Construindo Minha Casa Clean: Fachadas Com ou Sem Telhado?

Fachadas Com ou Sem Telhado?


Tipos de Telhas!


Essa é uma das primeiras dúvidas quando decidimos construir e escolher o estilo que terá a nossa casa! Essa questão estética norteia todo o projeto arquitetônico, além de ter influência direta nos custos da obra, pois com telhado o custo aumenta devido ao valor elevado das telhas, sem falar na manutenção anual com limpeza e pintura, já no telhado escondido pode ser telha simples e barata, e não ter manutenção com a parte estética da mesma. As casas modernas trouxeram a arquitetura contemporânea linhas mais simples as construções, que tem como características marcantes as linhas retas e coberturas planas, onde o telhado fica embutido e escondido por uma platibanda, ou simplesmente onde não existe telhado mesmo, apenas a laje impermeabilizada!! No meu primeiro projeto, a casa era contemporânea e moderna, com muitos vidros, porém com telhado aparente, já nesse segundo projeto, que foi a casa que construi, o estilo foi mais moderno, onde meu arquiteto optou por usar telhado escondido para proteger a laje, que é escondido pela platibanda, a telha utilizada foi de fibrocimento "brasilit" de 10 mm, por ter a espessura mais grossa se torna mais resistente. Já embaixo da telha fiz questão de usar manta aluminizada para maior proteção térmica! Falei sobre a manta aluminizada neste post aquiSelecionei algumas fachadas lindas para nos inspirar!!!

1- Fachada moderna com telhado escondido pela platibanda! Amei os detalhes em pedra e a iluminação!!

Tudo aquilo que serve como cobertura e proteção de um lugar pode ser chamado de telhado. Quando falamos de uma casa, o telhado é o que será colocado para fechar e proteger o ambiente do sol, da chuva e do vento. Além de cobrir uma imóvel, o telhado pode ser considerado um tipo de moldura, podendo dar o estilo final da casa ou até mesmo completar a forma da mesma. As casas com telhados são mais tradicionais e casas sem telhado são de linhas mais planas, sem excessos, herança da arquitetura modernista. Entretanto ambas podem ser contemporâneas, de acordo com um bom projeto realizado pelo profissional de arquitetura. Em muitos projetos há um mix entre os dois estilos, conferindo personalidade à construção. 
As partes de um telhado podem variar de acordo com o tipo, aqueles de telhas, por exemplo, pode ter como parte uma estrutura metálica, mas entre outras coisas, se observa ainda, treliças, terças, etc. 
Beiral: essa é aquela parte que proteja o telhado para fora da linha da parede.
Água: é a parte plana e inclinada de qualquer tipo de telhado.
Espigão: é uma aresta onde se encontram as duas águas, neste ponto é formado um ângulo saliente.
Cumeeira: outra aresta, neste caso horizontal, que faz o limite entre as duas águas que se encontra e fica localizada no ponto mais alto do telhado.
Rincão: outra aresta, porém, essa é inclinada, mas sempre dividindo o encontro de duas águas. Também é chamado de água furtada.
Fiada: é uma telha depois da outra em sentido da sua largura.
Rufo: é uma peça que faz o complemento de arremate entre a parede e o telhado.
Peça complementar: serve para resolver detalhes no acabamento do telhado, pode ser feita nos mais diversos materiais, rincões e espigões são só alguns exemplos de onde é possível usá-la.


Uma fachada sem telhado, não significa necessariamente que ele não existe. O telhado geralmente é escondido por uma platibanda (paredinha com cerca de 80 cm levantada sobre a laje para embutir a cobertura). Nesses casos as telhas mais indicadas são as metálicas ou pré-moldadas, que requerem pouca inclinação. Há casos em que é feita uma impermeabilização na laje por métodos competentes, dispensando o uso de qualquer cobertura, alguns profissionais indicam a distribuição de argila expandida sobre esta laje impermeabilizada. Nesse tipo de construção o uso de calhas e condutores é indispensável para o escoamento das águas. O beiral também é recomendado para proteger as janelas e portas. No tocante aos custos, uma construção com telhado embutido fica mais econômica que uma construção com telhado aparente convencional. A estrutura para fixação das telhas é menor, e muitas vezes também é metálica. Vale lembrar que nos dois casos é possível fazer o armazenamento das águas pluviais para o reaproveitamento na irrigação de jardins e outros usos não potáveis, visando à sustentabilidade.
Dica
Cobertura de laje, sem telhas - A opção por lajes planas em um terraço exige outras implicações. Meu arquiteto não recomendou este tipo de cobertura, porque fica muito alto o custo da manutenção, que deve ser frequente. Também é fácil apresentar problemas de impermeabilização.
   
2- Fachada moderna com telhado escondido por platibanda! 

3- Moderna com telhado escondido por platibanda!

4- Contemporânea com telhado escondido por platibanda!

5- Moderna com telhado escondido por platibanda!

6- Moderna com telhado escondido por platibanda!

7- Moderna com telhado escondido por platibanda!

8- Moderna com telhado escondido por platibanda!

9- Moderna com telhado escondido por platibanda! Amei as cores e o paisagismo!!

10- Moderna com telhado escondido por platibanda!

11- Moderna com telhado escondido por platibanda! Olha como o vermelho ficou super moderno!!

12- Moderna com telhado escondido por platibanda!

13- Moderna com telhado escondido por platibanda! Maravilhosa!!!

14- Moderna com telhado escondido por platibanda! Amei a imponência dessa porta!!

15- Moderna sem telhado com platibanda! Detalhe que a porta de entrada não ficou para frente, mas na lateral! Lindo esse canto de vidro com a cortina, amo esse efeito!!

16- Contemporânea com telhado escondido por platibanda!

17- Contemporânea com telhado embutido sem platibanda!

As construções com telhado aparente podem ter vários estilos: 4 águas, 2 águas, 1 água, colonial, moderno, chalé.... trata-se de uma estrutura, geralmente de madeira, onde se fixam as telhas. Atualmente há uma grande variação de tipos de telhas (cerâmica, barro, concreto, vidro) nos mais variados formatos e cores (portuguesa, francesa, plan, americana...). O que as diferencia é o design e a forma de conduzir a água, para cada qual existe uma inclinação indicada. O beiral do telhado, com função de proteger as paredes do escoamento das águas e as esquadrias da incidência do sol e da chuva, também irá definir o estilo arquitetônico pretendido.
Dicas
- Quais medidas tomar para que o telhado não seja sugado por ventanias? Quando ocorrem ventanias, com frequência alguns telhados são destruídos. O vento cria uma área de sucção e vácuo e acaba arrancando telhados inteiros. Isso não se deve ao tipo de telha e, sim, à construção incorreta da estrutura de cobertura. Tem que ter tirantes que reforçam internamente. A estrutura do telhado tem de estar bem fixada na estrutura da construção. O material deve ser de qualidade e cada telha precisa ter suas bordas fixadas.
- Qual tipo de telha esquenta menos ou mais? O calor está mais ligado ao forro que é colocado e a inclinação do telhado.  Também é possível fazer um forro de madeira, de PVC e de gesso. Em geral, as telhas metálicas, de zinco e amianto costumam aquecer com facilidade. Uma sugestão é escolher telhas com cores claras ou pintá-las.
- Como combinar as cores da casa com o telhado? A fórmula mais fácil de harmonizar as cores da edificação com as da cobertura é escolher tons mais escuros para o telhado. Quanto mais claras são as telhas mais difícil é de combinar. O telhado é um elemento de composição da edificação. Então, um não pode sobrepor o outro. A telha tem que aparecer, mas não mais que a casa em si. O tom “pinhão” é o mais comum, principalmente por ser a cor natural do barro, mas também por ser escura, demorando mais para aparecer a sujeira acumulada. Por outro lado, as telhas claras refletem melhor o sol e não absorvem tanto o calor. Eu acho linda telhas de concreto que são acinzentadas ou de cerâmica brancas!




Alguns Tipos de Telhas mais Utilizadas!

Cerâmica - Também conhecidas como telhas de barro, as de cerâmica são as mais antigas e ainda as mais utilizadas em residências. Elas dão mais conforto térmico e são mais bonitas visualmente, além de serem muito eficientes em termos de vedação. O melhor é optar pelas que já vem com revestimento sintético de fábrica, que dá maior proteção e durabilidade. Existem as telhas naturais, sem revestimento algum, as esmaltadas, com película de proteção que, conforme a fabricação, costumam mudar de cor com o tempo e as vitrificadas, famosas por serem mais resistentes. A vitrificada é mais usual porque evita a atuação das bactérias, fuligem e sujeira. Por isso facilitam a conservação e acabam sendo mais duráveis. Há vários modelos de telhas de cerâmica, como as coloniais, francesas, portuguesas, romanas, entre outras.

Concreto - Há bastante procura no mercado pelas telhas de concreto, devido à durabilidade e conforto térmico. Ela requer menos madeiramento, economizando na estrutura. A desvantagem é que precisam de uma manutenção anual. Como são mais pesadas, porosas e suscetíveis a umidade, necessitam de uma limpeza ao menos uma vez ao ano. Normalmente, elas não vêm com um esmalte de cobertura. Por isso é importante aplicar alguma resina pra fazer a proteção e impermeabilização. Existem diversas opções de cores de telhas de concreto no mercado, além de outras opções de formatos que não são disponíveis em cerâmica. Conforme o resultado estético ou térmico que se procura é possível fazer mais inclinações com a telha de concreto.

Fibracimento (Amianto) - De custo inferior, tem vida útil mais curta que as demais e não dão muito conforto térmico. A principal vantagem é que podem ser utilizadas em coberturas de poucas inclinações. Normalmente, são aplicadas em edificações mais simples. Foram popularizadas pela marca Brasilit, mas há diversas outras no mercado. Existem vários formatos de telhas de fibracimento, com opções de grau de ondulação, como as que imitam as coloniais de barro. São altamente utilizadas em indústrias e no comércio, em galpões e também em edifícios, principalmente em coberturas com parapeito alto, onde não se consegue enxergar o telhado em si. Elas são aparafusadas na madeira da estrutura, por isso dificilmente levantam em uma ventania, a menos que levante toda a estrutura. Não é seguro caminhar sobre telhas de amianto, sob risco de quebrarem facilmente. Essa foi a que eu usei escondida pela platibanda, porém de 10 mm e coloquei a manta aluminizada embaixo para proporcionar maior conforto térmico!

Metálicas - Costumam ser as escolhidas quando a intenção é cobrir grandes vãos, já que apenas uma telha chega a ter quatro metros de comprimento. Para construir a cobertura de um galpão as telhas metálicas estão entre as mais indicadas. Em muitos casos, não possibilitam conforto térmico.

Ecológicas - Já existem no mercado diversas opções de telhas ecológicas, feitas de fibras naturais recicladas, com a mesma qualidade de outros materiais. Na produção são recicladas fibras de madeiras, sisal, bananeira ou coco e são adicionados betume, pigmentos e uma resina especial, que protege contra os raios UV. Algumas podem ser fabricadas com papel reciclado, asfalto e resina. Como as telhas ecológicas também devem passar por uma regulação da ABNT são seguras em relação à resistência e durabilidade.

18- Fachada contemporânea moderna com telha cinza! Linda!!!

19- Contemporânea com telha branca!

20- Contemporânea moderna com telha cinza!

21-  Contemporânea rústica com telha bege!

22- Contemporânea com telha marrom!

23- Contemporânea com telha de concreto cinza!

24- Contemporânea moderna com telhas de concreto cinza! Maravilhosa essa fachada!!

25- Contemporânea rústica com telhas de concreto cinza!

26- Escandinava com telha branca!

27- Contemporânea rústica com telhado ecológico!

28- Contemporânea moderna com telha cinza!

29- Contemporânea com telha cinza!

30- Contemporânea com telha cinza!

31- Contemporânea moderna com telha marrom!

32- Contemporânea moderna com telha bege!

33- Moderna um mix sem telhado e com telha marrom!

34- Contemporânea com telha bege!

35- Contemporânea moderna com telha marrom!

36- Contemporânea com telhado bege!

37- Contemporânea rústica com telha marrom!

38- Contemporânea moderna com telha cinza! Acho perfeito esse estilo de telhado!!

39- Contemporânea rústica com telha marrom!

40- Contemporânea com telha bege!

41- Contemporânea com telha marrom!

42- Americana com telha cinza!

Quem perdeu quais os estilos de fachadas, pode conferir nesse post aqui.

E essa é minha fachada moderna e clean!! 


Veja mais fachadas modernas aqui!

Qual a fachada que vocês preferem, com ou sem telhado?
Os dois estilos são lindos, mas meus olhos andam brilhando mais pelas sem telhado e dessas todas a minha preferida foi a 1!! Bem minha cara! rsrs... E a de vocês?
Comentem a vontade!!! :D

Curta e acompanhe todas as novidades do blog pelo Facebook e pelo Instagram 



Que tal fazer um Curso de Decoração?


54 comentários:

  1. ADOREI ESSE NOVO ESTILO, SEM TELHAS,
    BJOS A SUA E A MAIS LINDA

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi, tu estas te superando nos posts!Muito explicativo e recheado de ideias!Eu gosto dos dois tipos, mas optei pelo telhado escondido com platibanda!bjsss Dani
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Todas são lindas,mais as sem telhas realmente são de encher os olhos.Bjoss Grazy!

    ResponderExcluir
  4. Oi Grazi,

    Muito legal o post, prefiro as casas com telhados 19,26,34,35 são lindas, bem cara de casas mesmo...parecem aquelas casas de filmes americanos. As casas sem telhado aparente também são bonitas, mas passam um ar bem futurista, me lembra também centros comerciais e não uma residência em si... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Lindas mesmo!!
      O lado futurista, moderno é que atrai quem prefere esse estilo, que dai sai do convencional... também tinha essa visão de centros comerciais, principalmente as mais retas, sem detalhes em pedras e com vidros refletivos, já as com detalhes e cortinas aparecendo pelo vidro transmite um ar muito aconchegante de casa mesmo!!
      Beijos!

      Excluir
    2. Com certeza Grazi, acho que na sua casa você deve colocar bastante flores na parte externa, para dar um ar mais romântico e feminino...adoro jardins e flores, acho que traz alegria ao ambiente...bjs

      Excluir
    3. Obrigada pela dica Carol!!
      Quero fazer um jardim lindo... também amo plantas e flores! :D
      Beijos!

      Excluir
  5. A casa sem telhado é um espetáculo...diferente do que estamos acostumados!Eu também decidi sem telhado e com platibanda.
    Muito bom o tópico,bem esclarecedor.

    http://jackcarlosdt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Grazi!

    Quando comecei o projeto, queria com telhado convencional. Depois a arquiteta me mostrou algumas casas e quando perguntou quais eu mais havia gostado, ela disse: todas as que vc gostou são sem telhado!
    Foi ai que o projeto mudou completamente!
    A minha preferida sem duvida é a 1, esses vidros verdes e esses cortinões não tem como não amar, quero os meus iguaizinhos :-)
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Não adianta, temos que optar pelo que gostamos, senão depois o arrependimento bate... eu tinha medo que ficasse caixinha de fósforo, por ser tudo reto, mas dai optei por colocar algumas partes em balanço para dar uma balançada mesmo, rsrs
      Nossos gostos estão combinando muito!! Vamos trocar ainda muitas figurinhas na decor :)
      Beijos!

      Excluir
  7. Hola Grazi mi casa actual no tiene techado y me encanta ,, ya que tu puedes aprovechar los techos para colocar paneles solares
    Cariños

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ange!
      Obrigada pela dica!!
      Estou em dúvida em colocar painel solar, porque aqui no sul faz muito frio e daí vou usar muito a eletricidade e não vai ser tão econômico :(
      Beijos!

      Excluir
  8. Oiiii


    mil vezes sem o telhado!!
    fica tãõ~lindo e moderno!!!
    amo

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Grazi, como sempre ficou ótimo o post!
    Acho lindo sem o telhado, me encanta...
    mais em casa será com telhado, vamos colocar a telha na cor cinza e acho que vai ficar linda!!


    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Com certeza sua casa ficará linda!!!
      O telhado cinza acho lindo e moderno :)
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Grazi, achei seu Blog maravilhoso!!!

    Tbm acho lindo os dois modelos, a sem telhados é mais moderna, mas com telhado principalmente a com telhas coloridas ficam show tambem. A minha será uma mistura dos dois...kk Idéia do marido, mas acho que ficará legal!
    Tou começando aqui na blogsfera, e ficaria honrada com sua visita...

    www.oqueacontecenacasinha@blogspot.com

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Verdade... as telhas coloridas ficam show!
      Essa mistura também fica linda!! Com certeza ficará legal :)
      Beijos!

      Excluir
  11. Adoooro as duas opções!! São estilos diferentes, mas se tivesse que escolher não sei qual eu gostaria mais kkk

    Bjos Grazi, ótima semana!

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      É norma essa indecisão, os dois estilos são lindos mesmo!!
      Ótima semaninha :)
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Grazi, bom sou suspeita em opinar porque amooooo telhado embutido, o meu será assim. Acho mais moderno. Os cortes das platibandas ficam show. Tô sumida do blog, mas é que estou sem computador, tô no celular, então não consigo atualizar o blog.sábado concretamos a última laje, finalmente. Vamos começar a hidráulica e reboco. Assim que possível posto as novidades. E vc muda quando? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drika!
      Fica lindo telhado embutido :)
      Coisa boa, agora vai bem rápido!!
      Espero me mudar esse mês, se o tempo aqui colaborar para eu terminar meu muro da fachada! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Grazi, adorei as inspirações, eu sempre gostei muito das casas contemporâneas acho super lindas, mas depois que vi o post, me apaixonei pelas modernas com telhado embutidos.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!
      Antes do meu primeiro projeto eu estava decidida pela contemporânea e no final acabei construindo moderna, rsrs... mas as duas são maravilhosas e um sonho com certeza!! :)
      Beijos!

      Excluir
  14. Oie. gostaria de saber se tem a planta da casa 25.
    Obrigaaada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Não tenho... porque a imagem peguei no google!!
      Beijos!!!

      Excluir
  15. Ola Grazi todo bem!
    Estou com uma dúvida, pode haver casa sem telhado (aqui conhecemos com casa de caixote) com varanda na frente de telhado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leidi!
      Pode misturar sim os estilos!!
      Só que com telhado escondido é um estilo mais moderno, com telhado mais rústico... se você quiser valorizar mais a fachada, o bom seria colocar um pergolado de madeira ou ferro ou vidro temperado! Ou fazer laje na varanda e deixar telhado escondido também!!
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi Grazi! Estou apaixonada pelo seu blog! Tenho certeza que ele irá me ajudar muito durante a minha construção, que será em breve se Deus quiser!!!
    Muito obrigada por compartilhar toda sua experiência aqui no blog!
    Abraços,
    Lidiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidi!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Que bom que gostou :)
      Sucesso na obra...
      Beijos!

      Excluir
  17. queria usar este estilo que vc usou, eternit escondido atraz da platibanda, com manta termica, mas me diga uma coisa a casa fica fresca ou muito quente estou com medo de fazer e a casa ficar muito quente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademir!
      A casa fica fresca, porque tem laje em cima, dai a manta e o telhado mais grosso de 10 mm... pela quantidade de vidros que tem, fiquei até surpresa!!
      Abraços!

      Excluir
    2. minha ideia é fazer com laje normal de concreto, a manta termica 2mm, mais o eternit 10mm, no teu caso a casa ficou bem fresca né, quero saber pra não me arrempender depois, como vai ser na praia, e la é bem quente, re,re

      Excluir
    3. outra duvida, o eternit 10mm vc usou para diminuir a sensação termica ou so pra ser mais resistente??

      Excluir
    4. O eternit de 10 mm foi escolha do meu arquiteto, acredito que pela resistência mesmo! Já a manta foi opção minha e o arquiteto disse que ajuda a reduzir o calor até uns 3 ºC... como a casa ficou bem alta o vento favorece a não esquentar tanto, porém nesses dias de extremo calor sempre deixo as portas e janelas lacradas, sem ar condicionado apenas climatizador! Mas por ter muitos vidros isso favorece o calor... também o forro é alto, pé direito alto na sala e no restante da casa acho que uns 3,5 m, o que ajuda bastante!! Acredito que a laje de concreto cumpre o papel de telhados de barro ou cimento, então nesse caso da laje mais eternit grossa e manta térmica fica ótimo!!!

      Excluir
  18. Olá Grazi! Seu blog é ótimo. Seu testemunho sobre a fidelidade e amor de Deus é fantástico. Parabéns! Também gostei da casa 1. Você sabe onde eu poderia conseguir o projeto dela?
    Abraço,
    Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flá!
      Obrigada pelo carinho :)
      Pior que não faço a menor idéia de quem é esse projeto, pois as imagens são do Google e salvas no PC...
      Beijos!

      Excluir
  19. Olá Grazi!Adorei o seu blog,estou naquela fase de decidir qual estilo...é muito dificil pois o meu marido gosta de telhado aparente e eu dos dois...rsrsrs já viu né.Estou em busca de um bom arquiteto para me decidir e iniciar a minha jornada!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      A escolha de um bom arquiteto é a melhor coisa a ser feita!!!
      Meu primeiro projeto era com telhado aparente, depois de aprovado na prefeitura, decidi fazer um novo projeto com telhado escondido e amei!! Se vocês querem um projeto mais moderno, opte por telhado escondido :)
      Beijos!

      Excluir
  20. Olá Grazi! Estou para começar o projeto da minha casa. Sou Eng. Civil, moro em BH e estou a procura de um bom arquiteto. Prefiro deixar o serviço de design pra quem mais conhece do assunto e não me arrepender depois com economia boba! Seu blog e muito bom. Minha esposa e eu estamos à procura do melhor estilo. Eu gosto muito do estilo de casa americano, com aquele telhado de madeira ou de concreto mais plano e encaixadinho, mais também não quero minha casa com o ar muito tradicional, quero com estilo moderno também. O que você acha de um misto de casa com telhado de concreto plano em uma parte e telhado escondido em outra? Tenho um ótimo espaço para jardim na frente da casa e como o terreno fica em um condomínio fechado, quero fazer a residência sem muros ou grades, toda aberta! Abraços esperando sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Seja muito bem-vindo!!!
      Obrigada, feliz que tenha gostado!
      Concordo com você, acho que arquiteto te dará maior retorno nesse quesito design da casa... por mais que aqui na minha cidade os engenheiros fazem muitos projetos residenciais, só que seguem na maioria o estilo moderno com linhas retas, sem telhado aparente, os arquitetos misturam os dois, dando mais destaque para telhados que aparentes!! Acho que ficará lindo o projeto com telhado misto, já vi várias imagens assim e gostei!!! Ficará parecido com a imagem 33... e um paisagismo completo na frente da casa com iluminação deixará o projeto completo!! Amo palmeiras imponentes, pelo menos uma na frente da casa, arandela na parede e spots nas sacadas...
      Sucesso no projeto!!
      Abraços!

      Excluir
  21. olá grazi,você está de parabéns com os seus projetos.

    ResponderExcluir
  22. olá grazi,você está de parabéns com os seus projetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Obrigada! Que bom que gostou!!!
      Mas os projetos não são meus, apenas imagens para nos inspirar retiradas da internet!! :)
      Beijos!

      Excluir
  23. Ola Grazi , acabei de ler o seu trabalho, por sinal magnífico, mas gostaria de saber, qual a melhor telha para casa de praia. Em minha casa usei a telha onduline, mas não sei se ela pode ser usada neste novo projeto. Agradeço desde já sua contribuição.


    Marco Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi John!
      Obrigada, que bom que gostou!!
      Ixi, essa pergunta mais técnica não saberei responder... porque essas informações obtive através de pesquisa e alguma experiência com minha construção!!
      Abraços!

      Excluir
  24. muito bom seu post! poderia publicar a planta dessas casas tambem?
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leonardo!!
      Não tenho as plantas, pois consegui apenas as imagens na internet!
      Abraço!

      Excluir

Pin It button on image hover