Construindo Minha Casa Clean: Como Escolher o melhor Aquecedor a Gás? Água mais quente e com economia!

Como Escolher o melhor Aquecedor a Gás? Água mais quente e com economia!

Tem coisa melhor do que um banho bem quente para relaxar depois de um dia cansativo? Com a chegada do inverno se torna essencial a água bem quente, o que nem sempre conseguimos com os tradicionais chuveiros elétricos. E na hora de lavar as mãos e a louça, tem coisa pior que aquela água congelante? Então, a melhor escolha para o conforto e bem estar de nossa casa está no uso de um aquecedor a gás! Sim, ele vai salvar nosso dia, nosso banho e teremos todo conforto de um hotel.  Agora, venham comigo conferir melhor o que é um aquecedor a gás, como funciona, como escolher o modelo e tamanho ideal para nossa casa e seus benefícios!


Em estados onde o inverno é bem rigoroso, seu uso se faz ainda mais necessário no quesito economia, pois o chuveiro elétrico é o campeão de alto consumo na nossa conta e os banhos se tornam mais demorados pela menor vazão de água se comparado as duchas. Os apartamentos novos já vem com a rede preparada para instalar, quem não tem essa rede precisa chamar o encanador para fazer essas adaptações. Antes de você comprar seu aquecedor, primeiramente é preciso verificar o local de instalação e o tipo de tubulação, além disso verifique qual tipo de gás abastece sua residência e a pressão da água.


O que é um aquecedor a gás?


Conhecido como aquecedor de água a gás ou aquecedor de passagem, é um aquecimento de água, assim como o chuveiro elétrico, no entanto seu uso se dá por um aparelho através do gás e não da eletricidade (um dos motivos da economia). 

Existem dois tipos de gás e dois tipos de aquecedores:


Pode ser usado o gás de botijões (GLP) ou o gás natural (GN) que é encanado.


E existem dois tipos de aquecedores a gás: 


O aquecedor a gás mecânico e o digital, onde em ambos não é recomendado o uso de água direta da rua, onde não se tem pressão constante. Em casas e coberturas de prédio será necessário o uso de um pressurizador de água, pois a pressão de água não será necessária para atender o aquecedor de passagem.

Aquecedor a gás mecânico ou exaustão natural (funciona a pilha e não a tomada, seu controle de temperatura é feito com regulagem manual, ou seja, para ajustar a temperatura da água você precisa manipular seus botões que controlam o fluxo da água e o tamanho da chama (por isso o nome aquecedor a gás mecânico). Não possuem um display digital para configurar a temperatura da água de forma exata, sendo necessário regular manualmente a quantidade de água e gás do aparelho. Outro ponto que deve ser observado é a capacidade de vazão, com potência de 8 a 22 litros/minuto, sendo os de maior capacidade suficiente para atender duas duchas com vazão padrão de 10 litros/minuto, no entanto, o uso simultâneo em aquecedores mecânicos não é recomendado, porque eles possuem chama fixa, ou seja, a mesma regulagem para os dois pontos que não será favorável a temperatura da água para um dos pontos. Ideal para casa de campo e veraneio).


Aquecedor a gás digital ou exaustão forçada (sempre necessitam do uso de energia elétrica. Possuem uma placa eletrônica que comanda o acionamento da ventoinha e a liberação das faíscas, para depois liberar a passagem do gás para acender a chama. O que difere do aquecedor mecânico é o painel digital onde você pode configurar a temperatura exata do seu banho e ajustar automaticamente o tamanho da chama para que a água esquente exatamente na temperatura que foi configurada no display digital do aparelho. Sem falar que possui uma capacidade de vazão maior que o aquecedor a gás mecânico, podendo atender várias duchas juntas. E mais seguro por possuir sensores de segurança que desligam o aparelho caso haja problemas, interrompendo imediatamente o fluxo de gás. Com potência entre 8 a 48 litros/minuto).


Como escolher e instalar o aquecedor ideal para nossa casa?


Depois de definido o tipo de gás e de regulagem do seu aquecedor a gás, é importante calcular qual será a vazão de água em cada ponto de aquecimento. 

Considere a vazão máxima de cada chuveiro, torneira e banheira que serão alimentadas por água aquecida a gás. Cada modelo de chuveiro e torneira, por exemplo, possui uma vazão própria estabelecida pelo fabricante. Essa vazão pode ser consultada nos manuais de instalação ou no próprio site do fabricante. Por exemplo, 

8 litros: atende uma ducha de até 8 litros de vazão por minuto.
15 litros: 1 ducha (média de 10 litros/minuto) e 1 torneira (média 4 litros/minuto) simultaneamente.
26 litros: 2 duchas com no máximo 10 litros de vazão e 2 torneiras.
30 a 37 litros: 3 duchas e torneiras, mas as duchas devem conter no máximo 10 litros de vazão.

Outro cuidado é analisar a distância do seu aquecedor até os pontos (duchas e torneiras). Quanto maior a distância entre o aquecedor e os locais de consumo, maior será a demora para chegar a água quente até os pontos. Se a distância for muito grande, será necessário fazer a pressurização da rede hidráulica.



Para instalar o aquecedor, será preciso ter um ponto de gás. E também ver a capacidade de litros x número de pontos que poderão ser abastecidos, por exemplo, o aquecedor de 22 litros poderá abastecer na sua residência dois pontos de duchas de até 11 litros cada. O lugar mais comum para instalação é a área de serviço. Você também precisará da tubulação necessária para receber o aquecedor a gás. A tubulação de gás e as tubulações de água fria e água quente. Já os pontos que o aquecedor a gás alimenta com água quente, sejam duchas ou torneiras, precisam ser equipados com misturador e dois registros de água, fria e quente. No entanto temos a exceção das torneiras conhecidas como monocomando, que como o nome sugere, possuem apenas um registro onde você pode controlar tanto a água fria quanto a água quente. Vale frisar que torneiras monocomando e torneiras gourmet precisam de uma atenção especial, pois esse tipo de equipamento costuma precisar de um bom nível de pressão para acionar o aquecedor a gás. 


Atenção ao tamanho da sua ducha, pois quanto maior a vazão da sua ducha, maior deverá ser a potência do seu aquecedor. E se você deseja usar dois pontos simultaneamente, por exemplo, 2 duchas que consomem 10 litros/minuto, será necessário um aquecedor de no mínimo 20 litros/minuto.


Benefícios do aquecedor a gás




Banho igual de hotel com muito conforto: o banho torna-se diferenciado e prazeroso, pois a vazão de água é maior que os chuveiros elétricos, e a temperatura da água fica mais estável, nada de ficar tomando banho com um filete de água.


Economia de energia elétrica: A economia na conta de luz é um ponto muito interessante e que merece destaque. Os chuveiros elétricos tradicionais consomem uma quantidade alta de energia, o que acaba contribuindo muito nos gastos dos consumidores. Esse é apenas um dos motivos que as pessoas estão cada vez mais buscando um aquecedor a gás. Aliar água quente com uma conta de luz mais barata é o sonho de muitas pessoas.

Segurança: os aquecedores a gás digitais possuem o acendimento automático, o sensor de chama e o termostato de segurança, mas para isso é de fundamental importância que o aparelho seja instalado por uma equipe técnica especializada, já que instalações feitas de maneira incorreta podem ocasionar acidentes e diminuir consideravelmente a vida útil do aparelho, além de comprometer a garantia de fábrica, que no caso dos aquecedores a gás digitais são de 3 anos. Outro ponto essencial é que como os queimadores consomem oxigênio durante o funcionamento, é importante instalar o equipamento em locais de fácil acesso e muito arejados, como por exemplo varandas ou áreas de serviço com acesso a rua através dos dutos na parede.




Água quente na pia do banheiro e da cozinha: podem ser usados torneiras misturador ou monocomando. Então, quando fica aquele clima frio, nada de lavar mãos e rosto de manhã com água fria, mas ter todo conforto de água quente na pia do banheiro. Além de ser um alívio para nossas mãos a água quentinha, é muito útil a água quente para lavar as louças, remover todo excesso de gorduras que ficam retidos nos pratos e panelas. Também quando for preciso água quente na cozinha para preparo de alguma refeição, basta abrir a torneira.


Vocês podem conferir mais informações diretamente no site da Aquecenorte, pois eles comercializam a mais alta tecnologia japonesa disponível no mercado de Aquecedores de Água a Gás, garantindo o melhor custo benefício, agilidade no atendimento, qualidade dos produtos e dos serviços prestados. Sem falar no grande diferencial, que fica por conta do atendimento do pós venda, que é feito por técnicos treinados pelos melhores fabricantes da área, onde possuem profundo conhecimento para nos auxiliar em tudo que for necessário, desde o primeiro contato até a instalação dos aquecedores. 


Vocês também podem conferir com maiores detalhes os produtos, realizar um orçamento online ou até uma consulta técnica, através dos contatos que vou deixar logo abaixo. Vale muito a pena conferir, e usufruir de todo conforto de um banho com água mais quente e com economia. Bacana, hein?

vendas@aquecenorte.com.br
assistencia@aquecenorte.com.br
(11) 2262-9000 / 97527-4466

Gostaram?
E então, me contem mais, vocês usam aquecedor a gás? Qual marca e tamanho?
Comentem a vontade e aproveite para já compartilhar esse post com os amigos!

Imagens via Google

Um comentário:

  1. Maravilhoso post Grazi
    AQui em casa tenho um com 36,o litros por minto e pressurizador tb.

    bjus
    ana

    ResponderExcluir


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover