Construindo Minha Casa Clean: Dúvida da Leitora - Cozinha Pequena com Mesa de Jantar!

Dúvida da Leitora - Cozinha Pequena com Mesa de Jantar!

Cozinhas pequenas não são fáceis de decorar, necessitam de um ótimo projeto para deixá-la funcional, como adaptar muitos armários. Mas quando a cozinha necessita comportar a mesa de jantar, que ficará integrada a sala de estar, a dificuldade aumenta! E foi o que aconteceu com a querida leitora Ana, assim ela diz: "Realmente não gosto daquele espaço ao lado do fogão e o fio da coifa pendurado. Ao lado da geladeira tem uma parede de aproximadamente 1,50. Já pensei em puxar a geladeira e o armário ao lado para a ponta e fazer um outro armário para ficar com um espaço de bancada maior. Pensei também em mudar os aéreos de lugar e fazer um suporte mais bonito pra coifa. Não sei se coloco algum adesivo atrás do fogão ou continuar com o granito. E a mesa de jantar é um desafio. Queria uma com seis cadeiras. Os armários eu quero reaproveitar e fazer o que falta ou trocar de lugar, mas a mesa e as cadeira vou ter que comprar novas. Pensei em pintar as paredes de cinza (tipo cinza elefante)." Será um prazer contribuir com a decoração de sua cozinha! Inspirem-se! Vem comigo...


Quem tiver dúvidas sobre a função de decorador, designer e arquiteto/engenheiro civil, breve resumo, só quem pode assinar projeto técnico de interiores (envolve planta baixa de piso, gesso, elétrico e hidrossanitário, mobiliário, ergonomia, texturas, aberturas, etc.) é arquiteto e designer de interiores com cursos reconhecidos pelo MEC. Decorador pode indicar o básico de um ambiente (cores, móveis, tapetes, cortinas, objetos), assim como vemos vendedores de lojas de móveis que fazem projeto 3D e indicam os móveis e cores, mas nem por isso assinam planta baixa técnica, ou seja, pode aquilo que não altera em nada a estrutura do ambiente e que não ofereça riscos ao cliente. Confira esse POST.


Móveis: Opção 1: ampliar sua bancada de serviço, trazendo a geladeira para o início dessa parede, mandaria fazer sob medida, nas mesmas cores dos móveis e pedra da bancada, dando continuidade ao lado da geladeira, embaixo balcões com portas. 
Opção 2: deixar os armários como estão, mas colocar a mesa encostada nessa parede lateral a geladeira, nesse caso, pode ser uma mesa quadrada de 6 lugares com tampo de vidro, para deixar mais clean e não poluir visualmente. Nesse caso, colocar um espelho na parede da altura do tampo da mesa até a altura dos aéreos. 
Opção 3: deixar os armários como estão, ao lado da geladeira colocar uma bancada de madeira, na mesma cor dos móveis, para refeições rápidas no dia a dia, e usar 2 banquetas pretas ou vermelhas abaixo, ou então, cadeiras transparentes. Colocar espelho na parede, do tampo da bancada até a altura dos aéreos. Assim, usar a mesa de jantar no meio da cozinha, na posição atual, também sendo quadrada de 6 lugares, com tampo de vidro, as cadeiras podem ser estofadas na cor bege, brancas ou transparentes, para dar mais leveza ao espaço.

Pintura: manteria a mesma cor da sala, já que a cozinha e sala de jantar ficam integradas. A cor bege ou creme off white, como Papel Picado, Algodão Egípcio, deixam sofisticado e aconchegante, são bem parecidas com a cor atual da cozinha, eu manteria.

Coifa: na parede atrás do fogão, onde fica exposto o fio da coifa, uma ótima ideia é colocar vidro serigrafado, que pode ser da cor de sua preferência, mas pela cor dos móveis e das pedras, a cor bronze ou fumê ficará moderno e harmonioso. O profissional que fará a instalação esconderá esse fio atrás do vidro.Não vejo necessidade de mudar os aéreos de lugar, o que dará economia para você.

Fogão: o espaço ao lado do fogão você poderá preencher com móvel sob medida. Pode ser uma frente/lateral falsa, por exemplo, mas que deixará o fogão e a lateral embutidos.

Pia: usaria a mesma cor de vidro que ficará atrás da coifa, na parede da pia, abaixo dos aéreos. Assim ficará super moderno e esconderá o azulejo. Outra opção são pastilhas na cor cobre ou dourada. Para deixar mais econômico, pode usar o vidro apenas atrás do fogão para esconder o fio da coifa, e aplicar papel de parede adesivo, que pode ser estampa de ladrilhos coloridos ou de cores neutras, com detalhes em marrom, branco, bege e amarelo.

Luminária: usaria um lustre redondo cobre acima da mesa, com pendente de cristal no meio.

Ideia da bancada de refeição com banquetas pretas e acima aéreo com vidro, colocaria espelho bronze. Na parede usaria espelho.

Ideia da bancada ao lado da geladeira, aqui com TV

Ideia da bancada de refeição e cadeiras transparentes

Ideia da mesa encostada na parede com espelho, olha como ampliou visualmente o espaço

Ideia da mesa e cadeiras, bancada na parede

Ideia atrás do fogão e nas laterais.

Ideia do papel adesivo de ladrilho com cor neutra, mesa de vidro com pendente cobre

Ideia do vidro marrom

Ideia de pastilhas e desse pendente na mesa

Ideia da mesa e cadeiras

Ideia do vidro atrás do fogão e da bancada ao lado da geladeira, nesse caso, encostada na parede

Ideia da parede abaixo dos aéreos e da coifa com vidro, porém marrom ou bronze

Aqui foi usado vidro serigrafado com imagem do pet, rsrs

Fotos: Google imagens

Quem estiver nesse mesmo dilema, com dúvidas de como decorar a casa e quiser minha consultoria de decoração online com valor acessível, para cores, cortinas, tapetes, objetos decorativos e disposição dos móveis ideal para seu espaço, e perspectivas em 3D da consultoria, envie suas dúvidas e fotos dos ambientes para o meu e-mail, que além de eu oferecer minhas dicas e ideias, irei publicar aqui (se preferir) para os leitores se inspirarem e opinarem. Dúvidas respondo a todos apenas nos comentários aqui do blog! Consultoria de interiores através do e-mail CASADAGRAZI@GMAIL.COM

E então, gostaram? :)
Alguma outra ideia para cozinha da Ana?

Já conhecem o canal do blog? Assistam o vídeo abaixo e inscreva-se!


2 comentários:

  1. Oi Grazi, adorei suas ideias.
    O que não gostei nessa cozinha foi a cor dos móveis, achei mt escuro pra o ambiente.
    Sei lá, eu sou do tempo que 'a cozinha' era mais clara heheheheehehe

    Espero que a leitora faça uma mudança bem legal.

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Obrigada!! :)
      Mas sabe que está em alta móveis escuros? rsrs... e agora com essas dicas de cores claras vai abrir bastante a cor da cozinha dela!
      Beijão

      Excluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover