googlefc.controlledMessagingFunction

Jardins Externos!!! Fachadas com plantas, gramas e pedras!


Agora é a vez de nos inspirarmos nos jardins externos!


Jardins externos com grama, plantas, flores, pedras e muita beleza...
Podem ser usados no pátio da frente na fachada, na entrada da porta, na calçada na frente do muro, ao redor da piscina... vamos nos inspirar?!!

Imagem Freepik

A melhor opção na hora de comprar, é levar as fotinhos junto na floricultura para mostrar o que realmente deseja!
Não coloquei nome nas plantas porque não sei o nome de todas, mas o melhor mesmo é mostrar as imagens com as idéias de jardins e fazer a escolha conforme valores e posição solar e tipo de terra.
Ainda melhor que contratar paisagista e gastar em floricultura, é comprar direto com esses vendedores de mudas! Com certeza os valores serão bem acessíveis e eles entendem muito do assunto!

Principais pragas e algumas dicas naturais de controle


Pulgões - Os pulgões podem ser pretos, marrons, cinzas e até verdes. Alojam-se as folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e até transmitir doenças perigosas. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois multiplicam-se com rapidez. 
Dica - As joaninhas são predadoras naturais dos pulgões. Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas e isso pode ser feito semanalmente; aplique calda de fumo ou macerado de urtiga.
   
Cochonilhas - As cochonilhas são insetos minúsculos, geralmente marrons ou amarelos, que alojam-se principalmente na parte inferior das folhas e nas fendas. Além de sugar a seiva da planta, as cochonilhas liberam uma substância pegajosa que facilita o ataque de fungos, em especial, o fungo fuliginoso.Dá para perceber sua presença quando as folhas apresentam uma crosta com consistência de cera. Algumas cochonilhas apresentam uma espécie de carapaça dura, que impede a ação de inseticidas em spray. Neste caso, produtos à base de óleo costumam dar melhores resultados, pois formam uma capa sobre a carapaça, impedindo a respiração do inseto. A calda de fumo costuma dar bons resultados também. 
Dica - as joaninhas também são suas predadoras naturais, além de certos tipos de vespas; calda de fumo e a emulsão de óleo são os métodos naturais mais eficientes para combatê-las; deve-se evitar o controle químico mas, quando necessário em casos extremos, normalmente são usados óleo mineral e inseticida organofosforado.

Moscas Brancas - São insetos pequenos e, como diz o nome, de coloração branca. Não é difícil a notar a sua presença ao esbarrar numa planta infestada por moscas brancas, dá para ver uma pequena revoada de minúsculos insetos brancos. Costumam localizar-se na parte inferior das folhas, onde liberam um líquido pegajoso que deixa a folhagem viscosa e favorece o ataque de fungos. Alimentam-se da seiva da planta. As larvas deste inseto, praticamente imperceptíveis, também alojam-se na parte inferior das folhas e, em pouco tempo, causam grande infestação.  
Dica - é difícil eliminá-las, por isso muitas vezes é preciso aplicar insetidas específicos para plantas. Quando o ataque é pequeno, o uso de plantas repelentes como tagetes ou cravo-de-defunto (Tagetes sp), hortelã (Mentha sp), calêndula (Calendula officinalis), arruda (Ruta graveolens) costuma dar bons resultados.

Lesmas e caracóis - Normalmente atacam à noite, furando e devorando folhas, caules e botões florais, mas também podem atingir as raízes subterrâneas. 
Dica - besouros e passarinhos são seus predadores naturais. Uma boa forma de eliminá-los é usar armadilhas, feitas com isca de cerveja para atraí-los. Faça assim: tire a tampa de uma lata de azeite e enterre-a deixando a abertura no nível do solo. Coloque dentro um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas e os caracóis caem na lata atraídas pela cerveja e morrem desidratados pelo sal.

Lagartas - Costumam atacar mais as plantas de jardim mas, em alguns casos, também podem danificar as plantas de interior. Fáceis de serem reconhecidas, as lagartas costumam enrolar-se nas folhas jovens e literalmente comem brotos, hastes e folhas novas, formando uma espécie de teia para proteger-se.Todas as plantas que apresentam folhas macias estão sujeitas ao seu ataque. As chamadas taturanas são lagartas com pêlos e algumas espécies podem queimar a pele de quem as toca. Caso não apresente um ataque maciço, o controle das lagartas deve ser manual, ou seja, devem ser retiradas e destruídas uma a uma, lembrando que é importante usar uma proteção para a que a lagarta não toque na pele. A Calda de Angico ajuda a afastar as lagartas e não prejudica a planta. O uso de plantas repelentes, como a arruda, pode ajudar a mantê-las afastadas. 
Dicas - aves e pequenas vespas são suas inimigas naturais. É preciso lembrar que sem as lagartas, não tem borboletas. Ao eliminá-las completamente, se está privando da beleza e da graça desses belos seres alados. Mais uma vez, o equilíbrio é a chave.

Ácaros - O tipo de ácaro mais comum é conhecido como ácaro-vermelho, tem a aparência de uma aranha de cor avermelhada. Ataca flores, folhas e brotos, deixando marcas semelhantes à ferrugem. O ataque de ácaros diminui o ritmo de crescimento, favorece a má formação de brotos e, em caso de grande infestação, pode matar a planta. Ambientes quentes e secos favorecem o desenvolvimento dessa praga. Apesar de quase invisíveis a olho nu, sua presença é denunciada pelo aparecimento de uma teia fina. Costuma atacar mais as plantas envasadas do que as que estão em canteiros.  
Dicas - uma boa dica é borrifar a planta com água, regularmente, já que este inseto não gosta de umidade. Casos mais severos exigem que as partes bem atacadas sejam retiradas; a Calda de Fumo ajuda a controlar o ataque.

Percevejos - São mais conhecidos como maria-fedida ou fede-fede, pois exalam um odor desagradável quando se sentem ameaçados. Seu ataque costuma provocar a queda de flores, folhas e frutos, prejudicando novas brotações.
Dica - vespas são suas predadoras naturais. Devem ser removidos manualmente, um a um; se o controle manual não surtir efeito, a Calda de Fumo pode funcionar como um repelente natural.

Tatuzinhos - Os tatuzinhos são muito comuns nos jardins com umidade excessiva, são também conhecidos como tatus-bolinha, pois se enrolam como uma bolinha quando são tocados. Vivem escondidos e alimentam-se de folhas, caules e brotos tenros, além de transmitir doenças às plantas. 
Dica - evitar a umidade excessiva em vasos e canteiros. Devem ser retirados manualmente e eliminados um a um.

Nematóides - São parentes das lombrigas e atacam pelo solo. As plantas afetadas apresentam raízes grossas e cheias de fendas. Num ataque intenso, provocam a morte do sistema radicular e, conseqüentemente, da planta. Algumas plantas dão sinais em sua parte aérea, mostrando sintomas do ataque de nematóides: as dálias, por exemplo, podem apresentar áreas mortas, de coloração marrom, nas folhas mais velhas. 
Dica - o melhor repelente natural é o plantio de tagetes (o popular cravo-de-defunto) na área infestada. Se o controle ficar difícil, é indicado eliminar a planta infestada do jardim, para evitar a proliferação.

Formigas - As formigas cortadeiras (Atta spp e Acromyrmex spp) são as que mais causam estragos. Elas cortam as folhas para levá-las ao formigueiro, onde servem de nutrição para os fungos, os verdadeiros alimentos das formigas. 
Dica - um bom método natural para espantar as formigas e espalhar sementes de gergelim em torno dos canteiros. Além disso, o gergelim colocado sobre o formigueiro, intoxica o tal fungo e ajuda a eliminar o ninho das formigas. Em ataques maciços, recomenda-se o uso de iscas formicidas, à venda em casas especializadas em produtos para jardinagem. As formigas carregam a isca fatal para o formigueiro. Fonte

Gostaram?

Assista abaixo meu vídeo onde mostro meus jardins, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)



46 comentários

  1. Grazi, fico bestificada com tantas inspirações lindas! Parabéns pelo bom gosto. Todas as fachadas estão deslumbrantes, mas gostei muito das números 1, 2, 5, e 7. Bjkas e excelente domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu!
      Que bom que gostou... essas fachadas são maravilhosas!!
      Ótimo finalzinho de domingo e início de semana...
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei, todos lindis, enchem os olhos. bjs

    ResponderExcluir
  3. Grazi, eu amei todos os jardins, mas esse coqueiro enorme na frente realmente dá um visual muito bonito para sobrados grandes assim como o seu!
    Tenho certeza que o paisagismo da sua casa vai ficar perfeito porque vc tem muito bom gosto!
    Beijos

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi!
      Verdade, um coqueiro enorme fica lindo demais!!!
      Beijos!

      Excluir
    2. srsrsr, Na verdade não são coqueiros, são Palmeiras.

      Excluir
    3. Oi Alecs!
      Boa observação, rsrs... nós temos o costume de chamar toda árvore enorme de coqueiro, ainda mais essas palmeiras que tem uma semelhança incrível, kkk

      Excluir
  4. Maravilhosas essas fachadas!!
    Adorei aquela com a porta enorme de madeira...

    Bom domingo para você

    Beijos

    http://eentaonoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura!
      Um luxo aquela porta... tbm amei!!
      Obrigada, pra vc tbm bom restinho de domingo e início de semana...
      Beijos!

      Excluir
  5. Gostei de todas Grazi, todas são inspiradoras! E obrigada pelas dicas, muito bom saber! bjo
    www.idealizaredecorar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Grazi,
    Cada casa de sonho...
    Eu só tenho uma floreira, mas ela tem além das suculentas, pedrinhas brancas
    e cascas de árvore.
    A porta da garagem que você quer fazer é linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lindas as fotos!!!! como minha casa terá a frente aberta, tipo a foto 12 e 11 (por ser em um condominio fechado), quero fazer uma frente bem bacana tb com bastante verde e um banco de madeira em um canto. Já tinha pensado em um coqueiro, mas o tamanho vai depender do $$$ acho que será menor com certeza.....rsss. Só não sou mt fã de pedras brancas, acho que prefiro mais cascalho ou pedra de rio. Já sabe um cultivador na tua região para pegar direto as mudas? bjos grazi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziii!
      Nossa fica bem bacana mesmo em condomínio!!
      Ainda não vi, mas conheço um vendedor de mudas que vende plantas no caminhão... planta é planta, então vale a pena!! Mas vou pesquisar melhor valores e lugares... depois posso te passar! E você tbm, se encontrar me avisa!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Fantásticas as inspirações!
    Amei conhecer seu cantinho!
    Bjkssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela!
      Lindas mesmo!!
      Fiz uma visitinha e achei lindo seu blog!!!
      Pena que não tinha a opção de te seguir...
      Beijos!

      Excluir
  9. Inspirações lindas. Adorei as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Grazi, que inspirações mais lindas, babei em todos, mas menina, isso deve dar um trabalho para cuidar hein...

    Aqui em casa queremos colocar grama tbm, mas fico pensando no tempo que não temos para deixar tudo lindo, pq convenhamos, um jardim sem cuidados é melhor não ter né rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      São demais... mas até acho que não deve dar tanto trabalho assim!! rsrs
      Uma reparadas semanal e cortar a grama quando está alta e tudo fica bem ajeitadinho... além de ser uma terapia cuidar das plantinhas né? Acho que vou gostar da experiência!!!
      Se não conseguir cuidar, é melhor não colocar grama e apenas um jardim pequeno ou vasos de plantas!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Ola Grazi,

    Menina que post fantástico, e que fotos maravilhosas.
    Estou tao longe dessa fase, mas eu chego la.
    Sua casa esta muito linda e com o seu bom gosto tenho certeza que saberá escolher as melhores plantas e projetos pro seu jardim.
    BJos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri!
      Que bom que gostou!!!
      Obrigada... nossa quem dera, tenho tanto a aprender ainda aqui com vocês sobre decoração e paisagismo!
      Beijos!

      Excluir
  12. Achei tudo lindo e gosto dos q têm um coqueirinho ou coqueirão...rrsrs

    ResponderExcluir
  13. Moro em ap...mas vendo tantas imagens lindas de jardins de inverno e fachadas...já to querendo me mudar pra uma casa rssss...q marido não me ouça!
    Brincadeira, adoro meu cantinho...mas q essas imagens são de encher os olhos...ah, isso sem dúvida!!! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka!
      O marido que não ouça, rsrsrsrs
      Por enquanto tbm moro em apê, mas sempre tenho meus vasos de plantas aqui!! Já deixei morrer não sei quantas, mas vou aprendendo a cuidar, rsrs
      Faz um jardim legal ai no seu apê, seja embaixo da bancada do banheiro, ao lado da porta do apê ou na sacada!! hehe
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Grazi todas lindas mas 13 é perfeita né!?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Otimas inspirações!!!
    Adorei a entreda do 3!!!
    mas a fachada 6 com psicina é perfeitaaa
    bjobjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm amei essa entrada de pedras brancas do 3!!!
      Nossa, a fachada do 6 é muito luxo, enorme!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  16. Nossa, quantas dicas úteis! Ótimo post!
    Nas horas vagas, gosto de curtir os benefícios da jardinagem. Então estou sempre ligado nesses detalhes de insetos e outros bichinhos.
    As fotos também me deixaram bem inspirado. Me fez lembrar de quando não tinha um cortador de grama e tinha que fazer isso com outras ferramentas... Comprei o meu na Mobly. Valeu a pena... Ganhei muito tempo, mas enfim...
    Parabéns pelo Blog! Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!
      Que bom que gostou!!
      Jardim, plantas, é muito bom, trazem vida para casa!!!
      Abraço

      Excluir
  17. tudo muito lindo..
    tudo que tem natureza é perfeito...
    adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Verdade!!!
      Além de lindos na decoração da casa e do pátio, dão vida e purificam o ar!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  18. Boa tarde..amei seus pots ..gostaria de perguntar qual marmore branco é recomendado para por como escada na fachada externa na imagem 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janine!
      Que bom que gostou :D
      Na verdade, o ideal é granito para área externa, tem o granito branco Itaúnas ou Sienas que fica lindo e tem o silestone, que é uma pedra mais cara e acho que é essa que foi usada nessa imagem 3!
      Dá uma olhada no post "Mármores x granitos"...
      Beijos!

      Excluir
  19. Olá, querida! Estava apreciando seu blog... lindas fotos... estou buscando inspiração para executar um jardim em uma fachada residencial... adorei o q vi... No entanto, não pude me hesitar em fazer uma pequena correção, pois sou agrônoma!!! Prefira falar "palmeira", ao invés de "coqueiro"... pois existem infinitas espécies de palmeiras, entre elas o coqueiro. Se perceber melhor as fotos, nenhuma das palmeiras são coqueiros... Espero ter colaborado!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Que bom que gostou!!!
      Obrigada pela observação, quando fiz o post ainda não tinha muito conhecimento, fui avisada e não quis reeditar, mas o farei para não passar informação errada para quem vier aprender aqui!! :)
      Beijos!

      Excluir
  20. Meu, que post bom!
    Muito útil!


    Entre no meu blog :
    http://biancabusse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, gostaria de saber de onde tirou a primeira fachada, qual site. Tem a planta dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José!
      Tirei do Google Imagens, arquivei numa pasta há muito tempo, então não sei te dizer site específico... e não tenho a planta dela!!
      Abraços!

      Excluir
  22. Olá grazi....
    gostei dos jardins 1,3,5,11....
    até mais...
    jaquevirtual.blogsport.com

    ResponderExcluir