Construindo Minha Casa Clean: 06/24/13

Ambientes com Pé-Direito Duplo e Mezaninos Modernos!!!


Muita amplitude, ventilação e iluminação natural!


Desde que pensei em construir e como ainda não conhecia esse mundo maravilhoso dos blogs de construção e decoração, comecei a buscar imagens inspiradoras na internet, e quando me deparei com residencias com aquele espaço alto todo aberto, me apaixonei!! De cara decidi que minha casa seria assim! 
Na planta baixa , esse espaço é chamado de vazio e não conta como área construída, o que ajuda a diminuir o valor da obra. Assim, também tem a opção de criar ambientes abertos com guarda-corpos, os mezaninos, que podem servir de sala de estar, de jogos, de TV, home office, bibliotecas, ateliês, corredores e até quartos! Se o pé-direito duplo não tiver mezanino, ficam somente as paredes altas e amplas, onde a melhor opção é colocar quadros para deixar o ambiente mais aconchegante e bem decorado. 
Já quando se tem apenas o mezanino com um quarto ou suíte, que são ambientes mais íntimos, chama-se de loft, e geralmente as casas ou apartamentos que são assim, a procura é maior por solteiros ou jovens casais sem filhos, porque como o ambiente fica aberto, cercado apenas pelo guarda-corpo, esse quarto é visto do andar térreo, ficando o cômodo sem nenhuma privacidade quando dividido com alguém.
Na arquitetura, a altura que separa o piso e o teto de uma edificação também é considerada um símbolo de status, isso porque é difícil encontrar uma edificação de alto padrão, cujo pé direito não se aproxime dos 2,8 metros, mesmo nos apartamentos de piso único.
Para quem tem um imóvel e pensa em reformar, adotar este recurso pode aumentar o valor de mercado e até facilitar uma venda posterior.
Caso a idéia seja continuar na mesma habitação, haverá ganhos importantes na qualidade de vida dos moradores, uma delas é a sensação térmica privilegiada. A altura do espaço permite maior circulação de ar externo, o que refresca o ambiente. Além disso, o fato do teto (área que mais absorve calor) ficar mais afastado das pessoas ajuda a manter o calor longe. Além do aproveitamento da luz solar externa, já que os imóveis com pé direito alto têm janelas proporcionalmente mais altas.

O pé-direito duplo que abriga o mezanino, valoriza a iluminação da sala, privilegia a ventilação e evidencia a amplitude do espaço, assim o vão livre, com ou sem mezanino, confere amplitude e requinte a edificação!!

Vamos as diferenças dos termos loft, mezanino e pé-direito!


Loft - O nome se refere a água furtada (tipo uma calha), mezanino (tipo uma plataforma), mansarda (uma janela que fica acima do telhado), sótão (espaço abaixo do teto no último piso) ou espaço semelhante (geralmente usado para armazenagem) sem repartições, situado logo abaixo do teto de uma casa, fábrica, celeiro, galpão ou armazém. Seu uso na arquitetura, pode ser encontrado desde o século XIII, na expressão hayloft, que é um depósito de feno situado em mezanino de celeiros, sendo também usado como alojamento de empregados da fazenda. Em Nova York, regiões industriais decadentes, como o Soho, tornaram-se descoladas a partir da reciclagem de suas antigas fábricas e frigoríficos. Essas construções amplas, com pé-direito alto e vãos livres, atraíram, nos anos 60, artistas plásticos, que as utilizavam como morada e lugar de trabalho. Ateliê, quarto, sala, banheiro e cozinha se confundiam em um mesmo salão. Os lofts eram uma opção barata de moradia. Nos anos 70, com a revitalização de seu entorno pela prefeitura de Nova York, viraram moda e encareceram. Em Manhattan, os menores lofts de West Village (que vão de 55 a 78 metros quadrados) custam no mínimo 1 milhão de dólares. Um loft  de verdade tem pé-direito de, no mínimo, 3,20 metros, ausência de paredes como divisões internas, ambientes conjugados preferencialmente em um nível só, colunas de sustentação aparentes, tijolos e tubulações à vista – elétrica, hidráulica e de ar-condicionado, ausência de forro e piso, o chão é de cimento, uso de materiais frios, como cerâmica e iluminação natural garantida por grandes janelas. No Brasil muitos dúplex encontrados no mercado, embora não sejam nada amplos, são vendidos como lofts só por causa do pé-direito duplo. O que se faz por aqui são ambientes “loftados”, pois não há galpões de fábrica em áreas em que as pessoas gostariam de morar. Mesmo assim o metro quadrado de um loft é cerca de 20% mais caro do que o de um apartamento convencional de mesma localização.

Mezanino - é o andar acima que intermedeia o pé direito do compartimento de área superior, seja de estrutura de concreto, ferro, madeira ou outros materiais, cuja finalidade é aumentar a área da unidade imobiliária, independentemente de sua destinação. Quando os mezaninos são construídos após a obra já estar pronta, geralmente são feitos de estrutura metálica, devido à facilidade, agilidade e praticidade. Mas antes de fazer o serviço é necessário verificar se a estrutura existente comporta o peso e a montagem do espaço. Tomado esse cuidado, como é um ambiente sem janelas, porém aberto para a área interna, podemos aproveitá-lo de várias maneiras. O interessante do mezanino, justamente por estar em um nível mais alto, é ter uma agradável vista, seja do ambiente interno e da parte inferior do imóvel, seja do espaço externo, voltado para uma bela vista das montanhas ou da cidade. Esse ambiente acaba sendo uma plataforma sobre o espaço integral da edificação e, na maioria dos casos, é criado para aproveitar melhor a altura entre o piso e o teto da construção, o chamado pé-direito.

Pé-direito - termo que define a altura entre o piso e o teto, tem medida padrão de 2,5 a 2,8 metros de altura.
Pé-direito alto - entre 3 e 4,5 metros o pé-direito é considerado alto.
Pé-direito duplo - a partir de 5 metros o pé-direito leva o nome de duplo.
Pé-direito triplo - e quando a medida chega a marca de 8,4 metros o pé-direito leva o nome de triplo.

A proposta do pé-direito alto tem como principais características o trabalho estético e a preocupação com a funcionalidade, pois é possível criar ambientes mais arejados e possibilitar o uso de maiores panos de vidro ou aberturas, que iluminam mais os espaços sem incindir diretamente sobre os usuários.
Pé direito alto ou baixo pode significar mais ou menos conforto em casa. Nos palácios era muito comum que as pessoas tivessem de erguer os olhos para visualizar as obras de arte dispostas nas paredes, a sensação é a mesma nas mansões e até em construções contemporâneas que contemplam os vãos e os mezaninos.

Agora vamos nos inspirar!!

Salas com pé-direito duplo e triplo com mezanino!


1- Pé-direito duplo com mezanino pequeno! Guarda-corpo de madeira! Lustre grande combinando com as poltronas, deixando a decoração mais clássica! Esse ambiente é bem parecido com o meu, que também ficou com o mezanino pequeno, servindo de acesso aos quartos e com a vista para a sala de estar!!

2- Esse mezanino é mais amplo, servindo de corredor! A tela de arte ou quadro grande colorido deixou a decoração mais jovem e o ambiente mais aconchegante! Guarda-corpo de inox com vidro! Detalhe do lustre mais baixo do forro, o que facilita a manutenção!!

3- Aqui o mezanino é de tamanho médio e aparentemente está sem móveis, servindo como passagem para o corredor! Guarda-corpo de alumínio ou inox com vidro! Amei esse lustre!! Detalhe que ele está bem mais baixo do forro, ganhando assim mais evidência na decoração da sala!!

4- Living e mezanino super amplos! Guarda-corpo de vidro! Maravilhosa a decoração e combinação de cores e iluminação!! Amei a idéia das 3 arandelas na parede!!

5- Mezanino menor, pelo que parece serve como sala de TV! Guarda-corpo de inox! Detalhe do lustre lindo mais próximo do teto!!

6- Mezanino maior, servindo de sala ou home office! Guarda corpo de vidro! Ambiente mais minimalista, poucas cores e objetos decorativos, como um belo quadro nessa parede acima da TV ou um espelho na parede ao lado da mesa de jantar!

7- Living super amplo e o mezanino menor servindo como sala, pelo que aparece na imagem! Guarda-corpo de inox! Detalhe para os dois quadros na parede e as arandelas de cada lado!! Amei tudo e essa decoração  clean e mais descontraída com os detalhes dos quadros, almofadas, manta e dos vasos coloridos!!!

8- Mezanino menor servindo de home office! Guarda corpo de alumínio branco com vidro! Detalhe do big pendente redondo, que está bem mais baixo do forro e assim ganhando mais evidência na decoração da sala! Se fosse um pendente de cristais deixaria com um estilo mais moderno, já se fosse com um lustre com cores marrom ou preto ficaria mais clássico e se de cristais mais requintado!! 

9- Mezanino grande! Guarda-corpo de inox! Salas super amplas!! Detalhe as paredes inteiras de vidro, proporcionando uma ótima visa da paisagem e muita iluminação natural!

10- Mezanino grande usado como biblioteca! Guarda-corpo de vidro! Detalhe dos pendentes de esferas de inox e dos quadros coloridos trazendo jovialidade para os ambientes!!

11- Mezanino amplo como corredores e no canto como espaço para o piano! Guarda corpo de inox! Detalhe da iluminação e das almofadas coloridas deixando os ambientes modernos!! 

12- Mezanino médio servindo como corredor! Guarda corpo de ferro ou inox! Salas amplas e pendentes, trazendo sofisticação!!

13- Mezanino grande como sala! Peitoril de alvenaria! Linda decoração com o jardim de inverno, cores brancas e madeira!!

14- Mezanino grande usado como sala e home office! Guarda-corpo de alumínio branco com vidro! Detalhe da parede de vidro do mezanino e do objeto na parede como quadro!!

15- Mezanino como corredor! Guarda corpo de inox! Detalhe da parede da lareira!!

16- Mezanino grande usado como home office! Guarda-corpo de vidro! Living amplo, detalhe dos vários pendentes!!

17- Mezanino grande como sala estar! Guarda-corpo de inox! Decoração clean e vintage!!

18- Mezanino pequeno como corredor! Guarda corpo de madeira com vidro! Detalhe da lareira e da escada na cor tabaco!!

19- Mezanino médio como home office! Guarda-corpo de ferro com vidro! Detalhe nas cores azul marinho nos móveis e no vidro jateado do mezanino!!

20- Mezanino pequeno como biblioteca! Guarda-corpo de inox! Detalhes do piso e da escada em madeira!!

21- Mezanino como home office e biblioteca! Guarda-corpo de vidro! Detalhe do sofá, almofadas, quadro e prateleira coloridas!! Deixando os ambientes descontraídos, modernos e jovem!!

22- Pé-direito triplo com dois mezaninos! Primeiro mezanino maior com sala de TV e jogos e no segundo mezanino uma suíte! Guarda-corpo de vidro! Super moderno!! 

23- Mezanino como sala de TV e home office! Guarda-corpo de ferro com vidro! Detalhe da escada de alvenaria com pisantes de madeira para acompanhar com o estilo dos móveis!!

24- Loft com mezanino usado como quarto! Guarda-corpo de vidro! Decoração super jovem!!

25- Mezanino grande, que pode ser quarto, sala, home office! Guarda-corpo de ferro com vidro jateado ou metal branco! Detalhe do guarda-corpo que esconde o mezanino!!

26- Mezanino pequeno como corredor! Guarda-corpo de ferro! Detalhe do lustre grande e dos móveis em estilo clássico!!

27- Pé-direito triplo com dois mezaninos, esse como salas de estar e jantar integradas! Guarda corpo de madeira! Estilo contemporâneo!!

28- Mezanino pequeno como sala ou home office! Guarda corpo de inox! Detalhe dos quadros e dos pendentes de cristais, deixando um estilo contemporâneo e moderno!!

29- Mezanino como sala! Guarda-corpo de vidro! Living amplo, paredes de vidro, tapete colorido deixando o ambiente mais aconchegante!!

30- Mezanino que pode ser um quarto, sala, home office! Peitoril de alvenaria! Detalhe dos quadros, móveis e objetos na cor vermelha!!

31- Mezanino grande como corredor! Guarda-corpo de madeira! Estilo contemporâneo!! E poltronas modernas na cor amarela deixando o ambiente mais alegre e moderno!!

32- Loft com mezanino usado como quarto! Guarda-corpo de ferro com vidro! Super jovem!!

33- Mezanino pequeno que parece ser passagem para os corredores! Guarda-corpo de vidro! Detalhe dos quadros na parede acima da sala de estar e na sala de jantar!! Esse ambiente é muito parecido com o meu, onde essa parte do guarda-corpo fica ao lado dessa parede com os quadros e tendo vista para a sala de estar!!

33- Essa imagem é a mesma do ambiente acima!! Só que aqui visto por outro ângulo, olha os quadros ali e o mezanino ficando de frente para essa parede de vidro! Perfeito esses pendentes e essa parede de madeira ou revestimentos que imita a madeira!!

34- Mezanino como corredor! Guarda-corpo de vidro! Detalhe dos quadros e pendentes!! Acho que faltou cores coloridas, alguns objetos amarelo ou vermelho,  e os pendentes em cristais para deixar o ambiente mais sofisticado e moderno, rsrs

35- Mezanino como corredor ou sala! Guarda corpo de madeira! Detalhe do pendente e dos quadros coloridos e almofadas coloridas, deixando o ambiente mais aconchegante!!

36- Mezanino pequeno como passagem para o corredor ou continuação da escada! Guarda-corpo de inox com vidro! Detalhe dessa porta imensa e das paredes de vidro com cortinas!! Perfeito!

37- Mezaninos como corredor, quarto ou sala! Guarda-corpo de vidro! Detalhe dos quadros e dos objetos coloridos deixando o estilo super moderno e jovem!!

38- Mezanino como corredor! Guarda-corpo de vidro! Detalhe do pendente mais baixo do forro e quadros com detalhes coloridos para deixar o ambiente mais aconchegante e moderno!!

39- Mezanino não aparece, mas pode ser corredor! Guarda-corpo da escada deve ser o mesmo do mezanino que é de vidro! Detalhe dos degraus da escada flutuantes de madeira, combinando com o tapete marrom, com o lustre marrom e da mesa e cadeiras de madeira com tecido azul, deixando o ambiente com estilo moderno e clássico!! Lindo!

40- Mezanino não aparece, mas pode ser o corredor! Guarda-corpo de madeira! Estilo rústico e moderno!!

41- Mezanino deve ser corredor! Guarda-corpo de vidro! Estilo rústico e clean!!

42- Mezanino deve ser corredor! Detalhe do pendente mais próximo a sala!!

Salas com pé-direito duplo sem mezanino!



43- Ambiente clean e moderno!!

44- Estilo contemporâneo! Muito vidro e cortina!! rsrs

45- Estilo clean e contemporâneo! Muita iluminação natural!! Nessa parede iria ficar bem um quadro preto e branco!

46- Amei!!! Olha que aconchegante! Cor creme nas paredes, cortinas e móveis! Perfeito essa mesa de centro espelhada! Estilo contemporâneo!

47- Living super amplo!! Clean e contemporâneo!

48- Contemporâneo e clean! Perfeita a decoração branca, creme e bege!!

49- Estilo contemporâneo! Detalhe da parede com os quadros!!

Cozinhas com pé-direito duplo e mezanino!


50 - Mezanino como sala! Guarda-corpo de ferro com vidro! Detalhe da cozinha americana com pé-direito duplo!!

51- Cozinha com pé-direito duplo! Detalhe da parede toda de vidro!! 

52- Mezanino como corredor! Guarda-corpo de ferro! Cozinha em pé-direito duplo, estilo contemporâneo!

53- Mezanino como sala! Guarda-corpo de ferro! Cozinha americana com pé-direito duplo!! Estilo romântico!

54- Cozinha com pé-direito duplo! Estilo retrô e vintage!

55- Mezanino usado como cozinha!! Guarda-corpo de vidro! Super moderno!! Só na hora de usar a sala de jantar que tem que carregar a comida para baixo, ficando pouco funcional, já diariamente fica tranquilo porque tem a mesa da cozinha junto no mezanino!!

Quarto com pé-direito duplo!


56- Estilo romântico!! Big janela, nada como acordar com o solzinho na janela! rsrs

Agora meu pé-direito duplo com mezanino!


Preciso de dicas e idéias!! Você me ajudam?
Pois agora o próximo passo é a compra das cortinas, luminárias e objetos decorativos :D

A casa toda é branca e esse canto de vidro tem mais de 5 metros! 
O que vocês acham que ficaria melhor, cortina branca (imagem 36) ou creme (imagem 46)? 
E a iluminação, quero colocar pendente grande, fica mais moderno um pendente de cristais (imagem 33) ou esferas de inox (imagem 10)? 

Aqui minha visão do mezanino para a sala de estar! 
Acima da lareira vai ficar minha TV, penso em fazer uma prateleira discreta abaixo da TV para colocar o aparelho de DVD e da SKY, será que fica adequado? 
E ao lado da lareira, penso em usar uns nichos de MDF branco para colocar objetos decorativos! 

Aqui a visão do mezanino para lareira, sala de jantar e sacada! 
Nesse canto em L também vai cortinas!
Acima da TV penso em colocar papel de parede que imita pedra palito ou arandelas (imagem 4)?
Já nessa parede ao lado da lareira quero colocar um quadro grande preto e branco com uma foto de studio do casal ou um quadro grande colorido discreto com as arandelas (imagem 7)?

Vista do mezanino para o hall de entrada!
Nessa parede acima do hall penso em colocar um quadro grande (imagem 33), arandelas (imagem 4) ou ainda aqui o quadro grande colorido discreto com as arandelas do lado (imagem 7)?
Nessa parede no pé da escada e acima da escada pretendo colocar espelho na parede inteira! No pé da escada será um jardim de inverno!!
Já na escada vou colocar iluminação, intercalando 3 degraus, será que devo colocar rodapé branco Santa Luzia estreito de 8 cm, para não dar impressão que a escada ficará menor visualmente, igual o que usei nos quartos, ou deixar sem rodapés, apenas com os pontos de luz nos degraus? 
E na parede ao lado da escada devo colocar quadros mas numa cor nude (imagem 28), arandelas (imagem 4), papel de parede que imita pedra palito ou sem nada? Uma vez que terei iluminação nos degraus!

Esse é o meu pequeno mezanino e eu toda feliz com o fim da construção!! rsrs
Ele fica bem de frente para a porta da suíte e das portas do banheiro social, escritório e quarto de visitas, então não posso trancar o caminho colocando objetos! :(

Veja mais ambientes com mezanino duplo aqui!

Quais os ambientes que vocês mais gostaram?
Eu amei o 4, 7, 17, 33, 36 e 46!
Esses fazem bem o estilo de decoração e cores eu gosto para minha casa!!

Assista abaixo meu vídeo, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)


Consultoria de decoração online: Receba dicas e 3D para sua casa com valor acessível
Curso online de decoração: Se torne especialista em decoração de interiores
Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover