Construindo Minha Casa Clean: 02/11/14

Meus Porcelanatos Polidos!!! Prós e Contras!


Lindo e brilhoso!


Aqui em casa usei o piso porcelanato polido praticamente em todos os cômodos! Usei nas salas de estar e jantar, no Hall de entrada, no lavabo, na sacada, na cozinha, na escada que desce para o andar térreo e na lavanderia!! Como os ambientes são integrados, a escolha do mesmo piso para essas áreas amplia visualmente a casa! Mas antes de escolher pesquisei bastante na internet (e foi numa dessas pesquisas que encontrei o blog da Ale "Construindo um Castelinho", de onde veio minha inspiração para criar meu blog), depois visitei várias lojas para conhecer bem as marcas, modelos e cores e ouvir a opinião de cada vendedor, já que eles tem muita experiência nisso!! Só então fiz minha escolha orientada por um vendedor conhecido, numa loja local aqui da minha cidade! Eu já tinha feito um post sobre o porcelanato polido escolhido aqui.
Vamos ver como ficou!!! 

Meu porcelanato polido escolhido foi...
Cor Pérola, marca Porto Design, super gloss, classe "A", retificado, 60 x 60 cm!

1- Aqui no dia da mudança, nas salas!

2- Na cozinha!

3- Na lavanderia, cozinha e nas salas!

4- Nas salas de estar e jantar!

5- Na sala de estar!

6- Na cozinha, salas, lavabo, na escada que desce para o andar térreo e no Hall de entrada!

7- Nas salas!

8- Na sacada!

Meus pisos ficaram expostos praticamente a obra toda, então eram pedreiros caminhando por cima e arrastando coisas! Nem para cobrir eles se deram ao trabalho, aff... Como foi meu arquiteto que administrou, ele que deveria exigir esses cuidados, pois se houvesse estragos seria ele quem arcaria com os prejuízos, nessa parte insatisfação total com os pedreiros relaxados e com o arquiteto descuidado! Mas pelo porcelanato ser de uma marca considerada boa e ter a camada super gloss não houve danos, graças a Deus! Mas a sujeira de cimento, tinta e poeira era tamanha, que foi limpa a casa diversas vezes e nada removeu... só depois de 1 mês morando na casa que o brilho começou a aparecer mesmo, mas ainda tem manchinhas pequenas a serem removidas! 
Bom, depois de muito pesquisar sobre o porcelanato e agora já com o uso vamos as dicas...

Cuidados na hora da compra


- Tem diversas marcas, modelos e cores no mercado! Geralmente os porcelanatos mais bonitos e de valor maior são os de placas maiores 1,00 x 1,00 cm, por exemplo. Dependendo da marca dessas placas maiores custam uma média de 100 reais o m², sendo que o meu 60 x 60 cm eu paguei na promoção 39,90 o m², dali alguns meses já estava 49,90 0 m² do mesmo. A diferença de valores é enorme! 
- As cores mais comuns são o bege ou pérola liso ou rajado, branco, café com leite que é bege escuro e preto. Gosto de estampas lisas, que dependendo de onde ser usada não polui muito a decoração. Mas penso que os rajados disfarçam mais a sujeira!
- Tem os pisos classe A e C, sendo os A de melhor qualidade, sem defeitos de fabricação e com garantia do fabricante, assim o valor normal de mercado ou se a marca for conceituada o custo é maior! Já os classe C vem com pequenos defeitos de fábrica, algumas marcas cobrem garantia  e outras não, esses defeitos aparecem no momento da instalação do piso, que vai ficar aparecendo uma ponta erguida, depois com o rejunte disfarça, mas se passar a mão sente um lado mais alto que o outro. Também na aparência do piso, olhando de perto se vê algumas manchas ou pontinhos. Além de ser de menor qualidade por apresentar defeitos, nem que mínimos, alguns começam a descascar as bordas com o passar do tempo, já por serem mais porosos e alguns ficaram desnivelados!
- Não cheguei a ver porcelanato polido que não seja retificado, que são as juntas fininhas e que ficam muito próximas na instalação, podem colocar rejunte de 1 cm de distância e alguns casos nem necessita de rejunte! Mas não se aconselha muito pelos vendedores ficar sem rejunte, pois os pisos vão se dilatando com o tempo e dai podem estragar com maior facilidade. Aqui usei rejunte de 1 cm de distância!

Prós do porcelanato polido


- Aparência brilhosa, lindo!
- Muito fácil de limpar e manter limpo!
- É um piso frio, ótimo para regiões quentes! Como aqui no sul faz um inverno rigoroso, optei por usar laminado nos quartos, que é um piso quente!
- Super resistente! Tanto que o meu foi agredido durante a obra e mesmo assim ficou brilhando e sem riscos!

Contras do porcelanato polido


- Ele é mais escorregadio quando molhado do que os porcelanatos foscos (acetinado e esmaltado)! Por isso não é aconselhado o uso no banheiro e em áreas externas e molhadas. Mesmo assim usei na cozinha, na lavanderia e na sacada e estou amando pela praticidade e beleza! Nos banheiros, menos no box, eu me arrependo de não ter usado, porque sempre uso tapetes e isso evita escorregões!
- Cuidado para não manchar! Sempre que cair água, suco ou qualquer líquido, o aconselhado é limpar imediatamente, pois por ser bem poroso ele absorve rapidamente, e dai fica aquela mancha por dias, até ir saindo com a limpeza!
- Cuidado com produtos químicos e abrasivos na hora da limpeza, para não danificar a camada de gloss que a maioria possui, os que não possuem essa camada ficam ainda mais vulneráveis a manchas e em ficar opacos, parecendo engordurados! 
- Por serem brilhosos, ficam parecendo um espelho em contato com a claridade da luz solar ou a noite das lâmpadas! Com isso, aparecem com maior facilidade as sujeiras! Mas a praticidade é muito grande em limpá-los, basta varrer e pronto! Lavar apenas uma vez por semana já garante um brilho lindo!
- Porcelanato branco ou preto apenas para quem tem empregada doméstica em casa! Se não você ficará escrava da limpeza! Já as demais cores que não são extremos, como o bege, pérola, café com leite vão mesclar bastante as sujeirinhas e ainda não ficar tão espelhados, pois com a luz solar eles aparentam serem mais claros!

Dicas de Limpeza do porcelanato polido


- Cuidado com produtos químicos e abrasivos na hora da limpeza, para não danificar a camada de gloss que a maioria possui, os que não possuem essa camada ficam ainda mais vulneráveis a manchas e em ficar opacos, parecendo engordurados! Para isso o ideal é lavar apenas com água, um pouco de álcool líquido, saponáceo líquido e amaciante de roupas! Essa combinação tem deixado meu porcelanato limpo, desinfetado e super brilhoso!!! O álcool além de desinfectar, ajuda a secar o piso mais rápido e remove manchas de tinta, o amaciante limpa e deixa um cheiro gostoso pela casa, e o saponáceo líquido remove sujeiras e manchas! Pode ser usado vinagre branco no lugar do álcool! 
- Usar detergente de lava louças neutro (40 gotas) junto da água e do saponáceo líquido, para tirar a gordura do piso, caso ele já não esteja mais tão brilhante como antes!
- Para remover encardido dos rejuntes passar uma escovinha com bicarbonato de sódio e vinagre, fazer uma pastinha e aplicar! Por enquanto o meu rejunte está claro apenas lavando normal com essa mistura acima!
- Não usar produtos de limpeza comuns, a não ser próprio para porcelanato polido! Pois começa a agredir os poros do piso e podem danificar com o passar do tempo, deixando opaco e manchado!
- Usar capachos na porta de entrada e nas portas externas que dão acesso ao interior da casa é muito importante! Assim a sujeira mais grossa dos calçados fica retida nos capachos e evita arranhar e sujar o piso. Também colocar tapetes dentro de casa, principalmente na cozinha e nos banheiros em frente a pia. Uso aqui em casa capachos e tapetes e eles ajudam muito a reter a sujeira, depois só bater e limpar eles, que a casa se preserva por mais tempo limpa!

9- Olha meu porcelanato com a cor original Pérola, mais clarinho, brilhoso e rejuntes limpos!

Perceberam que as outras imagens acima, o porcelanato parecia ser mais escuro? Era sujeira pós obra mesmo e pouca iluminação da foto! rsrs

10- Meu Hall de Entrada com o porcelanato limpinho e mais clarinho, bem diferente da cor do piso nas primeiras imagens né? rsrs

Sei que a maioria de vocês usou porcelanato polido também, qual foi a marca, cor e tamanho que vocês escolheram?

E quem tiver mais dicas de limpeza, prós ou contras para acrescentar, não deixe de comentar!!

Assista abaixo meu vídeo, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)


Consultoria de decoração online: Receba dicas e 3D para sua casa com valor acessível
Curso online de decoração: Se torne especialista em decoração de interiores
Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover