Construindo Minha Casa Clean: Dúvida da Leitora Salete Vanzella! Varanda Gourmet e Quintal!

Dúvida da Leitora Salete Vanzella! Varanda Gourmet e Quintal!


Vamos "decorar" o cantinho da leitora!


Pessoal, hoje venho compartilhar com vocês a casa da leitora Salete. Sua casa é enorme, porém bem antiga, ela comprou assim, então precisa de uma grande reforma a qual ajudarei em todos os ambientes, indo em partes, pois os ambientes são bem amplos e danificados. As leitoras amam os pitacos de vocês viu? Por isso que compartilho aqui no blog todas as dúvidas ao invés de ajudar apenas via e-mail. Tenho prazer em ajudar, a ver o lar de vocês lindo e moderno, até por isso gosto de publicar tantas dicas e inspirações e o que faço aqui na "casa clean"! Salete saiba que fico muito feliz em contribuir com minhas ideias para deixar sua casa moderna, aconchegante e sofisticada! Já peguem a cadeira e sentem porque nossa conversa é longa, rsrs... e espero que essas dicas sirvam para ajudar outras pessoas que estão nesse mesmo dilema, que não sabem como decorar sua varanda gourmet e seu quintal! Vem comigo...


1- Minha ideia para varanda gourmet!

A Salete nos conta mais: "Segue fotos da área de festa, tem dois patamares e por não ter espaço colocamos a ilha no canto. Na ilha cabe 04 banquetas do lado da parede laranja (coloquei encostada
na parede por falta de espaço) mas não sei que tipo de banqueta usar."


Varanda da Salete! Atrás da cortina tem uma porta e uma janela! 

"Tenho duas mesas grandes, uma no patamar superior e outra no patamar inferior (meu marido não se desfaz de nada do que tem aí, daí o problema)."


Mesa na varanda!

Mesa no corredor!

"Essa oratória pensei em trocar os puxadores dela para ficar mais harmoniosa com o ambiente."


Buffet de madeira!

"Atrás dessa parede laranja tenho uma brinquedoteca que pensei em desmanchar para aumentar a área de festa mas meu marido e as crianças não querem. Pensaram em derrubar essa porta de vidro e fazer pra cima.... com vidros para futuramente fazermos piscina e ajeitar tudo. Atrás da parede laranja temos um banheiro super pequeno e a brinquedoteca."


Varanda e corredor!

Vista da brinquedoteca e banheiro ao lado da varanda!

Vista da porta com cortina que dá acesso ao quintal!

"A área de festa pra cima, como vimos ai temos uma churrasqueira que fazemos ao ar livre enquanto as crianças brincam. Fica atrás da mesa, ai que meu marido pensa em derrubar e ampliar mas é alto."

Vista do quintal com mesinhas e churrasqueira!

"Essa casinha podemos mudar de lugar sem problemas, queríamos por piscina também mais tarde, mas enfim, deu pra entender a dinâmica da casa."


Vista do quintal para varanda!

"Como você viu na entrada da minha casa (sala festa) já é hall, entrada pelos fundos, que em seguida é a cozinha."

Vista da varanda para o quintal!

Vista da varanda para a porta da cozinha e corredor!

"Esse portão de ferro quero tirar e por uma porta vidro pois tem muitos gatos de meus vizinhos que entram a noite e quero evitar isso. Esse botijão de gás também não tem como tirar pois como vou mudar todo o encanamento tem jeito? Quero por porcelanato no chão que por sinal está um horror."

Vista do corredor!

Vista da garagem para o corredor e varanda!

"Sugestão: Eu amo pedras e madeiras.... quero inserir madeira e pedras e porta de vidro, uma na entrada e outra pra cima com vista pra piscina, lhe encaminhei alguns modelinhos que eu amo muito, mas gosto de algo aqui, algo ali entendeu né. Gosto de algo moderno. Ah esse pé de jabuticaba enorme não posso tirar de jeito nenhum, talvez tenha que erguer o teto veja o que consegue, eu sozinha não consigo visualizar nada."


2- Assim seria a disposição ideal de móveis sob medida para varanda, caso continuasse com a parede da brinquedoteca! Mas dai dai sem os móveis atuais, porque realmente não cabem!



"Dinâmica da área festa
a) foto casa onde no final da garagem já é hall entrada, chegando à esquerda tenho plantas e um tablado e a direita já é a área festa e a entrada da casa primeiro chega na área festa."

Vista da cozinha para corredor, varanda e quintal!

Vista do corredor para varanda e quintal!

"b) não posso tirar nenhum móvel daí.
Você viu que do lado do freezer branco tem uma porta que é o escritório do meu marido. Cheguei a pensar em quebrar, ali tem um banheiro e o escritório, e fazer em outro lugar, mas ali é bom porque as pessoas chegam direto no escritório não tem acesso a casa apenas a área de festa."

Vista do escritório com porta dentro da varanda!

"Ao sentar-se na mesa da área gourmet você enxerga as plantas nesse decke."


Vista da varanda para garagem o decke com plantas!

"Esclarecimento:
No final da garagem a esquerda tenho um decke com plantas Palmeiras etc. Esse decke de madeira ao sentar na mesa enxerga essas plantas, apesar de estar sem graça dá uma encantada, amo plantas."


Mesma imagem acima!

"No fim da garagem reto, onde aparece aquela janela de banheiro e uma plantas na frente, é o escritório do meu marido, que tem uma porta de entrada ao lado do freezer branco."


Vista da frente da casa na garagem para final da garagem onde entra a direita para varanda!

"A direita com esse portãozinho de ferro que da entrada na casa propriamente dito (hall de entrada).
Ao abrir esse portão de ferro já dá de cara com área de festa e esse corredor onde tem botijão é a entrada da casa, ou seja, a direita de quem chega área festa, e já tem uma porta que da entrada pra cozinha."

Entra nesse portãozinho para varanda a esquerda e cozinha a direita!

"Essa porta de vidro é o que dá acesso ao quintal, o resto é tudo hall de entrada mesmo."

Vista do corredor, varanda e quintal!

Vista do quintal!

Vista do quintal e escadinha para varanda!

Vista da escada da varanda para o quintal!

"Inclusive esse portãozinho que não tem utilidade nenhuma é entrada da casa."

Vista da garagem para varanda!

Vista da garagem para portãozinho!

Vista do portãozinho que leva a varanda!

Vista da varanda! 

"No quintal penso em elevar as paredes, porque é muito baixo, fácil de entrar ladrão."

Vista do quintal!

Vista do quintal!

Vista do quintal com árvores!

Vista do quintal!

Vista do quintal e casinha!

Vista do quintal!

Vista do quintal!

Vista do quintal!

Vista da árvore!

Vista do jardim atrás do escritório, aquele com porta na varanda! 

"Pensei em mudar os puxadores daquele rake.... mas aqui não tem nada de qualidade, teria que me enviar ou me sugerir site pra comprar... caso ache muito estranho podemos tirar, mas não tenho nem onde enfiar ele. Mas aquela outra mesa que está no corredor é de uma madeira nobre que meu marido não tira por nada.... dai a dificuldade de ajeitar as coisas. Quero dicas de um arranjo ou peça de ferro pra mesa e pendentes. "

Vista da mesa e do buffet no corredor!

Buffet de madeira nobre! 

"Tenho um barzinho na sala sobrando pensei em tirar foto e você inserir nesse espaço também. Ele é sob medida bem lindo, mas tenho dois bares na sala e meu marido não se desfaz, ai pensei em colocar na área de festa, porque ter dois bares na sala ninguém merece, ainda mais diferentes."

Bar na sala!

Bar na sala!

Os dois bares!

"Quero uma área de festa glamourosa, como meu marido trabalha no ramo madeireiro,
aprecia móveis em madeira dai penso em por madeira, pedras, vidros, sei lá, deixar algo maravilhoso." 

Ilha gourmet!  

Nossa, é muita coisa para arrumar! Mas acredito que com algumas dicas práticas, você já possa mexer bastante no visual da sua varanda gourmet e do seu quintal.

Pedreiros e profissionais 
Em primeiro lugar, aconselho você contratar um ótimo pedreiro, alguém indicado por amigos ou familiares, pois eles serão primordial na sua reforma, na troca dos pisos e revestimentos, farão a soma de quais materiais e quantidades terá que comprar (tijolos, cimento, areia, pisos, etc.). Assim como todos os profissionais que você for contratar para trabalhar na sua casa, gesseiro, pintor, encanador, eletricista, etc., procure sempre contratar profissionais que você tenha por indicação de conhecidos, pessoas honestas e que irão dar garantia pra você do serviço, e nunca, nunca mesmo, pague adiantado, pois muitos recebem o dinheiro e somem de vista. Para evitar dores de cabeça e maiores stress o melhor é contratar gente qualificada. Já que você irá reformar toda a casa, uma dica é você anotar tudo que irá fazer, conforme minha consultoria e suas escolhas, por partes, ex.: pisos (anota todos os pisos que serão usados na casa, tipo salas e cozinha porcelanato x, banheiros porcelanato y, quartos laminados x), para a pintura (ambientes x, cor x), portas (sala porta x, quartos porta y), janelas (cozinha janela x, quartos janela y), etc. Assim você terá uma relação bem organizada dos revestimentos, tudo que será preciso na obra e depois na decoração por ambientes (móveis, luminárias, objetos, etc.). 

Seus móveis 
Irei descrever o que eu faria na sua casa, se caso ela fosse minha, com dicas e inspirações modernas, clean e sofisticadas, pois na decoração o "menos é mais" e temos que despoluir  e ampliar visualmente seu espaço! Sua varanda gourmet está bem limitada e acredito que você poderia oferecer mais conforto a sua família e amigos ampliando esse espaço, até mesmo para dar funcionalidsde a todos esses móveis. Móveis de madeira nobre é um luxo, super valorizados no mercado e vale muito a pena mantê-los nesse ambiente gourmet. Só no meu gosto, eles estão muito escuros, eu sugeria uma cor mais clara, para alegrar mais o ambiente e oferecer uma sofisticação maior, então nesse caso veja com seu marido a possibilidade de restaurar seus móveis começando pela cor, sugiro uma cor madeira clara, vou mostrar nas imagens abaixo.

Vamos lá! Percebo que os clientes do seu marido para entrarem no escritório dele acabam visualizando sua área de lazer, a porta da sua cozinha e a porta da brinquedoteca. Para evitar isso e dar até mais segurança para sua casa, eu iria criar o escritório nessa lateral da garagem onde fica seu deck com plantas, ou seja, iria fechar a parede onde está a porta do escritório dele, e nos fundos, onde tem esse jardim eu faria a porta e uma entrada moderna para o escritório. Já na portãozinho de ferro que não serve para nada, mas serve de entrada para sua cozinha pela garagem, eu colocaria uma porta de vidro temperado transparente e colaria um adesivo jateado, assim você terá claridade da garagem para dentro da varanda, mas ao mesmo tempo privacidade quando estiver nesse ambiente e seus filhos brincando ali. E quem ir no escritório não irá visualizar sua área de lazer. Quando você usar a varanda gourmet poderá deixar a porta de vidro aberta e visualizar seu jardim na lateral da garagem. Se for possível pelo estrutural da casa (terá que ver a planta baixa da casa, e assim com os pedreiros ou com arquiteto), eu derrubaria essa parede da brinquedoteca e abriria espaço ali para varanda gourmet! Que assim, já estaria integrada com o banheiro nessa área de festa. A brinquedoteca eu faria em algum quarto da casa que esteja sem uso, no próprio quarto das crianças ou no quintal, nesse caso aumentaria os muros, colocaria cerca elétrica e faria tipo uma casinha próximo a porta que dá acesso aos fundos, junto do espaço do playground (mostro imagens abaixo)! Para essa ideia será possível continuar com seus móveis se você deseja um ambiente moderno e sofisticado, se não terá que se desfazer de alguma coisa e fazer móveis sob medida!

Ideias para sua varanda gourmet


Para deixar sofisticado e ampliar visualmente sua casa, o ideal é optar que as paredes sigam a mesma cor em todos os ambientes, e o mesmo com os pisos, assim dará ar de continuidade e não de limitação. Irei mostrar nas imagens abaixo.
Paredes: Cor bege claro off white, uma cor clara irá ampliar mais visualmente e deixar aconchegante, usaria a tinta acrílica fosca Algodão Egípcio. Inclui todas as paredes da varanda e do corredor.
Teto: Usaria gesso tabicado com iluminação de spots de led.
Pisos: Usaria porcelanato esmaltado na cor bege claro.
Paredes, janelas e porta: Se for possível, ver com os pedreiros, eu derrubaria essa parede onde está a janela e a porta, e colocaria uma porta grande blindex de vidro, transparente temperado, em toda extensão dessa parede e da parede da brinquedoteca (ela mede 3,0 x 3,0 m) onde tem a janela para os fundos. Pois sem essa parede laranja ampliaria os 3 metros de comprimento a mais na sua varanda, tudo envidraçado para o quintal. Assim você terá claridade natural, modernidade e toda vista do seu novo quintal. Coloria uma cortina de tecido com voal e forro, na cor areia ou creme claro, do teto ao chão e deixaria fechada apenas quando tivesse sol forte, já que no quintal os muros serão altos e com cerca elétrica. E manteria chaveado a noite com alarme na casa toda, pois vidros temperados são tão resistentes quanto portas de madeira. 
Encanamento do gás: Acredito que você consiga tirar ele daí sim, vê com o pedreiro e com um encanador profissional de gás. Eu colocaria no quintal, afastado da casa dentro de uma casinha feita de concreto.

Varanda hoje! Eu derrubaria sua churrasqueira e faria num modelo moderno com revestimento de pedra canjiquinha ou no modelo da foto abaixo, com mármore crema no frontal. Na parede colocaria madeira ou porcelanato que imita madeira igual a foto. Venderia esse freezer antigo e colocaria uma geladeira de inox. Para ficar semelhante a essa imagem abaixo, onde você colocaria as banquetas e os pendentes brancos iguais da imagem. As banquetas poderiam ser idênticas a essas com encosto e o estofado na cor bege claro. 

3- Ideia para sua churrasqueira, disposição da sua ilha gourmet, e compra dos pendentes e banquetas!

4- Ideia para parede revestida com madeira e para cor dos móveis e da parede!

5- Ideia dos pendentes de inox, da iluminação e das banquetas de fibra! Também para as poltronas com mesinha e arranjo amarelo com folhagem para usar na lateral da varanda!

Corredor hoje! Contempla na sua imaginação a varanda ampla que você terá, uma vez que essa sua mesa e buffet encostados na parede do corredor são praticamente o mesmo comprimento.

Sua ilha ficaria de frente para sua mesa e bancos - na horizontal e não como estão na vertical, bem em meio a varanda, como na imagem abaixo. E nessa parede de frente a cozinha gourmet que seria onde era a brinquedoteca, eu colocaria esse balcão que está no corredor, usaria ele como buffet para guardar pratos, toalhas, potes. Em cima dele como aparador, com uma bandeja linda espelhada branca, taças e garrafas. E na parede da extensão do buffet até o teto, eu colocaria um espelho liso prata. 

6- Ideia para sua mesa, ficar na horizontal na varanda, o que vai parecer ampliar visualmente! Ideia legal dos futons brancos para revestir os bancos!

Ao lado do buffet, nessa parede que ficará de frente a churrasqueira, eu colocaria seu bar, aquele menor na cor mais escura para caber, ficariam os copos e garrafas. Essa outra mesa que está no corredor eu colocaria no quintal, já mostro como.


Ao trocar o piso, pintar as paredes e colocar gesso, já iria mudar radicalmente sua varanda. Derrubando a parede da brinquedoteca para caber seus móveis e deixando tudo envidraçado para o quintal irá parecer uma nova casa! Na mesa eu colocaria um vaso grande espelhado com orquídeas brancas, um charme! Também colocaria umas 4 poltronas de vime com estofado branco, para ficar confortável para a família, não ficar apenas nos bancos conversando, duas ao lado do aparador e duas do lado do bar, iguais da imagem abaixo.

7- Ideia de poltronas! Lindas!

Ideias para seu quintal com piscina e playground


Já para seu quintal, o ideal é ver com os pedreiros para rebaixar o seu terreno onde tem essa escadinha para a varanda, pelo menos nessa parte próxima a sua porta de blindex que eu sugeri para sua varanda gourmet, tipo criando uma escadinha toda em frente a porta janela. Para os muros, levantar até uma altura ideal que fique alto e mais seguro, colocar cerca elétrica e eu usaria a mesma cor da varanda, a tinta acrílico Algodão Egípcio. 

Com essa visão do espaço do seu quintal, para deixar moderno e aconchegante, eu tiraria essa casinha, venderia ela pois está muito grande e sendo o foco, nada moderno, e faria uma casinha menor com playground (escorregador, balança e casinha) no canto do terreno. Imagina que ali onde está o primeiro degrau de sua escada comece seu terreno, porque todo ele terá essa escadinha moderna revestida com mármore ou porcelanato de frente para sua porta janela da varanda gourmet. E nessa lateral que é a janela do escritório, poderia também colocar porta janela blindex, que ficaria com cortinas iguais da varanda, quando tivesse cliente, manteria a cortina fechada para eles não visualizarem sua área de lazer, mas seu marido se estivesse trabalhando poderia abrir para ficar em contato com o quintal, então seria uma escada em toda essa extensão da parede e tudo vidro. Então onde está o pé da escada seria o recuo de toda essa parede. Nessa lateral direita eu faria um pergolado com churrasqueira, sua mesa que está no corredor e poltronas, bem aconchegante para você poder fazer o churrasco e ver as crianças brincando e na piscina. Nesse caso manteria o pergolado próximo ao muro e perto da árvore (imagem abaixo como sugiro).

8- Ideia para o pergolado de madeira!

9- Ideia de pergolado de madeira com sofás estofados impermeabilizados!

10- Ideia de pergolado com vidro, mesa e poltronas para colocar ao lado da churrasqueira de frente a piscina! Aqui caberia sua mesa que está no corredor!
  
11- Ideia do pergolado com móveis e rede de frente a piscina!

12- Ideia do quiosque com churrasqueira para lateral do terreno!

13- Ideia de pergolado com churrasqueira e mesinhas para lateral do terreno!

14- Ideia de quiosque pequeno com churrasqueira para lateral do terreno!

Nessa lateral esquerda onde está a casinha até o muro eu faria a piscina, com um espaço sobrando antes da escada, para você poder revestir toda ao redor com cerca de piscina modernas (grades brancas ou vidro) para não ter perigo com as crianças. A piscina poderia ser de vinil, ela é feita no chão tipo a de concreto, na medida que você quer, porém vai vinil e não pastilhas de vidro, o que deixa bem mais econômica e você pode fazer o modelo que deseja, o desenho dela. Mas você também pode colocar a piscina de fibra, aquelas prontas, porém essa é menos resistente que a de vinil. Nessa parede dos fundos entre as duas árvores e de frente para piscina eu construiria uma casinha, ao lado colocaria balanço e escorregador moderno, para deixar um ambiente sofisticado (igual imagens abaixo). Nesse muro a esquerda eu revestiria de porcelanato que imita madeira na parede e no chão em L e colocaria o chuveirão. No muro colocaria arandelas e jardins verticais. No chão colocaria um gramado bem verde para as crianças correrem a vontade!

15- Ideia da escada na frente da sua porta janela de vidro da varanda para o quintal! Também do jardim vertical e arandela nos muros, deck de madeira e gramado!

16- Ideia do playground das crianças de frente para piscina e isolado!

17- Ideia das arandelas no muro e dos móveis!

18- Ideia da casinha menor com balanços!

19- Ideia de brinquedos de plástico moderno! Detalhe da grade branca de proteção ao redor da piscina!

20- Ideia de pedras canjiquinha no muro, painel amadeirado e arandela! Detalhe da cascata na piscina!

21- Ideia de playground!

22- Ideia de deck de madeira e móveis ao redor da piscina! Cascata de pedra!
  
23- Ideia de piscina quadrada com deck de madeira no chão e no muro e detalhe do chuveirão com pastilhas azuis ao lado da piscina! Palmeiras ao redor!
  
24- Ideia do playground ao lado da piscina! E da casinha do gás (só que menor que essa)!

Fotos: Google imagens

DICA: Super indico meus fornecedores aqui de casa e parceiros do blog!
Pedras, cubas e eletrodomésticos - indico a empresa www.pedrasveneza.com.br, sou cliente deles, melhor preço, qualidade, garantia e para os leitores do blog oferecem desconto no orçamento, só avisar que eu indiquei. Ver com eles a disponibilidade de entrega para sua cidade, para quem for fora de SP vale a pena orçar pedras para mais de um ambiente devido ao frete.
Iluminação - luminárias de marca, com qualidade, lustres, spots, Led, pendentes, também fornecem metais Docol Luxo para a casa, na loja Dinamica Iluminacion www.dinamicasa.com.py, fica no Paraguai, qualidade, marca e os melhores preços!

Quem estiver nesse mesmo dilema, com dúvidas de como decorar a casa, e quiser minha opinião pessoal para qual tinta usar, iluminação, cor, tipo e disposição dos móveis ideal para seu espaço, envie suas dúvidas e fotos dos ambientes para o meu e-mail, que além de eu oferecer minhas dicas e ideias para ajudar meus leitores, irei publicar aqui! Receba ajuda online e tire suas dúvidas através do e-mail casadagrazi@gmail.com

Que tal fazer um Curso Online de Decoração?


8 comentários:

  1. Cada imagem mais linda que a outra .Parabéns pela postagem muito bem elaborada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi, uffa' essas e das boas , AMO reforma!!!, Mas Salete não se assuste, pra deixar a casa como nestas imagens' vai muita grana, dependendo seu UF, 50.000 pra mais. :(
    Mas como opinar não custa,,, vamos la, : Sem dó, passe trator neste quintal, rebaixe ao nivel da casa' e com certeza , derrube essa parede laranja, amplie sua varanda, VC poderá usar sua ilha como ela deve ser. A brinquedoteka' só serve pra guardar brinquedos, arrume um baú separe os brinquedos favoritos de cada criança, e coloque no quarto deles, o resto incentive-os a doar, isso faz muito bem! Com respeito ao escritório de seu esposo, a Grazi matou a charada, ficara perfeito se deslocada para a lateral da varanda. Dai cole piso sobre piso, é mais econômico e rápido, coloque um revestimento próximo a churrasqueira tipo ladrilho hidráulico, vai ficar lindo. Espero que se anime com as imagens chame um engenheiro pra dar uma olhada nos muros, e Mãos a obra!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ah, minha piscina preferida foi a 22, liiiiida !!!!, e a ideia do degrau LINEAR pegando o terreno todo, foi muito boa!!! Parabéns Grazi, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcia!!!
      Fico feliz que tenha gostado das minhas ideias e reforçado para Salete sobre o terreno, escritório, brinquedoteca... a ideia de doar brinquedos e arrumar tudo no quarto deles é ótima e super funcional na decoração da casa!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Grazi amei suas ideias... Queria uma opinião sua... Tenho um Jardim de 4 metro de largura por 12 de comprimento e gostaria de fazer uma piscina quadrada igual a da ideia 23. Com que medidas vc acha que devo fazer a piscina? Eu estava pensando em 2,50 x 2,50 e com o degrau dentro nos 4 lados. Oq vc acha? Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Obrigada!! Fico feliz em saber :)
      Acho que seja pequena, essa parece ser no mínimo 3,5 x 3,5 m, rsrs
      E penso que os degraus nos 4 lados, por ser uma piscina pequena, vai acabar atrapalhando na hora do pessoal nadar, pular, se escorar sabe? Não vejo necessidade... Mas pede a opinião do pessoal que vai fazer a piscina, eles tem muita experiência no ramo e podem dar também umas dicas novas!!
      Beijos!

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover