Construindo Minha Casa Clean: Dúvida da Leitora Raquel! Decoração das Salas!

Dúvida da Leitora Raquel! Decoração das Salas!


Dicas e Inspirações de Salas Integradas!


A leitora Raquel Alves é minha conterrânea aqui do RS e precisa de pitacos para sua linda casa! Então venho compartilhar com vocês, para quem quiser opinar ou apenas se inspirar com minhas dicas e ideias! Ela tem suas salas de estar e jantar integradas com a cozinha. Vem comigo...

1- Ideia para sala de jantar!

Essas são as dúvidas da Raquel: "Escrevo para pedir um help para minhas salas de jantar e estar integradas... Minha casa está pronta, privilegiei a confecção da cozinha, os móveis já estão quase chegando!!! Serão em tom Jangada e amarelo cajá da Todeschini. A foto do projeto da cozinha não mostra exatamente as cores como elas serão... Eu te sugiro colocar no Google: Cajá e Jangada Todeschini, aí vão aparecer fotos de ambientes com essas cores, aí sim tu terás uma noção! Ainda não escolhi a pedra da cozinha, esperarei ela ser montada, na bancada que aparece nas fotos também será colocada a mesma pedra! E pensei em 3 banquetas, com 3 pendentes acima!"


Bancada da cozinha da Raquel!


Cozinha!


Projeto da cozinha da Raquel!

Raquel, sua casa é linda e super moderna! Amei tudo, inclusive a cor das paredes. Na verdade sua casa tem a mesma disposição de ambientes que a minha, até com a lareira entre as duas salas! Amei o projeto da sua cozinha, ficou lindo. Parabéns! Acho que a pedra ideal para sua cozinha é a branca, silestone ou quartzo stone branco, pois seu projeto é super moderno e exige uma pedra industrializada moderna, o valor custa bem mais que granito que é pedra natural, com certa porosidade comparado a pedra industrializada que não mancha, nem risca, mas vale a pena. Até nesse ponto indico uma empresa de SP no final do post e tem o valor diferenciado, em média 1.200 reais o m² do quartzo stone (chinês) com 10 anos de garantia, enquanto aqui no sul está na média de 2 mil reais a mesma pedra. (Ver com eles a disponibilidade de entrega para cada região do país, para quem for fora de SP vale a pena orçar pedras para casa toda ou um projeto maior - cozinha, lavanderia, escadas, piso, banheiros). Já a ideia de gastar menos, média de 500 reais o m², indico o granito branco siena ou branco Dallas, pois ele puxa para o cinza claro, dai você terá que impermeabilizar e cuidar com manchas. Já o granito preto acho que deixará sua cozinha muito pesada visualmente e masculinizada, nada clean e aconchegante. A ideia dos 3 pendentes sobre a bancada americana é ótimo, podem ser redondos ou gotas de inox, e as poltronas na cor branca ou preta!

2- Ideia da cozinha amarela com granito branco siena!

3- Ideia da cozinha amarela com pedra silestone ou quartzo stone branco puro!

"Então agora o foco é na área social, as peças são grandes e isso me preocupa, a lareira é no meio dos dois ambientes e à sua frente tem a escada e o painel elétrico que precisa ser escondido, mas com acesso fácil para ligar/desligar disjuntores. O ambiente da esquerda da lareira é a sala de jantar e o da direita de estar. Integro a lareira com a de estar?? Que opção de revestimento para a lareira tu sugeres? Comprei a casa assim, então não escolhi esse granito cinza... Mas não queria obra, posso só revestir? Na sala de estar, a parede da TV ao fundo e ao lado direito da lareira fica de frente para o hall de entrada, tv pede sofá de frente né? Mas daí o sofá ficará de costas para a entrada da casa... Dúvida cruel..."


Sala de estar e hall de entrada!

Bom, se você deseja uma casa mais sofisticada e elegante terá que usar mais cores neutras e alguns toques amarelo, como nas almofadas, mesinha lateral de sofá ou no vaso de flor. Se quiser uma decoração mais descontraída, retrô e menos elegante, poderá usar amarelo nas poltronas, na cristaleira ou até no tapete. Vou opinar para deixar mais elegante e menos poluído visualmente possível, pois não podemos esquecer que o "menos é mais" na decoração! rsrs... No hall de entrada eu colocaria um aparador espelhado, amadeirado rústico ou amadeirado branco. Papel de parede de cor neutra bege com leve brilho e um espelho acima do aparador na parede, poderia ser quadrado centralizado com o aparador ou do aparador até o teto. No aparador você pode colocar um ou dois porta retratos do casal e outro de uma viagem! Um bandeja espelhada com taças e um vaso de flor de vidro com flores brancas, orquídeas ou copo de leite. Embaixo do aparador pode usar dois garden seats amarelos ou prata. 

4- Ideia do hall, do papel de parede, aparador, garden seats e espelho!

5- Ideia do hall com papel de parede ou mosaico de pedras! Aparador rústico!


Salas integradas!


Sala de estar!

Na sala de estar eu colocaria uma cortina de tecido voil com forro, na cor areia ou cinza claro. Do teto até o chão, deixando 1 cm distante do piso. Como você não tem cortineiro de gesso, poderia usar varão de inox. Eu colocaria um sofá grande e super confortável com chaise bem em frente a lareira, que seu início começasse nessa viga lateral do hall, deixando espaço de circulação atrás e nos lados do sofá. Colocaria almofadas cinza escuro e azul turquesa, que super combina com amarelo. Na lateral de frente a janela, eu colocaria suas duas poltronas lado a lado, estofaria com tecido tipo camurça ou aveludado azul turquesa, sem almofadas. Na lateral do sofá de costas para sala de jantar, eu colocaria um recamier na cor preto ou cinza escuro. Sua lareira você pode trocar a pedra por outra, não dá muita quebradeira, eles removem e substituem rapidinho, eu colocaria o mármore Crema Marfil. Usaria um tapete bege grande e macio e uma mesinha lateral a seu sofá, na cor amadeirada ou amarelo. Sua lareira você pode revestir com papel de parede na cor cinza claro ou bege com leve brilho, também com painel amadeirado. Essa parede lateral a lareira ao lado da janela, você pode colocar quadros com fotos de viagens, pode ser preto e  branco e fazer tipo um barzinho, colocar um balcão branco e embaixo frigobar e adega. Na iluminação usar spots de Led ao redor da sala e um plafon de cristal no centro da sala, basta pedir para o eletricista puxar o fio.

6 -Ideia do sofá na cor cinza claro com almofadas cinza escuro ou turquesa e bege, das poltronas de costas para janela, da mesinha redonda lateral amadeirada!

7- Ideia da lareira revestida com madeira! Detalhe que essas salas tem a mesma disposição das suas, com a sala de jantar e cozinha na lateral!

8- Ideia da do mármore Crema Marfil na lareira!

9- Ideia das cortinas areia ou bege claro, dos sofás de frente a lareira e poltronas bege na lateral!

10- Ideia de sofá marrom, tapete bege e mesinha de centro rústica!

11- Ideia de painel amadeirado na lareira!

12- Ideia da lareira amadeirada com mármore Crema Marfil e das cortinas cinza claro! Ideia da iluminação com spot de Led ao redor da sala!

13- Ideia da lareira Crema Marfil, sofá marrom claro, espelhos nas laterais, tapete bege, poltronas marrom escuro, detalhe do bar com frigobar, prateleiras de vidro com garrafas, taças, na parede colocar quadros de viagens!

Poltronas da Raquel que ela deseja manter!

"Outra dúvida é a iluminação, já tenho a sugestão do construtor, que deixou fios pendurados, mas sempre laterais, sempre quis ter um lustre no centro da sala de jantar, então isso terei que mudar, o que achas? Tapetes também são prioridades, pois esse porcelanato polido creme é lindo, mas aparece muuuuito qualquer grão de sujeira.... Minhas preferências são para madeira de demolição na sala de jantar, um rústico chique... E tanto na sala de estar quanto de jantar gostaria de um padrão de cores para combinar de certa forma com a madeira e o amarelo cajá da cozinha... No estar penso em cinza com amarelo... No jantar madeira de demolição com objetos amarelos. Também não te falei que amo fotografia, então não penso em decorar paredes com quadros, etc, mas com algumas de minhas fotos, a gente gosta de viajar bastante, então tenho fotos muito legais de paisagens! Pensei em algumas grandes em preto e branco... E algum espaço, tipo mural, para quadros de fotos pequenas. Quero utilizar essas duas poltronas que já tenho, talvez eu tenha que forrá-las com outro tecido para combinar, mas não tem problema!"


 Sala de jantar da Raquel!

Na sala de jantar eu colocaria uma mesa grande de madeira, com tampo de vidro, quadrada ou retangular de 8 lugares, bem no centro da sala! Uma cortina e tapete igual da sala de estar para deixar tudo em harmonia! No centro da mesa pede um lustre de cristal grande e imponente!


14- Ideia da mesa de jantar amadeirada retangular de 8 lugares, com tampo de vidro, poltronas estofadas bege, tapete bege e para parede do quadro elétrico a ideia do aparador/buffet amadeirado com quadro!


15- Ideia da mesa rústica com poltronas creme! Vasos com orquídeas brancas para deixar bem elegante!


16- Ideia para pendente de cristal, mesa rústica com tampo de vidro!


Parede de frente a cozinha!

Nessa parede eu colocaria espelho centralizado no meio da parede, do rodapé até o teto, e na laterais painéis de madeira! Um aparador branco grande! E nessa parede do lado da porta, poderia colocar papel de parede igual da lareira, cor bege neutro, também poderia colocar uma cristaleira de madeira de demolição ou na cor amarela, com portas e prateleiras de vidro!


17- Ideia da parede, do aparador branco e da mesa quadrada de 8 lugare com poltrona amadeiradas com forro bege!


18- Ideia da cristaleira rústica!


19- Ideia da cristaleira amarela!


Parede com quadro de iluminação!

Nessa parede em meio a escada e o hall, eu colocaria um espelho do rodapé até o teto e uma arandela de cristal nesse ponto de luz! Já nessa parede com o quadro de luz eu colocaria um buffet amadeirado ou branco alto brilho, e na frente desse buraco colocaria um quadro abstrato neutro para deixar mais sofisticado! Quando precisar abrir a caixa, basta remover o quadro. Caso queira, também fica lindo um quadro grande preto e branco de um ponto turístico, como Paris ou Londres. Outra ideia é criar um painel de MDF com nichos espelhados bronze ao fundo, onde você colocaria objetos de decoração. Então quando precisasse abrir o quadro elétrico, só removeria esse nicho.

20- Ideia do aparador, mas no caso com portas para guardar toalhas de mesa e aparelho de jantar, e do quadro abstrato!

21- Ideia do nicho em MDF espelhado bronze!

Obs.: Se você optar por colocar painel amadeirado na lareira, não coloca na parede da sala de jantar. Se preferir colocar na sala de jantar, então pode colocar papel de parede neutro ou com textura na lareira, para deixar tudo limpo visualmente e moderno.

Fotos: Google imagens

Quais as ideias que vocês mais gostaram para a escolha da lareira e das salas? Eu usaria a ideia 4, 6, 13, 17, 18 e 20! Fiquem a vontade para darem muitos pitacos e ajudar a Raquel nessa escolha!

Quem estiver nesse mesmo dilema, com dúvidas de como decorar a casa, escritório ou loja e quiser minha consultoria de decoração online com valor acessível, para qual tinta usar, iluminação, cor, tipo e disposição dos móveis ideal para seu espaço, envie suas dúvidas e fotos dos ambientes para o meu e-mail, que além de eu oferecer minhas dicas e ideias, irei publicar aqui (se preferir) para os leitores se inspirarem e opinarem. Dúvidas respondo a todos apenas nos comentários aqui do blog!
Consultoria de interiores através do e-mail casadagrazi@gmail.com

***Compre produtos para decorar e mobiliar sua casa na loja Casa Clean AQUI***

Que tal fazer um Curso online, barato e com certificado de Decoração?

8 comentários:

  1. Grazi querida, estou encantada com as suas dicas!!! A ideia do bar na parede ao lado da lareira foi maravilhosa! Eu estava com ideia fixa de que a TV teria que ser ali, mas realmente acima da lareira vai ficar muito melhor! Amei as fotos 4,6,7,17 e 21! Sua sugestão de cinza/azul turquesa para a sala de estar foi perfeita! Agora ainda tenho que decidir sobre o revestimento da lareira... Terei que pensar bastante! Mas estou muito feliz com suas ideias! Muito obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Fico muito feliz que tenha gostado queridona!!!
      Amei a ideia do bar pela funcionalidade e também deixa o ambiente aconchegante e uma decoração linda pelo efeito das taças e do frigobar!
      Cinza, azul e bege fica lindo demais né!! :) Agora pelas imagens que você mais gostou, acho que você deveria usar papel de parede na sua lareira, uma cor neutra, para deixar o ambiente mais limpo visualmente e investir no amadeirado na sala de jantar mesmo, ainda mais pelo amarelo que tem na cozinha que já vai chamar bastante a atenção e assim não carrega sua decoração das salas!! Quero muito ver sua casa decorada... e ainda postar aqui no blog para nos inspirar!
      Beijão!

      Excluir
  2. Olá, Grazi,

    Estive aqui hoje de manhã e não consegui comentar. Agora encontrei dificuldade de novo e aí me ocorreu que podia ser o navegador e aí apelei para o Google Chrome, rsrs.
    Quantas idéia lindas nestas imagens! Vou dar mais uma olhada nelas, pra ver se posso aproveitar alguma das sugestões, rsrs.

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly!
      Obrigada!!
      Sério? As vezes o navegador influencia, é sempre bom limpar o histórico e a cache do pc.
      Boa semana!!!
      Beijão!

      Excluir
  3. Oi Grazi, ótimas ideias, eu já anotei as das salas com lareira pois meu marido insiste em ter uma na nossa casa nova, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane!
      Obrigada!!
      Lareira é tudo de bom... tanto pela funcionalidade como pelo efeito aconchegante na decoração... vale super a pena!!!
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Grazi,
    Como sempre, ARRASANDO nas dicas!!!
    Parabéns! A casa da Raquel é realmente linda.
    Bjs,
    Hedy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hedy!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Modéstia sua viu :)
      Linda mesmo!!!
      Beijão!

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover