Construindo Minha Casa Clean: Fachadas com Esquadrias de PVC x Alumínio x Madeira!

Fachadas com Esquadrias de PVC x Alumínio x Madeira!

Qual a melhor opção?


Na minha casa foram usadas esquadrias de alumínio brancas, pintadas já de fábrica, e vidros temperados! Quando as janelas estão fechadas, vejo que tem bom isolamento de som, calor e vento!! Já nas portas internas e porta de entrada foram usadas portas de madeira e o portão da garagem de ferro, que foram também pintados de branco! No início fiz questão de colocar em PVC, inclusive no portão da garagem, mas por causa do valor mais alto, meu arquiteto optou pelas de alumínio, que também tem não são nada baratas, e vendo agora o efeito mais discreto das molduras, percebi que super combinou com o estilo clean e de linhas retas da casa!! :D
Então vamos ver quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas... e nos inspirar nos acabamentos!

1- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!


PVC


Esquadrias ou caixilhos em PVC são portas e janelas fabricadas em perfis de PVC com alma de aço. também chamadas de "esquadrias de vinil', por serem feitas de cloreto de polivinil (PVC) rígido e resistente a impactos. Possuem espaços internos ocos, que os torna resistentes a perda de calor e condensação. Há menos tempo no mercado brasileiro, as esquadrias de PVC vem ganhando muito espaço. São duráveis, versáteis e fáceis de limpar. Por ser um material extremamente leve, a manutenção de peças é baixa. Este tipo de esquadria também pode ser feita sob medida, dando personalidade a cada projeto. Sua maior vantagem é ser um material atérmico, ou seja, não esquenta nem esfria. Quanto a durabilidade e manutenção consegue ainda se superar ao alumínio, pois não tem pintura que possa vir a se descascar como no alumínio. Os fabricantes são unânimes ao afirmar que os modelos de PVC tem melhor vedação e estanqueidade que os de alumínio, pois as esquadrias são monobloco, sem junções que permitam a entrada de água e pó. Por ser indeformável, o produto funciona como um fechamento hermético. Dessa forma tem um desempenho melhor como isolantes acústicos do que os modelos em madeira e alumínio. Agora atenção: Verifique se o PVC encontrado é o U-PVC, pois existem ainda no mercado alguns PVC de baixa qualidade que tendem a ressecar e amarelar. É possível instalar esquadrias em PVC sobre batentes de madeira, contanto que os batentes de madeira estejam firmes e em perfeitas condições, sem nenhum sinal de deterioração. A limpeza das esquadrias em PVC pode ser feita por qualquer produto de limpeza doméstica. As ferragens utilizadas são as mais sofisticadas disponíveis no mercado internacional. Em aço galvanizado, inoxidável e bicromatizado, além de resistentes, oferecem total resistência a oxidação e corrosão causado por poluição, maresia e chuva ácida. Esquadrias com escurecimento são aquelas usadas principalmente em dormitórios. Elas contêm folhas de correr ou abrir em veneziana ou sistema de persiana de enrolar. A função destas esquadrias é garantir escurecimento e conforto. É possível fabricar o PVC em qualquer tom de cor. Entretanto temos hoje em dia uma alta demanda do mercado pela cor branca. A produção de perfis coloridos somente é viável para volumes muito grandes. Pode-se pintar as esquadrias em PVC utilizando-se estufa e tinta acrílica. Entretanto a pintura irá gerar necessidade de manutenção e eventuais retoques. Existem esquadrias de PVC com acabamento semelhante a madeira, porém da mesma forma que os perfis coloridos, somente são viáveis para volumes muito grandes.

Diferença PVC x Alumínio:
- O PVC é isolante térmico enquanto o alumínio, por ser um metal, é condutor de calor e energia. Isto significa que, diferente do alumínio, as esquadrias em PVC não transmitem o frio ou o calor externos para o interior da construção.
- Esquadrias em PVC tem seus cantos soldados enquanto as peças em alumínio possuem fixação mecânica, mais sujeita a danos e perda da eficiência, comprometendo assim sua estabilidade.
- Na parte estética, a moldura na esquadria de PVC é mais larga, na grande maioria na cor branca, por mais que pode ser comprada ou pintada de outras cores, inclusive na cor preta e cor madeira. Já o alumínio tem a moldura mais fina, podendo vir pintada de fábrica, geralmente nas cores branca, preta ou sem pintura na cor do próprio alumínio (prata).
- As esquadrias de PVC combinam muito bem com fachadas contemporâneas e com telhado aparente. Já as de alumínio combinam muito bem com fachadas modernas ou minimalistas e com telhado escondido.
- Dependendo da região, o valor das esquadrias de PVC são bem mais caros que as de alumínio.

Diferença PVC x Madeira:
- A principal vantagem das esquadrias feitas em PVC é sua altíssima resistência e vida útil livre de manutenção. Esquadrias em madeira exigem manutenção periódica - entre seis e 24 meses de acordo com a região. Além do alto índice de manutenção apresentado pelas esquadrias em madeira, temos a questão ambiental. A madeira é hoje um recurso escasso e caro. As madeiras que, devido a sua alta resistência, foram por muitos anos usadas no Brasil para fazer esquadrias, hoje não estão mais disponíveis, restando no mercado apenas matérias-primas de qualidade inferior. Fonte

2- Fachada contemporânea com telhado aparente e esquadrias em PVC!

3- Fachada contemporânea com telhado aparente e esquadrias em PVC!

4- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

5- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

6- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

7- Fachada contemporânea com telhado escondido e com esquadrias em PVC!

8- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

9- Sala contemporânea com esquadrias em PVC!

Alumínio


Além de ser um material durável, as esquadrias de alumínio oferecem muitas opções de desenhos, acabamentos em diversas cores e não enferrujam, sendo adequado para construções à beira-mar, por exemplo. Tais esquadrias podem ser encontradas no mercado a pronta entrega ou feitas sob medida em lojas especializadas. Aceitam ainda a instalação de vidros duplos para o isolamento acústico, quando necessário. 
- É um metal relativamente caro, é forte e durável, e também facilmente moldado a qualquer tamanho de esquadria de janela. 
- Largamente utilizadas em edifícios e em casas que apelam para uma arquitetura mais clean com mais vidros. Possibilidade de vencer grandes vãos (fachadas). 
- Em relação à madeira, a grande vantagem é que não precisa de manutenção constante. Porém já não tem boa atuação como isolante térmico ou acústico, o alumínio é grande condutor do calor. 
- Assim como na madeira, o alumínio é fabricado com perfis parafusados, muitas vezes deixando brechas para aquela água da chuva ir penetrando devagarzinho. É importante verificar a vedação na instalação e, se for o caso, usar selantes para evitar surpresas no primeiro temporal. Fonte

Esquadrias de Alumínio Branca x Preta

Branca

10- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

11- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio branco!

12- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio branco!

13- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

14- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

15- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

16- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio branco!

17- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

18- Fachada minimalista e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

19- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

20- Sala moderna com esquadrias em alumínio branco!

Minha fachada lateral com esquadrias em alumínio branco (canto de vidro, vidro do hall de entrada, porta-janela ao lado da lareira)!

Canto de vidro do pé direito duplo com esquadrias em alumínio branco!

Minha fachada de frente com esquadrias em alumínio branco (canto de vidro e no quarto acima da garagem)!

Janela do quarto (que aparece acima da garagem na foto acima) em alumínio branco!

Minha fachada dos fundos com esquadria em alumínio branco (janelas dos banheiros, quartos, cozinha, garagem e porta-janela das salas)!

Janela do meu escritório (essa que aparece no canto da foto acima) com esquadria em alumínio branco!

Janela da minha suíte com esquadrias em alumínio branco!

Janela da suíte, do banheiro e parede de vidro do banheiro com esquadrias em alumínio branco! Veja o post do "Tour pela Casa Clean Pronta" aqui.

Preta

21- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

22- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

23- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

24- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

25- Fachada minimalista com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

26- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

27- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

28- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio preto!

29- Quarto contemporâneo e com esquadrias em alumínio preto!

Madeira


As janelas neste material podem ser feitas em quase todos os tipos de abertura e confeccionadas em diferentes tipos de madeira. Este material já requer maior manutenção quando comparado às esquadrias de alumínio e PVC. O custo, quando feita sob medida, também é o mais elevado dos três tipos de esquadrias em questão e variam de acordo com o tipo de madeira e região do Brasil. 
Para quem quer dar uma rusticidade maior à sua casa, a opção sempre vai para madeira. Uma de suas principais característica é por não esquentar quando exposta ao sol. Mas não se engane: a esquadria de madeira requer tratamento com tinta e/ou vernizes e a adoção de uma política de manutenção constante, para evitar que se deteriore e resista ao ataque de insetos.
Normalmente as esquadrias de madeira são fabricadas manualmente, o que permite que a estanqueidade (vedação para vento e chuvas) fique muito a desejar. Fonte

30- Fachada escandinava com telhado aparente e com esquadrias em madeira preta!

31- Fachada rústica com telhado aparente e com esquadrias em madeira envernizada!

32- Fachada minimalista e clean com telhado escondido e com esquadrias em madeira marrom!

33- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em madeira envernizada!

34- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em madeira envernizada!

35- Fachada escandinava com telhado aparente e com esquadrias em madeira branca!

36- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em madeira preta!

37- Sala contemporânea com esquadria em madeira envernizada!
Confira o post sobre os "Estilos de Decoração" aqui.

Veja mais fachadas com esquadrias modernas aqui!

Quais as fachadas preferidas?
E qual foi a esquadria que vocês usaram? Deu algum problema?
Minhas fachadas preferidas foram a 1, 6, 7, 10, 17, 19 e a minha, rsrs! (a imagem 6 está muito parecida com meu primeiro projeto, que tinha o telhado aparente)
Comentem a vontade viu? 

Curta e acompanhe todas as novidades do blog pelo Facebook e pelo Instagram ❤



Que tal fazer um Curso de Decoração?



35 comentários:

  1. Ótimo post. Não conhecia o PVC (Não saco nada de construção...rsrsrs) ficou linda sua casa. Gostei mais das fachadas 1, 10 e 14.
    Bom final de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris!!
      Sério que você não conhecia o PVC? Faz parte, é tanta coisa né! rsrs
      Bom findi...
      Beijão!

      Excluir
  2. Deu uma verdadeira aula , pasmei com vc, minha amiga! quanto capricho tens ao elaborar uma postagem dedicada unica e exclisivamente a todas nós, quanto carinho tens por todas nós. Vc vai a fundo sobre o tema proposto, amei de verdade a postagem, esclareceu coisa que eu nem imaginava que existice, o PC aplicado da forma em que vc nos demonstrou, eu tbm vou concordar com a minha xara acima, tbm nao conhecia, as fachadas escolhidas sao lindas, teve muito bom gosto na hora da seleçao das imagens.

    Grazi, mil lindas, desejo a vc e sua familia um otimo fds!

    Bjs!

    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Obrigada pelo carinho de sempre!!!
      Fico feliz em saber que gostou da postagem :D
      Ótimo findi...
      Beijão!

      Excluir
  3. Grasi, minha casa que é antiga tem janelas de madeira, mas se meu marido fosse construir outra com certeza optaria pela de alumínio branca. Alumínio é prático e mais em conta. Madeira é muita manutenção, acho mais charmosa porém.


    bjus, ótimo fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      A madeira tem seu charme, mas o porém é a manutenção... e a maioria das casas agora usam o alumínio e PVC pela praticidade e por suportar bem os vidros!!
      Ótimo findi...
      Beijos!

      Excluir
  4. Me encanta todo lo que enseña usted, es muy instructivo eso del Pvc y aluminio

    ResponderExcluir
  5. Adorei as fachadas contemporâneas, Grazi;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que post bem elaborado! Na minha casa que é antiga são de madeira, não gosto muito pois a cor é escura, minha vontade é mandar pintar de branco pois acho que fica mais leve e nos deixa livre para a decoração. Sua casa é linda!
    Bjs
    casadabizaka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bia!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Obrigada :D
      Na cor branca as de madeira ficam muito linda mesmo! Deixam um estilo romântico...
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Grazi...
    Adorei a postagem...
    Estou com muitas dúvidas ainda sobre minhas esquadrias :(
    mas o corpo pende mais para o lado das pretas de alumínio..
    Amei a 26, bem assim queria a minha...
    beijão

    http://guriadecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Que bom :)
      As pretas também são lindas, só que bem menos usadas... mas se você gosta vale a pena para não se arrepender mais tarde! Mas as brancas continuam sendo as minhas preferidas e super indico :D
      Beijão!

      Excluir
  8. Ai amiga...aqui o ap inteiro é em almínio bronze, não gosto! Pensei até em pintar...mas é muita coisa, adoraria q fosse tudo em branco...bjokas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka!
      Mas bronze está super na moda também!!! rsrs
      Não compensa pintar mesmo...
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Grazi!
    Ótimo post! Quem me dera poder fazer em pvc.. as esquadrias estão orçadas numa média de 40mil no meu projeto se alumínio e 80 mil se pvc.. ai não dá né!
    No Sul a diferença tb está na ordem do dobro?
    Ahh e a madeira é linda, mas para um outro estilo de casa..quem sabe se um dia tiver uma casa de campo!
    Beijos!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Aqui também dobra o valor do pvc para alumínio... antes eu queria pvc porque achei lindo uma casa aqui, mas depois analisando as imagens de casas no estilo da minha, vi que o alumínio combina melhor e eu amei!!
      A madeira fica perfeita para casas rústicas e de campo... ainda mais pintadas de branco, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  10. Que pena o PVC ser tão caro....rsrs.....

    Ainda não orcei essa parte na minha casa, mas agora já entendo mais pra me decidir.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...
      Mas depende o estilo de casa, tipo as quadradas com telhado escondido como nas imagens, no meu ver com alumínio fica mais bonito e moderno!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi.... vc saberia me informar a cor utilizada na casa de fachada número sete??? Achei linda e gostaria de usar na minha casa! Aguardo seu retorno.
    Obrigada
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Pior que não sei qual é aquela cor... parece um areia, café com leite... mas mostra na loja de tintas que eles te ajudam!!
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá Grazi!
    Meu nome é Franciely, visito seu blog sempre, quase todos os dias...
    Suas postagens e opiniões têm sido para mim de grande valia, sabe?!
    Gostaria de dizer muitas coisas boas para você, e de como me identifico com esta situação que você esta vivendo. No meu caso, comprei uma casa já pronta, mas estou reformando muita coisa nela...
    Por favor, me ajude, estou uma dúvida cruel!
    Minhas janelas serão trocadas para o vidro temperado com alumínio branco, assim como as suas, a minha dúvida é: Em ambientes que são revestidos de azulejos, (banheiros, cozinha, lavanderia), o ideal é fazer o acabamento com CANTONEIRAS EXTERNAS ou deixar no azulejo mesmo? (Visto que o meu azulejo é retificado).Como você fez?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Não entendi bem sua pergunta, porque no espaço que vão as janelas não tem azulejo, porque fica dentro do esquadro... dai é apenas reboco! No caso a janela de alumínio tem o perfil dela mesmo e ao redor fica o azulejo na parede, sem cantoneiras ou perfis a não o da própria janela de alumínio!!
      Sucesso na reforma...
      Beijos!

      Excluir
    2. digo a não ser o da própria janela de aúmino!!

      Excluir
  13. Olá Grazi, poderia me dizer qual o fabricante da sua janela de alumínio? E elas vedam bem, vento, barulho, chuva? Grata,
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Me diz teu email que te informo sim!!
      O que veda mais são os vidros por serem temperados, bem grossos, mas as aberturas em alumínio podem passar vento e chuva, porque fica aquele vão entre os vidros, aff
      Beijos!

      Excluir
    2. Também gostaria de saber, vc comprou prontas ou sob medida? scheylab@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Oi Scheyla!
      Comprei aqui na minha região, tudo sob medida!!
      Você é daqui também?
      Beijos!

      Excluir
  14. Ola!! Sou do Canoas/RS tb. e pretendo começar a construir para o próximo ano, já estou com o projeto pronto, só esperando o didim...rsrsrsr. Estou pesquisando sobre o assunto e achei seu blog através do panelaterapia. Parabéns pela casa, a minha não chega nem aos pés, rsrsr, 170 mts incluindo a garagem para dois carros uma ao lado do outro e aproveitamento de telhado, ou seja, visto de frente casa de 1 piso e visto dos fundos de 2 pisos, ficando assim, com um quarto com suite neste piso fundos. Bom , estou gostando muito das esquadrias de PVC, pela manutenção e pois quero fazer sem venezianas, só vidro, mas parece q é bem mais caro né!!!!Acabou q vc. colocou de alumínio branco né? mas as de PVC por causa do nosso inverno intenso não seria melhor e tb. pela proteção, poeira, chuva q acaba entrando!!! Poderia me esclarecer estas duvidas que fiquei e me dar indicação de lugares para orçamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Que legal, mais uma conterrânea aqui!!
      A minha casa é só um pouquinho maior que a sua, a minha por ser branca e em balanço parece maior visualmente :)
      Gostei muito das esquadrias de alumínio, a branca acho mais bonita, ela já vem pintada de fábrica! Agora a de PVC é melhor com certeza nesse quesito poeira, chuva e vento!! Mas o valor dela chega a ser até 3x maior que as de alumínio que já são carinhas, mas se você puder vale a pena o investimento! Outro detalhe, o perfil de PVC é bem largo, e as de alumínio estreitas, o que muda o design do projeto também!!
      Pior que não sei lugares para indicar, pois contratei meu arquiteto para administrar e ele que comprou tudo... mas coloca no google por esquadrias no Vale dos Sinos RS, que vai aparecer muita coisa!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá Grazi!
    Parabéns pelo trabalho!
    Estou construindo minha casa na Bahia, próximo a praia, o custo de PVC e alumínio estão equivalentes. mas estou com uma dúvida: optei por alumínio amadeirado ao invés de PVC branco, estou com receio da pintura desbotar ou danificar-se com o tempo, pois a garantia é de apenas 05 anos. O que vc acha? Posso apostar no alumínio amadeirado?
    abs
    Otávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Otavio!
      Seja muito bem-vindo!!!
      Obrigada!
      Para mim esse alumínio amadeirado é novidade, acho que não chegou aqui no sul ainda, pois nunca me foi apresentada essa opção... mas pesquisei sobre e tem pouca coisa ainda porque é lançamento, mas uma matéria que li diz que o custo de manutenção é baixo!
      Achei muito lindo e acho que vale a pena apostar nessa tendência!!! Hoje eu optaria ao invés do alumínio branco pelo PVC branco, pois a entrada de ar, poeira e as água da chuva ocorre com o blindex de alumínio! Porém aqui ainda custa umas 3x mais caro o PVC!
      Abraços!

      Excluir
  16. Oi Grazi, estou iniciando a construção d amanha casa e toda hora vou no seu blog ver algo diferente!!! Parabéns ele é sensacional!!!! Vai me ajudar muito!!!! E apesar de estar só no início quebro a cabeça pensando nas janelas!!! To super em dúvida, p/c é tão caro.. vou ver se ocnigo de alumínio, você sabe das opiniões dessa marcas que vendem as esquerdas de alumínio prontas? Tipo gravia e sasazaki?
    Me ajuda!! hehe
    Aliás todo mundo!!! :) E se quiser visitar!!! ;)

    http://casinhaterrea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Obrigada, fico feliz em saber :)
      Usei alumínio branco aqui em casa e amei... mas pvc tem suas vantagens como evitar barulhos e poeira... pena ser mais caro mesmo, rsrs
      Beijos!

      Excluir

Pin It button on image hover