googlefc.controlledMessagingFunction

O que deu Errado na minha Construção! Dicas Quentes!



Gente, eu queria ter escrito esse post logo depois da mudança (nov./2013), deixei algumas informações em rascunho para não esquecer depois, mas só agora chegou o momento, kkk... também recebi alguns pedidos de leitores que queriam indicação do meu arquiteto, pois gostaram da casa e também são daqui do RS. Mas por vários motivos não recomendo, por isso nunca citei nome e contato aqui no blog. Achei ele honesto, sensato e pé no chão em diversos aspectos durante a administração da obra e para fazer a planta baixa, pois conseguiu colocar tudo que eu queria numa planta compacta, não usando de excessos em varandas e corredores, que só aumentam o custo de obra e quase nunca usufruímos. Também pelos valores cobrados foram bem mais em conta na época que demais arquitetos, tanto da planta como da administração, foram esses os pontos que me fizeram contratar ele, pois eu tinha recebido indicação. Ele é um profissional experiente, porém deixou a desejar em muita coisa fundamental em qualquer obra. Como contei naquele post dicas pré-obra, estava há anos correndo atrás de um terreno legal, depois passei meses trabalhando em cima de um projeto com minha primeira arquiteta e depois de ter descartado o projeto mesmo tendo sido bem caro e aprovado na prefeitura, mas ficou com desenho e tamanho diferente do que realmente eu queria, após tanta demora, fui indicada por um conhecido que construiu prédios comercias e apartamentos aqui na minha cidade e procurei o arquiteto. Só que o forte do meu arquiteto é construir prédios e pavilhões e não casas. Até antes de começar a construção ele falou que iria parar de administrar construção de casa por causa que envolve muitos detalhes e burocracia, diferente de prédios e pavilhões que são estruturas grandes e retas, sem detalhes. Ou seja, passei a obra toda falando com ele por telefone e email, preocupada para que tudo saísse dentro do normal, no prazo e quanto a detalhes de iluminação e interiores ele não tinha a menor noção, um dos motivos que me motivou a escrever e pesquisar ainda mais no blog. Também tem aquele ditado que diz que só construímos a casa certa na segunda casa, nunca na primeira, e por mais que amo minha Casa Clean, hoje teria feito muitas coisas diferentes, que vou citar aqui para vocês, a fim de ajudar para que muitos evitem os mesmos erros. Bom, construção é coisa de gente grande, tem quem jura que nunca mais constrói depois da primeira experiência, rsrs...


Em primeiro lugar, meu arquiteto não era é um profissional moderno, com visão de arquitetura moderna, muito menos interiores, nem projeto em 3D ele apresentou. Imagina o medo de construir a casa sem antes ver em AutoCad, porque só na planta não temos aquela noção de espaço e tamanho, aff... depois que a obra estava pela metade ele me enviou por email um projeto em 2D todo errado, que o estagiário dele tinha feito, que foi a mesma coisa que nada, já que estava errado e ainda em 2D só a visão externa da casa. 


Segundo lugar, levei o projeto pronto do que eu queria e pedi para ele fazer a planta dentro da metragem, a planta não foi criação dele, bem pelo contrário, rsrs. Sem falar nesse ponto super negativo para nós que procuramos profissionais modernos, pedi para ele fazer orçamento para administrar a construção e depois durante a obra ele vinha me dizer que tinha materiais que estavam até 5x mais caro do que ele havia orçado, que ele não usava tal material há 2 anos, exemplo os vidros, etc. Fora que ele colocou no projeto cerâmica e não porcelanato, imagina? Ainda que eu tinha passado para ele imagens e nome dos materiais que eu tinha por prioridade nos revestimentos, depois ele me diz que orçou cerâmica, fiquei pirada e dai tive que pagar por fora do valor do contrato da obra os revestimentos que eu queria, como porcelanato, laminado, enfeite dos azulejos. 


Terceiro ponto e acho que o mais importante, ele calculou mal a estrutura da casa, os pilares da fundação, previu 3 metros e fez a planta, sendo que teve pilares com 7 metros e dai quem teve que improvisar foi os pedreiros, como consequência a casa ficou toda torta, que tiveram que alinhar na hora de rebocar as paredes! E devido a isso, a casa está cheia de rachaduras, que terei que contratar um engenheiro para ver o que será necessário para não comprometer a casa futuramente.


Quarto ponto negativo, na planta não apareceu onde desceriam os canos e depois ele encheu de vigas pela casa toda com canos para escoamento, tive que ficar em cima e mandar emparelhar algumas vigas com a parede, para parecer uma coisa só e não uma viga, por exemplo em cada lado da lareira, foram mais de 10 vigas ao todo! 


Quinto ponto, contratou uma empreiteira que ele ainda não conhecia, então não conhecia o serviço dos pedreiros, e essa empreiteira foi horrível, deixaram a casa torta como falei, que foi arrumada com o concreto, mas tem pontos que não deu para arrumar, fizeram a escada que desce para o terceiro piso toda errada, com degraus menores e maiores e tortos, péssimo acabamento na pintura, nos detalhes como corrimão, cantos dentro dos banheiros, escada e paredes externas da casa! Sem falar que o mestre de obra, dono da empreiteira foi muito mal educado em alguma situações, tanto que eu evitava ir na obra em horários que sabia que ele estava e deixaram a casa na maior sujeira, não cobriram os pisos e azulejos, então sujou e manchou muita coisa, que depois tive que ver produtos próprios para remoção de manchas para ver se resolvia o problema. 


Sexto ponto, ele fez um contrato básico de administração de obra, não descrevendo os materiais a serem utilizados, apenas as etapas e o valor total da obra. Com isso, chegando na parte mais cara, que são os revestimentos, pedras, porcelanatos, louças sanitárias, o arquiteto alegou que não teria verba, eu tive que comprar tudo fora do contrato, o que me gerou um gasto extra inesperado. Além que durante a obra os pedreiros contratados por ele, ficavam pedindo que eu pagasse a mais para eles por ora, devido a imprevistos que o arquiteto ocasionou, como do terreno que não foi medido corretamente e eles tiveram que fazer os pilares bem maiores, e esse extra eles nos pediam particularmente para não se queimarem com o arquiteto, já que ele poderia contratar eles novamente, e se eles cobrassem a mais dele, poderiam perder essa oportunidade para novas obras. Como Deus é justo, essa empreiteira incompetente rompeu sociedade logo após minha obra, aff


E para resumir sétimo ponto negativo, no contrato era para o arquiteto me entregar a casa em 6 meses e levou 9 meses, arquiteto e pedreiros atrasaram 3 meses, porque tinha semanas que apareciam apenas 2 vezes, eu reclamava para o arquiteto e ele dizia que eles tinham avisado ele, porque tinham que terminar alguma coisa em outra obra e que não tinha problemas que fariam tudo a tempo e assim foi, cansei de reclamar e atrasou tudo!! Tanto que para os pedreiros terminar os acabamentos eu tive que dizer para o arquiteto que queria a chave naquela semana, pois tinha que começar a limpeza da casa e o que era necessário para dar andamento logo na mudança, já que o prazo estava atrasado, então os pedreiros entregaram a chave naquela semana, mas deixaram faltando acabamento na pintura em vários pontos, reclamei para o arquiteto e ele queria mandar um outro para fazer esses retoques, dai como eu conhecia a enrolação dele, disse que deixava assim que eu pediria para o pedreiro que eu iria contratar para fazer os muros para terminar isso, vê se pode! Por isso não divulguei o nome do arquiteto no blog, menos ainda contato, pois não recomendo, nem ele nem a empreiteira que ele contratou. Como não queria me incomodar, pois já havia me estressado demais durante a obra toda, deixei por isso mesmo, mas sei que deveria ter cobrado tudo e ainda mandado o arquiteto exigir limpeza e remoção de manchas nos revestimentos e concertar aquela escada, mas sei que iriam enrolar mais meio ano ou não iria aceitar e eu teria que partir para justiça, tudo que eu não queria, pois o desgaste é grande para as vezes receber pouco retorno. E o que mais queria no final de obra era a minha mudança, descansar e usufruir do meu lar doce lar! rsrs... ufa, ainda bem que passou!



Agora o que eu não teria feito hoje na casa:

- Pintura branca - suja, encarde, amarela, teria usado cor creme off white nas paredes.
- Piso branco no banheiro e na garagem. Pensa que aparece toda sujeira, fios de cabelos no banheiro e muita terra, cisco na garagem que entra com o carro e não tem como evitar, fora manchas de óleo.
- Falta de beiral acima das aberturas. Como a casa tem platibanda e o telhado aparente que protege as paredes e evita chuva nas aberturas, e na minha casa não tem, qualquer chuva tenho que fechar todas as janelas para não molhar dentro de casa. Na porta de entrada quando chove molha para dentro se abrir a porta. A pintura se desgasta bem mais rápido por conta disso, devido o sol e chuva na ausência do telhado aparente, mas acaba tornando a obra mais econômica. E as infiltrações na parede da frente e lateral, que pega a parte do quarto de visita e do meu escritório.


- Falta de massa corrida nas paredes. Como o arquiteto estava administrando a obra e apelando para economia, as paredes foram apenas rebocadas e pintadas, assim a fachada pareceu uma polenta e por dentro aparece todas imperfeições.
- Piso laminado nos quartos. Amei meus pisos, são lindos e de qualidade, porém se molhar incha e estraga, então teria usado o vinílico, por mais que aqui na época o valor estava mais que o dobro e hoje tem até por valor menor que do laminado.
- Rodapé branco Santa Luzia. Esses rodapés são lindos, mas encardem e não existem produto que limpe!!! Eles devem ser pintados, mesmo assim não resolve. Só pintando toda vez que encarde e suja. Tem quem usou os brancos da Durafloor e não tiveram esse problema, nem precisa pintar, então usaria esse ou porcelanato embutido na parede, para evitar poeira em cima.
- Pergolado com vidro na garagem fechada. É lindo e moderno, mas quando tem sol, vira uma sauna, insuportável de calor. Então tenho que colocar película ou cortina de teto. Usei porque se fosse feito chapa o custo seria bem mais alto e não era viável no momento.


- Banheiro do meu quarto seria um pouco maior. Hoje eu iria priorizar o banheiro um pouco maior, para ter espaço maior no box com dois chuveiros e duas cubas na bancada.
- Cubas de sobrepor não usaria nos banheiros, apenas no lavabo. Por serem altas ou pequenas, elas respigam água no chão e quando nos lavamos o rosto escorre água nos braços, aff... então usaria cuba de semi encaixe ou esculpida na bancada.
- Janela no banheiro do quarto. Não teria feito a janela ao lado da banheira, pois preciso pisar dentro da banheira para fechar e abrir a janela.


- Aberturas de alumínio blindex. São caras, mas o valor é em média 3x menor que as de PVC, porém elas vazam água quando chove muito em alguns ambientes, passa vento frio no inverno e poeira, coisa que não acontece com PVC pois fica super bloqueada. No caso do vento as cortinas protegem.
- Corrimão da escada e guarda corpo da sacada de ferro. O arquiteto optou por esse pelo valor mais acessível, mas usaria hoje inox na sacada e vidro na escada, mais moderno.


- Escada usaria pedra também no espelho do degrau e rodapé. Como apenas pintei o espelho dos degraus, sempre marca de calçado e suja a lateral da parede dos degraus.


Bom, tem coisas que só depois da mudança que vamos percebendo erros e acertos... mas muita coisa pode ser reformada no decorrer do tempo. Só tenho a agradecer a Deus por esse conquista, pois levei anos escolhendo o terreno ideal, pesquisando ideias, projetando, sonhando e batalhando para adquirir! E como dizem, o melhor ainda está por vir!! rsrs... 


Alguém se identificou?
Alguma coisa a acrescentar? rsrs...

48 comentários

  1. Grazi, o que você me diz sobre as janelas blindex? Estou pensando em compra-las para minha casa por conta do valor em relação a alumínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassi, gostei das minhas janelas blindex!! A única coisa que teve esse imprevisto no quarto de hóspedes e escritório, já na minha suite, cozinha e na sala não teve problemas.

      Excluir
  2. Bom dia Grazi!
    Infelizmente essas coisas percebemos só depois da mudança, dá um pouquinho de tristeza não é?Na minha também alagunas coisãs não faria, como: colocar pia sobrepor( meu marido detesta),laminado de cor clara nos quartos,com tempo fica feio,lembro que usei o mesmo que vc. Agora tem uma coisa que nao me arrependo foi de colocar esquadrias de alumínio branco e anodizado. Nao passa vento,poeira e água e é isolante acústico.Mas é como vc fAlou,só a segunda casa para sair certa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala!! rsrs
      Minhas esquadrias de alumínio brancas blindex deram certo na sala, cozinha e na minha suite, já no escritório e quarto de hóspede deixou a desejar, aff... quanta a acústica gostei, pelos vidros serem temperados grossos combate bem o barulho, rsrs
      São detalhes que podemos evitar nas próximas construções e reformas né? :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Com certeza só saberemos dos erros e acertos com o passar do tempo morando em nossos lares. Também tive alguns problemas no decorrer e término da construção. Mas sempre vale a pena ver nossos sonhos se concretizando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso!
      O sabor do sonho realizado compensa qualquer imprevisto!!

      Excluir
  4. Amei o post Grazi.. Muito esclarecedor... Com certeza vou captar suas dicas quando for reformar meu lar!
    Beijos!

    www.blogpapodecasa.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa quanto sofrimento e stress que você passou hein?
    Que experiência horrivel com o arquiteto, realmente não tem como indicar!

    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com/

    ResponderExcluir
  6. Grazi, acompanho teu blog há muito tempo e admiro o teu trabalho e bom gosto. Também passei por muitas dificuldades com a construção da minha casa e gostaria de dividir algumas coisas que lembro agora para poder ajudar alguém.
    1- Ao contrário do teu arquiteto, a nossa arquiteta tinha o estilo moderno, porém eu e meu marido não queríamos uma fachada moderna, mas sim mais neo clássica. Então a minha primeira sugestão é que vc procure por um arquiteto que corresponda ao seu estilo e principalmente tenha pelo menos uma indicação sobre o trabalho dele.
    2- Observe se o seu arquiteto está orientado pelo engenheiro civil, pois no meu caso, devido a falta de comunicação entre a arquiteta e o engenheiro, tivemos que mudar o projeto de nossa casa em vários lugares. A arquiteta fazia uma coisa o engenheiro fazia outra e o pedreiro ficava confuso diante do projeto arquitetônico e estrutural que não batiam. Deu muita dor de cabeça, até janela tivemos que trocar de lugar, pois a arquiteta não previu as vigas necessárias.
    3- Eu insisti demais, mesmo com a contrariedade da minha arquiteta para ter um pé direito mais alto, eu sabia que isso iria encarecer um pouco mais a obra, no entanto aprendi que um bom pé direito agrega valor comercial (minha arquiteta não parecia preocupada com esta questão). Para resumir nossa casa precisou de vigas enormes, principalmente na garagem e se caso ficasse a metragem que ela queria, com as vigas não teria como uma caminhonete entrar na garagem, iria bater no teto. Mas graças as minhas pesquisas conseguimos prevenir este problema.
    4- Bom Grazi, eu queria algo mais sofisticado sabe, mas a arquiteta não trazia ideias, coisas criativas... Por exemplo, ela não planejou um lavabo, não planejou hall de entrada, pé direito duplo na entrada, essas coisas que a maioria gosta. Planejou banheiro sem janela; escada na cozinha; closet que “invade” o quarto; garagem que era pra ser dois carros, projetou um espaço reduzido de modo que nenhum consiga abrir a porta quando estacionados... Enfim, tudo o que ela planejou precisou ser alterado, eu e meu marido tivemos que pesquisar muito para corrigir o projeto. Por fim, tivemos que desenhar toda a planta da casa. No entanto, não conseguimos resolver tudo, na cozinha por exemplo, não vou poder fazer minha ilha americana, como eu queria, pois no papel ela desenhou, mas olhando no local, não vai dar, vai ficar com pouco espaço de circulação e portanto ficarei sem minha ilha... Bom minha dica é, se você não contratou um super profissional (tipo o Aquiles Nicolas Kilaris rs), procure acompanhar toda a obra, pesquisar muuito e saber lidar com as frustrações.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Obrigada pelo carinho!!
      Ixi... você também passou maus bocados com sua arquiteta, pois foram erros tão grotescos quanto o meu né? O meu tem engenheiro no escritório dele, mas pelo visto não recorreu a ele para fazer meu projeto, aff...
      Bem isso! kkk... Precisamos de um Aquiles Kílaris ou do mesmo nível para próxima casa dos sonhos!!! rsrs
      Beijo

      Excluir
  7. Adorei o post, principalmente as dicas do final... com certeza vou levá-las para quando eu construir minha casa! Meu maior sonho! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Dani!!
      Tenho certeza que vai te ajudar muito... alguns imprevistos básicos é comum acontecer, só erros grotescos que podemos evitar! :)

      Excluir
  8. ótimo post, esclareceu muitas duvidas.
    Hoje vc usaria o mesmo porcelanato que colocou na sala e cozinha?
    no meu apê eu usei o rodapé de EVA branco, pintado; até agora ele não amarelou mas quando bato o aspirador (qdo vou faxinar) ele fica marcado, mas depois volta.
    Amo a sua casa e serve de inspiração para muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Daia!
      Sim!!! Amei meus porcelanatos polidos das salas, rsrs
      Que ruim isso com o rodapé branco né? aff
      Mas importa que o que deu certo compensa todo lado estressante!! :)

      Excluir
  9. Oi Grazi, excelente seu post, muito esclarecedor. Vc esta ajudando muita gente com este seu trabalho e depoimentos, parabéns e muito sucesso no seu blog. Quanto a estas coisinhas na sua casa que não gostou muito, não fique triste, pois com o tempo vc vai consertando até ficar perfeito e do seu pleno gosto. A maioria das casas tem coisas que precisam ser consertadas, é assim mesmo, sua casa é linda e você tem muito bom gosto. Abraços,Dalila/MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalila!
      Obrigada pelo carinho!! Bem isso... impossível um projeto perfeito de primeira viagem né? Mas só tenho a agradecer, porque o que deu certo compensa todo lado negativo, rsrs
      Beijo

      Excluir
  10. Ola Grazi ,me identifiquei e muito com este post !
    Principalmente na parte de projeto e mão de obra, os problemas que tivemos são bem semelhantes

    Obrigada por compartirtilhar suas esperiencias
    Grande abraço!
    http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Sério? Coisa ruim esse stress com maus profissionais né? aff... mas tudo serve de lição e experiências para as próximas obras, rsrs
      Beijo!

      Excluir
  11. Nossa Grazi, vc passou muito sufoco na construção, apesar de todos esses pontos negativos a sua casa é linda e serve de inspiração pra muita gente.Beijos e uma excelente semana. www.casacomafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Lindsay!
      Foram vários sufocos mesmo, rsrs... mas graças a Deus deu tudo certo!!
      Pra você também, uma semana abençoada por Deus...
      Beijo

      Excluir
  12. Grazi do céu tô chocada com esse arquiteto, como assim errar o calculo da estrutura da casa? Que perigo Jesus!

    Gostei da dica da escada, estava pensando em lá em casa fazer igual a sua só o degrau de cima pq sai mais barato, mas depois dessa vou esperar um pouco e fzer tudo hehe sobre a pia de sobrepor já imaginava q elas são mais linda que funcionais, e o laminado vou colocar aqueles porcelanatos que imitam madeira, achei o custo beneficio ótimo!

    http://voceprecisadecor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala Mila!! kkk
      Vale a pena revestir toda escada mesmo... e sobre o piso dos quartos, aqui no sul tem inverno rigoroso, então é mais aconchegante usar pisos quentes como laminado e vinílico, pois porcelanato esfria ainda mais o quarto no inverno né?

      Excluir
  13. Oi Grazi! Sua casa é linda e super moderna, pena passar por esses tipos de decepção. Mas é verdade, algumas decepções acontecem inevitavelmente com a rotina de casa, mas outras por falta de profissionalismo. E isto eu concordo com você, faltaram algumas coisas em que o arquiteto deveria ter pensado, não somente na estética e economia. O bom arquiteto é aquele que une a estética com uma construção sólida, prática e confortável. Decerto ele não tinha muita experiência com residências. E o nosso país, infelizmente, anda complicado com a falta de profissionais sérios. Já vi tantos erros em construção por aí, nossa! É triste.
    Mas sua casa é linda e aos pouquinhos você vai moldando do seu jeitinho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa!
      Obrigada pelo carinho!!
      Faltou profissionalismo e capricho da parte dos profissionais mesmo, aff
      E pior que ele tem experiência, mais de 20 anos de escritório e conheço o trabalho que ele fez aqui na cidade para quem indicou... faz parte mesmo, graças a Deus que no final deu tudo certo!! :)
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Grazi!!!

    Que bom ouvir estes depoimentos e saber que os outros também tem problemas com obras rs rs rs muitas vezes ficamos tão desanimados porque projetamos tanto, economizamos mais ainda para podermos realizar nossas reformas e construções e parece que tudo dá errado, cada etapa temos problemas, a poucos dias terminei minha reforma da cozinha e sala de jantar ( projeto da Alê Castelinho ) e apesar dela ter me passado tudo bem detalhado e explicado meu pedreiro improvisou tanto, deu problema na marcenaria, na colocação dos granitos e até na instalação da coifa menina, quando cada profissional vinha até minha casa eu já pensava o que dará errado hoje???? rs rs mas no final tudo se ajeita e dá certo, é que obra é desgastante mesmo, principalmente em cidades pequenas igual a minha em que não achamos profissionais experientes e qualificados ai contamos um pouco com a sorte mesmo e outro detalhe como estudamos sobre o assunto, lemos bastante, pesquisamos acabamos ficando com um grau de exigência muito grande, enquanto outras pessoas nem se dariam conta de certas erros a gente fica louca com ¨coisinhas" rs rs o que posso dizer é que não é fácil, muito menos barato mas vale muito a pena.
    Sua casa já está linda, se você não tivesse falado ninguém teria se dado conta destes detalhes que não foram tão satisfatórios mas como você mesmo disse pintura terá que refazer daqui algum tempo ai você troca a cor, quanto a escada também coloquei pedra na minha que só tinha no degrau e sujava muito, vale muito a pena, os rodapés eu coloquei Santa Luzia na casa toda e já faz dois anos e estão lá branquinhos e lindos, o que será que aconteceu na sua casa? E olha que na minha cidade tem muito pó. E por último a cuba de sobrepor não é vilã não, tenho cuba de semi encaixe da deca e espirra água, não chega a molhar o chão e os cotovelos mas a bancada..... mas ela é tão linda....

    Beijos Grazi!!!
    Não te conheço pessoalmente mas te adoro! Olho as tuas postagens diariamente, nunca deixe de mostrar as novidades da casa clean que com certeza é inspiração para muita gente semana passada mesmo eu revi o post de instalação da coifa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Obrigada pelo carinho!!
      Bem isso, ficamos bem mais exigentes, mas isso é bom, pois quando tem profissionais competentes eles nunca deixam a desejar... o problema que a maioria trabalha só por dinheiro e não por talento né? rsrs
      Ah, mas essa de semi encaixe não molhando os cotovelos quando lavamos o rosto já é uma grande coisa, kkk... a esculpida que é perfeita né? Mas quando fiz minha planta não conhecia nenhuma, rsrs... que estranho que os teus rodapés não deram problema, aqui em casa ficaram horríveis mesmo, aff
      Beijo queridona!

      Excluir
  15. Oi, Grazi, tudo bem? Excelente seu post, vai ajudar muitas pessoas que estão construindo, como eu, por exemplo...rs. Tenho uma pergunta pra fazer: vi em um post que vc usou manta aluminizada para telhado, ela surtiu o efeito desejado? Grazi, apesar dos contratempos sua casa é muito linda, adoro! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia!
      Tudo!! Obrigada pelo carinho :)
      Diz o arquiteto que diminui o calor em alguns 3 a 5 graus, por ser em cima da chapa, mas em casas/comércios com teto baixos sem chapa o efeito é bem maior ainda. Como o valor é bem acessível vale a pena, acho que em toda casa custou menos de 500 reais.
      Beijo!

      Excluir
  16. Grazi!
    Adorei seu post!
    É um presente pra quem esta na fase de construção,serve como cartilha...rsrs
    alguns erros nao vou cometer gracas a voce.....
    Eu coloquei porcenalato na parte térrea e coloquei rodapé do proprio piso,mandei na marmoraria pra fazer o corte(mesmo amando rodape branco)
    Na parte de cima vou usar o vinilico,mas ai o problema do rodape,nao quero santa luzia,mas qual usar?
    Que Deus te abencoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fer!!
      Que bom, fico feliz em saber que foi útil, rsrs
      Acho maravilhoso o efeito do rodapé branco no piso vinílico/laminado, então eu usaria outra marca, como esse da Durafloor que quem usou disse não ter problemas.
      Deus te abençoe também queridona!!!

      Excluir
  17. Ótimo post, perfeito para quem está construindo ou vai construir (como eu). Adorei.

    ResponderExcluir
  18. Oi Grazi,

    Acompanho todas as postagens do seu blog, e esta me ajudou pra caramba!! Pois ainda estou na fase de construção!
    Mas, fala sério, o vidro temperado tem dessas, é? Guria, eu PRECISO colocar ele, por causa do valor!!! Com esquadria de PVC fica mmto caro! Mas que aflição entrar água, vento e pó!!!
    Sua casa é MARA!!
    Abç,
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      Obrigada pelo carinho!!
      Nem me fala guria, ainda bem que não entrou água em todos os ambientes, só na janela do quarto e escritório, da minha suíte não. Mas talvez seja alguma folga, mas reclamei para empresa e eles vieram vedar ainda mais com aquele veludo por onde passa as folhas da janela sabe? Mas não resolveu, aff... mas isso só em dia de chuva fortíssima, não é qualquer chuva sem vento para dar esse problema, rs
      Beijo

      Excluir
  19. Grazi... Até pensei em enviar um e-mail
    Para não expor ninguém, mas quanta coincidencia sobre arquitetos Rs. Enfim aprovei na prefeitura, contratei um engenheiro e só de cara já me falou que faltavam coisas no projeto... Lá fui eu contratar outro profissional que mexeu na fachada, na cozinha e a meu ver ficou pior Rs. Vontade nem de construir que me deu. Pensa bem. Mas eles alegam que o projeto da fachada do primeiro arquiteto falta detalhamento. Aí o outro vai detalhar e muda tudo. Neim... Pior tudo isso custa e demanda tempo. Contratei um calculista que está aguardando e enquanto isso a obra não decola. Usarei suas dicas, sempre sigo desde o esboço do projeto. E como demorou a aprovar, tsc tsc. Agora vou te falar viu esse software de 3D se não souber mexer tudo que eles colocam lá não fica legal... Sinceramente tem hora que desanima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Nem me fala... mas vai dar tudo certo!! Só cuidado para não pagar mais do que custa na realidade, se não vira em gastos, rsrs
      Se for preciso, começa um projeto do zero com outro arquiteto.

      Excluir
  20. Grazi, realmente deve ser bem complicada essa fase de obra, eu ja comprei minha casa praticamente pronta, o que também tem parte boa e parte ruim. A parte boa é não ter essa fase de pedreiros, engenheiros e arquitetos. O Engenheiro que construiu foi muito cuidadoso com a parte estrutural, não tem uma linha torta, todos os prestadores de serviço que contratei depois para finalizar detalhes elogiaram. Pude escolher os pisos da área íntima e optei pelo vinílico, ele é maravilhoso, não faz barulho quando caminhamos, não arranha e não incha com umidade, como você falou, aqui no sul tem que ter piso quente nos quartos! O que eu mudaria? Faria o lavabo embaixo da escada diferente: colocaria janela para arejar, o exaustor não dá conta da umidade, e aqui no sul no inverno você sabe como é... Ele tem mofado, mesmo eu deixando a porta quase sempre aberta, não adianta... E outra coisa que faria diferente seria não ter gesso em algumas peças, tipo lavanderia e área externa... Na lavanderia perco altura e na área externa ( garagem aberta e área/churrasqueira) dá muito trabalho para limpar, pois acaba pegando um pouco de chuva... Enfim, acho que não existe nada perfeito, a gente sempre vai querer melhorar algumas coisas e isso tudo também serve de aprendizado para a gente! Saimos mais fortes de tudo isso! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, que bom que esse engenheiro foi um ótimo profissional e os pedreiros também, e assim ficou tudo bem alinhado!! Capricho é tudo desses profissionais né? Verdade, ficamos mais fortes com tudo isso... e o piso vinílico é tudo de bom, na época custava aqui 200,00 o m², mais que o dobro do meu laminado... hoje tem até mais barato que o laminado, rsrs...
      Beijos!

      Excluir
  21. Olá Grazi, amei suas dicas, estou construindo também, estou a 1 ano sofrendo com mão de obra, fiz a burrada de pagar adiantado uns pedreiros e acabaram que até hoje não terminaram o serviço e nem atendem o celular. Enfim, sei como esta sendo dificil mas quando terminar, vai ficar lindaaa. Bom eu tinha planos de por piso laminado nos quartos, mas assim que vi seu comentário desanimei. Como é esse vinilico? ele fica bom, durável e bonito. Quero que meu quarto de casal fique bem quentinho e aconchegante no inverno, por isso optei por laminado. beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Obrigada, que bom que gostou!!
      Aff, esses pedreiros desonestos é fogo né? Nunca se pode pagar adiantado, se não adeus serviço.
      O piso laminado é bom e lindo, mas o vinílico que é de pvc é melhor, parecido visualmente mas pode molhar!
      Beijos

      Excluir
  22. Nossa Grazi, vi vc e minha mãe agora abraçadas, uma consolando a outra, a 6 anos, minha mãe construiu uma casa do zero, quanto sufoco, contratamos uma construtora com grande esperienciência na cidade teve atrasos de 60 dias, mudamos e ainda faltava pintar o lado de fora... teve que quebra todo o piso da sala de estar, pq deu problema, foi um sufoco... em cima da laje muita sujeira, terrivel... a caixa d'água não vizeram um apoio adequado e rachou causando infiltramento em dois banheiros e dois quartos... tivemos problemas também com educação do mestre de obras... foi um sufoco... já tivemos que fazer alguns reparos e pequenas reformas pra adequar ao pensamento incial más hj graças a Deus minha mãe ta super feliz com a casa, ja teve algumas mudanças... e vc com certeza logo estará satisfeita 100% com a sua... bjos e sorte pra vc... Emerson Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Emerson?
      Nossa, foi um sufoco mesmo o que vocês passaram... mas faz parte, sempre acontece algum stress com a obra. Serve de experiência para as próximas casas, rsrs
      Que bom que tudo se resolveu e se Deus quiser vou ficar satisfeita com a minha, por mais que tem muita obra externa a ser feita por aqui!
      Beijos

      Excluir
  23. Olá Grazi, somente com a experiência é que aprendemos. De fato sempre a segunda casa tem ajustes para facilitar tanto a utilidade como a beleza. Na primeira, somos marinheiros de primeira viagem, minha primeira casa tem apenas um banheiro e eu dizia que não precisa ter o segundo quarto, imagina um terreno enorme, com muito espaço e uma casa com apenas um banheiro ... nossos sonhos mudam com nossas experiências. Com certeza nos aperfeiçoamos. Suas dicas sobre o que que dá certo e o que não dá certo ajudam muito a refletir sobre o que escolher. Adoro piso branco e tudo clean rssss ... mas fico pensando nos fios de cabelos, no pelinho das roupas ... enfim minha casa não terá piso branco, mesmo sendo lindíssimo. Decidi para o banheiro porcelanato que imita o mármore branco rajado de cinza bem clarinho, acredito que isso será bom para disfarçar qualquer sujeirinha. Rodapéssss ... minha casa tem rodapé embutido, isso é horrível, deu um trabalho imenso para o pedreiro fazer, foi uma luta, na hora da pintura, sempre fica sujo ou tortinho, não existe pintor que consegue fazer o recorte certo, também não protege a parede de qualquer batida ou descasdada... ai rodapé embutido nem pensar ... bjsss
    https://construcaonewville.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia!
      Bem assim mesmo, cada dia nós nos aperfeiçoamos e aquilo que era bom para nós um dia acaba não sendo mais no outro. Tudo branco é lindo e elegante, mas apenas para quem tem empregada diariamente, nem diarista adianta com tanto trabalho que dá, rsrs... que bom saber sobre o rodapé embutido, visualmente fica lindo e sem aquele pó em cima, mas não protege nada mesmo a parede porque fica nivelado com ela, porém evita aquelas batidas da vassoura, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  24. Grazi, aqui em casa também errei com vidros blindex, o pior é que além da água e vento, no verão mesmo com as portas fechadas entram insetos pelas frestas assim temos que ficar sempre com as luzes apagadas. inclusive caso saiba uma solução nos ajude rsrs!
    Minha casa tem bastante vidros, e me inspirei nas suas cortinas, porém e a rua é de terra, o que sempre encarde as cortinas, estou cogitando trocar os forros finos por tecidos mais grossos devido ao sol.
    Você já colocou as películas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Ixiiii... aqui também entram insetos, aff... e o sol forte estraga o voil!
      Ainda não coloquei película, mas talvez coloque sim... quanto as frestas acho não ter solução, só se criar alguma palheta sob medida e colocar nas janelas, rsrs

      Excluir