googlefc.controlledMessagingFunction

Design de Superfícies e suas Aplicações! Inspire-se nos Revestimentos!

Design de superfície é um ramo do Design responsável por projetar texturas e formas para elementos bi ou tridimensionais, de forma a reproduzir soluções estéticas, funcionais e estruturais. É um setor ainda em ascensão que surgiu em 1980 com a designer e consultora de cores Renata Rubim, sendo uma tradução do termo ‘Surface Design’, reconhecido nos Estados Unidos. 


O design de superfícies possui diversos focos, mas os principais, no setor da arquitetura e interiores, é o setor têxtil que pode ser voltado para todos os tecidos que recobrem mobiliário, cortinas, almofadas, tapetes, entre outros acessórios, além do projeto de superfícies para revestimentos como a azulejaria, os revestimentos em madeira, cerâmicas, cimentícios e até mesmo os elementos vazados tridimensionais, também chamados Cobogós. 


Para o design têxtil, a estamparia dependerá do tipo de tecido, de seus fios e tramas, bem como do efeito estético desejado. No caso da tapeçaria, utiliza-se com frequência a composição de tapetes feitos em nylon, sued, estamparia digital, couro ou o tear manual. Para cada caso, a concepção da estampa varia no desenho e na paleta de cores, pois no caso da estamparia digital os tecidos são emendados e precisam de uma ligação entre si, dispensada para os outros tecidos. No quesito cores, cada tecido reage de uma forma com a coloração, podendo se apresentar mais desbotado ou com tonalidades mais vivas. 


Acima, imagem da coleção ‘Aromas’, da loja Tabriz Collection, localizada na Avenida Brasil. Os tapetes foram produzidos em estamparia digital com diversidade de cores e com um conceito que agrega valor às peças.

No setor de revestimentos, o design de superfícies também é extenso, pois os azulejos e ladrilhos possuem invariavelmente algum tipo de estampa através dos processos de decalcomania, serigrafia, sublimação, entre outros. Neste campo, alguns designers e arquitetos atuam na criação de coleções exclusivas para lojas do setor. Um exemplo é a própria designer Renata Rubim, responsável por projetos de superfícies em revestimentos bi e tridimensionais nas empresas Oca Brasil e Solarium. Abaixo, imagens da coleção Brasiliana, lançamento da Oca Brasil e da linha Illusione proposta para Solarium em seus revestimentos cimentícios.

É possível notar que as estampas diversificas para azulejaria permitem paginações exclusivas para cozinhas e banheiros, podendo inverter as peças girando a cada 90º ou composições baseadas em cores diversificadas, dependendo da intenção estética.
Já no caso das superfícies tridimensionais, como é o caso dos revestimentos cimentícios propostos pela Solarium, além da multiplicidade de paginações, é possível criar efeitos diferentes através da iluminação que poderá vir através de spots, iluminação indireta, iluminação focada nas peças, tornando o espaço intimista e até mesmo artístico.

Com isso, para criação e concepção de espaços interiores, o design de superfícies se apresenta como uma nova possibilidade para implementar no setor da Arquitetura e Design, inovando em suas tecnologias e complementando um cenário exclusivo e conceitual para cada cliente. 


Gostaram?

0 comentários