Construindo Minha Casa Clean: Dúvida da Leitora Maria Caroline! Decoração das Salas Pequenas!

Dúvida da Leitora Maria Caroline! Decoração das Salas Pequenas!


Vamos decorar a casa da leitora?


Venho compartilhar com vocês a dúvida da querida Maria Caroline Britto! Que está construindo sua sonhada casa e precisa de ajuda na decoração. Assim ela chegou até mim: "Grazi, me chamo Carol tenho 20 anos e pretendo me casar no final desse ano. Sou muito fã do seu blog, depois que começaram a construção da minha casa adoro ficar na net pesquisando coisas e coisas. Seu blog é o meu preferido, você tem ótimo gosto, entro no blog todos, todos os dias. A minha dúvida e preocupação é com a sala. Na minha casa a sala de estar ficou junto com a de jantar e a cozinha separada. Eu acho muito pequena (o meu noivo acha que é enorme pra nós dois) e tenho medo de poluir o ambiente, como você diz sempre menos é mais. Pois bem, na parte de baixo da minha casa ficou uma sala que é pra ser a sala de estar e jantar, um quarto, um banheiro, a cozinha e a garagem. Pensei em fazer desse quarto a sala de TV e a sala de estar colocar só o sofá com tapetes. Ahhhh e se você puder me ajudar com sugestões para o piso e as paredes, rsrs. Grazi confio muito em seu bom gosto e sei que as suas sugestões vão me ajudar bastante." Seja muito bem-vinda ao blog Maria! Obrigada pelo carinho e por creditar sua confiança em mim!!! Fico feliz em saber que gosta do meu cantinho virtual! Saiba que será um prazer poder te ajudar a decorar sua linda casa!!

Minha ideia para sala da Maria!

"Bom, tem uma sala que achei no seu blog que gosto muito, só que nela a sala de TV é integrada também e na minha casa isso não será possível. As cores dessa sala eu gosto muito, mas sua opinião será muito bem vinda se caso não der certo para a minha casa."


Quem acompanha o blog já sabem que os espelhos e as cores claras servem para ampliar os ambientes, porém quem está chegando agora nesse post podem estar tão perdidos como a maioria de nós estávamos um dia! Então sempre gosto de reforçar essas informações como muitas outras que são de praxe, mas cada casa é um caso, cada espaço é um desafio e se a leitora está com dúvida, certamente muitos outros que estarão lendo aqui estão nesse mesmo dilema com suas salas pequenas. Minha ideia como sempre é deixar aqui minhas dicas e ideias para deixar nossas casas mais modernas, aconchegantes e sofisticadas! Apostar em tons neutros não tem erro e sempre são bem-vindos! Quem gosta de cores pode investir nos detalhes e objetos que podem ser trocados com facilidade, assim evita de enjoar a decoração e deixar o ambiente com muita informação ou poluído visualmente. Agora vamos conhecer a casa da Maria...


Vista da cozinha para as salas integradas de estar e jantar e onde será construída a escada ao lado dessa parede!

Espaço do corredor na lateral da futura escada ao lado das salas!

 Sala de estar e jantar!

Maria, vou dar as informações como eu faria a decoração se essa fosse minha casa, imprimindo em cada detalhe minhas ideias e muito carinho pelo seu futuro lar! Como suas salas são pequenas, acho que você poderia usufruir o máximo possível desse espaço grande que você terá abaixo da escada, ali cabe poltronas e uma mesinha, que deixa super elegante! Já a ideia do jardim é ótima, amo jardins embaixo da escada, mas nesse caso penso que você também poderia usar esse espaço que é grande para fazer uma salinha e assim você faria um lindo jardim vertical na parede embaixo da escada e não no piso! 
Piso: Colocaria porcelanato polido bege claro nas salas. Lindo e funcional na limpeza!
Rodapés: Branco na marca Durafloor ou de porcelanato 15 cm embutido na parede.
Escada: Usaria mármore Travertino ou Crema Marfil, por ser uma cor bege claro, combina com os pisos e deixa sofisticado. Não usaria porcelanato na escada, pois geralmente não fica com bom acabamento devido ao tamanho das peças e rejunte. No corrimão usaria inox com vidro para deixar mais elegante ou apenas inox.
Paredes: Usaria a tinta acrílica fosca na cor creme claro, indico a tinta Incredible White ou Algodão Egipício.
Teto: Gesso tabicado com cortineiro.  
Iluminação: Spots de Led, pontos pequenos ao redor da parede. Na sala de estar um plafon de cristal e na sala de jantar outro plafon de cristal igual ou um lustre de cristal.

 Janelas e porta de entrada!

Cortinas: Colocaria cortinas de tecido na cor creme, areia ou bege claro, voal com forro blackout, do teto até o piso, deixando 1 cm de distância do piso, usando trilho duplo que ficará escondido pelo cortineiro. Fiz assim aqui na Casa Clean e amei! Pois o tecido traz aconchego, o blackout bloqueia a claridade para assistir TV e a cortina do teto até o piso amplia visualmente a casa.

Entrada para sala de estar!

"Cantinho da sala (naquela parede está sendo construída a escada) Debaixo da escada estava com bastante dúvida se iria fazer um barzinho ou um jardim, meu noivo preferiu o jardim, rsrs. Grazi, eu vou colocar porcelanato no piso e na escada,mas ainda não decidi qual vou usar só sei que quero uma cor clara. A cor das paredes também quero uma coisa mais clean."

Sala de jantar!

Vista da sala de jantar para cozinha!

Vou te passar 3 ideias de decoração, depois você decide qual mais gostou!

1- Sala de estar, TV e Jantar integradas com uma salinha embaixo da escada
Eu colocaria um sofá grande com chaise na cor bege ou marrom claro de costas para cortina, de preferência feito sob medida, para aproveitar bem seu espaço. Nessa parede lateral a janela eu colocaria o rack branco laca brilho e o painel da TV amadeirado marrom com espelhos nas laterais, sempre dou essa dica porque acho maravilhoso o efeito! rsrs... usar tapete bege claro com leve brilho e fofo. De costas para sala de jantar e de frente ao sofá eu usaria um recamier ou duas poltronas quadradas na cor branca ou bege. Nesse espaço onde será embaixo da escada eu faria um aparador espelhado nessa parede de canto, com papel de parede neutro e um espelho Veneziano. Na parede lateral embaixo da escada faria um jardim vertical em toda extensão da parede com plantas verdes e algumas flores tipo orquídeas ou bromélias. Colocaria duas poltronas na cor turquesa ou marrom escuro com uma mesinha com tampo de vidro entre as duas, onde você poderá sentar para usar a internet ou tomar alguma coisa com seu marido ou uma amiga, por exemplo. Já na sala de jantar colocaria espelho nessa parede de costas para cozinha, do rodapé até o teto, nela encostaria a mesa quadrada de vidro com base amadeirada escura. Sendo 2 poltronas de cada lado da mesa, somando 6 poltronas na cor bege claro. Em cima da mesa um vaso espelhado com orquídeas brancas! Na parede lateral poderia colocar espelho também do rodapé até o teto ou apenas papel de parede na cor neutra ou pedras canjiquinha, na largura da mesa, com duas arandelas com fachos de luz para cima e para baixo.

Ideia para cor das paredes, para cortinas, gesso, iluminação, poltronas e sofá!

Ideia do sofá, tapete, painel amadeirado e cortina!

Ideia do rack e do painel amadeirado da Tv, porém com as paredes laterais ao painel com espelho do teto até altura do móvel. Também ideia do tapete!

Ideia das poltronas marrom e do barzinho no painel da TV, detalhe das garrafas e da bandeja espelhada com taças e garrafas!

Ideia do aparador espelhado!

Ideia da salinha embaixo da escada!

Ideia do papel de parede e do vaso de flor para lateral da sala!

Ideia do papel de parede!

 Ideia da cor da escada e do corrimão e também dos móveis embaixo da escada!

Ideia do corrimão e salinha embaixo da escada!

Ideia do jardim vertical na parede embaixo da escada!

Ideia para o jardim vertical!

Ideia da mesa de vidro encostada na parede espelhada!

Ideia da mesa de vidro encostada no espelho da parede de costas para cozinha e na parede lateral com pedras ou papel de parede! Poltronas bege claro! Só que sem essas prateleiras, para ampliar mais a sala e a mesa!

Ideia da mesa quadrada de vidro encostada na parede contrária, nesse caso o espelho ficaria no lugar que está o papel de parede e nessa parede de costas para cozinha ficaria as pedras canjiquinha ou o papel de parede!

Ideia do lustre de cristal acima da mesa!

Ideia da mesa de vidro com base amadeirada escura e poltronas bege claro com tapete bege claro!

2- Sala de estar e Jantar integradas com sala de TV embaixo da escada
Nesse caso eu colocaria o sofá de frente a escada com as costas para parede da sala de estar! Embaixo da escada eu faria o painel da TV. Usando os mesmos elementos que na primeira opção acima, com espelhos, cores e tapete. Porém de costas para esse sofá você colocaria duas poltronas voltadas para sala de estar, de frente as poltronas colocaria um armário buffet branco laca brilho, com papel de parede neutro ou espelho do buffet até o teto. Nesse buffet com portas você poderia criar seu barzinho e guardar dentro acessórios da sala de jantar, como louças e toalhas. Em cima dele bandeja com taças, garrafas, porta retrato e um vasinho de flor! Tapete na cor bege claro igual da sala de TV. Porém na lateral desse sofá, em frente ao espelho do lado da cortina, colocaria um vaso grande tipo vietnamita na cor preto ou branco com planta verde.

Ideia da disposição do sofá voltado para escada e da TV embaixo da escada, porém naquele modelo de móveis e elementos que sugeri na primeira opção de decoração para sala!

Ideia do sofá de costas para as duas poltronas! Modelo e cor dos sofás e do espelho na lateral do painel da TV!

Ideia do aparador para o cantinho da parede embaixo da escada e para buffet na frente da sala de estar.

Espaço do corredor embaixo de onde será a escada

 Espaço embaixo da futura escada e corredor para cozinha!

Vista das salas para a cozinha!

3- Sala de estar/TV e Jantar integradas com jardim de inverno embaixo da escada
Usaria a mesma ideia da sala de estar da primeira opção de decoração, porém disposta como na segunda ideia, com o sofá de costas para escada, nesse caso embaixo da escada ficaria o jardim de inverno com plantas verdes e flores, como bromélias e alguns cactos, com pedras brancas para ficar bem clean e moderno! 

Sofá de costas para escada com painel da sala na frente! Se não quiser a TV nesse painel usa apenas para colocar objetos e faz a sala de TV no quarto! Detalhe que ao lado da cortina está a parede espelhada com vaso de planta!

Ideia do jardim de inverno embaixo da escada!

Fotos: Google imagens

E então, gostaram?
Qual a ideia que vocês preferem? Eu fico com a opção 3!!! 

Quem estiver nesse mesmo dilema, com dúvidas de como decorar a casa, escritório ou loja e quiser minha consultoria de decoração online com valor acessível, para qual tinta usar, iluminação, cor, tipo e disposição dos móveis ideal para seu espaço, envie suas dúvidas e fotos dos ambientes para o meu e-mail, que além de eu oferecer minhas dicas e ideias, irei publicar aqui (se preferir) para os leitores se inspirarem e opinarem. Dúvidas respondo a todos apenas nos comentários aqui do blog!
Consultoria de interiores através do e-mail casadagrazi@gmail.com

***Compre produtos para decorar e mobiliar sua casa na loja Casa Clean AQUI***

Que tal fazer um Curso online, barato e com certificado de Decoração?

9 comentários:

  1. Olá Grazi,
    Nossa já fiquei feliz pela Maria Caroline, pois estou na mesma situação dela, com uma diferença: já estou morando na casa e não tenho a mínima ideia por onde começar, pois vou comprar item por item (sem condições de comprar tudo de uma vez só rsrsrsrsrs) e aí vem a dúvida, será q o sofá vai combinar com a sala de jantar, que será q vai combinar com a cozinha?????? São muitas dúvidas pra uma pessoa só rsrsrsrs.
    Eu ficaria com a primeira opção, pois AMO recamier e ele está na minha lista de aquisições e adorei tbém a ideia de espelho nas laterais do painel.
    Já fiquei imaginando se seria possível adaptar essas ideias na minha casa rsrsrsrs.
    Vc não sabe como fiquei feliz com esse post.
    Parabéns!!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!
      Obrigada pelo carinho!! Saiba que fico mais feliz ainda em saber que te ajudou! :)
      Quando a gente está na casa parece que dificulta mesmo, rsrs... sei por mim, ainda mais que temos a tendência de nos acomodarmos um pouquinho e vão surgindo novas prioridades e não concluímos logo né? Sabe que essa primeira opção é muito aconchegante para salas bem pequenas, porque logo entra na sala e já está ali o sofá de costas para cortina e o home lindão na entrada. E nesse caso se a Maria quiser colocar jardim embaixo da escada também pode!!
      Beijão!

      Excluir
  2. Olá... vou deixar uma dica pra Maria Caroline: se eu fosse você, fecharia a janela maior na parede da entrada e não deixaria as duas outras janelas, eu abriria essas e faria uma única janela grande. Colocaria um sofá de canto virado para a parede da janela. Onde a janela foi fechada, eu colocaria o painel de tv. Beijão e boa sorte na casa nova. Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Obrigada pelo pitaco!!! Comenta sempre viu, amo novas ideias! :)
      Assim também ficaria lindo!! Só acho que pela sala ser bem pequena, desse jeito a TV e o rack iriam interferir no espaço de circulação da porta, tipo se bater na TV e no móvel que avança alguns centímetros para frente. E quanto as janelas iria mudar a parte arquitetônica da fachada.
      Beijão!

      Excluir
  3. Olá Grazi,
    Estou sem palavras com o seu bom gosto, não tinha nem ideia de como decorar as salas e você conseguiu fazer três opções.
    Grazi, você está de parabéns, seu ótimo gosto me surpreende.
    As três opções ficaram perfeitas, mais prefiro a terceira. Espero logo, logo poder envias as fotos.
    Grazi, obrigada mesmo de coração, você me deu uma luz rsrs.
    Bjos grande!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Obrigada pelo carinho!! Você não imagina como fico feliz em saber que gostou!!!
      Modéstia sua viu, faço tudo com muito carinho e dedicação, pois amo ajudar de alguma forma! Eba!!! Quero muito ver depois de pronto!! E vau ser um prazer divulgar aqui no blog sua linda casa para inspirar a todos nós! :)
      Beijão!

      Excluir
    2. Ah, se você conseguir fazer um painel do home amadeirado grande igual esse da imagem, com um sofá semelhante a esse na cor e modelo, ficará perfeito! Já olho para esse sala imaginando a sua! rsrs... e na parede lateral ao home ficará lindo espelho para ampliar mesmo seu espaço e dar ar de continuação do espelho na outra lateral do home do lado da janela!
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Grazi, td bem?
    Vc já me respondeu várias perguntas pelo facebook!!! rsrsrs
    Agora vou fazer mais uma, se não incomodar né?!
    Minha sala vai ser quase parecida com essa que tem a porta e as duas janelinhas compridas.
    Só que a minha entrada é a porta e do lado já vem as duas janelas.
    Quero porta pivotante e gostaria de fazer as janelas pivotantes tb de 1,20m de altura por 40cm de largura, mas meu dignissimo marido quer fazer uma janela só, de correr, de 1,20m de altura por uns 1,40 de largura.
    O que vc acha??
    Ahhh outra perguntinha, minha casa não é em codominio fechado, é em bairro normal. Vc acha que fica feio colocar grades nas janelas, por questão de segurança?? Pq fica lindo sem grade né, Mas tenho medo, pq quando faz calor, se tiver grades, posso deixar tudo aberto sem medo né? O que acha tb?

    Beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin!
      Tudo!! Capaz mesmo, fico feliz em ajudar, rsrs
      Eu prefiro a janela de correr, acho que a fachada fica mais bonita... mas a ideia da pivotante fica mais segura porque ninguém consegue passar no vão estreito. Colocar grade não fica bonito... dai o jeito é colocar portão e cerca elétrica no pátio!
      Beijos!

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover