Construindo Minha Casa Clean: Tintas e Cores para Pintura da Casa! Como Escolher?

Tintas e Cores para Pintura da Casa! Como Escolher?



A pintura é muito mais que um simples revestimento, é o cartão de visita da nossa casa!


Quem nunca escolheu a tinta errada que atire o primeiro pincel! rsrs... Depois de receber vários recadinhos me pedindo opinião sobre qual a melhor cor para pintar a casa, fui atrás de informações, pois a gama de cores e marcas de tintas é muito grande, a escolha certa fica difícil mesmo!! Eu não tive esse problema, pois pintei a casa toda de branco! Além de diminuir a sensação térmica, amplia visualmente os ambientes!! Minha casa por ser um sobrado "quadrado" com telhado escondido e com muitos vidros, a cor branca super combinou com o design mais moderno, já se fosse a casa com telhas aparentes ou um apartamento eu iria preferir os tons Off-Whites, um tom areia ou cinza clarinho, penso que combina mais com esse tipo de arquitetura! A tinta que eu usei nas paredes internas e externas, e nas portas, foi a Branco Neve premium, acrílica, fosco, da marca Suvinil, super indico! 
Então agora vamos entender a importância dessas especificações, ver as dicas e nos inspirar nas cores que deixam nossos ambientes como casas de revista!!!

1- Sala moderna branca! O colorido fica por conta dos objetos decorativos e de uma única parede em tom vermelho!

As tintas são os revestimentos mais comumente usados para colorir paredes e dar acabamento agradável, sem gastar muito. No entanto, é preciso estar atento ao fato de que cada superfície de um cômodo pode exigir um tipo de tinta. Por exemplo, cozinhas, banheiros e áreas externas da casa, que costumam sujar com mais frequência, necessitam de uma tinta que possa ser lavada. Por isso, vamos ver alguns tipos de tintas e em quais lugares elas podem ser utilizadas!



Para as paredes


À cal - É uma tinta muito barata e de fácil aplicação, mas não é lavável. Ela é usada em muros e paredes externas.

Látex ou PVA - Tinta feita à base de água, geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. É encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa lavabilidade, ou seja, não resiste à limpeza constante. É, normalmente, a tinta mais aplicada em cômodos, por seu baixo preço, e sua grande gama de cores. Seu maior inconveniente é, no entanto, não ser lavável.

Acrílica - Também é uma tinta feita à base de água. É indicada para pinturas internas e externas, além de ser lavável, esse tipo de tinta é ideal para tetos de áreas úmidas ou áreas externas. As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento:
- Fosco: menos resistente à limpeza, no entanto, ressalta menos as imperfeições da parede.

- Semibrilho: tem um pouco de brilho e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca. Devido ao brilho que possui, destaca mais as imperfeições da parede.

- Acetinada: confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície.

Emborrachadas: São indicadas para pintura de paredes externas, possuem uma película flexível que acompanha a dilatação e retração da argamassa sob mudança de temperatura, protegendo a parede da umidade e da ação da chuva e do sol. É a mais indicada para fachadas e muros.

Laváveis: Têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, sendo ideal para ambientes com grande tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

Sem cheiro: São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizadas na pintura de ambientes internos e externos.

Para madeira, metal e azulejo


- Esmalte: Muitos esmaltes são feitos a partir de solventes, assim apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, que resultam em produtos de baixo odor e secagem rápida.
Os esmaltes podem ser encontrados em acabamento fosco, alto brilho e acetinado. Devem ser aplicados em superfícies de madeira e metal, inclusive em áreas externas, já que oferecem boa resistência à ação da chuva e do sol. São especialmente indicadas para madeiras, metais e azulejos.

- Verniz: São produtos fabricados a partir de solvente que oferecem proteção a superfícies de madeira. Costumam ser transparentes, com acabamento fosco, acetinado ou brilhante. Mas há também vernizes pigmentados e com acabamentos especiais que simulam a cor de madeiras nobres. Assim como os esmaltes, também existem alguns vernizes à base de água. Os vernizes formam uma película protetora que impede a absorção de água.

- À óleo: A tinta a óleo possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento muito bonito, que pode ser fosco ou brilhante. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo portanto um protetor muito bom para materiais como madeira e ferro.

Novidades do mercado


Epóxi e poliuretano: Tinta resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. É ideal para pintura de banheiros, cozinhas, pisos e azulejos, por serem laváveis e resistentes à umidade. Existem versões do epóxi à base de solventes ou à base de água. É um produto mais difícil de ser aplicado e por isso, requer ajuda profissional.

Acústica: Projetada para uso em telha de teto acústico, essa tinta dá uma cobertura sem prejudicar as qualidades acústicas da telha. Ela pode ser aplicada com um rolo, mas um spray é mais eficiente e é menos provável que afete as propriedades da telha de abafar o som.

Isolante térmica: Indicada principalmente para atenuar o calor, a tinta isolante térmica é um revestimento flexível e resistente, à base de água, que incorpora em sua formulação polímeros acrílicos combinados com microesferas de cerâmica, que refletem a maior parte da irradiação solar. Usadas em lajes, telhados, caixas d’água e paredes.

Magnética: É uma tinta semibrilho, geralmente cinza, densa e rugosa, com carga magnética, permitindo a aderência de ímãs.

Preparação da superfície que vai receber a pintura


O certo é sempre começar pintando o teto, depois as paredes, portas, janelas e, por último, os rodapés. Porém, antes de começar é importante que o ambiente esteja, de preferência, vazio. Se não for possível tirar todos os móveis, arraste-os para o centro e forre-os muito bem com panos, para que nenhum pingo de tinta caia sobre os objetos. O chão deve ser coberto com jornal, além disso, tenha sempre por perto um produto para tirar manchas de tinta e espátulas para raspar - quanto antes você remover os pingos, melhor. Nos vidros, uma dica para tirar respingos é utilizar cebola. Isso mesmo: corte-a ao meio e esfregue em cima da mancha. Lembre-se que o ambiente a ser pintado deve estar limpo e as paredes devidamente preparadas, sem nenhum acessório ou marca na superfície. A eletricidade deve permanecer desligada durante todo processo. Cuide também com as tomadas e interruptores, remova-os antes de começar a pintura ou forre-os com fita crepe. Os lustres devem ser retirados e as aberturas devidamente forradas. A superfície deve estar firme, coesa, limpa, seca e isenta de gordura, graxa ou mofo. Jamais aplique o produto sobre madeiras deterioradas ou infectadas por fungos ou cupins.

Acessórios para pintura



Pincéis e trinchas - Os de cerdas claras são comumente utilizados para aplicação de tintas a base d’água, e os de cerdas escuras para aplicação de tintas esmaltes, a óleo e vernizes.

Rolos de espuma - Utilizados para aplicação de tintas a óleo, vernizes e esmaltes. Os rolos de espuma rígidos são recomendados para acabamentos texturizados.

Rolos de lã - Os de pelo alto são Indicados para pintura com tinta látex PVA e os de pelo baixo para as tintas látex e acrílicas.

Espátulas de aço - Utilizadas na remoção de tintas e para aplicação de massas para pequenos retoques.
Desempenadeiras - Indicada para aplicação de massas em grandes áreas.

Bandejas ou caçambas - São recipientes que facilitam a molhagem do rolo e do pincel de pintura para aplicação da tinta.

Lixas - São utilizadas para uniformizar as superfícies e aumentar a aderência das tintas. Existem quatro tipos de lixas, com diversas granulações para madeira, ferro e massa, que não identificadas pelas seguintes cores: bege (madeira), vermelha (massa) e cinzas e pretas (ferro).

Mexedores - Uma das ferramentas mais importantes para homogeneização da tinta, deve ser retangular no formato de uma régua.

Evite as manchas de umidade, por isso antes da pintura é necessário impermeabilizar as paredes



Não é apenas nos ambientes da casa de praia que a umidade se faz presente. O problema causado por infiltrações pode gerar manchas em qualquer lugar mal impermeabilizado da casa. Entre os lugares mais prejudicados é possível citar banheiros, fachadas, tetos e paredes. A presença da umidade afeta a pintura, o piso e até mesmo a estrutura em concreto das residências. Impermeabilizar é o que garante proteção e conforto ao morador. Além de evitar gastos futuros com reformas!
A primeira ação ao detectar umidade é retirar o revestimento afetado e higienizar o local com água sanitária, removendo todo tipo de sujeira. A limpeza é fundamental para evitar o desenvolvimento de micro-organismos por baixo da camada impermeabilizante. Os próximos passos variam conforme a situação...

- Fachadas de tijolo aparenteA presença de manchas neste caso acontece porque a argamassa é feita de materiais porosos que absorvem água com facilidade. A infiltração atinge os tijolos e alcança o revestimento interno da parede – o que mancha a pintura. A alternativa é impermeabilizar. O produto deve ser misturado no novo reboque e aplicado na fachada. O acabamento ficará ainda melhor se uma resina acrílica for usada sobre os tijolos.

- Pintura de paredes externasIntempéries sempre afetam a pintura de fachadas. Por isso, é necessário dispensar um cuidado especial nestas áreas. Tintas resistentes à umidade oferecem boas saídas para diminuir o problema, mas o ideal é apostar também em um bom impermeabilizante. A aplicação do produto deve ser feita após a retirada da pintura manchada e da lavagem com água sanitária.

- Áreas molhadas da casaAmbientes molhados sem circulação de ar são propícios a umidade. O espaço do box do banheiro, por exemplo, é uma das regiões mais afetadas. As alternativas no combate do problema são o uso de tintas específicas – com impermeabilizantes na composição – e manter a janela aberta sempre que possível. A falta de rejunte nos azulejos é mais um fator que causa infiltração no banheiro. É fundamental reaplicar o material quando estiver soltando, isso garante a total vedação.

- Paredes com portas e janelasRegiões no entorno de caixilhos – de portas ou janelas – se transformam em alvos quando o assunto é infiltração. A estrutura de alumínio ou madeira precisa ser bem vedada para que manchas ou trincas (originadas pela diferença de dilatação dos materiais) não apareçam. Se a tinta do local já estiver afetada, a melhor saída é retirar o acabamento e apostar em uma nova vedação das estruturas.

- Manchas em lajes e rodapésInfiltrações em rodapés são indícios de que o solo apresenta umidade excessiva (originada, na maioria dos casos, pela água acumulada em pisos sem caimento). Outra possibilidade é haver vazamento nas tubulações da casa. A questão estrutural deve ser resolvida e o local impermeabilizado. As manchas podem ainda surgir em lajes de concreto e, neste caso, a resolução é investir em mantas asfálticas para isolar a superfície. Fonte

Escolhendo as cores


Na hora de escolher as cores, algumas considerações sobre o ambiente são importantes, como a presença de luz natural e artificial, as dimensões – altura, largura e profundidade –, portas, vigas, pilares, colunas, o material das superfícies, texturas, etc. Além disso, você precisa levar em consideração as atividades realizadas em cada ambiente, quem vai utilizá-lo, qual a atmosfera que você deseja criar, o estilo, etc., pois para cada uma dessas características, existem diversas possibilidades de escolhas de cores. Também é interessante colocar amostras de cores juntas ou pintar um pedaço da parede com diversas tonalidades.
Veja alguns exemplos de como as cores podem influenciar de acordo com as características que você definiu...



Atmosfera
Tranquila e calma: pode ser alcançada com a utilização de tons suaves, tonalidades claras, tons pastéis etc.
Luminosa: pode ser conseguida com uma composição toda em branco.

Espaço
Você pode criar a sensação de que sua casa é maior ou menor utilizando apenas cores. Com elas, é possível aproximar paredes ou aumentar o tamanho do teto, por exemplo. Para criar uma casa espaçosa, o ideal é utilizar bastantes cores frias, pois tendem a afastar as superfícies, criando a sensação de amplitude. Para evitar a sensação de frieza e impessoalidade, aposte em alguns pequenos elementos coloridos. 

Aumentar ou diminuir um espaço
As cores quentes são usadas normalmente para aproximar as paredes e diminuir espaços. Com esse recurso você consegue criar, com mais facilidade, ambientes aconchegantes e estimular o apetite. Já as cores frias ajudam a aumentar as dimensões de uma casa, já que possuem a propriedade de afastar paredes. As cores não precisam ser usadas exclusivamente nas paredes para causarem efeitos de amplitude. É possível usá-las em móveis, almofadas e sofás, por exemplo.

Significado das cores

Vermelho


É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia.


2- Paredes vermelhas e móveis clarinhos para deixar o ambiente sofisticado!

Amarelo

É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo.


3- Corredor amarelo! Para quem quer ousar, é preferível nas áreas de circulação, onde ninguém fica parado e assim fica mais difícil enjoar a cor!

Violeta

O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores.


4- Paredes da área gourmet violetas, trazendo sofisticação para esse ambiente!

Laranja

É a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que creem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite.


5- Sala de estar laranja! Para trazer equilíbrio todos os móveis são de madeira, que oferecem muito aconchego!

Rosa

Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo.


6- Meninas mais românticas amam ter o quarto rosa!

Azul

Transmite seriedade e confiabilidade, fluidez, tranquilidade. É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico, é a única que tem como grande poder de desintegrar energias negativas, favorece paciência amabilidade e serenidade.


7- Parede da sala azul escuro deixou o ambiente requintado!

Verde

Traz paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação.


8- Ambientes integrados com paredes verdes! O ambiente ficou mais sóbrio e aconchegante!

Branco

Contém todas as cores, é purificador e transformador. Representa o amor divino, estimula humildade e imaginação criativa, sensação de limpeza e claridade.


9- Sala branca! Minha cor preferida, mas gosto de colocar um creme e toques amadeirados para deixar bem sofisticado! Pequenos detalhes em amarelo e plantas verde para deixar o ambiente mais alegre!

Preto

É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. Fonte


10- Esse banheiro preto ficou muito elegante e o amarelo reduziu a sobriedade do ambiente!


Tendências


Misturas de cores muito intensas em um mesmo ambiente não são aconselháveis. Cores gritantes costumam enjoar, eu sempre prefiro tons mais amenos, que enjoam menos e são mais chiques.

11- Quarto de menina violeta com rosa!

Opte por tons café com leite (que vai do bege ao marrom claro), que geram conforto, ou os cinzas, que são sofisticados. Os tons café com leite são mais básicos, ficam bem em quase todos os ambientes, já os cinzas são mais ousados e combinam muito bem com peças de design e obras de arte.

12- Sala com tons Off-White mais escuros!

A moda das paredes coloridas, uma de cada cor ou uma com uma cor bem forte, não está mais em evidência. As pessoas devem usar o bom senso, transformar a casa em uma alegoria não fica bonito e nem é confortável para os olhos. Para as pessoas que querem cor, é mais indicado tapetes, cortinas e outros acessórios que podem ser trocados facilmente se enjoarem. As cores básicas também são mais fáceis de combinar com o resto da decoração.

13- Quarto com paredes lilás e parede da cabeceira rosa!

Cuidado, principalmente, com vermelhos e alaranjados intensos, eles costumam deixar as pessoas agitadas e são cores que facilmente enjoam.


14- Nesse ambiente de descanso e leitura as paredes Off-White equilibraram a cores vibrantes do vermelho e alaranjados!

As chamadas cores hospitalares, como verde e azul claro, também não são legais para ambientes de estar. Este tipo de cor combina mais com o quarto das crianças, pois remete a tranquilidade.


15- Paredes com tinta azul metalizada, deixaram o quarto de bebê sofisticado e aconchegante!

Ambientes pequenos costumam ficar menores ainda com texturas nas paredes. Este tipo de técnica é indicada para ambientes bem amplos ou para a parte externa da casa, mas indicado para área externa da casa, pois ajuda a evitar que a tinta desbote com facilidade e disfarça imperfeições.


16- Tinta metalizada com textura!

Outra tendência que ficou no passado é a obrigatoriedade dos móveis combinarem com as cores das paredes. Hoje em dia temos tantos tecidos, texturas, estampas e materiais que não tem porque não aproveitar tudo isso preocupando-se com o tom das paredes.


17- Sala com paredes Off-Whites, linda e elegante!

A iluminação é um aspecto que influência bastante na cor das paredes. Lâmpadas brancas, como as fluorescentes, não fidelizam as cores. Prefira as lâmpadas amarelas, que além de não influenciarem nas cores deixam os ambientes mais aconchegantes.


18- Sala de jantar com paredes Off-Whites e textura amadeirada com iluminação amarela!

Para o teto a cor básica é o branco mesmo, mas quem quiser ousar um pouco mais, tem uma dica: A tendência é levar a cor da parede para o teto e usar o gesso para delimitar onde começa um e termina outro. Porém, para ambientes pequenos, o mais indicado ainda é o certeiro branco.


19- Sala linda! Teto e roda forro brancos!

As cores possuem diversas funções em um ambiente. Elas influenciam o nosso estado de espírito, ajudam a criar diferentes atmosferas e conseguem alterar visualmente as proporções de um ambiente. Além disso, corrigem ambientes arquitetônicos, podem criar efeitos de frieza ou aconchego e, ainda, valorizam e criam centros de interesse.


20- Tons marrons deixam essa sala sofisticada e aconchegante!

A iluminação natural e as lâmpadas fluorescentes valorizam os tons de azul, e a incandescente, as cores da família do amarelo. As demais podem mudar diante de qualquer luz, então a dica é testar a cor em todas as paredes que serão pintadas e ver se o resultado agrada tanto durante o dia quanto à noite.


21- Sala Off-White!

"Troquei o bege pelo vermelho. Minha sala ganhou vida. Os quadros só ganharam destaque depois da pintura", afirma a empresária Vanessa Moura, 35. Pela proximidade da parede com a sacada, ressalta, a luz natural deixa a cor com um tom diferente durante o dia. Fica goiaba e, à noite, vermelho intenso. Essa variação não deixa enjoar." Fonte

22- Sala com parede vermelha realmente deu destaque para os quadros e vida para o ambiente!

8 truques que os pintores de paredes não contam para você!


A vaselina nas dobraduras, o lote da tinta, a cobertura do rodapé: conheça os detalhes que separam os pintores amadores dos verdadeiros profissionais.

Mix de cores
Calcule a quantidade de latas de tinta que você vai usar. Se elas forem de lotes diferentes, pode haver uma diferença no tom da cor. Aí faça como os profissionais: misture tudo em um recipiente para igualar os tons e só então pinte.

Que papelão
Para cobrir o chão, jamais use plástico. Você vai acabar pisando na tinta úmida e sujando a casa. Quem conhece o assunto usa papelão ondulado, que é barato, absorve a tinta que cai e faz com que ela seque mais rapidamente.

Clima ameno
Confira a previsão do tempo. Se o clima estiver muito úmido, a tinta não seca. Já se o ar estiver seco ou quente, a tinta não se espalha e a parede fica manchada. Por isso, evite dias com umidade menor de 10%.

Esfrega
Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária. O desenho lindo que aquela criança pintou na parede com caneta colorida pode ser apagado com álcool. Já os rabiscos de caneta esferográfica só saem mesmo lixando.

No rodapé
Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar para cobrir o rodapé. Tire o pó para que a fita grude melhor, e passe uma régua para garantir a aderência. E nada de lambança: comece pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé. Assim o pincel chega mais seco no chão.

Dobradura
Vai pintar a porta? Preste atenção nas dobradiças! Para protegê-las, passe vaselina líquida, que vai deixá-las oleosas e impedir que a tinta grude.

Raspadinha
Proteja a moldura da janela com fita crepe, mas nem perca tempo cobrindo os vidros. Eles só sujam com os pingos da tintura do teto. Para evitar isso, não passe o rolo em direção à janela, role no sentido contrário. Se mesmo assim caírem gotas, é simples: passe uma espátula de plástico para remover a tinta quando já estiver seca.

Truque de mestre
Primeiro passe um pincel nos limites da parede. Antes de deixar a tinta secar, já complete a área com o rolo. Espere 3 horas e repita a aplicação. A segunda demão elimina as diferenças entre os cantos, que foram pintados com pincel, e o centro, pintado com rolo. Fonte

Invista na linha premium: apesar de ser um pouco mais cara, a qualidade é melhor. “A cobertura da linha econômica não é boa. Você precisará do dobro de tinta para ter um bom acabamento, além de a pintura durar menos.

Prefira a tinta látex (ou PVA): é a mais indicada para iniciantes em pintura, pois permite reparos sem necessidade de pintar tudo de novo. Além disso, como é a base de água, se respingar em outra superfície é só remover com buchinha ou pano úmido.

Entenda as cores: as marcas de tinta têm as cores de linha, básicas e que já vem prontas, e as do Sistema Tintométrico, que prepara o tom escolhido na hora. Estas são um pouco mais caras, mas sua variedade é enorme.

Decida o acabamento: fosco (opaco), acetinado (um leve brilho) ou semibrilho (bastante brilho). Tintas látex ou PVA só têm acabamento fosco.
A melhor opção é a tinta acetinada. A brilhosa se torna cansativa com a presença da luz solar, pois ofusca os olhos. Já a opaca deixa muito evidente a sujeira. Opte pela tinta acetinada acrílica, que é mais bonita e fácil de limpar, de preferência seu sua parede tem massa corrida e é lisinha, de contrário opte pela opaca que irá disfarçar as imperfeições!

Calcule: quanto à quantidade de tinta, a embalagem diz quantos metros quadrados ela rende por demão. “Em geral, um galão dá para duas demãos em uma parede de 20 m² se a cor nova for parecida com a antiga”, diz Silva. Quanto à mão de obra, o cálculo é R$ 7,50, em média, pela pintura de cada metro quadrado. Assim, para uma parede de 14 m², você consegue economizar R$ 105! Fonte

Um tom a menos: Pelo que já ouvi muita gente comentar, sempre escolha um tom abaixo da cor que você gostou, pois quando aplicada nas paredes, irá escurecer um tom acima!
 



23- Sala branca com vidros e cortinas brancas! Minha preferida!

24- Sala branca com vidros e cortinas creme!

25- Sala Off-White com tons amadeirados e creme!

26- Sala Off-White com cortinas creme e móveis amadeirado!

27- Quarto branco!

28- Quarto Off-White! 

29- Quarto de bebê Off-White!

30- Fachada branca com telhado escondido e detalhes de tijolos a vista!

31- Fachada branca com telhado escondido e detalhes de pedras palito! Minha preferida!!

32- Fachada branca com telhado escondido!

33- Fachada branca com telhado escondido e muitos vidros!

34- Fachada Off-White com telhado escondido!

35- Fachada Off-White e cinza escuro com telhado escondido!

36- Fachada Off-White com telhado aparente!

37- Fachada rosada com telhado aparente!

38- Fachada Off-White claro e escuro com telhado aparente!

39- Fachada com tons terrosos com telhado aparente!

40- Fachada amarela com telhado aparente!

Para não ter erro na escolha da tinta, o melhor é escolher diretamente na loja as cores e fazer o teste nas paredes!

Gostaram?

Qual a cor que vocês usaram na casa ou no apê?

Que tal fazer um Curso de Decoração?


45 comentários:

  1. Oi Grazi.K postagem maravilhosa! amei
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi.
    Eu também adorei o post! Eu já comecei a pintar a minha casa e minhas escolhas foram tons off whites e cinza. Obrigada pelas dicas. Bjs. Deivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deivi!
      Ficará lindo!!!
      Não deixe de postar as novidades, estou curiosa! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  3. Amo seu blog.... usei tinta suvinil acetinada premium algodão egípcio e amei o resultado. Bem melhor do que eu imaginava!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Mi!
      Fico feliz em saber... me anima a postar!! :)
      Deve ter ficado lindo mesmo!!!
      Não deixe de postar mostrando... fiquei curiosa, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Grazi!
    Acho linda casa branca, porém a experiência que eu tenho em casa com parede branca pra manter é muito difícil, então não usarei.
    Dentro e fora penso em algo de fundo cinza claro, de forma também a dar contraste com os relevos que vou fazer em volta de portas e janelas, além da moldura que pretendo instalar na platibanda.
    Minha unica duvida é por ou não textura na parte externa.. a arquiteta diz que é raro quem faz parede lisa fora, que a manutenção é mais difícil e que também as imperfeições aparecem mais.. nesse ponto acho que tem razão.. mas eu não gosto muito de texturas.. o que vc acha?

    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      O branco tem disso, mas se usar tinta acrílica passou o pano limpou!!
      Mas essa cor cinza claro ficará linda e super moderna!!!
      Não gosto de texturas, então vale a pena usar essas tintas emborrachadas!! Aqui foi só usado tinta acrílica e não ficou bom, já está aparecendo rachaduras por causa da dilatação e ainda mais por não ter telhado protegendo as paredes... terei que usar a tinta emborracha!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Grazi!!!
    Que texto completo!!!
    Vc não se esqueceu de nada,amiga!!!
    Estou precisando pintar a minha casa e seu post vai me ajudar muito!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zil!
      Obrigada querida!!
      Que bom que gostou :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Grazi, post completíssimo, arrasou . Bom, eu ainda não me decidi a cor que vou pintar a casa,vou ter que fazer milhões de testes rsrs. Bom,mas com certeza será com um tom bem clarinho, já que não gosto de cores escuras na casa. Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sô!
      É o melhor fazer muitos testes, pelo menos evita arrependimentos futuros né!!
      Uma cor bem clarinha sempre é linda e aconchegante...
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Grazi, nossa,adoro tudo aqui,gostaria da sua opniao em relaçao pedra palito,,tem risco de pegar umidade e ficar feia depois,tem alguma manutençao,posso te mandar uma foto da minha fachada pra vc dar uma dica,te adoroooo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!
      Fico feliz em saber!! :D
      As pedras palitos que coloquei aqui na casa, até agora não criaram limo e estão normais... pelo que meu arquiteto disse não precisa manutenção! Te gente que passa um produto para não criar limo e fica horrível, escurece a pedra como se ela estivesse sempre molhada... não passei nada e está linda as pedras!!
      Me envia sim a foto...
      Beijos!

      Excluir
  8. oi Grazi, fico sem palavras palavra adorei tudo e gosraria da sua opiniao na minha casa e tudo preto e branco e sinsa as parede e da cor perola e desejo pitar de outra cor nas nao sei qual combina gosto muito de amarelo pra cosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus!
      Fico feliz em saber que gostou!!!
      Amarelo fica lindo na cozinha... e super combina com o cinza!!
      As paredes você poderia pintar de um tom off white cinza claro!!
      Abraços!

      Excluir
  9. Oi Grazi!!
    Te encontrei na hora exata e adoreiii suas dicas, pois vou pintar a casa toda na cor branca, mas tenho uma parede, com textura, que queria pintar de preto ou preto e branco, tipo zebra. O que vc me sugere?
    Desde já agradeço.
    Bjs
    Edira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edira!
      Que bom!! rsrs
      Depende a parede fica melhor só preto (cozinha, quarto)... já dependendo do ambiente (corredor, sala) fica moderno o branco e preto listrado, igual a imagem 3!!!
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Grazi, primeiramente parabéns pelo blog, vc arrasa sempre! Agora uma dúvida, essa tinta emborrachada para área externa vc passa direto em cima do cimento ou tem que passar massa corrida antes... um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Obrigada pelo carinho!!
      Para área externa, você passa primeiro o selador em cima do cimento e depois essa tinta emborrachada... mas falei com um pintor tempos atrás, e ele recomendou usar a tinta que é usada no litoral, pelo que entendi está escrito na lata de tinta litoral ou praia... porque ele disse que essa emborrachada tem que passar umas 10 mãos para dar efeito, e essa do litoral passa normal 2 ou 3 mãos!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Lindas as cores da fachada 36..
    Bjs. ..Míriam do Manoel :)

    ResponderExcluir
  12. Quem disse que as casas das imagens que você publicou tem telhado escondido?
    E se forem lajes planas?

    Apenas como uma crítica construtiva, tente melhorar suas legendas. As vezes, mesmo bem intencionada, você pode acabar "desinformando" as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denis!
      Quando me refiro a telhado "escondido" quero dizer que ele não é aparente!!
      Não importa o que tiver ali... porém na maioria dos casos é sempre telhado mesmo.

      Excluir
  13. OI Grazi !
    QUERO MUITO SUA AJUDA PARA DAR UM TAPA NO VISUAL DA MINHA CASA .
    GOSTO DE COISAS SIMPLES E AO MESMO TEMPO CHIQUE
    QUERO MUDAR AS CORES DA PAREDE MAIS ESTOU EM DUVIDA DOS TONS ...
    PESO SUA AJUDA, GOSTARIA DE MANDAR FOTOS DA MINHA CASA PARA VC ...BJOS RAQUEL PUKA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Sim, pode enviar as fotos da sua casa... me envia inbox na fanpage do blog!!
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Grazi .
    queria saber qual é a cor da imagem da sala da foto 21 sala off.white.
    gostei muito dessa cor gostaria de pintar minha sala desta cor.
    RAQUEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Ixi, não sei te dizer o nome dessa cor... mas é da família das off white... puxa para um cinza com bege claro... mostra essa imagem na loja de tintas que eles conseguem chegar numa cor mais próxima!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Bom dia Grazi...como sempre arrasando!!! Adoro seu blog, tudo muito útil...então, gostaria de pedir sua opinião sobre qual a cor que combina para a fachada com aberturas na cor amadeirada e telhado na cor camurça. Parabéns pelo Blog...super adoro, está me ajudando muito com suas dicas.Bjs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Obrigada pelo carinho!! :D
      Acho lindo a cor parecido bege clarinho, como a Algodão Egípcio...
      Beijos!!!

      Excluir
  16. Respostas
    1. Olá, parece o Papel Picado ou Algodão Egípcio :)

      Excluir
    2. Gatinha. Tenho uma sala pequena estou na dúvida rsrs eu quero pintar de amarelo pelo menos uma parede e fazer uma decoração bem colorida, como aquela moderna da foto com uma parede vermelha que esta no seu post. Ja meu pai gosta do vermelho e olhei umas fotos tbm gostei. Mas qual cor fica melhor? Visto que ela é pequena. Posso pintar de amarelo e as demais brancas? Me de uma sugestão?

      Excluir
  17. Oi gatinha tenho uma sala pequena, e iluminação até boa. Quais cores acha q ficariam boas. Eu estou pensando num amarelo e branco com uma decoração moderna como uma foto que esta nesse post. Hihi o que acha? Bjinhos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queridona!
      Fica lindo!! Mas tenha em mente que por ser uma cor vibrante você poderá enjoar, não ficará tão elegante o ambiente, mas mais descontraído. Já o vermelho por ser uma cor quente vai trazer mais aconchego, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  18. Oi pederia me informar a cor da parede da imagem 19....amei n e é bem a cor que to procurando p pintar minha casa na parte interna. Se puder mande me por email marionepf@yahoo.com.br desde ja agradeço...Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Ixi, não sei te dizer o nome dessa cor... mas parece um algodão egípcio ou papel picado.
      Beijo!

      Excluir
  19. Ola Grazi tudo bem??? Nossa amo suas dicas... estou nesse dilema de cor... queria algo rosa porem delicado. Minha casa e telhado embutido e na platibanda tenho dois frizz que pensei em pintar de branco... que cor vc me sugere??? Ahh minhas portas sao de madeira. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Tudo!!! Obrigada pelo carinho :)
      Gosto de tons off white, papel picado ou algodão egípcio que são creme/bege clarinho... mas rosa não sei te dizer... acho que o frizz um tom mais claro que a cor das paredes também ficariam legal ou mais escuro... assim ficaria tom sobre tom... e o frizz seria destaque, não a cor dele.
      Beijo

      Excluir
  20. Ola Grazi... qto bom gosto vc hein... queria sua opiniao na minha fachada tenho duas sacadas e na plativanda tem dois friz. Qual cor voce me sugeria?? Tendo em vista que pensei em pintar os friz de branco e a casa em um tom de rosa bem clarinho. Ahhh as portas sao de madeira. Bjse obrigada

    ResponderExcluir
  21. Ola Grazi... qto bom gosto vc hein... queria sua opiniao na minha fachada tenho duas sacadas e na plativanda tem dois friz. Qual cor voce me sugeria?? Tendo em vista que pensei em pintar os friz de branco e a casa em um tom de rosa bem clarinho. Ahhh as portas sao de madeira. O que vc acha??? Bjs e obrigada

    ResponderExcluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover