Construindo Minha Casa Clean: Compra do Terreno e Construção da sua Casa Própria! Veja Dicas!

Compra do Terreno e Construção da sua Casa Própria! Veja Dicas!



Chegou a hora de escolher um terreno e construir sua casa! E agora o que fazer? Vou falar um pouco mais como eu fiz essa escolha e da minha experiência, para que possa orientar e ajudar vocês que ainda estão planejando esse passo tão importante. A primeira coisa a ser feita é analisar o seguinte: 1. O que eu quero construir? 2. Qual é o orçamento para o terreno e como quero pagá-lo? 3. Onde quero morar? 1. Eu queria construir uma casa compacta e moderna, que fosse um sobrado com os quartos no andar superior. 2. Meu terreno teria que ser bem localizado, tamanho padrão, não precisava ser em condomínio fechado, pois minha cidade é tranquila e não teria essa relevância por condomínio. 3. Queria morar na minha cidade mesmo, num lugar bem localizado e com casas no mesmo padrão que eu pretendia construir, padrão médio a alto. Bom, sobre valores, temos que ter em mente nossa renda e o que poderemos fazer dentro desse valor. Para quem for financiar o terreno e casa, terá que dividir esse valor da construção; quem já tem seu terreno, poderá tirar o financiamento integral para construir. Sempre lembrando, que o imóvel tem a tendência a se valorizar depois de construído, pois serão investidos mais gastos, como a mão de obra, administração por uma construtora ou arquiteto, obras a par da que estava especificada no cronograma do banco, como muros, área de lazer, piscina, jardim, sistema de segurança, etc. Então numa futura venda, o imóvel terá um maior valor, e se for num terreno bem localizado, dentro de um condomínio fechado ou com uma vizinhança no mesmo padrão de sua obra, seu imóvel multiplicará de valor no mercado imobiliário. Para quem for de uma cidade maior, e precisa procurar bons terrenos, uma super dica é pesquisar no portal Site Imóvel - é um motor de busca que procura por propostas sobre o mercado imobiliário em todos os sites temáticos, fazendo com que as informações encontradas universalmente sejam acessíveis e úteis. Fornece uma ferramenta conveniente e eficiente para quem está buscando propostas para o mercado imobiliário. O que gera economia de tempo e esforços valiosos na busca de imóveis!


Escolha do terreno

Após essa fase de escolha do terreno ideal, localização, tamanho e valores, o próximo passo é ir atrás do financiamento.


Financiamento

Aqui você decide se tem dinheiro para construir a casa com recursos próprios, ou terá que financiar total ou parcial seu terreno e casa. Existem diversos bancos e formas de financiamento. Ex.: Minha Casa Minha Vida, que se limita a um valor menor para quem possui uma renda até certo limite. Rendas maiores tem outros financiamentos. Também existem os consórcios para adquirir a sonhada casa própria!


Projeto - escolha do arquiteto ou engenheiro

Agora que o valor para compra do terreno e a construção da casa estão garantidos, chegou o momento de procurar um bom profissional para fazer o projeto. Engenheiros ou arquitetos são aptos para construir casas! E já podemos colocar nosso desejo no papel, casa grande ou pequena? Térrea ou sobrado? Com telhado aparente ou escondido? Linhas retas ou curvas? Apresente todos os seus desejos ao profissional e peça a ele dicas de tamanho e materiais do que ficará melhor e dentro do valor que você poderá pagar na construção.


Construção - escolha da empreiteira, construtora, profissional ou você mesmo administrar a obra

A etapa mais importante! Construir a casa! Depois do projeto ser aprovado na prefeitura, documentos em dia, é o momento de decidir como será executada essa obra. Se será administrada pelo proprietário (compra de materiais, contratação dos fornecedores e dos pedreiros para mão de obra), ou você pagará para uma construtora ou seu próprio arquiteto/engenheiro administrar, cuidar e se responsabilizar por tudo que acontecerá na obra, e assim, apenas receber a chave para morar! Eu contratei meu arquiteto para administrar minha obra, assim ele que comprava os materiais, ia atrás dos fornecedores, dos pedreiros, eletricistas, encanadores, etc. Não esqueça que o segredo é fazer um bom contrato especificando tudo (tamanho, valores, materiais, etc.) que será sua única garantia jurídica caso alguém não cumpra com o que foi prometido.


Realização do seu sonho da casa própria

Depois de passar todo sufoco e correria, você está vendo sua casa nova e linda, prontinha para morar!!! Agora não é mais um sonho e sim uma realidade!  


Gostaram das dicas?
E qual fase você está?
Me conte como foi sua experiência de obra!!

8 comentários:

  1. Ola, boa tarde. Acabei de fazer a terraplanagem no terreno, vou fazer a garagem em baixo e os cômodos em cima. Gostaria da sua opinião sobre a construção com tijolo ecológico. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenni!
      Pelo que li acho ser uma boa ideia... mas não sei nada mais específico sobre os tijolos ecológicos.
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei as dicas!

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Grazi, tudo bem?
    Suas dicas são bem legais e úteis! O sonho do meu marido é morar em uma casa, mas infelizmente aqui em Recife os terrenos estão cada vez mais escassos e os preços das casas estão absurdos. Uma pena...
    Mas tô feliz com meu mini apê... Quem sabe um dia no futuro a gente não compre um terreno, né?
    Bjs!

    www.meuminiape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Tudo bem!! Obrigada... que bom que gostou :)
      É uma pena mesmo ser tão caro... mas o apê tem suas vantagens!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá,

    Comecei a procurar nossa casa agora, muito útil suas dicas!

    Beijo
    www.meuoutubro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le!
      Obrigada!! Sucesso na escolha...
      Beijos!

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover