Construindo Minha Casa Clean: Setembro 2013

Ladrilho Hidráulico Colorido na Decoração!!!


Use na casa toda!! Deixe os ambientes Modernos ou Retrô!


Tem de diversas cores e tamanhos, azuis, bege, mas vou falar nesse post dos meus preferidos, os coloridos!!! Acho lindo ladrilhos hidráulicos coloridos em alguns detalhes na casa! Seja  uma faixa de revestimentos ou adesivos mais largos na parede da cozinha ou na ducha ao lado da piscina!! Mas o bom é que podem ser usados na casa toda, em qualquer ambiente, pois combinam com todos os revestimentos! Para quem não pode gastar muito com o valor alto da produção dos originais, podem comprar revestimentos que imitam, tão lindos quanto os originais! Já para quem não quer quebrar parede, tem os adesivos vinílicos que imitam os ladrilhos, para colocar nas paredes, na bancada da cozinha e até nos móveis! Importa que o colorido vai trazer alegria aos ambientes e um toque de estilo retrô, mesmo nos espaços mais modernos!!
Vamos nos inspirar?


1- Olha como ficou lindo essa cozinha branca com adesivo imitando ladrilhos hidráulicos!!! Amei!

Ladrilho hidráulico ou piso hidráulico (às vezes impropriamente chamado azulejo hidráulico), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX. Foi apresentado como alternativa ao mármore ou como uma "cerâmica" que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 1960, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados e mais rentáveis. Os ladrilhos hidráulicos têm sua origem no final do último século no sul da Europa. Rapidamente se espalharam pelos países mediterrâneos e tornaram-se populares também na Inglaterra vitoriana e na Rússia por sua resistência e por suas qualidades decorativas. Até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século. A origem do ladrilho vem dos antigos mosaicos feitos pelos bizantinos para decorar pisos e paredes expressando a religiosidade através desta arte.


2- Fica melhor no piso ou na parede?

Os primeiros ladrilhos chegaram ao Brasil vindos de Portugal, da França e da Bélgica. No final do século XIX, a arte da fabricação foi ensinada aos imigrantes italianos que moravam em São Paulo, onde surgiram as primeiras fábricas. Além de lindas, as peças são práticas se bem cuidadas. Elas podem receber restauração e apenas uma boa lixada é capaz de deixar as cores vivas de novo. Eles são mais grossos que a cerâmica, então para usar no chão a espessura entre um e outro deve ser levada em consideração. A desvantagem ainda é o preço, o que é compreensível tendo em vista que não se trata de um produto fabricado pelos moldes industriais poluentes. Sua produção é bem lenta, um lote pode levar até 30 dias para ficar pronto e seu método de produção ainda é o mesmo por mais de um século. Porém hoje encontramos marcas conceituadas que fabricam revestimentos que imitam os ladrilhos hidráulicos, com valores bem menores que os originais e ficam maravilhosos em qualquer estilo de casa! Sem falar nos adesivos, lindos e práticos, pois é só colar e pronto, nada de quebra quebra nas paredes!!

Na cozinha


3- Olha como combina com o estilo mais rústico amadeirado ou com o estilo mais moderno na cozinha toda branca!

4- Que tal um tapete imitando ladrilhos?

5- Ou melhor como piso?

6- Maravilhoso sobre o balcão da pia!

6- Um pouco mais de perto!!

7- Acima do espelho da bancada e no tapete!

8- Que tal em toda a parede atrás da pia?

9- Ou em toda parede ao lado da bancada?

10- Ou até como tapete embaixo da bancada e da mesa de jantar?

11- Olha que lindo e moderno ficou a cozinha com esse tapete!!

No banheiro


12- Na parede ou no piso? Eu prefiro na parede!!


13- Lindos!

14- Olha como o piso com ladrilho grande abriu o ambiente desse banheiro rústico!

15- Que tal só uma faixa acima da bancada?

16- Ou na parede toda com ladrilhos pequenos ao lado da bancada? Amei!

17- Parede toda de ladrilhos médios atrás da pia!

18- Ladrilhos grandes ao lado da bancada!

19- Ou que tal ladrilhos menores e cores delicadas atrás do vaso sanitário? Aqui cabe bem um adesivo!!

Na sala

20- Ambientes retrô! Olha que linda que ficou essa lareira!!

21- Achei muito moderno nas lareiras! Já atrás da parede da TV e da poltrona ficou tudo super retrô!

22- Ou só em alguns detalhes ao redor da lareira? Deixando o ambiente clean e romântico!!

23- Na parede do lavabo ou no tampo da mesa, super retrô!

Na varanda

24- Ficou super moderno nessa imagem a direita, ainda mais com esses vasos amarelos e a iluminação!!

25- Mais rústico, com cores mais suaves na parede atrás do forno colonial!

26- No piso e na parede!!

27- Que tal apenas algumas faixas mais finas na parede?

Na área externa

28- Olha quantas opções para usar e abusar dos ladrilhos hidráulicos!!

29- Apenas uma faixa na parede!

30- Tapete de ladrilhos!

31- Moldura ao redor do jardim vertical!

32- Parede da ducha!

33- Parede em L da ducha ao lado da piscina! Amei!! Quero fazer assim!!!

Na lavanderia

34- Ladrilhos no piso da lavanderia! Para deixar esse ambiente mais alegre e moderno!! Lindo!

Deu para se inspirar bastante? rsrs

Eu amei os ambientes 1,  16, 19, 24, 27, 33 e 34! Todos modernos e clean!!!
Eu penso em usar adesivo na cozinha e revestimento na ducha da piscina! 

E quais as imagens que vocês mais gostaram?
Alguém usou ou vai usar?

Que tal fazer um Curso de Decoração?

Leia Mais ►

Salas de Estar e de TV Modernas!!!


O ambiente mais social da nossa casa!


Podemos dizer que a sala é, definitivamente, o ponto central da decoração de uma casa. Isso porque é nela em que recebemos as visitas, além de ser o ambiente em que as pessoas da casa costumam frequentar mais. Por ser tão importante, decorar uma sala normalmente é difícil, pois além de ser um centro de encontro, é muito comum no Brasil que a sala de estar e a sala de TV ocupem o mesmo ambiente. No caso de salas grandes, a sala de jantar também se encontra misturada a esses ambientes. Com tantos ambientes em um só, uma indagação comum é: o que fazer para transformar a sala em um lugar aconchegante e harmonioso? Para responder essa questão, devemos levar em conta o tipo de sala, metragem, disposição das portas e janelas e iluminação. Além disso, precisamos levar em consideração as funções prioritárias, quais são os lugares e os itens que queremos evidenciar, quem irá utilizar o ambiente etc. O mais importante, no entanto, é manter a circulação livre de tropeços, a ventilação e a iluminação boa. 
Então vamos as dicas para nos ajudar a decorar a sala de estar/TV e nos inspirar muito!!

1- Moderna e clean! Sala retangular com um único sofá para 4 pessoas! Detalhe do aparador de sofá! Esse ambiente está muito parecido com as minhas salas, os móveis também ficarão nessa disposição, a idéia do aparador embaixo da escada, da mesa de jantar nessa parte mais baixa do teto e a sala de estar no pé direito duplo, só que a TV vai ficar na lareira e não no painel!!

Móveis:

Os principais móveis utilizados em uma sala costumam ser: os sofás, as poltronas, a mesa de centro ou lateral, o aparador, a estante ou o rack e, ultimamente, os pufes.

Sofás: são as peças principais da sala, pois fazem parte dos assentos fixo. Devem ser confortáveis e adaptados à função da sala. Por exemplo, um sofá que favorece a conversa, é diferente daquele em que nos deitamos para ver TV. De modo geral, no entanto, todos eles apresentam algumas medidas padrões, como:
• Sofás de três lugares: 2,20 m X 0,8 m.
• Sofás de dois lugares e chaise longue: 1,60 x 0,8 m.
• Braço: 20 a 30 cm de largura.
• Se estiver afastado da parede, precisa formar um corredor de 90 cm atrás dele.
• Altura: 45 cm da altura do piso.
É importante verificar também se é um sofá fácil de levantar e sentar, se ele está na altura ideal – caso contrário, ele precisa ter braços mais firmes e estrutura mais rígida, pois exigem um esforço maior dos joelhos e pernas. Também é preciso prestar atenção à textura, pois algumas podem não ser adequadas ao clima, ou aos usuários. Por exemplo, os sofás de couro não são recomendados para ambientes muito quentes. Já os sofás de veludo, por exemplo, não são adequados para ambientes em que convivam crianças pequenas, pois eles demandam maior cuidado na manutenção. Uma boa alternativa aqui é fazer uso das capas de sofá, que possuem fácil manutenção e podem adequar um sofá já existente às suas necessidades. Além disso, as capas são mais informais e trazem maior sensação de aconchego.
Atenção: A cor e a textura devem ser pensadas principalmente no que diz respeito à função da utilização diária do sofá.

Uma sala possui diversos tipos, sendo os mais comuns:

A sala em L - que permite com tranquilidade a implementação da sala de estar ou TV com a sala de jantar, pois é feita justamente para dividir esses ambientes. Se a sua intenção é fazer a sala parecer maior, aproveite bem os móveis de canto como sofás em “L” e estantes “de quinas”, eles são ótimos para ganhar espaço no centro da sala. O uso de espelhos também cria a ilusão de um espaço maior e você pode se utilizar deste artifício em uma das paredes.


2- Maravilhosa! Moderna e clean!! A minha será bem parecida com essa na disposição dos móveis, pé direito duplo, paredes e cortinas brancas!

2- A mesma sala de cima, só que aqui com vista para o pé direito duplo! Amo essa sala!!!

2- Mesma sala acima com visão ampla dos sofás em L e dos pufes!!

3- Contemporânea mesclada com estilo retrô!! com Sofás em L, paredes e almofadas na cor berinjela!

4- Moderna! Detalhe dos painéis amadeirado nas paredes e mesa de centro quadrada com tampo de vidro redondo!!

5- Moderna e clean! Para quem como eu ama o pink!!! Olha o luxo desse sofá aveludado! Detalhe das almofadas azuis contrastando com o pink e o quadro ao lado da janela também em azul!!

6- Contemporânea! Detalhe do laranja nas almofadas, traços alaranjados no tapete e na poltrona!

7- Contemporâneo e clean! Essa sala é para quem curte o sofá listrado preto e branco e o colorido na decor!! Detalhe das mesas laterais de canto com nichos!

8- Moderna, perfeita e super aconchegante!!! Com sofás em "L", detalhe da iluminação direta na moldura da parede e indireta no rasgo do forro!

A Irregular – cuja principal orientação é proporcionar o diálogo entre os sofás (formando um U).


9- Moderna com detalhe clássico e clean! Maravilhosa!! Detalhe do sofá maior cinza em estilo clássico e a mesa de centro espelhada redonda! Agora por esse tapete felpudo eu fiquei babando... muito lindo e aconchegante!!!

10- Moderno e clean! Sofás em U, composição do branco com preto e duas poltronas para dar um estilo diferente na sala! Detalhe do aparador de sofá, baixo, com gavetas, lindo!!

11- Moderna! Olha o luxo desse big sofá cinza em U! Detalhe da poltrona, do abajur de chão e das mesinhas coloridas de centro!

12- Contemporânea com detalhes rústico! Detalhe da poltrona em couro e do relógio de parede antigo de madeira!!

13- Moderna e clean! Detalhe da janela da cozinha integrada a sala e do tapete de bicho!! Amo sofá branco!

A retangular – em que a principal dica é a utilização de tapetes delimitando a área. Se a sua sala é do estilo retangular, aproveite bem as paredes e evite ao máximo acessórios centrais. Este tipo de sala de estar é perfeita para sofás longos de até 6 lugares como o complemento de puffs americanos. Use estantes com largura reduzida e que podem ser embutidas nas paredes.

14- Contemporânea! Um único sofá de 3 lugares e muita iluminação indireta!! Lindo e aconchegante!

15- Moderna! Também um único sofá de 3 lugares! Detalhe do aparador de sofá e dos detalhes amadeirado na parede e espelhado!!

16- Moderna! Único sofá de 3 lugares! Detalhe do aparador de sofá de vidro e das cadeiras vermelhas na sala de jantar integrada!!

17- Moderna e clean! Olha o luxo dessa sala toda com vidros e essa paisagem paradisíaca!! Detalhe dos 2 sofás um de costa para o outro, aparador ao lado e mesa de centro octogonal espelhada!!! 

18- Contemporânea! Um único sofá de 4 lugares maravilhoso e uma big tela de retroprojetor! Precisa mais conforto do que isso? 

19- Contemporânea! Um único sofá para 5 pessoas! Detalhe da iluminação direta sobre o quadro, o pendente de cristais lindo e o painel de TV na cor do sofá!!

20- Moderna! Para quem curte o cinza, essa sala é um prato cheio hein!! Detalhe do aparador de sofá com nichos para revistas, livros e objetos!! O laranja do abajur super combinou com o cinza!

A quadrada

21- Moderna e clean! Um sofá de frente para o outro! Amei as almofadas vermelhas contrastando com os sofás branco! Detalhe do revestimento da parede e do tapete cinza!!

22- Contemporânea com traços clássicos! Um sofá de frente ao outro e 2 pares de poltrona diferentes!!

23- Contemporânea! Detalhe dos pufes zebrados abaixo da mesa de centro e da parede verde com o quadro vermelho!!

24- Moderno! Outra sala toda cinza com detalhes preto, branco e amadeirado! 

Cada sala exige um tipo de distribuição, sendo a irregular a mais difícil de decorar, dada a dificuldade de encontrar móveis para ela. No entanto, existem algumas dicas padrões para todos os tipos de sala e estilo, tais como escolha dos móveis e medidas padrões, cores e iluminação.

Dicas de organização

- Como calcular o tamanho ideal da TV para a minha sala?
Um cálculo simples é medir a distância entre o sofá e a TV e dividir por 7.62.


25- Contemporânea com traços clássico! Distância menor super combina com uma TV menor!! Detalhe das prateleiras aéreas com iluminação!

Outras dicas são importantes na hora de compor um ambiente com o sofá, veja algumas abaixo:


26- Quem não sonha com uma poltrona dessas em sua sala? Vontade de morar nela!!! rsrs

• Ambientes formais ficam melhores com sofás de assento e encosto fixos. Já os com capas, ou assento e encosto soltos, são mais indicados para quem quer criar um clima aconchegante e informal.
• Cores escuras não são ideais para quem possui animais de estimação, como cachorro ou gato, pois os pêlos podem ficar em evidência.
• O tamanho do sofá deve ser proporcional ao tamanho da sala e a necessidade dos moradores. Isso significa que em um ambiente pequeno os sofás de dois lugares são uma escolha melhor que um de três lugares, que prefere ambientes mais amplos.
• O sofá ideal é aquele que suporte bem as costas e mantenha os pés bem apoiados no chão.
• A utilização diária de um sofá é que determina a cor desse móvel. 

Mesa de centro e lateral:


27- Contemporânea! Detalhe da mesa de centro de  vidro e da poltrona! O vermelho bordô super combinou com o bege!!

Peças importantes no preenchimento do espaço, garantem conforto e comodidade, bem como melhoram a organização da sala, pois podem possuir gavetas para guardar controles remotos e outros objetos essenciais. Além disso, podem servir de apoio para os pés, copos e refeições, mantendo próximo de nós tudo o que for essencial. A mesa de centro deve ser utilizada por quem estiver no sofá, por isso, ela precisa seguir uma distância padrão para não se tornar incômoda aos usuários. Afinal, ninguém quer levantar para pegar o controle remoto da TV ou comer aquele amendoim que ficou no pote em cima da mesa. Lembre-se: quando falamos de decoração, estamos falando também de funcionalidade. A ausência da funcionalidade quebra o sentido de harmonização da casa e de beleza estética, tornando um artifício importante em um elemento inútil, que apenas serve para dificultar a circulação no ambiente, tornando-se também um deposito de elementos como copos, livros, chaves, controle etc.
As mesas laterais possuem as mesmas funções que as mesas de centro, ou seja, elas ajudam a organizar o ambiente e são importantes apoios para as pessoas que o frequentam. Ela pode ser do mesmo modelo que as mesas de centro, ou ser diferentes. A única obrigação aqui é respeita a altura delas na composição, para que ela não perca a sua funcionalidade.
Falei sobre mesas de centro e mesas de canto, nesse post aqui!


28- Contemporânea! Dois sofás um de costas para o outro e o detalhe da mesa de canto! Azul, amarelo e amadeirado formaram uma combinação perfeita!!

Siga algumas pequenas regras que ajudam na escolha de uma mesa de centro e lateral a compor uma sala mais bonita e funcional:


29- Contemporânea e clean! Detalhe das almofadas malhadas e do quadro acima do aparador!!

• Se sua mesa tiver gavetas, guarde porta-copos, guardanapos ou toalhas ou deixe próximo à mesa. Mas atenção: faça isso apenas se tiver o hábito de comer na sala ou servir aperitivos para as visitas. Do contrário, ocupe essa gaveta com óculos de leitura, livro, controles, papéis de delivery, arpirador-portátil, ou com o que mais julgar conveniente.
• Tenha certeza de que a mesa é resistente para a função que atribuiu a ela, ou seja, se ela recebe bem copos e pratos ou, ainda, pernas cansadas.
• Organize por grupos ou pilhas os itens que colocar nas mesas, tais como livros e enfeites.
• As mesas de centro têm como altura padrão 40 cm para acompanhar a altura do sofá. Por isso, evite as muito baixas, pois elas podem causar lesões na coluna, além de serem incômodas.
As mesas de centro devem ficar a 60 cm de distância do sofá para não impedir a passagem e nem prejudicar o funcionamento da mesa, que prioriza quem está sentado no sofá. Mesmo que a sua sala seja grande, priorize essa distância investindo em uma mesa maior.
• Utilize mesas de vidro para ampliar espaços pequenos.
• Não escolha mesas laterais mais altas que o braço do sofá.

Aparador: é um móvel bastante prático e útil, pois ajuda na organização da casa, permitindo que telefones, agendas, carregadores de celular, sejam depositados nele. Além disso, são excelentes para ajudar a separar ambientes dentro de um mesmo espaço. Caso seu sofá não fique encostado na parede e se encontre próximo da sala de jantar, o aparador pode ser colocado atrás dele, sinalizando a divisão dos ambientes. As alturas costumam variar, mas normalmente eles são encontrados com altura de 76 cm.
Falei sobre aparadores, nesse post aqui!

30- Moderna e clean! Cinza e branco predominando com detalhes em amarelo e vermelho! Ficou um luxo!! Detalhe do aparador de sofá baixo!

31- Detalhe do aparador de sofá servindo de home office! Otimiza o espaço!! Amei!!!

32- Detalhe do aparador de sofá com vários nichos! Lindo!

33- Moderno! Detalhe do aparador de sofá e da mesa de centro baixos! Ficou lindo e funcional esse espaço maior ao lado do sofá!

34- Contemporâneo e clean! Detalhe do aparador de sofá lindo!

Estantes: móvel ideal para quem precisa organizar livros, fotos, CDs, DVDs, vinis, LPs, jogos etc. Uma boa dica para organizar e arrumar a estante é agrupar as peças por tema criando centros de interesse, o que dinamiza a decoração do ambiente. 


35- Contemporâneo! Estante de nichos!! Detalhe da poltrona, das portas laranjas e das prateleiras aéreas com quadros na parede!

Racks: móvel ideal para colocar TV, DVD, aparelhos sonoros e vídeo-games. Na escolha desse móvel, é preciso pensar na quantidade de fios que poderá haver em decorrência dos aparelhos. Por isso, você pode optar por modelos fechados, com apenas um pequeno espaço para acomodar os fios. Esse móvel também é ideal para guardar máquinas fotográficas, filmadoras e outros aparelhos de som e imagem.


36- Moderno! Rack com nichos em L! Lindo!!


37- Moderno! Rack grande combinando com o painel da TV grande cinza!! Detalhe das plantas ao lado da TV!

Pufes: os pufes são uma espécie de assento que pode ser grande aliado na decoração. É uma peça bastante informal e funciona como divisor de ambientes, baú e apoio para os pés.


38- Contemporânea com traços retrô e rústico! Detalhe do colorido do pufe com o gatinho, das almofadas e do quadro retrô! Mesa de centro moderna espelhada com objetos retrô! Parede rústica de tijolos!!

Iluminação:


39- Contemporânea! Detalhe das arandelas acima da TV e da iluminação indireta no forro!!

A iluminação certamente será um ponto importante na decoração da sala de estar e pode ser feita por meio de diferentes fontes de luz e acendimento. Para acertar na decoração, existe uma dica que é um consenso geral no que diz respeito à iluminação de salas: o ideal é ter uma sala com iluminação difusa, que clareie o espaço apenas o suficiente para que as pessoas não tropecem ou caiam, apoiada em iluminação auxiliar que se focaria nas principais atividades do ambiente, como ler, estudar, tocar piano, etc. O maior cuidado aqui é não deixar que nem uma luz incida diretamente nos olhos, garantindo, assim, o conforto. É preciso, principalmente, tomar cuidado com o excesso de luz, pois esse exagero pode transformar sua sala em um hospital ou e um estádio de futebol. Além disso, pontos escuros podem criar composições interessantes na sala. Por isso, aposte na iluminação difusa, ou virada para o teto, e complete a composição com luminárias e abajures nas mesas laterais, no aparador, na estante, criando um jogo de luz e sombra.
Falei sobre iluminação, nesse post aqui!

Veja a seguir mais algumas dicas para a iluminação da sala de estar:
• Os abajures nas laterais do sofá trazem suavidade para o ambiente e são importantes principalmente para aqueles que apreciam a leitura.
• A iluminação intimista e com efeito cria uma atmosfera intimista e aconchegante no ambiente, destacando os pontos de interesse.
• Separe os tipos de iluminação por diversos interruptores para que sejam acionados separadamente.
• Se tiver uma sala de TV, não deixe o ambiente muito escuro. Lembre-se, você vai necessitar de luz para ver o copo, a pipoca e o controle remoto.
• Evite localizar luzes sobre a cabeça das pessoas.


Falei de salas modernas de estar e jantar, nesse post aqui!


30- Contemporânea! Detalhe do papel de parede, poltrona e abajur de canto amarelos e detalhes amadeirado do sofá e da mesa de centro!!

Veja mais salas de estar modernas aqui!

Quais as salas que vocês mais gostaram?
Amei  todas as modernas e clean!!! 
As preferidas foram a 1, 2 e 21! Achei sofisticadas e aconchegantes!!
Gosto da idéia do aparador 20 e 34 para os meus sofás!
A minha sala será muito parecida com a 1 e a 2, em L, e a de vocês?
Comentem a vontade!!!

Assista abaixo meu vídeo, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)



Consultoria de decoração online: Receba dicas e 3D para sua casa com valor acessível
Curso online de decoração: Se torne especialista em decoração de interiores
Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover