googlefc.controlledMessagingFunction

Reformas na Casa de Praia: Dicas Econômicas Para Curtir seu Imóvel!

Reformar uma casa, para a maioria das pessoas, significa ter gastos demasiados, passar por muito estresse e arranjar uma grande dor de cabeça. Mas isso só acontece caso a mudança a ser implementada não é planejada, o que faz o problema parecer duplicar! Até, porquê, planejando bem uma reforma, é possível acompanhar seu passo a passo e vibrar com a conquista de cada novidade, para, em sua conclusão, desfrutar de todas as melhorias que ela proporciona!


O que parece ser um bicho de sete cabeças é muito mais simples do que você imagina! Com uma boa dose de criatividade e paciência é como aprimorar sua casa ou apartamento na praia com muito estilo e pensando nos mínimos detalhes, seja sua metragem grande ou pequena. Busque ajuda profissional, pois isso pode facilitar bastante sua capacidade de repensar o estilo de seu imóvel e, tendo em mãos um projeto bem estruturado, certamente o resultado final vai lhe proporcionar um espaço bastante arejado, muita suavidade, boa iluminação e conforto em seu imóvel. Afinal, ele precisa estar totalmente adequado para ser o seu refúgio de sua família em feriados esticados e também no verão.

E fique tranquilo: a repaginação de uma casa, de modo geral, não precisa manter a metragem da planta original, embora esta possibilidade evite muitos gastos e quebras em quantidade de paredes – fazendo certa exceção aqui aos apartamentos, obviamente. Contudo, se há a possibilidade de inovar, nada melhor do que sonhar alto e buscar um projeto de impacto, tornando sua casa de praia charmosa e absurdamente inspiradora!

Ponto de partida e objetivos

Apesar da poeira e da bagunça, reformas podem valorizar um imóvel e facilitar sua venda, especialmente se estiver em uma localização de alto valor comercial, como é o caso de apartamentos em Balneário Camboriú. Saiba que, por essa razão, alguns cuidados são essenciais para garantir o sucesso da obra na hora de iniciar suas modificações.

O importante é traçar seus objetivos. Se sua intenção é optar por uma reforma para desfrutar da casa, seu modo de projetar as transformações devem perfilar pormenores. Agora, se seu imóvel passará por transformações porque você deseja vendê-lo logo em seguida para usar o dinheiro com outra coisa, ou mesmo procurar por um imóvel de padrão superior, é certo que os ajustes pelos quais irá se debruçar devem ser mais superficiais, de modo a ser atrativo aos compradores, mas também para que se gaste o menor valor possível.

Portanto, se seu interesse é por uma venda, faça um pré-orçamento e, de repente, consulte um avaliador imobiliário para estar ciente do valor de mercado sem a reforma e o valor depois de reformado. Se o valor de mercado do imóvel, somado ao investimento na reforma for até 20% menor do que o valor que atingirá reformado, encarar a obra é um ótimo negócio. Agora, se seu desejo for investir em seu patrimônio para desfrute pessoal, qualquer modificação que possibilite beleza e conforto aos frequentadores da casa é muito bem-vinda e, para objetivos pessoais, vale muito à pena.

A partir dessa pesquisa inicial, buscando levantar valores quanto ao valor de venda e de uso, vale lembrar que, ao reformar, o gosto pessoal é o que guia a obra. Mas não seja irresponsável a ponto de fazer tudo com as próprias ideias: certas extravagâncias ou decisões, se pensadas superficialmente podem desvalorizar um imóvel, caso o comprador não tenha o mesmo gosto que você. Dessa forma, opte sempre pelo que tiver uma característica mais “clean”.

Pense em soluções econômicas

Uma dica que pode ser bastante útil na previsão do quebra-quebra é criar soluções flexíveis, que podem ser revertidas facilmente no futuro. Então, uma reforma que deseje tornar um imóvel bem mais atrativo precisa contar com revestimentos básicos, mas que tenham boa qualidade. Fique atento ao escolher os modelos de porcelanatos, cerâmicas e granitos que utilizará. Opte por materiais neutros, sem muitos adornos, desenhos ou formatos rebuscados demais. Assim, sua casa ou apartamento terá a chance de vir a agradar compradores em potencial, especialmente se estiver localizado no litoral catarinense, em áreas contendo apartamentos à venda em Itapema, por exemplo, uma das praias mais buscadas para negociação de imóveis.


E fique atento: uma reforma não precisa ser geral para que possa melhorar o aspecto de um imóvel. Busque setorizar a reforma para que ela seja mais eficiente, priorizando melhorias nos espaços em que realmente é necessário fazer mudanças. Nesse sentido, busque separar estrategicamente as necessidades de melhorias em pelo menos três partes:

· Itens que precisam de mudança total;
· Itens que só precisam ser restaurados;
· Itens que com uma simples pintura podem ser revitalizados.

Assim sendo, outra dica importante é que você evite inserir em seu projeto qualquer tipo de estilos arquitetônicos, especialmente os de época. Apostar em algo mais contemporâneo é um fator positivo, que pode valorizar muito mais o imóvel e chamar a atenção de um número bem maior de compradores em potencial. Pode inclusive ocorrer que, em praias que estão expandindo seu mercado imobiliário, como ocorre com a significativa quantidade de casas à venda em Itajaí, certos estilos arquitetônicos que fazem referências a épocas possam causar o impacto inverso e acabem desvalorizando o imóvel.

Outras possibilidades de mudança

Se você está inseguro com o que fazer realmente com seu imóvel na praia, uma outra ideia interessante seria buscar informações à respeito da região em que o imóvel se localiza. Você pode transformá-lo num espaço para locação de quartos ou suítes para locatários esporádicos assumindo ou terceirizando sua administração, ou mesmo, se a região for mais central, uma boa ideia seria reformar seu imóvel para se tornar um ponto comercial.

Outra ideia para valorizar seu imóvel durante a reforma seria pensar na ampliação de sua área de lazer. Transformar a sacada de seu apartamento em um espaço gourmet integrado à sala, ou ampliar a cozinha em uma casa seria uma ótima opção para curtir seus dias de férias. Além de que, havendo espaço, é possível investir um pouquinho mais na construção de uma piscina ou de um salão de jogos!


Aproveite estas dicas e busque o melhor modo de fazer sua reforma com eficiência e economia!


Enquanto não decidir o que vai fazer, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam se inspirar nas possibilidades existentes na hora de optar por uma reforma de imóvel na praia!

2 comentários