googlefc.controlledMessagingFunction

20 Tipos de Cortinas Modernas - Qual Escolher?

Vamos falar de tipos de cortinas? São muitos os tipos e modelos, mas quero citar e mostrar aqui os mais usados, modernos e sofisticados... usei aqui na casa voil em todos os ambientes, porém nas salas e quartos usei também forro. Tem tecidos mais encorpados que não necessitam forro para manter o ambiente escuro ou mais privativo. Então, venham comigo se decidir nessa difícil tarefa! rs...


Tipos de cortinas


Tecidos

São as tradicionais, feitas de tecido. Necessitam de um varão ou trilho suiço para pendurá-las. E quando usados os trilhos, o ideal é escondê-los com cortineiros- que é aquela moldura que fica acima da cortina e abaixo do teto, que podem ser de isopor (mais rápida colocação), de MDF ou de gesso.

1. Voil ou voal - é um tecido fino e transparente, traz leveza e aconchego aos ambientes.


2- Seda - é um tecido muito macio e nobre.


3- Shantung - parecido com o voil, mas um pouco menos transparente, mais encorpado e mais brilhoso.


4- Linho - bem encorpado e nobre.


5- Sarja - tecido muito encorpado.


6- Blackout - tecido grosso de poliéster que impede 100% a entrada de luz para o ambiente.


Persianas

São de alumínio ou madeira, geralmente mais baratas, mais frias, com abertura horizontal ou vertical.

7- Persiana de alumínio - podem ser alumínio prata ou branco, são as mais usadas em cozinhas, lavanderias e banheiros, pois não deixam o ambiente aconchegante, não quebram o frio dos vidros como fazem as de tecido. Podem ser usadas em salas e quartos como forro.


8- Persianas de madeira - são menos comum, mas deixam o ambiente mais aconchegante por conta do calor da madeira e trazem um estilo mais rústico a decoração.


9- Silhouette - igual as persianas comuns, porém feitas de tecido. Por conta disso tem um valor mai alto.


10- PVC com voil - são as persianas verticais de PVC revestidas com tecido voil.


11- Romana - persiana vertical estruturada com varetas, assim ela se fecha em camadas. Muito utiliza na decoração contemporânea, deixa o ambiente aconchegante e sofisticado. Também podem ser usadas como forro e tecido por cima, ou apenas elas em qualquer ambiente. Possuem um valor mais alto.


12- Romana de teto - oferecem proteção solar, conforto térmico e visual. Assim protegem o teto, oferecem economia com o ar condicionado.


13- Rolô - persiana moderna, clean, combina com diferentes estilos de decoração. Ela se enrola para o fechamento. Muito usada em cozinhas e varandas.


14- Rolô blackout - tecido que bloqueia até 100% a passagem de luz.


15- Rolô Double Vision - é uma persiana com tecido sobreposto com listras horizontais e base deslizante. O valor é alto, mas são perfeitas para todos ambientes. Assim, você decide o quanto deseja que o ambiente fique iluminado, escuro ou reservado.


16- Rolô tela solar ou tecidos translúcidos - é uma persiana rolô com tecido que deixa passar a luz, sem ficar transparente e permite visibilidade do exterior, nas protege o ambiente da entrada excessiva de calor. 


17- Cortina Painel - persiana que são painéis de lona ou sarja, abre horizontalmente presa a um trilho. Ideal para grandes espaços. 


18- Cortina celular - persiana feita de tecido-papel em forma de colméias, parece uma sanfona. Também pode ser feita com blackout.


19- Cortina plissada - persiana que possui ondulações e um visual leve e elegante. Assim, ela se fecha quase completamente permitindo maior visibilidade do exterior.


20- Plissada duplex - ideal para grandes vãos, são duas cortinas lado a lado no mesmo trilho, com acionamento independentes.


Outra opção muito utilizada hoje, é a automação nas cortinas, onde através de um controle remoto e até do smartphone ou tablets, podemos programar, fechar e abrir as cortinas da casa toda.




Gostaram?
Então agora só correr para loja e fazer a sua! rs

4 comentários

  1. Oi Grazi, preciso fazer uma cortina nova para a minha sala e creio que vai ser no voil bem simples... gostei das dicas... Beijosss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane!
      Que bom que gostou... se bater sol, precisa de forro por causa da TV... ficará lindo!!
      Beijão

      Excluir
  2. Post perfeito!! Super bem explicado.

    Pena que cortinas são caaaaras! rsrsrsrs. Mas necessárias e que deixam a casa muito mais linda!

    Pras minhas das áreas sociais peguei um voal meio crepe, rsrsrs, é bem soltinho, transparente, com uns risquinhos da própria linha do tecido, coloquei um forrinho beem fininho (só pra dar um pouquinho mais de privacidade e ficar um pouco mais "fechado"), tenho o cortineiro embutido, mas não quis pegar com trilho suíço, dizem que é ruim quando queremos nós mesmos lavar elas na máquina e ruim de tirar e colocar e tals... aí fiz com varão mas com o suporte de teto, o varão fica escondido, mas aparece um pouco do "passa varão" aquele acabamento de tecidinho com os buracos por onde passa o varão, e esse pouquinho que aparece me incomoda... outra coisa, estou achando meio "pelado" sem um chale... sugestões para estes meus "achismos"? kkkkkkkk

    Nos quartos precisei blecaute também, janela com vidros temperados e ainda transparentes... foi necessário, hehe.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilian!!!
      Que bom que gostou :)
      São super caras mesmo... mas mais que necessárias, rsrs
      Com o trilho é chatinho para tirar e colocar mesmo, mas o único modo para ficar bem escondido no cortineiro... no seu caso, talvez você consiga mudar o modelo do passa varão, tem diversos modelos, encurtar o tecido dele ali ou então fazer um acabamento de gesso um pouco mais para baixo para cobrir esse tanto que aparece. Chale não é mais usado na decoração moderna... só em casas bem clássicas, cortinas pesadas de veludo e tudo mais... mas sempre fica a seu gosto! rsrs
      Beijos!

      Excluir