Construindo Minha Casa Clean: Dúvida da Leitora - Como Decorar as Salas Integradas Pequenas e Coloridas?

Dúvida da Leitora - Como Decorar as Salas Integradas Pequenas e Coloridas?



Hoje a ajuda vai para querida leitora Greici, que esta com muita dificuldade em deixar suas salas decoradas com muito colorido! Assim ela nos fala: "Meu ambiente é uma sala de estar/jantar estreita, 3mx6,8. Logo quando entramos, já damos de cara na sala, ou seja, não tem hall. À direita temos uma janela, mas a iluminação não é boa porque a frente da casa é sudoeste. Ali do lado tem uma sequencia de tijolos de vidro que ajudam um pouco na iluminação, mas pouco mesmo. Agora é a sala de jantar, mas antes era a de estar. Eu troquei ontem porque como o espaço é estreito, a pessoa que entrava na casa ficava batendo ou no sofá ou na estante e seus lindos pés cheios de terra iam direto pro tapete. E ficou bem melhor assim, dá pra caminhar!! A parede pintei desse roxo lindo aí que já enchi o saco, além do mais é uma cor muito escura. Do outro lado é um rosa claro. Essa lareira preta certa vez tive a ideia brilhante de colocar "dividindo" os espaços. Era dez vezes mais escuro, ficava atravancando o caminho, olha, que ideia besta. Aí chamei um pedreiro pra trocar de lugar e ela virou uma cachoeira. Não foi muito legal. Sobre as cores que eu gosto: tons de azul (especialmente o turquesa) e roxo. Nada com tons de terra. Gosto de tudo bem colorido, não sou clean (heheheh) e tenho muitos posters e coisinhas de viagens pra pendurar na parede. Um estilo meio retrô-mas não muito-quase brega-psicodélica. Tenho um quadro lindo que chega amanhã de um artista daqui e adoro as cores que ele usa, uma coisa meio Frozen-Pequena Sereia (turquesa-rosa-verde-violeta). Coleciono Fridas e São Franciscos. Tenho 5 gatos (todos adotados) e 3 cães, então a coisa por aqui tem que esconder os pelos. Os cães não entram (muito) em casa. Que mais? É tudo escuro, falta luz, sensação de caverna. Não sei que lustre usar, esse é o meu maior dilema, não sei que almofada, não sei nada hahaha. Falta abajur, falta spots, eu acho. Ali atrás tem mais tijolos de vidro separando da cozinha. Aquele corredor dá pros quartos e wc. Como podes ver, a casa é pequena. Essa estante tenho vontade de fazer de lenha. Também implico com coisas no chão, que é difícil de limpar embaixo. Acho que é porque eu tenho muitos bichos e fica difícil manter limpo. Decidi também que não vou comprar mais nada aleatório, tipo "ah, como eu gostei desse vaso". Nem pensar... ou não compro ou pergunto para alguém com noção. Fora as tranqueiras de viagens, claro. Ah, pensei em fazer um home theater novo em mdf com um painel, mas não sei como seria melhor. Queria umas prateleiras lá perto do teto, pra guardar essas coisas de viagens tipo cerâmica e cacarequinhos." Sera um prazer ajudar a decorar sua casa com minhas dicas e ideias! Depois nos mostre como ficou!! :)


A Greici nos diz mais:
"Vou dizer o que pensei com a minha mente limitada para a decoração:
No estar
Trocar o sofá por 1 só com chaise e comprar duas poltroninhas. Botar umas lampadinhas atrás do sofá, pode ser spots nas prateleiras que quero colocar ali. Um lustre novo. Tenho um pufe lindo de gato que pode servir de mesa de centro. Mandar fazer um móvel planejado com uma super dica tua.
Jantar
Colocar um aparador abaixo da janela ou atrás das poltroninhas; Colocar um espelho grande pra aumentar o espaço (ó, aprendi um pouquinho). Tirar essas capinhas horrorosas e colocar umas sei lá que cor. Lustre novo. O quadro? Onde? Não combina Madu, Simpsons, São Jorge e gatos tudo junto. Ai meu Deus, não posso me desfazer de nenhum deles! Um cabideiro? Mas onde? A poltrona preta vai pra varanda, porque vou colocar um pergolado agora em janeiro e vai ficar bem, eu acho.

Eu não sei bem o que eu pretendo, só queria que ficasse mais harmônico, e sim, sofisticado... mas eu gosto de uma coisa bem colorida mesmo, nem que seja nos detalhes... e onde colocar as coisas, tipo quadros, estampas e cores que eu posso misturar, ideias de móveis... essas coisas =) O que precisar estou disposta a fazer, mas acho que o problema maior é as coisas não combinarem entre si. No sofá use varias almofadas coloridas, amarelo, azul turquesa e roxo. Use um plafon grande branco quadrado no centro da sala de estar."

Bom, vamos lá! Para mim é um desafio te ajudar a decorar uma casa nada clean!! rsrs... porem pode ficar sofisticada com um retro clean usando o colorido que você gosta. Para isso, acho interessante usarmos a tríade de cores do circulo cromático, baseado na sua cor favorita roxa, verde e laranja, que ficara uma combinação harmônica. Também podemos usar as cores análogas que ficam uma no ladinho da outra no circulo cromático e são suas preferidas o azul e o roxo. E toques de amarelo que é complementar da cor roxa. Acho que assim você consegue entender melhor a proposta para colocar em pratica!

Sala de estar
Parede: Realmente essa parede roxa deixa sua sala pequena muito escura, bem abafada visualmente, por isso acho que a cor verde clarinho, cor Verde Água ou Verde Marinho da Suvinil, nessa parede onde esta a cor roxa.
Estofados: Colocar um sofá com linhas retas, cor cinza claro ou bege, com chaise, do lado da lareira para sala de jantar. Acho que ficara bem melhor sua mesa de jantar no canto da parede de tijolos do que de frente a sua porta de entrada, pois assim fica limitado seu espaço de lazer na sala de estar, inclusive para um sofá maior do lado da lareira. Onde esta esse sofa de costas para mesa, eu usaria um recamier amarelo ou azul turquesa em capitonê.
Painel da TV: Usaria um amadeirado escuro com branco e espelhado na frente das portas e gavetas embaixo. Ele ficaria em toda extensão da sua parede do lado da porta de entrada ate onde começa a sala de jantar, na mesma linha que esta o sofá de costas para mesa hoje, que sera onde ficara seu recamier. Em cima do painel colocar um espelho na horizontal na mesma largura do painel.
Buffet: Onde esta suas poltronas na frente da janela, colocar um buffet amadeirado com as portas azuis turquesa ou amarelas, o contrario da cor do recamier, amarelo no recamier e azul turquesa no buffet ou vice-versa. Dentro você pode guardar seus cacarecos, rsrs. Em cima do buffet coloca uma bandeja branca espelhada com tacinhas azul, verde ou transparentes. Dois porta retratos espelhados na lateral e um vaso de flores amarelas no outro.
Acessórios: na lateral do buffet com o sofá, você coloca mesa lateral amarela com um abajur ou seu abajur de chão preto. Na frente dos tijolos de vidro do lado da janela, você coloca o cabideiro na cor roxa. Tapete use na cor do sofá, num tom mais escuro, ou um tapete colorido, que fique debaixo dos pés do sofá, do recamier e do buffet. Seu puff de gato pode usar como mesa de centro. Seus quadros fica atras do sofá, monte uma composição, com o maior de um lado e os menores do outro lado, formando um retângulo, centralizado atras do sofá. Na lateral do painel da TV para sala de jantar, use um vaso de planta espelhado com palmeira verde, que pode ser esse que você tem.

Com as paredes claras, o uso dos espelhos, do amarelo e da sala de estar em L aberta para porta, vai super ampliar seu ambiente!









Ideia do painel da TV maravilhoso! Ideia das cortinas bege com forro romana ou rolo branca, do sofá e almofadas coloridas!

Ideia do tapete, das poltronas azuis no lugar do recamier ou recamier azul turquesa ou amarelo, almofadas coloridas e sofá cor neutra. Ideia da cristaleira amadeirada com vidro para frente da sala de jantar!

Ideia da mesinha de canto laranja, das almofadas coloridas, dos quadros atras do sofá e do tapete colorido.

Ideia do buffet amadeirado com portas colorida, da disposição dos quadros atras do sofa e do cabideiro roxo!

Ideia da cor da parede verde claro, do quadro e almofadas coloridas!

Ideia de 2 puffes amarelos capitone ou recamier!

Ideia do recamier azul!

Sala de jantar

Sua sala de jantar nesse espaço menor, porem integrado a sala de estar e mais próximo da cozinha para hora do jantar ou almoço não ter que passar pela sala de estar com as comidas.

Mesa de jantar: Você pode continuar com a sua ou optar por uma quadrada ou redonda com tampo branco e estofados das poltronas na cor azul turquesa ou amarelo. Você também pode mandar estofar suas cadeiras em uma dessas cores. Sua mesa pode ficar centralizada nesse canto do lado da lareira para parede de tijolos ou encostada nesse canto. Na parede do lado da mesa você pode usar um espelho na horizontal grande, da altura do tampo da mesa para cima com moldura dourada ou amadeirada ou então um quadro colorido, nesse caso, nesse parede lateral aos tijolos de vidro você colocar um espelho do piso ate o teto para super ampliar sua casa!
Cristaleira: Nessa parede onde esta hoje o painel da TV, voce coloca uma cristaleira, na mesma profundidade do seu novo painel home theater, na cor amadeirado com vidros transparentes, dentro você pode colocar objetos decorativos e copos coloridos.
Acessórios: Usar com tapete igual da sala de estar na cor neutra debaixo de toda mesa com cadeiras recuadas ou deixar sem tapete. Usar um lustre de cristal centralizado em cima da mesa para deixar mais sofisticado ou usar um pendente oval grande na cor amarela, roxa, laranja ou vermelho. Em cima da mesa use apenas um vaso com flores amarelas ou brancas!





Ideia da mesa branca, cristaleira branca ou amadeirada e quadros coloridos!

Ideia do lustre de cristal!

Ideia das poltronas coloridas, do pendente oval cinza e do quadro colorido!

Ideia do espelho com moldura, porem ficara na horizontal da altura do tampo da mesa para cima!

Ideia da combinação do amarelo com roxo na disposição que eu indiquei acima!

Ideia do espelho no canto da sala do lado dos tijolos de vidro! Do pendente oval em inox!

Ideia do espelho com moldura e do pendente oval branco!

Ideia do pendente oval azul turquesa!

Ideia do pendente oval cinza!

Fotos: Google imagens

Gostaram?
Qual a ideia preferida de vocês?
Fiquem a vontade para darem seus pitacos para Greici! :)

Quem estiver nesse mesmo dilema, com dúvidas de como decorar a casa, escritório ou loja e quiser minha consultoria de decoração online com valor acessível, para qual tinta usar, iluminação, cor, tipo e disposição dos móveis ideal para seu espaço, envie suas dúvidas e fotos dos ambientes para o meu e-mail, que além de eu oferecer minhas dicas e ideias, irei publicar aqui (se preferir) para os leitores se inspirarem e opinarem. Dúvidas respondo a todos apenas nos comentários aqui do blog!
Consultoria de interiores através do e-mail casadagrazi@gmail.com

***Compre produtos para decorar e mobiliar sua casa na loja Casa Clean AQUI***

Que tal fazer um Curso online, barato e com certificado de Decoração?

7 comentários:

  1. Oi Grazi, excelentes ideias, eu também quero bastante cor na minha sala, ideias copiadas... beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane!
      Que bom que gostou queridona!!!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Me identifiquei com esse post, porque também adoro cores e sei que é um desafio aliar classe e sofisticação com decoração hiper colorida. Eu gosto de cores, mas também gosto de toques clássicos, objetos dourados, lustres de cristal, papéis de parede adamascados e por aí vai... Aí a coisa complica ainda mais.

    Não sou expert no assunto, mas atualmente eu estou bolando a decoração do meu escritório e creio que consegui manter uma certa harmonia na minha mistura de dourado com tijolo, com parede lousa, com armários clássicos, com azul, amarelo e rosa haha. Mas pra isso tive que fazer uns 10 projetos, foi bem difícil deixar o ambiente harmônico.

    A sugestão que eu dou é investir no cinza e no branco. Dá pra pintar as paredes de cinza claro, usar um tapete cinza ou móveis brancos... Objetos coloridos ficam lindos combinados com cinza (pra mim não existe nada mais lindo que uma parede cinza cheia de quadros coloridos). E o branco ajuda a quebrar a "agressividade" das cores e deixar o ambiente mais leve.

    Acho ótima a dica da Grazi de trabalhar com 3 cores, sendo duas opostas entre si... Acho que fica mais interessante do que apenas 2 cores e te ajuda a não cair no brega, o que é muito mais fácil de acontecer quando se usa cores demais. E adorei as fotos de inspiração!!

    Greici, dá um pulinho no meu blog, volta e meia eu posto umas fotos de decorações bem coloridas.
    http://meucafofopitoresco.blogspot.com/

    Beijos Grazi lindona, e parabéns pelos 3 anos de blog... Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thais!!!
      Que bom que gostou!!
      Tambem amei suas ideias, acho muito lindo o cinza claro com quadros coloridos, fica clean e com cores, kkk
      Todo cuidado é pouco para carregar demais, se não aquilo que seria um destaque vira comum em todo espaço.
      Beijos!

      Excluir
    2. Nossa, muito obrigada flor!
      Vou aparecer sim!
      Bjs

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover