Construindo Minha Casa Clean: 08/23/13

Fachadas com Esquadrias de PVC x Alumínio x Madeira!

Qual a melhor opção?


Na minha casa foram usadas esquadrias de alumínio brancas, pintadas já de fábrica, e vidros temperados! Quando as janelas estão fechadas, vejo que tem bom isolamento de som, calor e vento!! Já nas portas internas e porta de entrada foram usadas portas de madeira e o portão da garagem de ferro, que foram também pintados de branco! No início fiz questão de colocar em PVC, inclusive no portão da garagem, mas por causa do valor mais alto, meu arquiteto optou pelas de alumínio, que também tem não são nada baratas, e vendo agora o efeito mais discreto das molduras, percebi que super combinou com o estilo clean e de linhas retas da casa!! :D
Então vamos ver quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas... e nos inspirar nos acabamentos!

1- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!


PVC


Esquadrias ou caixilhos em PVC são portas e janelas fabricadas em perfis de PVC com alma de aço. também chamadas de "esquadrias de vinil', por serem feitas de cloreto de polivinil (PVC) rígido e resistente a impactos. Possuem espaços internos ocos, que os torna resistentes a perda de calor e condensação. Há menos tempo no mercado brasileiro, as esquadrias de PVC vem ganhando muito espaço. São duráveis, versáteis e fáceis de limpar. Por ser um material extremamente leve, a manutenção de peças é baixa. Este tipo de esquadria também pode ser feita sob medida, dando personalidade a cada projeto. Sua maior vantagem é ser um material atérmico, ou seja, não esquenta nem esfria. Quanto a durabilidade e manutenção consegue ainda se superar ao alumínio, pois não tem pintura que possa vir a se descascar como no alumínio. Os fabricantes são unânimes ao afirmar que os modelos de PVC tem melhor vedação e estanqueidade que os de alumínio, pois as esquadrias são monobloco, sem junções que permitam a entrada de água e pó. Por ser indeformável, o produto funciona como um fechamento hermético. Dessa forma tem um desempenho melhor como isolantes acústicos do que os modelos em madeira e alumínio. Agora atenção: Verifique se o PVC encontrado é o U-PVC, pois existem ainda no mercado alguns PVC de baixa qualidade que tendem a ressecar e amarelar. É possível instalar esquadrias em PVC sobre batentes de madeira, contanto que os batentes de madeira estejam firmes e em perfeitas condições, sem nenhum sinal de deterioração. A limpeza das esquadrias em PVC pode ser feita por qualquer produto de limpeza doméstica. As ferragens utilizadas são as mais sofisticadas disponíveis no mercado internacional. Em aço galvanizado, inoxidável e bicromatizado, além de resistentes, oferecem total resistência a oxidação e corrosão causado por poluição, maresia e chuva ácida. Esquadrias com escurecimento são aquelas usadas principalmente em dormitórios. Elas contêm folhas de correr ou abrir em veneziana ou sistema de persiana de enrolar. A função destas esquadrias é garantir escurecimento e conforto. É possível fabricar o PVC em qualquer tom de cor. Entretanto temos hoje em dia uma alta demanda do mercado pela cor branca. A produção de perfis coloridos somente é viável para volumes muito grandes. Pode-se pintar as esquadrias em PVC utilizando-se estufa e tinta acrílica. Entretanto a pintura irá gerar necessidade de manutenção e eventuais retoques. Existem esquadrias de PVC com acabamento semelhante a madeira, porém da mesma forma que os perfis coloridos, somente são viáveis para volumes muito grandes.

Diferença PVC x Alumínio:
- O PVC é isolante térmico enquanto o alumínio, por ser um metal, é condutor de calor e energia. Isto significa que, diferente do alumínio, as esquadrias em PVC não transmitem o frio ou o calor externos para o interior da construção.
- Esquadrias em PVC tem seus cantos soldados enquanto as peças em alumínio possuem fixação mecânica, mais sujeita a danos e perda da eficiência, comprometendo assim sua estabilidade.
- Na parte estética, a moldura na esquadria de PVC é mais larga, na grande maioria na cor branca, por mais que pode ser comprada ou pintada de outras cores, inclusive na cor preta e cor madeira. Já o alumínio tem a moldura mais fina, podendo vir pintada de fábrica, geralmente nas cores branca, preta ou sem pintura na cor do próprio alumínio (prata).
- As esquadrias de PVC combinam muito bem com fachadas contemporâneas e com telhado aparente. Já as de alumínio combinam muito bem com fachadas modernas ou minimalistas e com telhado escondido.
- Dependendo da região, o valor das esquadrias de PVC são bem mais caros que as de alumínio.

Diferença PVC x Madeira:
- A principal vantagem das esquadrias feitas em PVC é sua altíssima resistência e vida útil livre de manutenção. Esquadrias em madeira exigem manutenção periódica - entre seis e 24 meses de acordo com a região. Além do alto índice de manutenção apresentado pelas esquadrias em madeira, temos a questão ambiental. A madeira é hoje um recurso escasso e caro. As madeiras que, devido a sua alta resistência, foram por muitos anos usadas no Brasil para fazer esquadrias, hoje não estão mais disponíveis, restando no mercado apenas matérias-primas de qualidade inferior. Fonte

2- Fachada contemporânea com telhado aparente e esquadrias em PVC!

3- Fachada contemporânea com telhado aparente e esquadrias em PVC!

4- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

5- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

6- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

7- Fachada contemporânea com telhado escondido e com esquadrias em PVC!

8- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em PVC!

9- Sala contemporânea com esquadrias em PVC!

Alumínio


Além de ser um material durável, as esquadrias de alumínio oferecem muitas opções de desenhos, acabamentos em diversas cores e não enferrujam, sendo adequado para construções à beira-mar, por exemplo. Tais esquadrias podem ser encontradas no mercado a pronta entrega ou feitas sob medida em lojas especializadas. Aceitam ainda a instalação de vidros duplos para o isolamento acústico, quando necessário. 
- É um metal relativamente caro, é forte e durável, e também facilmente moldado a qualquer tamanho de esquadria de janela. 
- Largamente utilizadas em edifícios e em casas que apelam para uma arquitetura mais clean com mais vidros. Possibilidade de vencer grandes vãos (fachadas). 
- Em relação à madeira, a grande vantagem é que não precisa de manutenção constante. Porém já não tem boa atuação como isolante térmico ou acústico, o alumínio é grande condutor do calor. 
- Assim como na madeira, o alumínio é fabricado com perfis parafusados, muitas vezes deixando brechas para aquela água da chuva ir penetrando devagarzinho. É importante verificar a vedação na instalação e, se for o caso, usar selantes para evitar surpresas no primeiro temporal. Fonte

Esquadrias de Alumínio Branca x Preta

Branca

10- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

11- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio branco!

12- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio branco!

13- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

14- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

15- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

16- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio branco!

17- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

18- Fachada minimalista e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

19- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio branco!

20- Sala moderna com esquadrias em alumínio branco!

Minha fachada lateral com esquadrias em alumínio branco (canto de vidro, vidro do hall de entrada, porta-janela ao lado da lareira)!

Canto de vidro do pé direito duplo com esquadrias em alumínio branco!

Minha fachada de frente com esquadrias em alumínio branco (canto de vidro e no quarto acima da garagem)!

Janela do quarto (que aparece acima da garagem na foto acima) em alumínio branco!

Minha fachada dos fundos com esquadria em alumínio branco (janelas dos banheiros, quartos, cozinha, garagem e porta-janela das salas)!

Janela do meu escritório (essa que aparece no canto da foto acima) com esquadria em alumínio branco!

Janela da minha suíte com esquadrias em alumínio branco!

Janela da suíte, do banheiro e parede de vidro do banheiro com esquadrias em alumínio branco! Veja o post do "Tour pela Casa Clean Pronta" aqui.

Preta

21- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

22- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

23- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

24- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

25- Fachada minimalista com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

26- Fachada moderna com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

27- Fachada moderna e clean com telhado escondido e com esquadrias em alumínio preto!

28- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em alumínio preto!

29- Quarto contemporâneo e com esquadrias em alumínio preto!

Madeira


As janelas neste material podem ser feitas em quase todos os tipos de abertura e confeccionadas em diferentes tipos de madeira. Este material já requer maior manutenção quando comparado às esquadrias de alumínio e PVC. O custo, quando feita sob medida, também é o mais elevado dos três tipos de esquadrias em questão e variam de acordo com o tipo de madeira e região do Brasil. 
Para quem quer dar uma rusticidade maior à sua casa, a opção sempre vai para madeira. Uma de suas principais característica é por não esquentar quando exposta ao sol. Mas não se engane: a esquadria de madeira requer tratamento com tinta e/ou vernizes e a adoção de uma política de manutenção constante, para evitar que se deteriore e resista ao ataque de insetos.
Normalmente as esquadrias de madeira são fabricadas manualmente, o que permite que a estanqueidade (vedação para vento e chuvas) fique muito a desejar. Fonte

30- Fachada escandinava com telhado aparente e com esquadrias em madeira preta!

31- Fachada rústica com telhado aparente e com esquadrias em madeira envernizada!

32- Fachada minimalista e clean com telhado escondido e com esquadrias em madeira marrom!

33- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em madeira envernizada!

34- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em madeira envernizada!

35- Fachada escandinava com telhado aparente e com esquadrias em madeira branca!

36- Fachada contemporânea com telhado aparente e com esquadrias em madeira preta!

37- Sala contemporânea com esquadria em madeira envernizada!
Confira o post sobre os "Estilos de Decoração" aqui.

Veja mais fachadas com esquadrias modernas aqui!

Quais as fachadas preferidas?
E qual foi a esquadria que vocês usaram? Deu algum problema?
Minhas fachadas preferidas foram a 1, 6, 7, 10, 17, 19 e a minha, rsrs! (a imagem 6 está muito parecida com meu primeiro projeto, que tinha o telhado aparente)
Comentem a vontade viu? 

Curta e acompanhe todas as novidades do blog pelo Facebook e pelo Instagram ❤



Que tal fazer um Curso de Decoração?


Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover