Construindo Minha Casa Clean: 09/25/13

Como Lidar com Vizinhos Barulhentos?


Silêncio!!!


Achei essa matéria muito interessante e vim compartilhar com vocês!! Como eu moro há anos em apartamento, sei bem o que significa vizinhos barulhentos... espero que eu não tenha sido a vizinha barulhenta para ninguém, rsrs... um dos motivos de eu querer morar em casa já é para ter mais privacidade, poder conversar, cantar e rir alto, além de não ter que escutar vizinhos discutindo e arrastando as coisas a toda hora! Mas mesmo morando em casa não estamos isentos desses inconvenientes, então é bom ficar precavido de como lidar com isso! Você quer dormir e o vizinho está com o som ligado nas alturas. Ou tem um estudante de bateria ao lado da sua casa que resolve praticar justamente quando você está colocando seu bebê no berço. A banda de rock ensaiando na casa da frente, a casa noturna que não tem isolamento acústico, ou móveis sendo arrastados no andar de cima justamente no horário da sua soneca da tarde no fim de semana. Tudo isso incomoda - e muito! Mas há maneiras de lidar com a situação.
Veja a seguir algumas dicas!!


Primeiro passo: conversa
É possível que seu vizinho nem tenha consciência de que está incomodando. Portanto, o primeiro passo é bater à porta dele e, com diplomacia e educação, explicar o que incomoda você e porque. Se o estudante de música precisa ensaiar, talvez possa mudar o horário da prática. Para aquele que gosta de música alta, pergunte se ele não pode usar fones de ouvido. O vizinho que adora fazer mudanças na casa pode colocar feltro nos pés dos móveis. Enfim, converse e proponha uma solução amigável. Pode ser que conciliar interesses seja viável.


O que diz a lei
A lei federal que dispõe sobre o assunto está no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais e defende o seguinte: Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios: I – com gritaria ou algazarra; II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda. A pessoa está sujeita a pena de prisão ou multa. Há também leis estaduais e municipais mais específicas. Você pode procurar se informar na prefeitura da sua cidade. São Paulo, por exemplo, tem o PSIU, Programa de Silêncio Urbano, que está autorizado a atuar em lugares fechados como bares, boates, indústria e outros.


Como agir no condomínio
Em caso de condomínio, conheça as regras preestabelecidas no regulamento interno, leve o caso ao síndico ou administradora e solicite que sua reclamação conste do livro de registros da administração. Se conversa amigável não funcionou e o síndico também não resolveu, então o jeito é, de posse do conhecimento da lei federal e de sua cidade, ter uma nova conversa com o vizinho, mas desta vez deixando claro que pretende denunciá-lo. Procure manter a calma quando for procurá-lo.


Boletins de ocorrência
Registre Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Se outras pessoas compartilham de seus incômodos, peça a eles que façam o mesmo. No caso de festas de madrugada, você pode chamar a polícia para registrar boletim de ocorrência no local e na hora. Guarde o documento. Se nada disso resolver, você deve apresentar denúncia ao Ministério Público. Tenha em mãos todos os Boletins de Ocorrência e documentos sobre o caso.


Sua saúde pode ser prejudicada
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o som acima de 55 decibéis já pode prejudicar a saúde e o ruído contínuo acima de 85 decibéis pode causar perda auditiva. E a poluição sonora não causa danos somente aos ouvidos. Pode causar dor de cabeça, estresse e hipertensão, entre outros. Você pode ter os demais problemas de saúde e nem perceber que são causados pelo excesso de ruído e noites mal dormidas. Além disso, sua produtividade durante o dia será mais baixa, por causa da sonolência.


Medidores de decibéis online
Na internet você pode encontrar aplicativos que medem os decibéis do local onde você está via celular e outros aparelhos. Faça uma busca e encontre o aplicativo mais adequado ao seu aparelho para fazer o download. No site "Androidpit", por exemplo, você pode baixar o aplicativo que mede os decibéis através do microfone do celular. No site "Nokiatividade" você encontra o aplicativo "Decibel", para smartphone. Já os aplicativos "Digital Level Meter", "Waveseeker" ou "Decibel Meter" estão disponíveis para PC.



Gostaram?

Vocês já tiveram problemas com vizinhos barulhentos?

Eu já me segurei para não me incomodar, mas graças a Deus nunca tive problemas!
O jeito é tentar manter a calma, a paz e a saúde, pois já vimos tantas tragédias que aconteceram por causa de desentendimentos entre vizinhos... nada como a tolerância e o respeito mútuo, então seguir a política da boa vizinhança ainda é a melhor atitude!! Se o problema ficar crítico dai sim apelar para uma boa conversa e para lei!

Que tal fazer um Curso de Decoração?

Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover