Construindo Minha Casa Clean: Ótimas Dicas de Higiene para Casa e para Família!!!

Ótimas Dicas de Higiene para Casa e para Família!!!


Evite ficar doente!


Pesquisando na internet sobre muitos meios de contaminação por bactérias nas verduras, na água e que podem causar sérios problemas intestinais, fora vermes, infecções e doenças graves, encontrei uma excelente matéria no site de uma médica homeopata!! Além de servir como dicas para cuidados de limpeza da casa, móveis, pisos, tomadas, até com o pet!! 

Vamos as valiosas dicas!!!


Leia com atenção!!!

Água para beber
"Tomar somente água filtrada, fervida ou mineral de empresa idônea, nunca use água da torneira para beber." Sempre tomo água mineral de cidades próxima a minha, pois vi matérias que a água exposta por muito tempo ao sol, devido ao frasco de plástico, se contamina e pode causar câncer. Já outras matérias dizem que o filtro tira as propriedades e nutrientes da água, causando doenças pela falta deles ao organismo! :(


Galão de água mineral
"Se usar água mineral, o galão antes de ser colocado no suporte deve ser lavado com detergente, se você não tem certeza sobre a pureza bacteriológica da água, antes de colocar o galão no suporte coloque na água ½ comp de Aquatabs da Bayer ou 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária, quando na embalagem estiver escrito que é próprio para desinfecção de alimentos) para cada 1 litro de água."
O meu entregador sempre limpa com álcool gel e lenço de papel!!





Suporte de água mineral
"O suporte de água mineral e a torneira devem ser lavados e esterilizados periodicamente, lavando-os com detergente e água sanitária." O meu suporte eu lavo com detergente toda semana quando troco o galão de água!


Sucos ou refrescos fora de casa
"Nunca tome sucos e refrescos fora de casa, use somente bebidas engarrafadas (vidro ou plástico)." Já tomei muito, hoje só tomo no restaurante!


Gelo
"Nunca use gelo fora de sua casa, pois este tem de ser feito com água filtrada ou fervida."


Sucos feito de frutas com casca e frutas com casca para serem comidas
"As frutas devem ser bem lavadas em água corrente, com escovinha própria em seguida colocadas de molho em uma vasilha com água ( 1 litro) e 1 colher de sopa (10ml) de hipoclorito de sódio a 2,5% e deixá-lo de molho por 15-30 minutos e usar em seguida como quiser, isto deve ser feito inclusive com a laranja, pois ao espremê-la pode cair resíduos contaminados com cistos de parasitos no suco." 


Verduras e legumes crus
"Depois de lavadas e escovadas em água corrente, devem ser mergulhadas em solução de 1 colher de sopa/10 ml de hipoclorito de sódio a 2,5% para 1 litro de água e deixá-lo de molho por 15-30 minutos antes de serem servidas, mas na dúvida fora de casa, coma-os cozidos." Tenho que me adaptar a usar o hipoclorito, o problema é que mais consumo de restaurante, então o problema persiste :(


Mãos
"Antes de comer qualquer alimento (refeições quentes, frias, bolachas, doces, queijo, presuntos, qualquer alimento que vá à mão, ou que se use talheres), as mãos devem ser lavadas com sabonete líquido, escova e enxutas com papel-toalha. Sempre fazer uma boa escovação das mãos e unhas, feche a torneira da pia com o papel-toalha (uso de banheiro público)." Ótima dica do papel toalha ao invés da toalha de rosto, sabonete líquido ao invés do de barra! E principalmente usar o papel para fechar a torneira de banheiros públicos!!



Banheiro
"Devem ser lavados pelo menos 1 vez ao dia. Não esqueça de "desinfetar" com água sanitária e sabão: interruptor de luz, maçaneta, torneiras, descarga, pia e vaso, nesta ordem." Costumo lavar o banheiro apenas 1 vez por semana, pois somente eu e o marido usamos! Mas uso desinfetante e pastilhas dentro do vaso sanitário diariamente!! Já não costumo limpar com água sanitária, limpo com desinfetante e produto de limpeza, nas tomadas e maçanetas uso álcool gel! Sempre deixo a janela aberta após o banho para ventilar o banheiro e não proliferar fungos, bactérias e mofo!!


"Deve-se usar papel-toalha em banheiros." Ótima idéia!! Principalmente quando recebemos com muita frequência visitas, que não é o meu caso. Uso toalha de rosto, mas troco diariamente!


"A descarga deve ser dada antes de lavar as mãos."


"As mãos devem ser lavadas cuidadosamente após o uso do sanitário, inclusive as dos homens que acabaram de urinar."


Cozinha
"Nunca manuseie alimentos sem antes fazer uma boa higiene das mãos (sabão-líquido, escova e papel-toalha ou toalha de pano própria para mãos e trocadas diariamente ou antes se necessitar)."


"Use periodicamente água sanitária (2 colheres de sopa para 1 litro de água) na pia, para retirar fungos e bactérias da parede, azulejos, de porta-talheres, porta-pratos, copos, etc." Nunca uso água sanitária, mas vinagre branco, que tem o mesmo efeito, ou álcool gel!!


"Vasilhas de água que vão à geladeira devem ser limpas periodicamente com água sanitária semanalmente." Lavo apenas com detergente!! 


"Se usar filtro de barro ou porcelana, devem ser limpos semanalmente, inclusive a vela, que deve ser lavada em jato forte de água (nunca use sal, açúcar ou qualquer abrasivo)."


"Panos de cozinha só poderão ser usados no máximo por 1 dia, em seguida lavados com sabão e água sanitária." Lavo com Vanish com cloro e sabão líquido, porque não gosto de usar água sanitária. Boa opção é colocar um pouco de vinagre branco junto com o sabão!


"Copos devem ser lavados sempre com água e sabão, mesmo usados somente com água para beber." Sempre lavo com detergente!!


"Esponjas de cozinha, nunca poderão sair da cozinha para outro tipo de limpeza, nem usar esponjas de uso geral na cozinha." Muito importante!! Imagina a esponja da cozinha servindo para limpar o banheiro, rsrs


"As panelas e recipientes de uso da cozinha, mesmo guardados em armários, devem ser lavados antes de seu uso." Além da poeira, quantos insetos podem passar e contaminar os utensílios!!


Roupas de cama, banho e pessoal
"Nunca devem ser guardadas em armários ou gavetas depois de usada." Uma boa dica é deixar em cabideiros, se a peça está limpa para ser usada novamente, pois o mínimo de poeira e suor que tiver e deixada guardada, irá acumular bactérias e mofos!!


"Roupas íntimas (cuecas, calcinhas e sutiãs) não devem ser lavadas na máquina de lavar, sempre lavá-las na mão em separado." O bom é lavar no banho com água morna mas colocar a secar no varal, jamais deixar secar no box, porque o ambiente úmido prolifera fungos, e não lavar com sabonete, tem um sabão líquido específico para as roupas íntimas contra fungos e bactérias, ou lavar no balde mesmo,  com sabão neutro que limpa e não danifica as peças!!



Pés
"Sempre calçados, principalmente se for andar em terreno sem calçamento (terra), ou quando o terreno é calçado mas se encontram animais domésticos."


Animais domésticos
"Devem ser tratados com vermífugos de 6 em 6 meses e vacinados em seu veterinário." Ainda não tenho meu pet, mas quero muito e vou seguir a risca essas dicas!! Higiene é tudo para nossa saúde!


"Banhos semanais ou em menor período dependendo do terreno que vive."


"Suas fezes devem ser retiradas diariamente ensacadas entregues ao lixeiro, o local lavado com sabão em pó, água sanitária e bem esfregado."


"Nunca se deve deixar os animais viverem em ambiente íntimos (quartos de dormir), e especialmente onde se preparam alimentos (mesa ou pia de cozinha)."


Sofás, piso, móveis
"Após varrer o piso, passar um pano com água sanitária diariamente." Uso produto de limpeza semanalmente (porque não suja muito só eu e o marido, já com crianças ou cães é necessário), não gosto de água sanitária pelo cheiro e porque mancha as roupas, boa dica é colocar vinagre branco ou desinfetante junto na água!! 


"Os sofás devem ser limpos 1 ou 2 vezes no mês com uma solução de água corrente e água sanitária para desinfecção, se possível deixar pegar sol durante pelo menos 20 minutos." Ótima dica é uma receita com vinagre branco, desinfetante, álcool líquido e água (mesma medida de 1 copo para cada produto), misture bem e borrife no sofá e no colchão!


"As maçanetas, interruptores e tudo que for manuseado com freqüência, devem ser limpos com sabão e água sanitária." Também serve álcool gel!!


"Os brinquedos das crianças devem ser lavados periodicamente com sabão e água sanitária e bem enxaguados."


Higiene pessoal
"Os banhos devem ser diários, no mínimo pela manhã e à noite, as roupas trocadas em cada banho." Muito importante e saudável!! rsrs... nada como pessoas cheirosas e limpas! Só de imaginar que a maioria dos franceses tomam banho apenas 1 vez por semana :(


"Secar bem as dobras de nosso corpo (entre os dedos, cotovelos, pescoço, etc)."


Gostaram?

Com uma boa higiene na casa e no nosso corpo, a saúde de toda família só tem a ganhar!!!


Que tal fazer um Curso de Decoração?




20 comentários:

  1. Boas dicas !!!
    Deixo mais uma : limpar com Água Oxigenada (misturada com água.
    Muitas pessoas não sabem mas é dos melhores desinfectantes que existe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica!!!
      Verdade, já tinha lido sobre :D

      Excluir
  2. Grazi querida!! Ótimo post, adorei as dicas, muito interessantes!!

    Grande beijo!

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  3. Nossa, coisa mais gostosa e linda de se ver é limpeza. Minha madrinha, há umas dezenas de anos (sou véia gente! rsss) morava num lugar, no meio do mato, numa casa metade madeira, metade pau a pique, mas era tão, mas tão caprichosa,q a casa dela vivia cheia de gente, as panelas eram penduradas em pregos e reluziam tanto q nem precisava d espelho..os panos de prato...nossa, uma coisa...
    A vó do meu marido, tinha uma perna amputada, quase 80 anos...vc não via um fiapo no piso, panos engomados, nenhuma ajudante, banheirinho limpo, cheiroso, arrumadinho, qq hora do dia q vc chegasse, tava sempre td limpo...ficava me perguntando como ela conseguia, minha mãe tb era assim...a limpeza e o capricho, aproxima as pessoas! E viva a água! Bjsss...falo demais né, me empolgo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ka!!
      Nada mais gostoso que o capricho com a limpeza!
      Pode falar bastante que estou toda ouvidos, kkk
      Mas conheço pessoas assim, humildes e dá para lamber o chão de tão limpo, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  4. Grazi, ótimas dicas!!!!!Post perfeito!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas, mas lavar o banheiro todo dia não dá né!... eu lavo 1 vez na semana e estou usando desinfetante com cloro (não gosto muito do cheiro e meu nariz arde muito, mas deixa o banheiro bem limpinho!)... tb uso pedras desinfetantes dentro do vaso!
    Como tenho cachorros, varro e passo pano na casa com desinfetante todo dia e limpo o sofá toda semana pra tirar os pelos que grudam. Eu nunca me importei de deixar meus cães subirem na cama, pois eles são vermifugados a cada 6 meses e vacinados 1 vez ao ano. Eles tb não tem contato com a rua, passeiam apenas de carro, mas quero mudar esse hábito, pois é muito importante levá-los para caminhar!
    Lavo demais as mãos e uso muito álcool em gel!

    Beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Acho que é bem por aí...
      Quanto aos animais na cama e cozinha concordo em evitar, por causa de vários fatores, como cheiro, pêlos, bactérias que são específicos dos bichinhos e podem causar alguma doença em alguém!
      Tem que colocar teus dogs a caminhar, não deixa eles sedentários, rsrs
      Estou pensando em comprar um filhote, mas tenho medo (do compromisso)!
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Grazi, adorei as dicas!
    Não sabia que o vinagre branco era tão poderoso assim, menina. Vou fazer mais uso dele.

    Agora uma dúvida de casa nova: será que os porcelanatos, mármores e granitos aguentam tanto cloro ou água sanitária? No ap onde moro lavo os banheiros todo dia e jogo água sanitária, pra mim dá a sensação de limpeza, apesar do cheiro. Mas aqui é tudo cerâmica antiga e fico pensando: será que na casa nova os porcelanatos aguentam??

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Sim, o vinagre branco é desinfetante!!! Deve ser pelo tanto de álcool que tem!! rsrs
      Pelo que já ouvi e li, não recomendo lavar nem com cloro nem com água sanitária! Na dúvida é melhor passar apenas produto de limpeza normal e colocar vinagre branco junto na água!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  7. Grazi, parabéns pelo belo blog!...
    Tenho aprendido muito aqui...estou encantada com tantas dicas sobre praticamente tudo.
    Só quero te fazer uma observação que aprendi: O uso de detergente é somente para tirar gorduras.Esta química não tem nenhum efeito desinfetante, isso fica por conta do sabão (uso o ipê) espero ter sido um pouco útil também!
    Muita luz a você....linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Fico feliz que tenha gostado!!! :)
      Obrigada pela informação... o jeito é usar sabão, vinagre branco ou álcool gel para desinfetar né!!
      Beijão!

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover