Construindo Minha Casa Clean: Tipos de Janelas!!! Modelos e suas Funções para Cada Ambiente!

Tipos de Janelas!!! Modelos e suas Funções para Cada Ambiente!


Modernas, rústicas e cheias de estilo!


Esquadria é o nome que se dá, em um projeto ou obra, às janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas dessa natureza.  As janelas possuem as finalidades de ventilação, insolação e claridade, elemento de composição ou decoração, favorecimento de vistas. As janelas, como as portas, podem ser colocadas de modos diversos, de acordo com o seu projeto de decoração. Elas podem auxiliar na iluminação, na amplificação de um ambiente, na ventilação do cômodo, etc. Por isso, é preciso ficar atento ao que se quer para sua casa, para escolher um modelo adequado. Além disso, algumas ficam melhores escondidas e outras podem ser incorporadas à decoração do ambiente.
Veja abaixo alguns modelos e as funções que eles desempenham. Inspire-se!


Existem algumas recomendações no que diz respeito à colocação das janelas em determinados ambientes, tais como:
- Proteger e sombrear janelas da face norte e oeste a fim de permitir a entrada de claridade, evitando a super exposição dos ambientes aos raios solares.
- Posicione-as de modo a impedir que ruídos externos perturbem a tranquilidade dos ambientes. Nos locais de maior problema sonoro, é aconselhável a instalação de janelas à prova de som, com folhas de vidro duplas e tratamento acústico mais aprimorado.
- É sempre interessante manter os ambientes, como, por exemplo, banheiros, bem arejados. Nesse sentido, sempre que for possível e esteticamente viável, procure incluir mais uma janela no espaço.
- Janelas que ocupam toda uma parede podem criar uma atmosfera muito interessante, principalmente quando incorporarem o ambiente externo ao interno.
- As janelas possuem as finalidades de ventilação, insolação e claridade, elemento de composição ou decoração e favorecimento de vistas.

Os materiais mais utilizados são:

Alumínio
: além de possuir vários acabamentos e ser de um material extremamente durável, a esquadria de alumínio é geralmente muito precisa e estanque (com exceções das janelas padrão mal feitas que se vendem em diversos centros de construção no país). O alumínio oferece muitas opções de acabamento e não enferruja, sendo adequado para construções à beira-mar, por exemplo. As janelas termoacústicas, muito utilizadas fora do Brasil, mas cada vez mais consumidas internamente por conta do barulho das grandes cidades, são geralmente de alumínio, utilizando um perfil mais parrudo e complexo, assim como vidros duplos ou triplos.

Madeira: as janelas neste material podem ser realizadas em quase todos os tipos de abertura, e confeccionadas em diferentes tipos de madeira, com preços que variam conforme a região do Brasil. Itaúba, grápia, freijó e jatobá são algumas das madeiras que podem ser utilizadas nas janelas. Como as madeiras são muito diferentes entre si, por se tratar de um material natural, converse com um especialista se optar por realizar peças sob medida para obter o melhor resultado possível.

PVC: no mercado brasileiro há menos tempo, as esquadrias de PVC vem ganhando muito espaço. São duráveis, bonitas e fáceis de limpar, contando com precisão similar as de alumínio.

Ferro: o uso de ferro nas esquadrias é tradicional no país, mas infelizmente a qualidade de sua mão de obra decaiu muito nas últimas décadas. É possível realizar esquadrias das mais variadas naturezas e dimensões com o ferro, mas é realmente necessário encontrar um bom profissional. A grande vantagem do material é o custo baixo em relação aos demais, mas a manutenção do aço é mais trabalhosa e constante por conta da oxidação e da pouca precisão de seus componentes.

Vidro: são os sistemas apenas em vidro, geralmente temperados, com pequeninos perfis cantoneira de alumínio em suas laterais. Também são conhecidos como “sistema blindex”, “vitrine de loja” e variações. O interessante desses sistemas é a transparência obtida, como um pano de vidro inteiriço quando fechado. O aspecto ruim é que não é possível realizar todos os tipos de aberturas com esse sistema.

Existem ainda janelas de outros materiais e até de concreto, mas são variações inusitadas, que correspondem à grande maioria das opções. O importante é imaginar que, quando estamos colocando aberturas em uma construção, elas possuem forte impacto nas fachadas e aparência final da casa. Fonte

Falei sobre Esquadrias de PVC x Alumínio x Madeira nesse post aqui!

Tipos de Janelas

De correr: são as janelas que podem ser deslizadas num plano horizontal, podendo conter uma ou mais folhas.

Alguns modelos de correr!

Essa é a minha janela em L do escritório! Sistema blindex - perfil mais fino de alumínio branco com vidro temperado, as 4 abas correm!! Terei que colocar para maior segurança um guarda-corpo discreto de inox, nessa janela e na da suíte, pelo lado interno, para que não apareça na fachada!

1- Modelo de janela de correr de ferro com grades!

2- Modelo de janela de correr de madeira!

3- Modelo de janela de correr de PVC! Embaixo com vidro fixo!

4- Modelo de janela de correr de alumínio!

De abrir: são as janelas tradicionais fixadas em batentes e que se movimentam por rotação em eixos verticais fixos.

5- Modelo de janela de abrir de madeira!

6- Modelo de janela de abrir de alumínio ou PVC!

7- Modelo de janela de abrir com persiana de alumínio ou PVC!

Guilhotina: são aquelas janelas também presentes em casas mais antigas. Geralmente formadas por duas folhas que se movimentam em sentido vertical e travadas por uma peça chamada “borboleta”, uma folha em cima e uma embaixo, com venezianas de abrir. Você pode escolher se deixa a parte superior ou inferior aberta. Quando coloca as duas folhas para cima, elas ficam presas por meio de borboletinhas metálicas nas laterais. O inconveniente dessa janela é que quase todo mundo conhece alguém que já deixou a janela cair no dedo e perdeu uma unha!

8- Modelo de janela guilhotina com venezianas de madeira!

9- Janela guilhotina de madeira londrina!

10- Modelo de janela guilhotina de alumínio ou PVC!

Pantográfica (sanfona): são janelas conhecidas como sanfona, pois suas folhas são articuladas e quando deslizadas no sentido de abertura, podem dobrar-se uma sobre a outra.

11- Modelo de janela pantográfica pelo lado de dentro!

12- Modelo de janela com pantográfica pelo lado de fora!

Projetante e de Tombar: são os modelos formados por uma ou mais folhas que podem ser abertas com movimento da parte superior ou da parte inferior, como veremos a seguir:
De tombar: é o modelo de janela que pode ser aberta tanto para dentro quanto para fora, movimentando a parte superior, ou seja, a parte inferior da janela é fixa e quando você a abre, ela tomba, daí o seu nome.
13- Modelo de janela de tombar de alumínio ou PVC!

14- Modelo de janela de tombar de alumínio ou PVC!

Projetante: já o modelo projetante, como o próprio nome sugere, se abre projetando a parte inferior para fora, ou seja, neste caso, a parte fixa está na parte de cima da janela.

15- Modelo de janela projetante de madeira, alumínio ou PVC!

16- Modelo de janela com persiana projetante de alumínio ou PVC!

Pivotante: geralmente constituída por uma folha que gira sobre seu próprio eixo localizado no centro do batente da janela.

17- Modelo de janela pivotante vertical de madeira ou PVC!

18- Modelo de janela pivotante vertical de vidro! 

19- Modelo de janela pivotante vertical de alumínio - sistema blindex!

20- Modelo de janela pivotante horizontal de alumínio ou PVC!

21- Modelo de janela pivotante horizontal de PVC!

Bay Window: trata-se de um modelo muito interessante, embora pouco utilizado no Brasil. Comum na arquitetura inglesa, é uma estrutura que possui três faces de janelas que se projetam para fora da casa.

22- Modelos de janelas Bay Windows de madeira!

23- Modelo de janela bay windows de PVC!

24- Modelo de janela bay windows de alumínio!

25- Ideal para colocar banquinhos e almofadas!

26- Que tal colocar o home office?

27- Mais uma idéia com home office!

28- Ou a sala de estar!

29- Que tal com peitoril mais largo, vidro fixo no meio, para sentar e apreciar um boa leitura?

30- Modelo de janela bay wiondows na cozinha!

31- Ótima opção para a sala de jantar!

Basculante: muito comum em cozinhas e banheiros, são janelas com abertura simples, realizada por um único mecanismo. Quando a báscula abre, parte da janela se projeta para fora e parte para dentro do ambiente. O uso de cortinas fica prejudicado por esse tipo de esquadria, pois parte dela se projeta para dentro do ambiente, batendo no tecido.

32- Modelo de janela basculante de ferro ou alumínio!

33- Modelo de janela basculante de ferro com grades!

34- Modelo de janela basculante de alumínio!

Maxim-Ar: como o próprio nome já sugere, é um modelo de janela que permite o máximo de entrada de ar, ou seja, sua abertura permite que o vidro fique em posição perpendicular à esquadria. Muito comum nos modelos de alumínio, é a janela que se abre de forma similar à basculante, mas toda sua folha se projeta para fora do ambiente, podendo chegar a uma abertura de quase 90 graus. Ela pode parar em qualquer ponto de sua abertura, graças ao uso de uma corrediça especial de mesmo nome em suas laterais, ao invés do pivô da janela basculante.

35- Modelo de janela maxim-ar de alumínio ou madeira!

36- Modelo de janela maxim-ar de vidro com perfil de alumínio - sistema blindex! 

37- Modelo de janela maxim-ar de alumínio ou PVC!

• Camarão: são aquelas em que as folhas vão correndo e dobrando ao mesmo tempo, recolhendo-se e deixando quase 100% do vão aberto. Às vezes são conhecidas como sanfonadas. Os trilhos permitem que as folhas corram horizontalmente e que se recolham para frente e para trás como em um leque. O inconveniente dessa solução é que estes trilhos geralmente não são tão eficientes como os outros modelos e as esquadrias tendem a emperrar com mais facilidade. A operação do manuseio desse tipo de esquadria também é um pouco menos intuitivo para o usuário.

38- Modelo de janela camarão de alumínio! 

39- Modelo de janela camarão de madeira!

Ideal: a janela ideal é um tipo de janela muito interessante, utilizado no Brasil nos anos 50 e 60, mas que caiu em desuso nas últimas décadas. Trata-se do uso de duas folhas de janela que se fecham como a janela guilhotina, mas no mesmo plano. Quando se abre uma para cima ou outra para baixo, um sistema de contrapesos embutidos dentro da janela faz com que a outra folha também se recolha, obtendo aí 100% de abertura do vão. O famoso edifício Louveira, de Vilanova Artigas, em São Paulo, é um bom exemplo do uso desse tipo de janela.

40- Edifício Louveira, modelo de janela ideal!

41- Dentro do edifício Louveira, modelo de janela ideal!

Veja mais janelas modernas aqui!

Qual a preferida de vocês?
Amo janelas mais modernas, de preferência sistema blindex - com perfil mais fino de alumínio e vidros temperados, de correr!
Mas amei a imagem 29!!

Na minha casa as janelas e portas janelas que usei todas foram com sistema blindex - com perfil mais fino de alumínio branco e vidros temperados!  Pois minha intenção era ficar aquele pano de vidro inteiriço, sem molduras aparentes, para acompanhar o estilo dos vidros fixos da sala e do hall. De correr nos quartos, no banheiro da suíte, na cozinha e na garagem. Maxim-ar na lavanderia, no banheiro social e no lavabo! Super indico!!! 
E vocês?

Curta e acompanhe todas as novidades do blog pelo Facebook e pelo Instagram 



Que tal fazer um Curso de Decoração?


44 comentários:

  1. Olá Grazi!
    Tô nesta fase da escolha das aberturas, a minha a maioria é porta balcão e vai ser de aluminio e os vitros faremos de blindex. Acho lindo o modelo bay window, mas na minha construção não tem...
    Beijos
    Grazi,
    www.decorsalteado.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi,
    No meu sobrado, o lado que mais bate sol, não tem janelas.
    Minha vontade é abrir muitas, quero mais 6, meu marido disse que vai parecer
    um queijo, mas aqui é muito frio e cada raio de sol é precioso!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Nina!
      Que ruim que não tem janelas no lado que bate o sol...
      Mas se você você colocaria algumas janelas mesmo!! Ou umas 2 enormes, fica lindo!! Realmente o sol faz a diferença no frio e na umidade :)
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Oii Grazi!!!
    A minha no caso é de alumínio mais as folhas correm para fora da janela, são super diferentes, são ótimas para limpar, e ela abre por completo!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Su!
      As folhas correndo por fora facilita mesmo a limpeza dos vidros!!
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oiiii


    eu queria ter janelas enormes.. adoro a luminosidade!!
    Mas ainda moro em ape pequeno, então fico só babando...

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Verdade, dependendo do apê restringe um pouco as escolhas e tamanhos...
      Mesmo pequenas, fazem toda diferença na entrada da claridade :)
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oi Grazi,
    Eu usei modelo em aço branco já com vidros nas janelas da cozinha, quarto e w.c.
    Na sala fiz a janela com pergola de madeira e blindex com vidro temperado fume ficou muito bom!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou lindo Dessa!
      Que ótimo que gostou!! Eu também fiquei satisfeita com as minhas :)
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Oi Grazi!
    Vc como sempre dando um show nos posts!
    Como muitas, queria o PVC, mas dado o preço, devo fazer em alumínio.
    Agora a bay window com espaço para leitura é um mimo! Queria ter tido a ideia antes pra ajeitar no projeto!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Que bom que gostou do post :D
      As de PVC são lindas mesmo! Mas tem as de alumínio com perfil largo, que ficam ótimas também!!
      A bay windows é um mimo mesmo...
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Adoro janelas de vidro, as daqui de casa são de correr..
    ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São super modernas né Kinha!! :D
      Beijos!!!

      Excluir
  8. Suspirei alto aqui pela 39, é meu sonho de consumo!
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo Ju!!
      Ainda mais com aquela decor do quarto, rsrs
      Beijos!!!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Amo as janelas de alumínio, aqui em casa faremos tudo em blixndex, porque está compensando mais... Mas me sonho era aluminio branco nos quartos!!!
    Na minha casa tbm tenho uma redonda (quase uma bay window, que acho um sonho tbm, quero colocar um banco embaixo, como a 1 foto...

    Todas são lindas!!!

    Bjus

    oqueacontecenacasinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica lindo Tha!
      Só que geralmente as blindex pelo fato dos vidros temperados custarem super caro, o valor fica alto, até bem mais que de alumínio com vidro comum... use blindex com alumínio branco e custou horrores, só mais caro o PVC!
      Beijos!!!

      Excluir
  11. Oi Grazi!
    Post super completo! Com certeza vai ajudar muita gente que está na fase construção...
    Beijus

    http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Tomara mesmo!! Ajudar faz tão bem, rsrs
      :D
      Beijos!!!

      Excluir
  12. Oi Grazi!

    Adorei as dicas
    meu sonho a janela e espaço 28 (rsrs)

    Bjs
    "Dekoratie"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai!
      Lindo e contemporâneo!! :)
      Beijos!!!

      Excluir
  13. eu amo a minha Bay Window!
    tb tenho janelas de correr e vitro basculante, tudo em alumínio.
    Seu post foi bem explicativo!
    beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
  14. oi Grazi

    Estou meio sumida com os trabalhos aqui me casa.
    Tua postagem ta show, adorei as janelas de canto no teu quarto. Acho lindas as bay windows, ainda mais com espaço pra sentar.

    bjus, bom dia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Obra em casa imagino a correria... que bom que gostou!! :D
      Beijos!!!

      Excluir
  15. Grazi, linda!
    Todas lindas e bastante funcionais, né?
    Pessoalmente, amo as de madeira, pois é um artigo que trás sensação de conforto e aconchego!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queridona!
      Bem isso!! Lindas e funcionais... e as de madeira realmente dão uma sensação grande de aconchego!
      Mas conseguimos essa mesma sensação com as cortinas de tecido, nessas janelas mais modernas!!
      Deus te abençoe...
      Beijos!!!

      Excluir
  16. Oii querida!!! aii cada janela linda, dificil escolher só uma hein? eu acho lindo janelões tipo esta da sua casa, lisos de blindex e com acabamento branquinho. Lá no ap eu gostei bastante da janela da area de serviço, é bem legal, diferente do comum, é grandinha e deixou bem iluminada a cozinha. Nos quartos é normal mas o triste é o banheiro, num terei janela! Vou ter que me adaptar.. rs; Mas vem com um sistema de ventilação forçada. Só acho que vai ser tranquilo pois o ap é bem arejado, bate bastante luz por ser todo de um lado só.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queridona!!!
      Verdade, uma janela mais encantadora do que a outra! Para todos os gostos e bolsos, rsrs
      Que ruim do banheiro não ter janela, mas que bom que é bem arejado!!
      Beijos!!!

      Excluir
  17. Oi Grazi, adorei o post sobre os diversos tipo de janelas, a minha preferida e a bay windons, mais na epoca que fiz o projeto nao conhecia esse tipo de janela, aqui em casa vai ser aluminio,pois eu vou levar as que eu ja tenho aqui em casa....um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Que bom que gostou do post!! :D
      É linda mesmo a bay wiondons, mas não combina com qualquer estilo... legal a idéia de reaproveitar as janelas de alumínio! Ficam lindas!!!
      Beijos!

      Excluir
  18. Grazi no hay blog como el suyo ,, si uno quiere saber cualquier tema es cosa de venir acá y saber de todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ange!
      Fico feliz em saber!!!
      Espero poder ajudar, assim como sou ajudada aqui!!
      Beijos!

      Excluir
  19. Grazi, fiquei na dúvida? Essa pantográfica é de vidro e com essa grade retrátil por cima?? Isso serve de grade de proteção?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Isso!! São janelas com grades de proteção! :)
      Beijos!

      Excluir
  20. Oiii Grazi tem uma varada em forma de L com várias divisórias uma área de lazer com churrasqueira e gostaria de fechar com vidro qual modelo vc me a conselha,estava pensando em sistema blindex o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      Acho esse sistema blindex o mais indicado!!
      É o que eu usaria...
      Beijos!

      Excluir
  21. oi grazi! gostaria de uma opiniao sua! coloquei esquadrias de madeira jatai, e sao janelas de 1,50x1,20 , e queria que ela abrisse toda, pois amo claridade e ventilacao, entao nao sei que tipo de janelas coloco pois tem a questao de peso.... sei la pensei en colocar moldura de madeira com vidro, abrindo toda o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felicio!
      Seja muito bem-vindo!!!
      Acho que a ideal é de vidro temperado mesmo, pois assim você terá claridade!!
      Abraços!

      Excluir
  22. Olá,

    A segunda foto, janela blindex, quais as dimensões da janela e qual altura ela esta do piso?

    Abraços,

    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio!
      Não recordo as medidas, pois foi feita a janela sob medida conforme o projeto... mas ficou bem baixo, umas 4 fiadas de tijolos da janela até o chão e no forro acho que umas 2 fiadas de tijolos!
      Abraços!

      Excluir

Pin It button on image hover