googlefc.controlledMessagingFunction

Como a decoração e o layout podem ajudar a aumentar as vendas de um comércio?

O sucesso de um negócio está diretamente relacionado a diversos fatores, como qualidade dos produtos, preço, atendimento ao cliente e etc. E isso vale para setores como roupa infantil, calçados, instalação de câmeras e outros.

IMAGEM PEXELS


No entanto, muitas vezes, um aspecto importante acaba sendo negligenciado: a decoração e o layout da loja. A forma como isso é inserido influencia diretamente as vendas e a experiência do cliente. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

Como a decoração e o layout podem ajudar a aumentar as vendas de um comércio?

A importância da decoração

A decoração de uma loja é fundamental para atrair a atenção dos clientes e criar um ambiente agradável e acolhedor. Ela deve ser capaz de transmitir a identidade da marca, bem como seus valores, além de proporcionar uma experiência positiva aos consumidores. 


Para isso, é necessário pensar em diversos aspectos, como cores, iluminação, disposição dos produtos, só para citar alguns. Cores quentes, como vermelho e amarelo, tendem a despertar a sensação de urgência e impulso de compra, enquanto cores frias, como azul e verde, transmitem sensação de tranquilidade e confiança. 


Já a iluminação pode destacar determinados produtos e criar um clima aconchegante e confortável. Enquanto isso, a disposição deve seguir um caminho que facilite a circulação do cliente e destaque os itens mais importantes ou promocionais. 


A forma como os produtos são apresentados também é relevante, já que a primeira impressão é a que fica. Comparativamente, é como fazer a manutenção aeronáutica, isso gera maior vida útil e menos problemas de gastos exorbitantes em momentos inoportunos.

A influência do layout

O layout é a disposição física dos elementos na loja, como balcões, prateleiras e vitrines. Ele é responsável por criar um fluxo de circulação e direcionar o cliente para as áreas de maior interesse da loja. 


Pensando nisso, o gestor tem a obrigação de fazê-la funcional e atraente ao mesmo tempo, permitindo facilidade na hora de encontrar o que procuram de forma intuitiva. 


Uma técnica muito utilizada é a criação de áreas temáticas ou seções específicas, como a área de brinquedos em uma loja de departamentos ou a seção de junta rotativa numa loja de peças e acessórios.


E não para por aí. Que tal pensar em pontos focais, que são áreas estratégicas da loja que se destacam por meio de iluminação ou decoração diferenciada. Faça isso com produtos específicos e molde um ambiente diferenciado, como um espaço para relaxamento em uma loja de roupas.



Projeto autoral designer de interiores Grazi Silveira

A consultoria online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

Dicas para aumentar as vendas por meio da decoração e layout

Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a trabalhar na decoração da sua loja, é importante entender quem são seus clientes e o que eles procuram. Dessa forma, você poderá experimentar com maior assertividade e, consequentemente, atender às suas necessidades e preferências. 


Pense em cada uma das características dessas personas, como idade, gênero, poder aquisitivo e estilo de vida, e crie um ambiente que reflita essas características. Por exemplo, uma loja de impressora industrial, pode seguir uma decoração que remeta a empresas, com a combinação de cinza e amarelo.

Atraia a atenção com vitrines criativas

A vitrine é a primeira impressão que os clientes têm da sua loja, por isso é importante que ela seja atraente e criativa. Use cores vibrantes, luzes e elementos visuais interessantes para chamar a atenção. 


Lembre-se de que a vitrine deve refletir o estilo e a personalidade da sua marca. Lojas de roupas mais jovens, tendem a ter muita variação de tonalidades… quando acerta nisso, é lucratividade aumentando, na certa.

Crie uma zona de conforto

Os clientes precisam se sentir confortáveis para explorar sua loja e fazer compras. Que tal montar uma zona de conforto com cadeiras e sofás, onde eles possam relaxar enquanto esperam amigos ou familiares. 


As lojas de roupas ou calçados femininos deixarão os maridos muito felizes, pois eles esperam, enquanto as esposas se divertem por horas. Certifique-se de que a iluminação seja adequada e que o ambiente seja climatizado.

Confira as tendências que costumam aparecer

As tendências variam de acordo com as estações ou o ano. Portanto, se você é um gestor e vai abrir sua loja agora, confira as tonalidades que mais agradam o público atualmente, além de adereços e outros detalhes.


Pode parecer besteira, mas seguir algo antigo e antiquado irá afastar as pessoas, mesmo que elas nem percebam isso. O inconsciente estará fazendo esse trabalho e a concorrência agradecerá.


Você sempre sonhou com sua casa decorada mas é tanta informação na internet que você não sabe o que fica bonito ou por onde começar? Esse Guia Prático de Decoração DIY vai transformar sua visão sobre Decoração!

Guia Prático de Decoração DIY AQUI.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

0 comentários