googlefc.controlledMessagingFunction

10 Dicas de Como faço uma Faxina Rápida e Organizada!



Não sei vocês, mas aqui está sendo uma loteria encontrar uma diarista eficiente e disponível! E como ainda somos apenas em dois aqui em casa, não vejo a necessidade para uma ter uma empregada doméstica ou uma diarista fixa. Para faxina pesada, limpeza de vidros e paredes, priorizo ao menos uma vez ao mês e sempre contrato a diarista. Assim, o jeito é sempre manter tudo limpo e organizado de forma rápida e bem feita, pois os estudos, trabalho e demais atividades nos consomem demais e o que menos queremos é perder tempo limpando a casa e sabendo que não demora muito para tudo sujar, empoeirar e bagunçar de novo. Só imagino lares com crianças e animais, ai que medo! rsrs... Mas independente da situação e do tamanho da casa, acredito que essas dicas vão ajudar quem está meio perdido em conseguir manter tudo brilhando sem muito esforço! Vem comigo...


1) Se organize e estipule metas
O ideal é escolher um dia para limpar toda a casa, geralmente a data escolhida pela maioria das pessoas é a sexta-feira, pois finaliza a semana e temos o final de semana inteiro para curtir a casa limpa, receber visitas e descansar. Tem quem prefira a segunda-feira, para depois de toda bagunça do final de semana, ter a semana inteira com a casa limpa. Mas para quem tem a casa grande ou de dois andares, pode estipular um dia para o andar de cima e outro dia para o andar de baixo, por exemplo, limpar o andar de cima onde ficam os quartos, banheiros e a escada na quinta-feira e o andar de baixo das salas, cozinha e garagem na sexta-feira, assim fica menos cansativo e mais rápido limpar durante cada dia. E o mesmo para lavar e passar as roupas, determine um dia para encher a máquina com roupas de cama e toalhas juntas e roupas escuras separadas das brancas, e para passar as roupas, isso economiza energia elétrica. Uma dica lavar as roupas na sexta-feira e passar na segunda-feira. Distribua tarefas para o marido e filhos, cada um dobrando e organizando suas roupas e pertences pessoais já ira adiantar muito o serviço doméstico, também os filhos arrumarem suas próprias camas e brinquedos.


2) Varra a casa e passe aspirador de pó
Varrer diariamente a casa vai ajudar a manter tudo mais limpo e ao mesmo tempo organizado. Pois ao varrer quartos, salas, cozinha, aproveitamos para varrer os tapetes, tirar qualquer coisa espalhada pelo chão. E antes de passar o pano nos pisos, terá removido toda sujeira mais grossa, ciscos e farelos, que vai facilitar a faxina. Aproveite para passar a vassoura no teto, nos cantos onde acumula mosquitinhos e teias de aranha. O aspirador de pó pode facilitar e muito a faxina. Passe nos tapetes, estofados, cabeceira da cama se for estofada, travesseiros, almofadas, sofás, poltronas e debaixo/atrás dos móveis.


3) Tire o pó de todos os móveis e objetos
Sempre uso um pano pequeno torcido em água com amaciante de roupas, pois o amaciante ajuda a manter por mais tempo os móveis e objetos sem poeira, além do cheirinho bom que fica na casa. Em objetos pequenos e no closet também gosto de usar o espanador.


4) Tire o lixo da casa inteira
Na minha rua o caminhão do lixo passa todos os dias, menos na quarta-feira. Então sempre uso um saco de lixo de 100 litros, daquele grande para colocar todas as sacolas menores de lixo da semana dentro, dos banheiros, cozinha e lavanderia. Na cozinha separo o lixo orgânico do seco. Deixo o saco de lixo na garagem e quando enche coloco na lixeira toda semana e dentro de casa vou tirando conforme enche na cozinha, e nos banheiros tiro nos dias de faxina.


5) Lavar tapetes
Gosto de usar o limpa carpetes/tapetes, misturar na água do balde, forma espuma e uso vassoura para molhar nessa mistura e esfregar nos tapetes grandes. Os tapetes pequenos da cozinha e banheiros lavo na máquina junto dos panos de limpeza. E capachos apenas bato e passo pano úmido.


6) Limpeza da cozinha
Aproveito no dia da faxina para limpar as minhas pedras brancas da bancada com esponja, detergente de louca e saponáceo cremoso, fica brilhando. Diariamente apenas um paninho úmido mantém limpo. Também passar pano dentro do microondas e forno. Passar pano dentro dos armários e gavetas, organizar as bancadas e deixar as portas dos armários entre abertas para arejar com as janelas e portas abertas da casa. Nada de louças sujas dentro da pia ou secando em cima da bancada, para manter organizado, sujou, lavou, secou e guardou, isso diariamente.


7) Limpeza dos banheiros
Uso água sanitária ou X14 nos rejuntes, lugares com mofo ou manchas nos mármores da bancada e banheira. Uso esponja com saponáceo cremoso para lavar a cuba, torneira, vaso sanitário e a banheira, fica brilhando e diz no rotulo do produto ser ideal para louças, porcelanas e metais. Sempre uso pedra sanitária dentro da caixa de água do vaso ou gel fixado dentro do vaso, para manter sempre higienizado. Passar pano úmido na lixeira e paredes.


8) Limpeza dos vidros, portas e janelas
Gosto de usar apenas pano limpo e torcido, limpa vidros, detergente de louça ou álcool gel. 


9) Garagem e área externa da casa
Se o piso estiver sujo, o ideal é usar vassoura com água, detergente neutro, saponáceo cremoso e esfregar bem, depois enxaguar com pano úmido. Se estiver encardido é necessário usar água sanitária ou produto próprio para piso de limpeza pesada para manchas, vassoura e mangueira. Passar pano e esponja no portão da garagem. Calçadas podem ser esfregadas com vassoura, jato de alta pressão ou pano molhado.

10) Passe pano no chão
O principal é dar um banho na casa, usando balde com água, pano limpo e rodo. Sempre use luvas para não danificar as mãos e a saúde com o uso de produtos de limpeza químicos e bactérias da casa, em especial nos banheiros. Erga todos os móveis pequenos como cadeiras, poltronas, mesinhas, plantas e tapetes para ficar mais rápido na hora de passar o pano. Priorize sempre os cantos dos ambientes, debaixo e atrás dos sofás, camas, armários e geladeira. Gosto de usar minha receita caseira com saponáceo cremoso, vinagre ou álcool, detergente neutro e amaciante de roupas na água do balde, ou usar o limpa seco, que são produtos que aplicamos direto no pano ou em spray no piso, que economiza água, pois não precisamos do balde de água, fica super cheiroso e brilhando o piso. Podemos desencardir os rejuntes com vinagre, mas usar com cuidado e moderação para não corroer. Os rodapés brancos podem ser limpos com uma esponja molhada com detergente neutro e saponáceo cremoso ou ate com lenços umedecidos


Vamos recapitular as dicas para agilizar o serviço doméstico!


Depois de toda essa faxina, é hora de distribuir aromatizadores de ambiente pela casa ou spray e usufruir do conforto do nosso lar doce lar! Para as donas de casas modernas, sugiro dois textos para refletirmos mais sobre nossas casas e lares: Você esta sendo a guardiã do seu lar? e Não deixe suas panelas brilharem mais do que você!




Espero que minhas dicas possam ajudar quem está precisando usar menos tempo na limpeza da casa, porém deixar tudo impecável!
Me contem, vocês tem diarista fixa ou empregada doméstica? Qual o dia de faxina na sua casa? Alguma dica de produtos ou limpeza para nos indicar? 
Fiquem a vontade para darem seus pitacos viu!! rsrs 

Ajude a manter o blog no ar e vote AQUI. Obrigada pelo carinho!

6 comentários

  1. Olá Grazi amo suas dicas...essa da faxina pra mim foi ótima pois tenho q me organizar.Faxineira aqui tbm é mto dificil então tenho q me virar sozinha e tenho uma filha e marido.No momento minha irmã q está me ajudando uma vez por semana e eu tentando manter tdo organizado.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliz!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Se organizando na semana fica bem mais fácil né? rsrs
      Beijos queridona!

      Excluir
  2. Oi Grazi!
    Só de ler cansei,rs!
    Dia de faxina é bem tenso neh, eu gasto o dia todo arrumando!
    Para me animar eu ligo o som e sintonizo na Alvorada...acho que sou a única pessoa no mundo que arrumo casa ouvindo esse tipo de música,rs!
    Beijos!
    http://casinhadeumapequenamulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Je!
      Não sei o que eh pior, com ou sem musica, kkk... mas também gosto de escutar musica ou deixar a TV ligada quando arrumo a casa!
      Beijos!

      Excluir
  3. Obrigada pelas dicas amei!! mesmo sendo eu e meu esposo não tem saida kk coloco uma música e vou que vou kkkk !não tenho diarista, então sou eu mesma que tenho que fazer!!está difícil em minha cidade uma diarista!!então....mãos a obra kkkk Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!
      Aqui está assim também difícil de encontrar uma boa diarista com horário vago, rsrs... mas fazendo tudo organizado fica mais fácil e mãos e a obra!!! rsrs
      Beijos!!!

      Excluir