Construindo Minha Casa Clean: 05/22/14

Quartos Decorados Maravilhosos!!! Confira as Dicas!


Elegantes e aconchegantes!


A principal função de um quarto é proporcionar-nos uma boa noite de sono. Isso significa que independentemente se trabalhamos no quarto, ou recebemos visitas nele, ele deve ser decorado com a finalidade de garantir um sono tranquilo. O maior problema da decoração do quarto reside no fato de que ele acumula diversas funções em um mesmo ambiente: pode ser usado para estudar, ler, ver TV, dormir, conversar, escutar música etc., o que dificulta a organização. Como já vimos, desorganização e decoração não combinam, pois uma vez que a casa esteja desarrumada, é impossível ver a decoração criada. Por isso, também é necessário uma quantidade variada de mobiliário na composição de um quarto. Selecione quartos modernos para tirarmos muitas ideias para nossa casa... Vamos nos inspirar!


1- Luxo!

O mobiliário do quarto pode variar de acordo com as funções e o tamanho que o ambiente apresenta, mas, de modo geral, é comum encontrar nesse ambiente: camas, armários, criados-mudos, baús, cômodas, mesas e cadeiras. Entre os elementos que ajudam a compor o quarto, podemos ter: tapetes, almofadas, televisão, computador, abajures, etc.

Para pensar na decoração desse cômodo, você pode seguir um roteiro de perguntas que podem ajudá-lo a identificar os problemas desse ambiente.

• O dormitório propicia um sono tranquilo?
• A cama, os travesseiros e o colchão estão em bom estado?
• Os armários, os criados-mudos e as cômodas estão cheios de objetos desnecessários?
• O que é possível ir para outro local?
• O que você não gosta no seu quarto?

Depois de responder a essas perguntas, você vai conseguir entender melhor suas necessidades de mudança, e o que deseja para o ambiente. Em seguida, você deve pensar nas medidas de seu quarto e do mobiliário. Veja, a seguir, algumas dicas a respeito dos móveis.

Móveis

Criado-mudo: serve de apoio para diversas tarefas, como guardar documentos, óculos para leitura, livro de cabeceira e peças íntimas. Para escolher o modelo, você deve pensar em quantos objetos vão entrar nesse móvel e quais são os que mais utiliza. A partir disso, você pode escolher um móvel com mais ou menos gavetas.


2- Neutro!

Caso opte por dois criados-mudos em seu quarto, como é o caso dos quartos de casal ou de pessoas que dividem um mesmo ambiente, você deve ter claro o estilo decorativo que quer adotar para esse cômodo, pois ele vai ditar a composição dos móveis. Para um ambiente formal, por exemplo, opte por criados-mudos iguais, já para uma composição mais informal, prefira peças diferentes que se adaptem às necessidades de cada um dos usuários. Lembre-se apenas de combinar cores, texturas, tamanho, etc.


3- Amei os pendentes de cristais e a parede com pastilhas brilhosas!

O tamanho padrão de um criado-mudo é de 50x40 cm e 55 cm de altura, mas esse tamanho pode variar de acordo com as suas necessidades e com a proporção de seu quarto. Lembre-se que camas muito baixas não devem ter criados muito altos e vice- versa.

Camas: elas possuem diversos tamanhos e estruturas, por exemplo: com ou sem guarninção na cabeceira ou nos pés, com gavetas ou baús, com uma cama extra, entre outros modelos.


4- Detalhe do móvel rústico nos pés da cama e do puffe moderno!

Para criar diferentes estilos, é preciso levar em conta a cabeceira, o colchão, o tipo de cama, material, etc. Por exemplo, uma cama com estilo oriental costuma ser mais baixa, já uma cama com estilo clássico pede cabeceira alta. Camas sem cabeceira ou guarnição nos pés quase não interferem na composição do quarto, por isso são as mais fáceis de serem adotadas para qualquer estilo, principalmente o minimalista. Se for optar por um estilo rústico, as camas de madeira são as melhores opções.


5- Super moderno!

O ideal é que as camas sejam colocadas em paredes cegas, isto é, em paredes que não possuem janelas, pois as janelas podem trazer friagem, luz, poeira e barulho, alterando a qualidade de sono, e trazendo doenças indesejáveis, como gripe e alergia. Além disso, a cama sob as janelas restringe o acesso da abertura e fechamento delas. As camas ficam melhores quando centralizadas nos quartos e não encostadas em paredes, por isso a distância sugerida entre a parede e a cama é de no mínimo 60 cm. Tome cuidado também com a distância entre o armário e a cama. Essa distância precisa ser suficiente para que a porta do armário possa abrir sem restrições. Caso não haja espaço suficiente, opte por um armário com portas de correr.


6- Lustre, quadros do Romero Britto e muito bege!

Veja abaixo o tamanho padrão das camas no Brasil:

Tipo de cama

Medidas:
Solteiro: 88x188
Viúva: 128x188
Casal: 138x188
Queen: 158x193
King: 193x203

Como escolher um colchão?

Para escolher um bom colchão, leve em consideração o seu peso e horas de sono. O colchão é um item importantíssimo, pois é ele quem ajuda garantir uma boa noite de sono, além de preservar a saúde de nosso corpo, evitando, por exemplo, dores nas costas. Sem contar que é um item que deve ser escolhido com cuidado, pois possui alta durabilidade. Eles podem ser de mola, espuma ou ortopédico (com uma madeira no meio). Quanto maior a densidade do colchão, maior a rigidez.

7- A cama fica escondida pelas portas de correr espelhadas!

Cômodas: são escolhidas principalmente quando há problemas na estocagem de roupas, jóias, piajamas, etc. ou falta de móveis para eletroeletrônicos. Quando bem utilizada, pode se tornar um centro de interesse no quarto.


8- Cômoda branca maravilhosa!

Outros elementos

Tapetes: é uma excelente opção decorativa, além de funcional. É preciso que ele possua textura agradável. Use tapetes laterais à cama.


9- Tapete felpudo!

Pisos: cerâmicas, porcelanatos e mármores são pisos frios e em regiões com inverno rigorosos devem ser evitados, pois tira o aconchego do quarto. Para esse ambiente, o ideal é utilizar pisos quentes, como de madeira, vinílicos ou laminados.


10- Cama linda com branco e bege!

TV/DVD: a posição ideal da TV no quarto é aquela em que nem os pés nem a cabeça atrapalhem a visão. O DVD não deve ser colocado junto com a televisão e o aparelho da TV a cabo, pois podem sobrecarregar o ambiente.


11- Moderno e sofisticado!

Cadeira ou poltrona: é uma boa opção para colocar a roupa que acabou de ser tirada ou para sentar e calçar os sapatos. Além disso, podem ser utilizadas para leitura, para utilização de notebook, para recepcionar amigos e também como móvel extra para refeições ou recepções com muitas pessoas.


12- Imponente e clean! Poltrona perfeita! 

Mesa para estudo: é um elemento fundamental para quem tem crianças ou adolescentes em casa. Também é útil para universitários ou pessoas que gostem de trabalhar em casa. Também é ideal para quem gosta de organizar o orçamento da casa.


13- Detalhe da bancada branca com cadeira transparente!

Cores: tons tranquilos, neutros e relaxantes são ideais para a pintura dos quartos. Verdes suaves, matizes de lilás, tons pastéis podem proporcionar uma melhor relação com esses ambientes. As cores vibrantes podem prejudicar o repouso, por isso elas são recomendadas para pequenos elementos decorativos, como edredom, abajur, enfeites, etc. Caso você queira, mesmo assim, uma cor vibrante em seu quarto, opte pela parede que fica na cabeceira da cama, pois ela costuma ser menos visualizada no momento do sono.


14- Lilás trazendo conforto!

Iluminação: os quartos não requerem grandes projetos no que concerne a iluminação. Tenha em mente que o ideal é ter apenas um ponto de luz central que seja responsável pela iluminação de todo o ambiente, além de dois pontos para os abajures ou luminárias, próximos das mesas laterais.


15- Amo esses pendentes quadrados de cristais!

Meu quarto preferido foi o 12! Não mudaria nada se fosse meu!! :)
E o de vocês?


Que tal fazer um Curso de Decoração?

Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover