googlefc.controlledMessagingFunction

Como lavar roupas delicadas, sem estragar o tecido? Veja as dicas!




Prepare o armário para as próximas estações

Com a chegada do outono, a queda das temperaturas vai nos preparando para dias mais frios e, consequentemente, para a troca do guarda-roupa. E com isso, surgem algumas dúvidas principalmente na hora de tirar aquele cheirinho de armário das peças: para blusas de lã e de tecidos delicados, a lavagem deve ser feita apenas à mão? Se lavar na máquina os fios ficam puxados? Faz bolinha? Para aprender a cuidar melhor das roupas, confira algumas dicas da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul.

Primeiro passo: leia a etiqueta

As etiquetas das peças fornecem importantes informações sobre como proceder na lavagem e secagem das roupas. Nem sempre o consumidor tem o cuidado de observar as instruções e acaba diminuindo a durabilidade da peça, ou até mesmo, estragando-a. É importante verificar se a peça pode ser lavada à máquina - se apresentar o símbolo de um tambor com um x no centro, ela não é apta à lavagem. Na hora de programar o eletrodoméstico, busque o ciclo de lavagem mais adequado para o material.


Roupas de lã na lavadora

Sim, você pode não acreditar, mas roupas de lã podem ser lavadas na máquina. A única questão é que é necessário tomar alguns cuidados. Lã e o tricô são tecidos muito delicados e podem deformar facilmente durante a lavagem. Se a ideia for apenas retirar o cheiro de ‘armário’ das roupas, opte por ciclos rápidos na lavagem e centrifugação, sempre atento à tonalidade das roupas, para evitar manchas. Os mais intensos são utilizados em peças que estejam impregnadas de sujeira e podem danificar peças mais frágeis. Outro ponto é não colocar em uma única lavagem peças doadoras e receptoras de fiapos, como fraldas, moletons e toalhas de banho.

SOS bolinhas

Para evitar que malhas de lã fiquem repletas de bolinhas, coloque-as dentro de um saco protetor de roupas. Desta forma, você evita que o atrito da lavagem esgarce as fibras do tecido. Caso não tenha um saco protetor, sem problemas! Utilize uma fronha com um nó na ponta. Ela garantirá o mesmo efeito.

Cashmeres, em especial, podem acarretar bolinhas independente da lavagem indicada, por isso tenha sempre em mãos uma escova própria para o tecido. Desta maneira, você as removerá e deixará a peça impecável.

Pode deixar de molho?

Não é uma regra geral, mas o ideal é evitar deixar as malhas de lã de molho. Se elas tiverem manchas, faça primeiro o tratamento devido no local, aplicando o produto adequado sobre o tecido impregnado. Somente posteriormente, utilize o ciclo mais leve da máquina. 

Ok, está limpo. Como seco e guardo a peça?

Não pendure as roupas de lã ou cashmere no varal. As estenda em uma toalha seca, isso vai fazer com que ele não perca sua forma. Para guardá-las, opte por deixá-las dentro de um saco plástico. Traças adoram a umidade das fibras e, sem proteção, você pode ter surpresas na mudança de armário.

Fonte: Whirlpool Latin America

Gostaram das dicas?
Achei super interessante, em especial estender as roupas em uma toalha :)

3 comentários