googlefc.controlledMessagingFunction

Decorando um Home Office Pequeno - Veja as Dicas e Ideias!

Está se tornando cada vez mais popular trocar a mesa do escritório, pela mesa de casa. A tendência mundial, que se tornou popular com a Geração Y, é que o trabalho passe a ser produzido em casa. Mas, como tornar o home office produtivo? Muitas empresas estão precisando se adaptar à nova maneira de trabalhar. Ficar o dia inteiro no escritório não é mais aceitável para muitos profissionais no mercado de trabalho. Estima-se que no Brasil o número de freelancers cresceu 181% só em 2016, e a tendência é que esse número só aumente. Aproximadamente, mais de 1/3 da população mundial é composta pela Geração Y, também chamados de millennials, isso significa que mais de 1/3 da população mundial acha fundamental encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. A produtividade não está mais ligada aos tradicionais ambientes corporativos. Com o avanço da tecnologia, você pode ser produtivo em qualquer lugar do mundo, até mesmo da sua humilde residência. 


Foto: Unsplash

Muitos profissionais têm optado por trabalhar em casa para evitar perder tempo com deslocamentos. Durante o processo de adaptação, muitos acabam deixando a improdutividade dominar seu dia porque não tem definido um espaço para executar o seu trabalho. Entre as quatro dicas mais compartilhadas por influenciadores, o freelancer precisa estabelecer um horário de trabalho, estabelecer prazos, listar tarefas e a criar um espaço exclusivo para trabalhar e manter tudo organizado. Mas como decorar esse espaço, sem que ele acabe destoando do restante da casa?

Para quem está procurando imóveis em Curitiba para alugar ou comprar, e já sabe que vai trabalhar um home office, deve procurar casas e apartamentos que tenham um espaço extra para montar o pequeno escritório. Pode ser um cômodo exclusivo, mas também, pode ser um espacinho na sala, embaixo da escada ou até mesmo no quarto. Você deve ter em mente que vai passar parte do seu tempo. Por isso, se a ideia é trabalhar em casa, você não pode ficar deitado na cama ou no sofá com o notebook no colo. Isso pode gerar muitas distrações ao longo de todo o processo.

Existem quatro pontos que você deve levar em consideração quando for montar seu home office: escolher a cadeira certa, definir a paleta de cores, decoração que inspire e iluminação.



Escolher a cadeira certa

Quando dizem que escolher a cadeira certa é algo importante muitas pessoas devem achar estranho. Mas hoje em dia a cadeira é a peça mais importante de um escritório, principalmente para quem vai passar muito tempo sentado. Ficar confortável, com as costas apoiada e os pés firmes no chão é essencial.

Existem muitos estilos de cadeiras e modelos diferentes. Você pode encontrar uma boa por um preço justo, mas também pode investir e comprar uma top de linha. Quanto o profissional utiliza o computador para trabalhar, o ideal é que os cotovelos fiquem alinhados com a altura do teclado. A profundidade do assento não pode ser extrema, ou seja, não tão funda ou muito rasa. As coxas devem estar apoiadas no aceito e os pés firmes, encostando no chão. Esse tipo de cadeira era um luxo reservado para as empresas, mas, com a nova rotina de trabalho home office, você deve investir em qualidade, conforto e durabilidade para evitar problemas indesejados no futuro.

Além da ergonomia da cadeira, ela deve combinar com o seu espaço de trabalho, ou, ter uma cor de destaque, para ser a peça central da composição.



Defina a paleta de cores

As cores possuem um papel muito importante em uma decoração de escritório. Elas definem comportamento, a criatividade e a concentração de um profissional. Cada ambiente pode seguir uma paleta de cores, mas no home-office, a escolha deve ser bem pensada. A tendência do momento é usar uma base de cores neutras e sóbrias, para quebrar a base, usar cores modernas como destaque em alguns elementos-chave. O destaque pode ser na cadeira, nas prateleiras, luminárias, objetos pequenos e até mesmo em molduras de fotografias e quadros de anotações. O importante é você se sentir à vontade com a escolha e gostar do resultado. Não tenham medo de usar uma cor viva, use toda a sua criatividade durante o processo.

Para aqueles que curtem um estilo mais tradicional, pode apostar sem medo de errar na dupla branco e cinza, duas cores clássicas que nunca saem de moda. Elas trazem sobriedade para o espaço e um ar mais empresarial para o seu escritório em casa, principalmente quando o cômodo for exclusivo para a tarefa. Você pode combinar outras cores com a dupla, para quebrar um pouco o monocromático.



Decoração que inspire

Não existe um padrão de decoração, elas são muito pessoais. Mas você pode cuidar de alguns detalhes que podem colaborar com a sua criatividade e transformar positivamente cada momento de trabalho. Por isso aposte em:
- Plantas: muitos estudos apontam que ter uma planta por perto pode mudar a maneira como você trabalha. Os escritórios com uma planta ajudam a diminuir o estresse, seu humor fica muito melhor, a produtividade cresce e o ar permanece úmido. Além de deixar o espaço mais colorido e vivo.

- Mesa: assim como a cadeira, a mesa também é muito importante. Ao escolher uma mesa você precisa pensar onde seu home office vai ficar, pensar em sua funcionalidade e em todo o conforto para o seu dia a dia. Escolha uma mesa elegante, que combine com a sua personalidade. Não economize, você está investindo no seu futuro.

- iluminação: além de toda a preocupação com a cadeira, mesa, decoração e local onde você vai montar o seu escritório em casa, você precisa pensar na iluminação do ambiente. A luz é outro indicador importante que pode influenciar a sua produtividade. Muitas dúvidas surgem com qual é o melhor tipo de lâmpada ou qual luminária escolher. A resposta para isso é simples, pense na flexibilidade do espaço. Você o usará para trabalhar, criar, ler e muito mais, por isso, você pode instalar uma luminária pendente, com lâmpadas fluorescentes ou de led, e incluir uma luminária na mesa, que ofereça luz direta e indireta.



O seu home office

Quando o assunto é montar um home office, não existe muito segredo para decorar. Por isso, independente se você estiver procurando por uma casa à venda em Curitiba com quartos extras, ou, se prefere espaços mais compactos, e procura por apartamentos à venda, lembre-se que deve cuidar dos pequenos detalhes para que a decoração ajude, e não atrapalhe, a sua produtividade.



Gostaram?
Vocês tem um cantinho de trabalho em casa?
Eu fiz o meu home office, e amei demais!! rsrs

3 comentários

  1. cada inspiração mais linda! queria mt ter espaço pra montar um cantinho de home office assim

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi
    qria tanto ter um cantinho assim pra mim
    quem sabe qd eu tiver uma casa minha, eu n consiga criar um ambiente assim?!

    Amei as inspirações!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir