já numa loja de móveis que vende esses planejados de catálogo fica na média de 4 mil... e tem marceneiros que custa 2 mil, mas também aqueles que custa 10 mil :(... por isso vale a pena orçar em mais lugares e pedir para ver alguns móveis que eles já fizeram!!
      Beijão!

      Excluir
  5. adorei sua postagem, aqui tb estou cotando os precos, por enquanto fiz com as lojas Sandrin, Icomar e Italinea. Mas antes de decidir vou ver com alguns marceneiros da minha cidade. Tem ums otimos por aqui.... e se o preco for mais em conta com certeza farei com o marceneiro mesmo... estou in love com essas cozinhas lindas... bom fim de semana... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla!
      Que bom que gostou!!
      Mas acredito que com o marceneiro seja mais em conta, mas depende a qualidade do material que você irá escolher... são perfeitas mesmo essas cozinhas!!!
      Bom final de semana...
      Beijão!

      Excluir
  6. Oiiii


    nossa ainda estou um pouco longe dessa fase, mas já anotei as dicas para usar!!
    adorei o post!! Muito bem feito!!
    Oiiiii

    nossa adorei as dicas... eu preciso aprender a fazer mais esfoliação sabe?
    principalmente no rosto....

    bjinho

    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Que bom que gostou!!
      Só acho que o post da esfoliação não foi aqui, rsrs
      Beijão!

      Excluir
  7. Ai que medo de orçar os meus.......rsrsr......

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas Grazi, lá pra cozinha do apê vai ter que ser sob medida, desde já estou pesquisando marceneiro para não errar na escolha!

    Bjos

    Meu Palácio de 64m²

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Acho que a melhor escolha principalmente para cozinha é os móveis sob medida, porque ocupa bem cada espacinho...
      Beijão!

      Excluir
    2. Olá meninas, achei muito interessante o assunto do blog e tenho uma ótima recomendação, inclusive esses marceneiros dão 50 anos de garantia, vai o endereço da pagina no facebook:

      https://www.facebook.com/pages/Impact-Marcenaria-Planejados/629454673755489?ref=hl.
      lá tem fotos dos serviços deles.

      Excluir
    3. Oi Ka!
      Obrigada pela recomendação!!
      Vou olhar...
      Beijos!

      Excluir
  9. Ótimo post e ótimas dicas Grazi, aqui em casa é tudo com marceneiro sob medida! Mas logo vou trazer novidades sobre esse assunto lá no blog! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Alê!
      Que ótimo, porque estou precisando de muita informação!! rsrs
      Ainda tenho que fazer alguns móveis :(
      Beijão!

      Excluir
  10. Antes de mais parabéns pela sua casa. Tem muita luz, tal como eu gosto. Quantos aos móveis, você não se pode precipitar porque os móveis são um grande investimento, logo não se pode trocar a toda a hora.
    Boas escolhas:)
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Feliz que tenha gostado!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Verdade, por isso ainda não fiz a minha, estou a pesquisar e esperar sobrar tempo $$$! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá... sou proprietária de uma fábrica de móveis, somos uma marcenaria porém, com uma fabrica de pouco mais de 1200m2 e maquinários modernos que nos permite precisão nas medidas.
    Não fazemos modulados... fazemos os armários personalizados para seu gosto e espaço.
    Nosso site voltará ao ar nesse final de semana, mas tambem estamos no Facebook.
    Mager Móveis
    Meu contato é : candy.mager@uol.com.br
    Entre em contato
    Abs
    Candy Martinez

    ResponderExcluir
  13. Olá... sou proprietária de uma fábrica de móveis, somos uma marcenaria porém, com uma fabrica de pouco mais de 1200m2 e maquinários modernos que nos permite precisão nas medidas.
    Não fazemos modulados... fazemos os armários personalizados para seu gosto e espaço.
    Nosso site voltará ao ar nesse final de semana, mas tambem estamos no Facebook.
    Mager Móveis
    Meu contato é : candy.mager@uol.com.br
    Entre em contato
    Abs
    Candy Martinez

    ResponderExcluir
  14. Olá Grazi obrigada pelas dicas, meninas achava que planejados e sob medidas eram a mesma coisa...kkk, mas não tinha pensado em fazer sob medida, mas já estou mudando de idéia, minha cozinha não é muito grande e quero aproveitar todos os espaços assim como os outros cômodos da casa que precisarão de móveis com a medida exata, bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari!
      Dá uma confusãozinha mesmo... a maioria das lojas de sob medida chamam de planejados!!
      Mas nada como poder aproveitar cada espaço com o móvel, fica lindo e super funcional!!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Grazi, estou iniciando meu blog sobre móveis planejados, onde irei dar dicas para clientes e profissionais da área, comecei hoje e espero que todos gostem. http://inovelarplanejados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir