googlefc.controlledMessagingFunction

Saiba como Decorar Casa ou Apartamento Alugado! Gastando Pouco!!!


Decore sem medo e mãos a obra!


Paga aluguel? Nem por isso você vai deixar de morar bem e com um lar bem decorado! Existe um consenso de que decorar imóveis alugados é uma tarefa complicada. Isso porque normalmente existem cláusulas no contrato que proíbem o locatário de realizar reformas, trocar pisos e mesmo pintar paredes. Além disso, a maioria dos locatários não quer investir em um imóvel que não seja comprado por ele mesmo, optando, muitas vezes, por uma decoração sem graça por medo de precisar sair do imóvel por algum motivo e perder o investimento naquele local. No entanto, decorar não é sinônimo de quebrar paredes ou trocar azulejos: existem soluções baratas e simples para todos os tipos de imóveis, alugados ou não, e para todos os tipos de orçamentos. Caso você deseje decorar um imóvel alugado, é preciso ter consciência de que vai ser necessário investir um pouco de dinheiro, tempo e esforço. Lembre-se, não é porque o imóvel é temporário que ele precisa ser sem personalidade ou mal-cuidado. O maior investimento na decoração de um imóvel alugado é em objetos que possam ser facilmente removidos ou substituídos, sem que seja necessária uma grande intervenção, mão de obra especializada ou ainda montantes dispendiosos, como a
compra de móveis, espelhos, almofadas, tapetes, cortinas, lustres, etc. Dependo do estado que está o imóvel, pequenos detalhes já mudarão completamente o visual dos ambientes! Vem comigo...


Veja como cada um dos elementos podem ser utilizados em um imóvel alugado.


Geral: O primeiro passo para iniciar essa decoração é pensar o que você gostaria de mudar. Problemas como estado das paredes, dos pisos e dos azulejos podem ser solucionados mediante negociação com o proprietário. Muitas vezes, algumas mudanças são permitidas pelo locador por valorizarem os imóveis. Caso queira trocar a cor, negocie com ele comprometendo-se a devolver o apartamento na cor original quando se mudar. Depois de definir os problemas das estruturas fixas dos ambientes, como paredes, forros e pisos, e de discutir com o proprietário os limites possíveis de intervenção sua ou dele no local, anote outros problemas ou elementos que te incomodam: lustres, torneiras, chuveiros, armários com espelhos, etc. Esses itens podem ser retirados (mas devem ser guardados para quando você sair do imóvel) e substituídos por elementos que tenham mais o seu estilo, transformando surpreendentemente ambiente. 


Paredes: se optar por pintá-las faça com poucas variações de cores, escolhendo apenas uma parede de cada cômodo para pintar de maneira diferenciada, com um tom mais escuro ou com cores mais vibrantes. Se não tiver obtido a autorização para a pintura, você pode optar pela colocação de adesivos de parede, que são fáceis de remover, ou apostar na colocação de tecidos. Decore as paredes com quadros, pôsteres, gravuras e fotografias, pois eles podem esconder as imperfeições delas. Se for possível, troque os furos por ganchos adesivados.


Se os azulejos do banheiro e da cozinha estiverem feios, você pode pintá-los com tinta especial, ou substituir uma parte deles; o mesmo vale para os azulejos da cozinha. Lembrando apenas que você necessita da autorização do proprietário caso opte
por essas alterações.


Iluminação: invista em um ambiente aconchegante, com a utilização de luminárias e abajures. Prefira lustres e spots que tenham a ver com o seu estilo ou com o estilo pretendido para decoração.


Pisos: para esconder um piso feio, antiquado ou destruído, opte por um grande tapete. Os tapetes são ideais para trazer aconchego e calor ao lar, bem como delimitar espaço e esconder imperfeições. Caso o piso esteja muito destruído, você pode optar pela colocação dos laminados ou vinílicos. 


Cortinas: opte por cortinas leves, pois trazem um ambiente mais aconchegante e intimista. Prefira também a utilização de varão. 


Cortinas de boxe: se o seu boxe não possui porta, você pode escolher uma bonita cortina para separar esse ambiente. A regra para escolha desse material é bastante simples: para pisos estampados ou de várias cores, opte por uma cortina lisa de uma única cor.


Objetos de decoração: almofadas, toalhas e outros objetos são fundamentais para dar cor e beleza a um cômodo. É importante que você invista nos acessórios e compre apenas o que realmente goste. Às vezes vale mais a pena comprar um item mais caro que você goste, do que, por exemplo, um jogo de potes que custe barato, mas você não goste. Lembre-se de que decorar é imprimir nos objetos e cômodos quem você é. Em caso de ambientes que pedem cores neutras nas paredes, por exemplo, esses elementos decorativos podem trazer colorido, alegria e ousadia. Para a cozinha, invista em toalhas de mesas e potes coloridos e alegres, cheios de personalidade; no banheiro, invista nas saboneteiras e sabonetes, optando pelos mais decorativos, coloridos, inovadores ou criativos e opte por toalhas de banho, rosto e mãos que sejam de boa qualidade; na sala e nos quartos, flores, vasos e caixas organizativas são ótimos elementos na composição desses ambientes.


Móveis: são os itens que merecem grande investimento nos ambientes alugados. Opte por móveis de qualidade, pois do contrário eles podem ser danificados durante a mudança. Prefira também móveis com rodízio (rodinhas), pois eles podem ser transportados com facilidade. Prefira móveis comprados em lojas do que encomendados sob medida, pois a ideia é que você possa levar esses móveis com facilidade quando sair do imóvel, mas que o mobiliário também possa ser encaixado com facilidade no novo lar. Caso não queira comprar novos móveis, você pode optar por pintá-los ou restaurá-los; é possível ainda forrar os móveis com papéis de parede, criando soluções ousadas e criativas. Se o imóvel possuir armário embutido, verifique com o proprietário a possibilidade de adicionar cores novas ou de forrar o mobiliário. 


Organização: saiba onde guardar suas coisas e agrupe objetos avulsos em uma mesma categoria.


Outros elementos: se for possível, pinte rodapés, tetos, portas e janelas.


Gostaram?
Espero que seja muito útil para quem ainda não adquiriu seu imóvel dos sonhos!

Dica: Que tal fazer um Curso de Decoração?

17 comentários

  1. Olá, linda! Muito útil seu post, pois moro em um ap alugado e adoro decorar, mas para isso é necessário muito cuidado com o gasto porque é um investimento a curto prazo, e a maioria do que aplicamos na decoração fica para trás quando deixamos o imóvel. Então vale a pena seguir os toques que vc deu aqui, são baratos e dão muito certo. parabéns! Bjoss ;*
    karendecore.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!
      Que bom que gostou das dicas!! Verdade, a decor é temporária no imóvel alugado, mas com alguns toques podemos deixar bem lindo e aconchegante...
      Beijão!

      Excluir
  2. Olá,
    adorei as dica e concordo contigo, não importa se é alugado temos que viver feliz e com muito amor numa casa.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Em primeiro lugar isso, amor e felicidade em nosso lar!! Seja ele alugado ou próprio, grande ou pequeno... tudo se transforma num lar feliz não é mesmo? rsrs
      Tenha uma semana abençoada...
      Beijão!

      Excluir
  3. Oi Grazi!
    Adorei o post. Essas dicas são muito úteis para quem mora de aluguel ou que reformar sem gastar muito. A ideia do vinílico adesivo é ótima. Como meu apê vai sair já com o piso pronto, e eu não posso alterar nada antes da entrega das chaves, o vinílico adesivo é uma ideia a se considerar...
    Bjs e boa semana!

    www.meuminiape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Verdade, essas dicas caem muito bem para uma reforma rápida ou sem muitos gastos!! E amo a ideia do piso vinílico... além de deixar super aconchegante com o efeito amadeirado, ele pode molhar, pode ser usado na casa toda e ainda sem quebradeiras!!
      Tenha uma semana abençoada...
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Grazi, guria não estava conseguindo comentar nada no teu blog,não sei pq......mas falando do teu post,achei genial pensar nos imóveis alugados,bjsss e adorei!!!
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Que estranho... mas ainda bem que conseguiu!!
      Acredita que eu já tinha há anos esse tema anotado e só agora consegui postar, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  5. Graziii...
    Quanta ideia bacana...
    As vezes escuto pessoas que moram de aluguel falar que não vale a pena decorar algo que não é seu...
    Mas olha quantas dicas bacana?! E vale sim a pena decorar e viver em um ambiente agradável *-*

    Beijinhos e uma ótima semaninha!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Grazi!!!
      Vale muito a pena, e ainda mais gastando pouco!!! rsrs
      Ótima semaninha...
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Grazi, ótimas ideias, não só para as casas alugadas, a nossa começa a construir em poucos dias e já copiei umas ideias daqui... obrigada pelo recado carinhoso no Blog Misturinhas... um super beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane!
      Verdade, não só para casas alugadas... que bom que gostou :)
      Que ótimo que logo começa sua construção!!! Posta tudo para nós vermos viu!! rsrs
      Beijão!

      Excluir
  7. Oi Grátis lindo td amei as idéias bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Grátis lindo td amei as idéias bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi! Adorei seu blog e suas dicas 😊. Estava ha bastante tempo procurando alguém com a sua sensibilidade assim como eu para me ajudar nessa idéia de morar bem, mesmo que de aluguel. Como faço pra acertar detalhes de pagamentos para iniciar com sua consultoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Obrigada pelo carinho!! :)
      Me envia email casadagrazi@gmail.com que te passo tudo certinho...
      Beijos!

      Excluir