Construindo Minha Casa Clean: 07/21/14

Casa Gaúcha Maravilhosa e Protegida pela Fachada!!!


Moderna e com privacidade!


Essa casa fica próximo a Porto Alegre, que também é pertinho da minha cidade, então quando vi a publicação fiquei admirada com a arquitetura que foi usada nessa obra! E por ser aqui da minha terrinha, não poderia deixar de compartilhar no blog com vocês!! rsrs... Essa matéria foi publicada no site da Casa Abril - Revista Arquitetura e Construção. "Ver os filhos crescer em segurança e perto da natureza, num lugar tranquilo, longe do barulho dos carros... quem não quer? “Este condomínio fechado reúne essas características”, lembra a moradora. Uma, porém, pegou o casal de surpresa: é proibido erguer cercas ou muros – itens que, para muita gente, representam a conquista da privacidade. Mas nem sempre precisa ser assim. A casa transparente, integrada ao cenário e naturalmente iluminada que a família desejava foi possível da mesma forma, sem comprometer a intimidade. “Usamos a própria construção para proteger as salas e os quartos”, conta o arquiteto Carlos Mayresse, sócio de Juliana Piletti e Juliano Spader no escritório 4d-arquitetura, de Porto Alegre." Mas a matéria não mostra apenas a fachada, mostra a cozinha lindíssima, o mezanino de vidro e a área de lazer! Ficaram curiosos? Então venham comigo se inspirar!!!

"A casa se divide em três blocos. No do meio, encontram-se as áreas social e íntima. Para resguardá-las, os arquitetos posicionaram os dois outros volumes nas laterais. O da direita abriga a garagem e o escritório. O trecho à esquerda, um pouco mais atrás, recebeu cozinha, lavanderia e quarto de serviço. Projeto: 4d-Arquitetura"

"Estrutura mista: Enquanto o térreo aposta no concreto, no andar superior comparecem vigas e pilares metálicos. Eles sustentam lajes pré-moldadas treliçadas (30 cm de espessura), cujos trechosem balanço chegam a 6 m. “Se as apoiássemos sobre vigas de concreto, estas precisariam ser muito robustas. O aço proporciona peças mais delgadas”, diz Carlos. Como não se orçou o uso de estrutura de concreto nesse andar, é difícil comparar custos (o aço costuma sair mais caro). Mas, no prazo, o investimento compensou: em 15 dias o esqueletodo segundo piso estava pronto."


"A escada combina a leveza da estrutura metálica (Parthenon) com a transparência dos degraus de vidro laminado 20 mm (Curvex). As chapas têm película antiderrapante. Projeto: 4d-Arquitetura"

"Uma cozinha bem equipada, com ares de espaço gourmet, foi outra encomenda dos moradores. Pedido atendido com uma bancada ampla, desenhada pelo escritório e feita de Silestone pela Ornamentto. Um totem de cumaru envolve a geladeira e os fornos. Projeto: 4d-Arquitetura"

"Casa gaúcha que se preze tem churrasqueira – e aqui ela está na cozinha (vizinha ao forno de pizza, na parede revestida de madeira) e no anexo de lazer. O balcão tem duas alturas: 0,90 m na área de trabalho e 1,10 m na de refeição. Projeto: 4d-Arquitetura"

"Área: 494 m2. Ano do projeto: 2009. Conclusão da obra: 2011. Projeto e execução: 4d-arquitetura. Projeto estrutural: André Souto. Projetos elétrico e hidrossanitário: LP Engenharia. Projeto: 4d-Arquitetura"

"Uma passarela liga a suíte máster aos quartos dos flhos, formando um mezanino. Abaixo dele, a sala tem pé-direito duplo (6,10 m de altura). Projeto: 4d-Arquitetura"

"A projeção das lajes forma varandas como esta, junto da piscina – posicionada na face norte do terreno, a fm de garantir banhos de sol o dia todo. Localizada logo à frente, a garagem evita que os ventos atrapalhem a diversão. No piso, deck de madeira, grama e placas cimentícias 1 x 1 m (Solarium) convidam a andar descalço. Projeto: 4d-Arquitetura"

Expostas na fachada, as superfícies de madeira, concreto e metal exigem cuidados para resistir às mudanças do clima. As ripas de cumaru foram protegidas com impregnante (Cetol, da Sparlack). Já as vigas de aço receberam verniz naval à base de poliuretano. No concreto, aplicou-se resina hidrofugante (Jimo). Todos esses acabamentos requerem reaplicação em intervalos que vão de 18 a 24 meses. “Sem esquecer de lixar cada material antes da pintura”, lembra Carlos Mayresse. Projeto: 4d-Arquitetura

"O lote possui nos fundos um aclive de 4,50 m. Na porção mais alta, construiu-se a área de lazer. Em primeiro plano na foto aparece a piscina, revestida internamente de pastilhas de vidro 2 x 2 cm, em três tons de verde (Porto Design). Projeto: 4d-Arquitetura"

"Na construção anexa, a pedida é reunir os amigos no espaço da cozinha ou curtir a sala ao lado, onde fca a TV. A ilha de preparo leva granito preto são gabriel e Silestone (ambos da Ornamentto). O piso é de porcelanato 80 x 80 cm (Roca). Projeto: 4d-Arquitetura"


Amei a casa e as dicas sobre a estrutura da obra!
E claro, fiquei babando na cozinha, na estratégia da churrasqueira que serve tanto para cozinha como para área de lazer... Sem esquecer a escada e o mezanino de vidro maravilhosos!!!

E vocês gostaram?
Não saia sem comentar, viu!! :)

Que tal fazer um Curso de Decoração?

Leia Mais ►

NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover