Construindo Minha Casa Clean: Fornos: A Gás ou Elétrico? Veja os Prós e Contras!

Fornos: A Gás ou Elétrico? Veja os Prós e Contras!



Na hora de escolher nossos eletrodomésticos, sempre surgem inúmeras dúvidas para não errar na escolha, uma vez que o forno interfere diretamente no preparo dos alimentos. Antes de comprar meus fornos li as especificações de cada um, comparei marcas, modelos, tamanhos e valores e fiz uma média daquilo que seria necessários e viável para mim. Eu decidi pelos fornos e cooktop elétricos! Eles tem um custo de mercado bem mais elevado, no entanto, seu custo x benefício compensa e muito. No meu caso, eu não queria nada a gás dentro de casa, pois não projetei casa para os botijões no quintal devido meu terreno ser em declive, e gás sempre pode ser um risco, né? Ainda mais hoje que o gás está com um valor alto. Mas eu não cozinho diariamente, mesmo assim, quem cozinha diz que os gastos com energia elétrica é super econômico no cooktop a indução elétrico (40 reais a mais na conta) e no forno aumenta 40% na conta para quem usa muito. Os fornos embutidos são mais caros do que os tradicionais que acompanham os fogões a gás e os de sobrepor no armário. Eu queria muito uma torre moderna na minha cozinha, e assim comprei microondas de embutir da Franke e forno elétrico da Tramontina Glass Cheff, ambos de embutir. Mas abaixo eu explico melhor os prós e contras dos fornos a gás ou elétrico... vem comigo!

Forno elétrico


Vantagens: 
O forno elétrico utiliza apenas a energia elétrica, não dependendo do gás para funcionar;
Em relação ao microondas, por exemplo, é considerado uma solução mais "natural" no preparo dos alimentos, pois consegue manter a textura mais parecida com uma preparação tradicional, ou seja, o interior mais macio e suculento e o exterior crocante;
Apresenta melhor controle da temperatura durante o preparo da receita;
Após o forno elétrico ser desligado, mantém o calor por mais tempo. Com isso, é ideal para deixar a receita em uma boa temperatura antes de ser servida;
É indicado para pratos mais leves, como massas, por exemplo.

Desvantagens: 
O forno elétrico consome, em média, 40% mais energia elétrica do que o forno a gás;
É preciso de um tempo maior para o forno elétrico esquentar e esfriar, demorando mais para alcançar a temperatura ideal.

Forno elétrico de embutir - média de valor entre 1.000,00 a 2.500,00 reais.

 Cozinha com forno embutido!

Forno elétrico de sobrepor - média de valor 400,00 reais.

Forno a gás

Vantagens: 
O forno a gás gasta menos energia elétrica (apenas das luzes e comandos elétricos);
Quando comparado com o forno elétrico, o forno a gás é mais rápido tanto para esquentar quanto para esfriar, evitando acidentes com a alta temperatura;
É considerado a melhor opção para pratos que precisam de um longo tempo de cozimento, como assados em geral. Os pratos preparados em um forno a gás ainda oferecem um sabor mais refinado.

Desvantagens: 
A temperatura de um forno a gás pode não ser tão precisa quanto a temperatura de um forno elétrico. Com isso, é necessário maior atenção, principalmente nas receitas mais rápidas;
Necessita conexão com a rede de gás.

 Fogão moderno com forno a gás - média de valor 1.200,00 reais. Fogões simples com forno - média de 300,00 reais.

Forno a gás de embutir - média de valor 1.300,00 reais.

 Pia com forno a gás de embutir!

Fornos de embutir!

Forno a gás de sobrepor - média de valor 350,00 reais.

Pelo que pesquisei, o gasto de energia elétrica e de gás costumam ser semelhantes em ambos, então devemos levar em conta o funcionamento, que no caso, o elétrico dará um assado mais uniforme para bolos, por exemplo, pois tem ventilação abaixo e acima do assado, também podem ser preparados 2 pratos diferentes ao mesmo tempo, e gratina a carne, coisa que o gás não faz.

Fotos: Google imagens

Gostaram?
Espero que tenha ajudado nas dúvidas :)

10 comentários:

  1. Oi Grazi...na minha cozinha estou quase decidida a comprar fogão de piso com forno duplo (gás e elétrico), vi cada modelo lindo...
    Parabéns pelo blog, sempre dou uma espiadinha.
    Bjus, Ana Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!
      Obrigada pelo carinho! :)
      É uma boa opção mesmo!! Só se você deseja ter um cooktop sobre a bancada que não será possível nesse caso...
      Beijo!

      Excluir
  2. Pensei nesta possibilidade de elétrico, mas o eng. já tinha deixado ponto de gás, para a torre que pretendo ter na cozinha.
    Comprei cooktop e coifa na semana passada, logo estarei pesquisando estes itens

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Dai fica mais fácil quando já tem o ponto pronto né?
      Beijo

      Excluir
  3. OI, Grazi!

    Adorei a matéria! Meus plano é, se Deus quiser, colocar um forno elétrico na cozinha e outro a gás no espaço gourmet. Isso porque, no dia a dia, com certeza o elétrico é melhor. No entanto, o gás seria perfeito para assar o pernil ou o chester de fim de ano, rs.

    Abraços, sou fã do seu blog desde os primórdios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca!
      Obrigada pelo carinho!! rsrs
      Mas sabe que fiz meu chester no forno elétrico e ficou perfeito!!! Então se for isso não preciso o gás. :)
      Beijo!

      Excluir
  4. Desejo ter um cooktop e forno a gás..a energia anda super faturada Grazi,não dá pra fazer assados na energia elétrica!! Acho que isso varia mto de região,para região..aqui no Rio De Janeiro,seria impraticável a escolha de forno elétrico!! Mas de qualquer forma,ambos tem modelos lindíssimos e com várias funções. Adoro seu blog,sempre com novidades,coisas que mto nos ajudam na hora da aquisição de algo..obgda por compartilhar conosco,bjo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Eli!!
      Para quem cozinha muito acho que o a gás fica um pouco mais viável mesmo... mas pelo valor alto que está o gás, li que fica na mesma coisa praticamente.
      Beijo queridona!

      Excluir
  5. No meu caso adoro cozinhar, então decidi pelo bom e velho fogão à gás (meus dois botijões ficam no quintal) investi num de 5 bocas com forno duplo da electrolux e estou amando! A dúvida era se os cooktops aguentariam o peso de certas panelas maiores... Por isso optei pelo fogão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é uma ótima opção!! O cooktop seria uma ideia mais moderna para cozinha... e pelo que li na descrição dos vidros, suportam sim qualquer peso de panela, pois tem alta resistência.

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover