Construindo Minha Casa Clean: 08/26/13

Nichos na Decoração!!!


Qual tipo de nicho devo escolher?


Super modernos e deixam a decoração da casa maravilhosa, são os nichos! Podem serem usados em qualquer ambiente da casa, e de diversos tamanhos e formatos, quadrados, redondos, compridos, embutido na parede ou modulado, com fundo espelhado, com papel de parede ou pastilhas de vidro, com ou sem iluminação. Nas salas podem serem usados atrás do sofá para expor os objetos decorativos mais glamourosos, ao redor da lareira, no corredor, vários nichos servindo de divisória de ambientes integrados, na cozinha para expor aquelas louças mais chiques, no quarto em cima da cabeceira com objetos decorativos, porta-retratos e de preferência com fundo espelhado, no home office para expor os livros, na lavanderia para organizar os produtos de limpeza, assim como para expor objetos decorativos para deixar esse ambiente mais aconchegante, já no banheiro pode ser usado na frente do espelho para comportar os perfumes, cremes e objetos decorativos, em baixo da bancada para guardar papel higiênico e toalhas, dentro do box geralmente com fundo de pastilhas, para organizar os shampoos, esponjas e sabonetes! Há variação também nos modelos, podendo ser abertos ou fechados. Os fechados ajudam na organização da casa e podem ser usados para guardar documentos, revistas, jornais, e tudo aquilo que você deseja manter escondido. Já os nichos abertos devem acomodar objetos que ajudam na decoração do espaço, como obras de arte, porta-retratos e livros. E o melhor de tudo é que os nichos são ideais para serem usados em ambientes com pouco espaço, pois acabam liberando o chão, que pode ser usado para a colocação de outro móvel, e organiza tudo ocupando apenas o espaço da parede. Tem os nichos modulados prontos, como os de MDF que se compram prontos em várias lojas de construção e decoração, ou pode se comprar as placas de MDF cruas, pintar e montar em casa, e tem os nichos feitos na própria parede como os de gesso ou Drywall e alvenaria. Os nichos podem ter muita ou pouca profundidade. E a forma de prender o nicho a parede vai depender do tipo de finalidade que ele terá. Se você for colocar objetos pesados, como livros, o ideal é que se use parafusos, para não correr o risco de que tudo venha abaixo. O tamanho ideal de um nicho é que comporte os objetos decorativos que você já tem ou no caso do box do banheiro, que caiba vidros maiores de shampo e demais produtos de higiene pessoal, ficando na média de 10 cm de profundidade por 30 cm de largura!
Caixote de feira no nicho da decoração!

Existem diversos tipos de nichos disponíveis no mercado, inclusive feitos em vários materiais, como madeira, fórmica, laca, MDF, gesso ou Drywall. A diferença entre eles é o preço e a durabilidade: os modelos feitos de madeira são os mais duráveis e também os mais caros.
Madeira - é composta por tecido formado pelas plantas lenhosas e absorve facilmente a água. É usualmente classificada como madeira dura ou madeira macia. A madeira de coníferas (por exemplo: pinho, pinus) é chamada madeira macia, e a madeira de árvores latifoleadas (por exemplo: carvalho) é chamada madeira dura. Essa classificação é às vezes muito desvantajosa. Isso porque algumas madeiras duras, como a balsa, são de fato muito mais moles ou macias do que a maior parte das madeiras macias, e inversamente, também algumas madeiras macias (por exemplo: teixo) são muito mais duras do que a maioria das madeiras duras. Além disso, madeiras de diferentes tipos de árvores têm diferentes cores e graus de densidade. Isso, aliado ao facto de algumas madeiras terem um crescimento mais longo do que outras, faz com que madeiras de diferentes espécies tenham qualidade e valor comercial diferenciado. Por exemplo, enquanto o mogno, de madeira dura e escura, é excelente para a produção artesanal de móveis finos, a balsa, clara e pouco densa, é muito usada para fabricação de cofragens e de moldes construtivos de vários tipos.

Nicho de madeira embaixo da pia!

Fórmica - também chamado de laminado melamínico, que é produzido a partir de resinas termo-fixas sobre uma tela de fibra depositada a ar, termo-prensadas. Ou ainda "laminado decorativo, consolidado por calor e pressão". Sobre a superfície são adicionadas texturas e diversos padrões de acabamento, com simulações de madeiras, granitos, mármores, metais e outros, também denominados padrão "fantasia", sem correspondência visual com materiais de origem natural.

Nichos de fórmica com as portas laqueadas!

Laca- Lisinha e brilhante, a laca seduz, apesar de ser um acabamento mais caro e cheio de melindres: pode arranhar ou lascar facilmente. Tinta laca automotiva é a tinta que os pintores usam para dar acabamento na madeira interna de casas e apartamentos.

Nicho de laca rosa com fundo espelhado!

MDF - Fibra de média densidade, é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão. 

Nichos em MDF!

Gesso ou Drywall - O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral abundante na natureza, e posterior redução a pó da mesma. É composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse. Drywall é composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados. A versão verde é resistente à umidade, e a rosa, ao fogo. Muito utilizada como paredes na divisórias de escritórios e na colocação do gesso acartonado.

Placas de Drywall!

Nichos em Drywall!

Nichos em gesso!

Vamos nos inspirar!

1- Nicho modulado de MDF acima da banheira!

2- Nichos de MDF na cozinha para organizar e enfeitar!

3- Nichos de MDF no home office para organizar os livros e enfeitar com plantas!

4- Nichos de gesso na cabeceira e acima dos criados mudos com iluminação e fundo de pedras canjiquinha!

5- Nichos de gesso na cabeceira da cama com quadros e iluminação!

6- Nichos de gesso na parede do berço com iluminação e vários objetos! 

7- Nichos de gesso na sala com vários objetos e iluminação!

8- Nicho raso de mármore no box com prateleira de vidro e fundo de pastilhas! Ótima idéia para quem não fez nicho de concreto embutido na parede! 

9- Nichos de gesso na parede do quarto de bebê vários objetos, iluminação e fundo de papel de parede!

10- Nicho de MDF grande ao lado do espelho do banheiro com prateleiras de vidro, fundo com papel de parede, com produtos de higiene, perfumes e cremes!

11- Nichos de gesso na parede da sala com objetos decorativos e iluminação!

12- Nicho de MDF no banheiro com prateleiras de vidro!

13- Nichos de concreto ou gesso na cabeceira com iluminação e objetos!

14- Nichos rasos de gesso na cabeceira com fundo espelhado, iluminação e objetos!

15- Nicho embutido no box com fundo de pastilhas!

16- Nicho no box revestido de nanoglass!

17- Quarto da Maria Joaquina da novela Carrossel com nicho de enfeite na parede da penteadeira!

18- Nichos de MDF sem fundo servindo como divisória da cozinha para a sala de jantar com livros e objetos!

19- Nichos embutidos de concreto na parede do banheiro revestido de pastilhas servindo como porta papel higiênico, porta revista e objetos!

20- Nichos de MDF no banheiro com fundo de pastilhas e objetos!

21- Nichos embutidos na parede acima da banheira com maior profundidade para guardar toalhas e sabonetes e com menor profundidade com objetos decorativos!

22- Nichos de MDF com fundo espelhado no banheiro!

23- Nichos de gesso no corredor para guardar livros e objetos decorativos!

24- Nichos aéreos de MDF no corredor com caixas organizadoras!

25- Nicho grande de MDF na cozinha com prateleira e objetos decorativos!

26- Nicho de MDF na lateral da bancada americana com prateleira para organizar e decorar com vinagres e porta cadernos e livros de receitas!

27- Nicho de MDF na cozinha com latas organizadoras servindo de objetos decorativos!

28- Nichos de MDF no home office com livros!

29- Nichos de gesso rasos na cabeceira com iluminação e objetos!

30- Nicho embutido acima da banheira com iluminação!

31- Nichos de madeira no banheiro com fundo espelhado e objetos decorativos!

32- Nicho caracol de madeira para organizar livros e objetos!

33- Nichos de MDF no home office com pastas, caixas organizadoras e objetos!

34- Nichos de MDF ao redor da escrivaninha no quarto com vários objetos e gavetas!

35- Nichos de MDF no final do corredor que serve como home office com vários objetos e prateleira!

36- Nicho grande no hall de entrada como chapelaria!

37- Na direita nichos de MDF para organizar caixas, edredons, toalhas e jogos de cama no quarto! Na esquerda nichos embutidos no box do banheiro com objetos!

38- Nichos de madeira embaixo da escada com vários objetos!

39- Nichos de MDF no banheiro com toalhas e objetos!

40- Nichos de gesso na sala de jantar com objetos decorativos e iluminação!

41- Nicho de MDF no lavabo com iluminação, vasinhos de plantas e fundo espelhado!

42- Nichos de MDF na lavanderia com produtos de limpeza, caixas organizadoras e toalhas!

43- Nicho de MDF atrás do criado mudo como porta livros!

44- Nichos de madeira ao redor do muro com vasos de plantas!

45- Nichos embutidos no banheiro com fundo de pastilhas nas duas primeiras imagens!

46- Nicho de gesso na parede do hall de entrada com iluminação e vaso decorativo!

47- Nicho de madeira atrás do sofá com iluminação, objetos e fundo espelhado!

48- Nichos de MDF no escritório com vários livros e objetos!

49- Mesinha lateral de MDF com nichos como porta livros!

50- Nichos de MDF na parede da escada com livros!

51- Nichos redondos de MDF no quarto do bebê com ursinhos!

52- Nichos de MDF no quarto do bebê com iluminação e ursinhos!

53- Nichos de MDF na sala com objetos e iluminação!

54- Nichos de MDF na parede da sala, muito funcional aonde não caberia uma estante, com diversos objetos e livros!

55- Nichos de MDF na sala de jantar com fundo espelhado e objetos!

56- Nichos de MDF no home teather com iluminação e objetos!

57- Nichos de gesso na cabeceira com iluminação e vasos decorativos!

58- Quarto do Cirilo da novela Carrossel com nicho de MDF na cabeceira com brinquedos!

59- Nichos de gesso na parede do quarto com janelas e objetos!

60- Nicho embutido no box do banheiro com prateleiras de vidro, iluminação e objetos!

61- Nichos de gesso na parede da sala de jantar com iluminação e quadros!

62- Nichos embutidos na parede da sala com CD's e DVD's e porta lenhas!

63- Nicho de gesso no home teather com iluminação!

64- Nichos de gesso no quarto com iluminação e objetos!

65- Nicho embutido de mármore no box do banheiro com produtos de higiene!

Quais os nichos que vocês mais gostaram?
Os que eu achei mais moderno e lindos são dos ambientes 14, 26, 33, 40, 41, 45, 46, 59, 62, 63 e 65!
Quero colocar nichos de MDF no meu escritório, nos banheiros, na lavanderia e na suíte!


Que tal fazer um Curso de Decoração?


Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover