googlefc.controlledMessagingFunction

Tipos de Ar Condicionado! Qual o Melhor para Comprar?

Minha gente, estamos no auge do verão e parece que não existe mais vida fora de um ar condicionado a todo vapor, hein? rsrs... faz um bom tempo que eu queria fazer esse post aqui no blog, para ajudar quem está buscando a melhor opção para sua casa. São muitas as marcas e os modelos, tipos e funcionalidades, mas e agora como escolher o ideal? Pelo que eu muito pesquisei, vi que em primeiro lugar o ar condicionado deve oferecer economia e dar conta do recado, de refrigerar no verão, e no inverno ser um excelente aquecedor! Também, a potência do ar vai determinar tudo isso de acordo com a metragem do ambiente... a maioria dos modelos oferecem economia, bom desempenho, baixo nível de ruído e filtro de bactérias e poeira, mas para não errar, sempre é bom pesquisar pela marca e modelo antes da compra. Outro fator importante é contratar um bom instalador, para que tenha gás correto e suficiente para refrigerar e o ar condicionado cumprir tudo que promete. Venham comigo se inspirar!

Tipos de ar condicionados


Ar Split Hi Wall - 


Esse é o modelo mais tradicional que vemos nas casas, pois ele é eficiente, econômico e esteticamente menor, mais estreito, que deixa o ambiente moderno, sem poluir visualmente. Tem opção frio e quente ou apenas frio, de 9.000 a 30.000 Btus, quanto menor o número, menor o ambiente a ser condicionado. O frio e quente tem o valor minimamente maior que apenas frio, mas quem mora em regiões de inverno rigoroso compensa muito essa opção, diferente de quem mora em lugares onde sempre é quente tem a opção do apenas frio.

Detalhe da palheta reta

Ótima ideia de marcenaria planejada para esconder o ar condicionado, quando não estiver em uso.

Onde instalar a unidade interna - evaporadora?


- Opte por um local onde seja possível realizar a instalação das tubulações do dreno, do fluído refrigerante e da fiação elétrica.
- O local escolhido deve ter fluxo de ar para alcançar todo o ambiente a ser refrigerado.


Onde instalar a unidade externa - condensadora?


- Evite manter a condensadora em um ambiente fechado (lavanderias, banheiros, varandas), dando preferência à locais com uma ventilação adequada para o bom funcionamento do aparelho.
- Procure optar por um local que não exceda a distância entre as tubulações da unidade interna.

Detalhe da distância do teto e do chão


Ar Split Inverter -


Tem a mesma aparência do split convencional, o que muda é a palheta que é curvada para cima e não reta. Também chamado de Eco, pois possui o gás refrigerante ecológico, que não prejudica a camada de ozônio, diferente do split Hi Wall, assim atinge a temperatura desejada mais rapidamente, pois não fica oscilando, o que traz uma economia de energia elétrica gigantesca de até 60% de consumo. O nível de ruído do aparelho inverter é menor, se comparado aos aparelhos tradicionais. Isso ocorre devido ao sistema de operação interno, que habilita o compressor a operar em baixa rotação quando a temperatura fica estabilizada, reduzindo potencialmente o ruído. O compressor nunca desliga evitando os picos de energia. Em regiões onde a variação de temperatura é pequena, como nas regiões norte e nordeste, pode ser que um split inverter não traga uma economia tão significativa. É que, como a temperatura oscila pouco, a tendência é que o inverter trabalhe sempre na capacidade máxima. O valor do Inverter para o Hi Wall é de 30 a 50% a mais, dependendo da marca. A instalação interna e externa é a mesma, mas requer cuidado por um bom profissional, pois muda o tipo de gás a ser usado e alguns detalhes mais técnicos. Possui modelos com potência 9.000 a 30.000 BTUs.

Detalhe da palheta



Detalhe das distâncias, o mesmo do split Hi Wall

Ar condicionado Janela - 


É aquele modelo mais antigo e é indicado para locais onde já exista o espaço próprio para instalação do aparelho. Além de serem mais compactos (condensadora, compressor e evaporadora ficam no mesmo gabinete), possuem instalação simplificada e custo de manutenção reduzido. Ideal para ambientes menores e com maior custo x benefício. No entanto, esteticamente não fica tão discreto como o split. Possui potência de 7.500 a 30.000 BTUs.




Ar Split Janela - 


Indicado para quem já possui o espaço para instalar o ar condicionado janela, mas deseja um split. A condensadora ocupa o espaço do ar condicionado de janela e a evaporadora conta com toda a modernidade do ar-condicionado Split, esse tipo de ar possui uma Instalação mais prática, flexível e econômica. Tem um custo x benefício melhor, menor ruído que o ar condicionado janela e opção de 7.000 e 9.000 BTUs.


Ar condicionado Cassete - 


Possui design discreto que não influencia na decoração, fornece maior economia de espaço por ser instalado no teto ou no forro do ambiente, até 4 vias para saída de ar e conta com grande desempenho para climatizar ambientes maiores. Esse equipamento é ideal se você tem um ambiente maior e precisa de potência e design moderno, isso porque ele é instalado no teto, e garante elegância em qualquer local. Possui modelos de 18.000 a 60.000 BTUs. O preço dele é bem maior, mas com grande custo x benefício no quesito menor ruído e design moderno.





Ar Piso Teto -


Atinge a temperatura rapidamente e sem oscilações, aparelho robusto, indicado para um local com maior fluxo de pessoas. Dispõe de até quatro opções de conforto térmico: Refrigeração, ventilação, desumidificação (função dry) e aquecimento. Maior versatilidade pois pode ser instalado no teto e alguns modelos também podem ser instalados no piso e alto nível de refrigeração. Ideal para grandes ambientes, com capacidade de 18.000 a 80.000 BTUs. Valor proporcional ao do split, se comparado aos modelos com capacidades menores a 30.000 BTUs.



Ar condicionado portátil - 


Modelo prático e de fácil instalação, que pode ser transportado para qualquer cômodo. Ideal para cômodos pequenos, menores que 20 m². Possui instalação simplificada, não sendo preciso um técnico especializado e também não necessitando furar a parede ou realizar obras para começar a utilizar o aparelho. Capacidade de 9.000 e 12.000 BTUs. O custo é maior do que o split, com a única vantagem de ser portátil.




Ar condicionado Split Dutado ou Duto - 


Design discreto, com boa distribuição de ar e feito para embutir no teto com forro rebaixado. Ideal para ambientes de médio e grande porte, com capacidades de 18.000 a 60.000 BTUs.


Como calcular a capacidade de refrigeração para cada ambiente?



Imagens via Google

Agora vejam o vídeo no TV Casa Clean! Inscreva-se no canal :)

Quem tiver interesse em comprar fornos ou qualquer eletrodoméstico para casa, me envie um e-mail para casacleandecor@gmail.com, que indico um CUPOM de desconto para comprar no site parceiro com até 50% de desconto nos produtos!! 

Gostaram?
Já escolheram qual o melhor ar para sua casa? 

Me contem, qual a marca/modelo que vocês usam e qual a experiência de vocês?
Isso irá ajudar a muitos que aqui chegarem :)

2 comentários

  1. Só vi a matéria agora :/ ia facilitar a minha vida. É muita opção e modelo deixa a gente doida!
    Comprei um na terça, nesse calor que estamos passando ar condicionado deixou de ser luxo e virou necessidade né! Espero que seja bom!
    Bjs!
    Mah
    De casinha nova

    ResponderExcluir