googlefc.controlledMessagingFunction

Lustres: Veja Dicas de qual Iluminação Usar para Decorar a Sala!

A iluminação é o ponto chave em qualquer projeto de interiores, pois além de sua funcionalidade, ela que trará aconchego, beleza e até maior sofisticação a decoração dos ambientes. Já fiz vários posts aqui no blog sobre tipos de iluminação ideal para casa, pois temos que ver muitos quesitos, como tipos de luminária, luz quente ou fria, iluminação pontual, ambiente, funcional, etc. Mas hoje vou me deter a falar de lustres de cristal, esses pendentes ou plafon modernos de cristal ou os clássicos lustres candelabros para nossa sala, estar, jantar e integradas, pois precisam trazer harmonia e estética visual, cuidado para não deixar o ambiente escuro ou claro demais, e o pior, fugir da poluição luminosa. Inspire-se!

Que espetáculo de salas integradas!

Lustres, plafon, pendentes... qual usar e como escolher?

Credito imagem Freepik
LUSTRE.

Antes de ver quais modelos escolher, vou explicar melhor a diferença de cada luminária.

Lustres: muitos profissionais chamam de lustres os pendentes de cristal modernos, que são maiores e que usamos no centro da sala como destaque. Mas o nome se deu origem aos lustres clássicos e com braços (candelabros). Então, não vejo problemas em usar esse termo a toda luminária que se destaque no ambiente, normalmente no centro da sala e acima da mesa de jantar.


Plafon: são as luminárias que geralmente vemos embutidos na cozinha, mais comuns de acrílico ou inox, mas também os mais sofisticados de cristais, eles não são pendentes pois ficam bem próximos ao teto. Também podemos chamar de lustres modernos, pois estão como luminária destaque no ambiente.


Pendentes: que são categoricamente as luminárias com fios, que deixam uma distância considerável do cristal até o teto. Que também chamamos de lustres modernos, contemporâneos.



Agora que vimos a diferença dos lustres, vamos ao que mais nos interessa, rsrs... 

Qual modelo e como usar na sala?


Então vamos avaliar alguns detalhes importantes, como:

- Tamanho do ambiente: se a sala de estar ou jantar for pequena, podemos usar lustres menores, como plafon ou pendente/lustre clássico de menor diâmetro. Se for sobre a mesa de jantar, pode acompanhar o tamanho da mesma, sendo um lustre ou pendente grande para mesas maiores e lustre pequeno para mesas menores. Eu optei por um lustre de cristal moderno, formato de esfera (redondo) acima para minha sala de jantar!

- Ambientes integrados: se o estar e jantar ficarem juntos, o ideal é seguir o mesmo modelo e tamanho. Se for salas pequenas, podem ser usados dois plafons de cristal ou então deixar o plafon para o estar e um lustre mais suntuoso para o jantar. Se os ambientes forem maiores, cada sala pode ter um lustre/pendente grande moderno.

- Altura do pé direito: se forem salas com altura padrão, basta seguir a dica acima do tamanho do ambiente, se o pé direito for duplo, podemos usar um lustre grande ou pendente de cristal moderno.

Para compor o restante da iluminação, podemos usar spots de Led ou cristal embutidos ao redor da sanca de gesso, acima do painel da TV, atrás do sofá, luminárias de piso no canto da sala, abajures ao lado do sofá nas mesas de apoio, arandelas na parede, balizadores no rodapé e escada. 




Gostaram?
Comentem a vontade e não esqueça de compartilhar o post nas redes sociais abaixo! :)


1 comentários