googlefc.controlledMessagingFunction

Piso Aquecido ou Térmico! Conforto no Inverno!!!


Para deitar e rolar no chão!


Tem coisa melhor que uma casa quentinha e aconchegante? Pensa aquele inverno rigoroso, vento e chuva gelada e o que mais queremos é se aquecer! Já pensamos em tudo, lareira, ar-condicionado, aquecedores, tapetes, mantas... mas deixar o piso quentinho não poderia ser diferente! Há um tempo atrás eu desconhecia essa possibilidade, e esse funcionamento é novo no mercado, não tão recente, mas não é coisa que víamos nas casas antigamente. Existem dois tipos de pisos aquecidos: os hidráulicos e os elétricos! A principal vantagem deste tipo de piso, em relação aos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores portáteis, é que em vez de aquecer apenas um ambiente, você pode aquecer toda a casa de uma vez só e de forma homogênea. Porém, o processo de controle e monitoramento das temperaturas é feito através de sensores colocados separadamente em cada ambiente. Dessa forma, é possível utilizar temperaturas diferentes, se assim for desejado. Com o piso aquecido, o ar quente fica mais leve e passa a subir naturalmente, aquecendo o ambiente todo de forma suave e agradável, sem abafamento, ruído, ressecamento ou ocupando espaço, como no caso dos ar-condicionados. Com os aquecedores pode-se agregar, ainda, às desvantagens a queima de oxigênio. Como não utilizei esse sistema na casa, não sei informar sobre valores, mas sei que tem um custo alto, mas para quem busca conforto em regiões de muito frio, com certeza vale muito a pena o investimento! Vamos conferir!!!


No sistema hidráulico, o aquecimento acontece através de uma tubulação com água aquecida à gás (a caldeira geralmente é instalada na cozinha, lavanderia ou garagem) que passa por baixo do concreto.
Manutenção: a cada três anos, troca da água, que funciona num circuito fechado. Em contato com o metal, ela fica suja.
Quando não vale a pena: sistema caro para ser instalado em áreas de até 50 m² . A colocação é trabalhosa em moradias prontas.


Na opção pelo sistema elétrico, o aquecimento é realizado por resistências elétricas em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas abaixo do concreto.
Manutenção: troca dos termostatos a cada dois anos.
Quando não vale a pena: necessita de obra trabalhosa para colocação no caso de uma casa já construída. Aumenta o consumo de energia. Considerando uma área de 100 m², o consumo mensal significaria cerca de R$ 200 a mais na conta de luz (ligado seis horas por dia).


O piso aquecido é compatível com qualquer revestimento, mas é aconselhável que cada fornecedor garanta seu produto. Por exemplo, é importante observar se a cola do porcelanato é resistente a temperaturas mais elevadas. Assim como informar-se, caso seu revestimento seja de madeira, com o fabricante, se aquela madeira pode sofrer aquecimento.
Os pisos frios, como cerâmicas, porcelanatos, mármores e granitos transmitem melhor o calor de baixo para cima, o que gera uma sensação mais intensa de calor nas superfícies. Revestimentos como laminados, tacos de madeira, madeiras maciças possuem coeficientes de transmissão térmica um pouco menores que, no entanto, em nada comprometem a eficiência no funcionamento dos sistemas.



O ideal é colocar o piso aquecido quando a casa estiver em processo de contrução ou, melhor ainda, na planta. Pois o piso aquecido requer espaço, e ele ficará mais alto do que o normal, graças a todo o aparato que vai embaixo. Se uma pessoa quer uma casa com o pé direito alto, ela deve fazer um pouco mais alto do que imagina, pois o piso vai ocupar um bom espaço. Geralmente, a própria empresa que vende e instala este tipo de sistema vai sugerir um profissional para avaliar qual o piso mais indicado e o que precisa ser pensado e feito para que fique do jeito que o cliente deseja. Para imóveis prontos, a instalação do piso aquecido exige uma obra para quebrar boa parte do piso, já que o circuito precisa obrigatoriamente estar abaixo do contrapiso, para que tenha uma espessura mínima para a camada isolante, cabos ou tubulações e camada de proteção. Depois de instalado o sistema de aquecimento, o piso pode ser lavado normalmente. Fonte




 Gostaram?

Uma delícia de andar de pés descalços! E para quem tem crianças e animais de estimação, ver eles deitados no chão sem aquela preocupação com o frio!
Alguém utiliza esse sistema?

Que tal fazer um Curso de Decoração?

12 comentários

  1. Oiee Grazi, sua lindona

    É uma pena aqui não fazer tão frio,porque se fizesse eu iria cair nesse piso e não levantar mais, rsrsrs, um dos eus peludinhos é muito friento,quando faz frio aqui ele não sai da caminha,nem pra fazer as necessidades ,tem que ficar insistindo pra ele sair,imagina com esse piso,nem forçando ele sairia,rsrsrs. Amei!!

    Beijinhos!!
    A Casa da Elly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elly!
      Verdade, kkk
      Com esse piso não precisa sofá nem cama, ficaria direto deitada no chão com edredon e tudo, rsrs
      E o seu peludinho se sentiria no céu hein... rsrs
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Grazi, super interessante, minha casa e um frizer no inverno. Rsrsr, nem pensei nisso durante a obra, fica pra proxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Nem me fala... ainda mais com piso frio como porcelanato, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  3. Muito legal esse piso, pensa no trabalhão pra colocar em casas já construídas. Eu amo inverno, mas detesto a casa toda gelada, ainda bem que esse inverno não ta tão frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show né Patty!
      Para colocar numa casa pronta é uma verdadeira reforma... quebradeira total!! rsrs
      Ainda bem mesmo que está dando poucos dias com frio!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Quem me dera Grazi!
    Deve ser tudo de bom!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Grazi, ah quem me dera!! rsrs
    Se eu tivesse condições com certeza teria assim, rsrs adoro andar descalça pela casa, e no frio o porcelanato é tão gelado né, rsrs um luxo!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Um conforto desses no inverno não teria melhor né? rsrs
      Luxo mesmo!!!
      Beijão!

      Excluir
  6. Oi, Grazi.
    Outra coisa que nunca tinha ouvido falar!
    Que luxo, nossa!
    Imagina nesse nosso frio e com toda umidade que vem de brinde?
    Acabaria com os dois problemas. Tudo de bom!
    Mas, a instalação deve ser bem cara, assim como a conta mensal: 200 a mais?! Vixi.....
    Quisera, eu! rsrsrsrs.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      Um luxo mesmo!!! rsrs
      Pena que o valor da energia elétrica sobe bastante... no mais é tudo de bom e acaba mesmo com os dois problemas, porque a umidade é mais terrível que o frio né? rsrs
      Beijos!

      Excluir