googlefc.controlledMessagingFunction

Iluminação de Ambientes!!! Luminárias!


Iluminação, qual devo usar?


São tantas as opções, luminárias de teto, de mesa, abajures, arandelas, plafons, lustres, pendentes, lâmpadas e spots... mas quais os mais indicados para cada ambiente?
Agora estou nessa fase, então pesquisando, encontrei várias idéias legais e aqui estou compartilhando com vocês!! Penso em colocar todas com lâmpadas de Led, que o custo benefício é maior em relação a durabilidade das lâmpadas e economia de energia elétrica!
Nesse post falo sobre os diversos tipos de lâmpadas que existem e seus benefícios!!!



As três etapas da iluminação...

O planejamento da iluminação de uma residência, por exemplo, acontece basicamente em três etapas:

1 – Iluminação arquitetônica: são os spots embutidos no teto, que têm como objetivo uniformizar a luz no ambiente, posicionados simetricamente e responsáveis por jogar a luz de cima para baixo.

2. Iluminação decorativa: lustres, pendentes, arandelas, etc. Ajuda a criar ambientes agradáveis e aconchegantes.

3. Iluminação portátil: abajures, luminárias e colunas. Aqui, deve-se prestar a atenção no ofuscamento, se a peça não oferece uma iluminação exagerada.

Não esquecendo que o ideal é usarmos lâmpadas brancas, chamadas de iluminação fria, em ambientes que necessitem muita claridade devido a sua funcionalidade, tais como, cozinhas e banheiros! Já ambientes que necessitem de pouca iluminação, para que ofereça aconchego e descanso, tais como, salas e quartos, o ideal é usarmos lâmpadas amarelas, chamadas de iluminação quente!

Luminárias de Teto


De embutir - São ideais para instalar em gesso e forro modular. Atenção na hora de escolher a lâmpada indicada para cada modelo.


De sobrepor - São de fácil instalação e valorizam a decoração.


Abajures e Luminárias de mesa e de chão


Concedem melhor visibilidade ao espaço, além de torná-lo mais aconchegante. Antes de adquirir, veja se o tipo de luminária possui o tamanho e o formato adequados.
O abajur pode ser usado no quarto, sobre os criados mudos ou sobre mesas laterais no quarto e nas sala. Você pode optar por modelos diferentes e que combinem com a decoração do ambiente!


As luminárias de chão podem ser usadas nos cantos de ambientes, como salas de estar, tv e jantar, e nos quartos, diferentes dos abajures não precisam de um móvel de apoio!


As luminárias de mesa auxiliam na iluminação da mesa do escritório ou de estudos, tem muitos modelos, inclusive bem diferentes para pessoas mais ousadas!


Arandelas


São instaladas nas paredes para receber lâmpadas elétricas. Proporcionam uma iluminação mais indireta e aconchegante à sua casa, além de decorar o ambiente.
Podem ser instaladas ao lado do espelho do banheiro, em paredes vazias numa sala de estar, nas paredes na subida de escadas e em corredores de circulação. Devem ser escolhidas peças pequenas, que deem um efeito de luz bacana. Existem modelos simples, pequenos e muito charmosos que decoram de forma extraordinária! A principal fonte de decoração dessa luminária é o efeito de luz que ela fornece, por isso fique atendo à isso na hora de escolher.


Plafons


São instalados no teto para receber lâmpadas elétricas, decorando e agregando estilo ao ambiente. 
É uma luminária rente ao teto, pode ser embutida ou sobreposta. A embutida é quando o forro é de gesso e ficando assim alinhada ao teto. A sobreposta é aquela que pode ser instalada no forro de alvenaria comum e que fico sobreposta ao teto.
Os plafons podem ser colocados em qualquer ambiente, banheiro, quarto, sala, cozinha, lavanderia, enfim, em todos os ambientes. Escolha o modelo conforme o estilo do ambiente, romântico, clássico, contemporâneo, etc. Para quartos infantil você pode optar por modelos coloridos. Para quartos de casal um modelo mais clean, moderno e com mais detalhes. Na cozinha opte por um modelo com mais lâmpadas, que ilumine melhor, sem muitos detalhes, um modelo mais reto e discreto, pois na cozinha há acúmulo de gordura, então deve ser um modelo de fácil limpeza. Na sala de estar e jantar, opte por modelos que chamem mais a atenção, com mais brilho e mais detalhes.


Iluminação Exterior - Balizadores


Servem para iluminar e decorar jardins e pátios.


Lustres e Pendentes


Luminárias utilizadas em áreas internas, complementam a decoração e agregam estilo ao ambiente.

A diferença entre pendentes e lustres - enquanto os pendentes são peças sempre penduradas no teto, os lustres apresentam braços e costumam ser mais clássicos.
É uma luminária que pode ser usada em vários ambientes, com apenas uma lâmpada em cima dos criados mudos ao lado da cama ou sobre a mesa de jantar quando você quer uma luminária mais clean, sem muitos detalhes como o lustre. Pode ser usada sobre as bancadas dos banheiros e dos quartos!


Spots


De Embutir - São pontos de luz que podem destacar algum móvel ou iluminar a área de sua casa. São indicados para rampas ou garagens, tornando o ambiente mais agradável.


De Sobrepor - São uma alternativa ao uso de lustres e plafons e ainda realçam os seus móveis.


Veja mais dicas de iluminação moderna aqui!

Gostaram?
Nossa, que assunto infinito, eu levei horas para fazer esse post gigantesco!! rsrs
Espero essas idéias sejam úteis a muitos, assim como está sendo para mim!



Assista abaixo meu vídeo, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)



51 comentários

  1. Uau, quanta coisa linda, eu sou apaixonada por lustres e luminárias com cristais, são maravilhosos e valorizam qualquer ambiente.
    Esse que vc escolheu para casa com pé direito alto, mulher é divino, parabéns, vai ficar um luxo!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Val!!
      Também acho que esses com cristais deixam qualquer ambiente maravilhoso!
      Beijos!

      Excluir
  2. Grazi... parece que você adivinhou o que eu estava procurando, amei o post! Super bem explicado! Parabéns!

    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

    .

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Grazi,vou me inspirar pois ainda não comprei tudo,mas tenho certeza que com seu bom gosto vai encontrar os mais lindos para sua casa...
    bjsss!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post. Confesso que não entendia bem a diferença de cada tipo de iluminação e seu post foi bem esclarecedor. Estou salvando as dicas para ler quando minha reforma estiver nesta fase.
    Bom final de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Que bom!!
      Eu sempre pensava que esses pendentes de cristais eram lustres e que pendentes eram só os de outros materiais, rsrs
      Bom findi pra você também!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Uau, Grazi!!! Caprichou no post mesmo!!!
    Excelente! A arandela da imagem 14 é a mesma q usei aqui no meu banheiro da suite e fiquei toda boba qdo ví aqui!! Hahaha!!
    Bjos e parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!!!
      Fico feliz que tenha gostado do post!!
      É demais essa arandela 14!!! Amei muito :)
      Beijos!

      Excluir
  6. É de encher os olhos. Também fico perdida, mas vai demorar um pouco pra eu chegar nessa etapa, não tenho como te orientar, mas sei que vc não vai errar.

    O pendente 58/59 é um sonho, acho que com ele não vai ter erro, só um susto mesmo qdo vc vir o preço............kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Esse pendente é maravilhoso!!!
      E o preço dele mais ainda, não deve ser menos que 5 mil reais, mas dai tenho que conseguir por sites estrangeiros ou ir no Paraguai, para pagar menos da metade, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  7. Vc falou em colocar lustre de cristal ou as esferas metálicas, esferas metálicas muito mais moderno e atual, aquele estilo de cristal esta meio batido já, adoroooooo seu blog, entro todo dia para ver se vc postou algo! Parabés Regiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re!
      Obrigada pela dica!!
      Sabe que penso exatamente assim... desde que vi as esferas numa casa achei maravilhoso e moderno! Já os pendentes de cristais são lindos, mas mais requintados do que modernos né?
      Fico feliz em saber, que sempre está aqui na página acompanhando as novidades :D
      Beijos!

      Excluir
  8. Ola Grazi, a luz Plafon embutida pode ser instalada em teto que não tem gesso? Vc acha que instalando uma ou duas lampadas tipo plafon embutida em uma sala, o ambiente fica mal iluminado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juninho!
      O embutido apenas no gesso, mas tem os plafon para forro de concreto que fica encostado no teto!!
      Dependendo da potência de cada lâmpada, se for forte, fica bem iluminado!!
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá Grazi, gostei de um lustre tipo o 70, só que é retangular, para a sala de jantar. O que devo usar na sala de estar? O paflon 36 maior ficaria legal?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Virginia!
      Fica lindo o lustre parecido com o 70!
      Você pode colocar na sala um pendente de hastes (bolas) igual o 66, o plafon maior igual o 26, o 36 achei muito pequeno, fica parecido com a idéia do 79, ou um pendente de cristais também mais próximo ao forro tipo o 28!! Eu já pretendo usar um pendente de cristais na mesa de jantar e um pendente de hastes na sala no pé direito alto!
      Beijos!!!

      Excluir
  10. amei, estava realmente procurando todas essas informações, agora sei exatamente o que escolher para minha casa beijos você é demais. marinalda santos de Brasília , produtora de eventos.m

    ResponderExcluir
  11. Grazi.. ameii o Post
    Vc conheçe algum site q tenha esse de cristais...São mto lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      Que bom que gostou!! :)
      Assim de cabeça não saberia dizer, mas pesquisa no Google que você encontra muitas lojas lindas lá!!
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, gostaria de uma dica ou um conselho propriamente dito hehehe, estou construindo minha casa, em alvenaria porém a sala é toda com madeiramento a vista, estou em duvida em qual luminária pendente colocar??? Lembrando que o pé direito é toda altura da casa, é um sobrado bastante alto....Vanessa...
    Se puder responder para o meu e mail agradeço...
    Vanessa.faleiro.leon@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Acho que um lustre de cristais transparente grande, maior que o da imagem 42, é super moderno e imponente, e assim combina com a madeira, essa mistura fica bem sofisticada!!!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi,
    Vim conferir novamente este post. Estou pesquisando a iluminação ideal para cada ambiente do meu cantinho. Adorei as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber onde encontrar os pendentes nº 66 de cristais, em vários tamanhos para teto de pé direito alto. É a segunda imagem das luminárias. Gostei muito e gostaria de saber detalhes de como comprá-lo.
    Moro em Belém Pará. Por favor me ajude!

    Vitória Rabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!
      Ixi, não sei te indicar alguma loja, mas coloca na pesquisa do google por pendentes que aparecem muitas lojas!!! Também procure na sua cidade e região em lojas de construção, iluminação e decoração...
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá. Gostei muito do blog. Parabéns.
    Tenho apenas uma sugestão... muito cuidado com pendentes grandes de cristais. Eles necessitam de uma decoração extremamente clean, senão acabam caindo facilmente no "cafona". Como é nome do blog tem a palavra clean, acho que vc não vai errar, mas apostaria nas esferas Tom Dixon (figura 66). Estas ficam maravilhosas em qualquer tipo de projeto, do clean, ao rebuscado, do branco ao super colorido. Com essa escolha é garantido que vai ficar bom. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Obrigada, feliz que tenha gostado.
      Valeu pela dica!! Bem isso, todo cuidado é pouco para fazer uma decor com bom sensoe não ficar cafona... por mais que hoje tem muitos lustres de cristais bem clean!!
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi Grazi!
    Amei os pendentes 46 e 70 onde compro moro em bhte!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margareth!
      São lindos mesmo... você encontra em lojas de decoração e em lojas de construção maiores como Leroy, Cassol, Tumelero, etc...
      Beijos!

      Excluir
  17. Olá.
    Gostaria de saber onde posso encontrar o lustre de número 40.
    Amei!! muito lindo! quero um pras minhas filhas. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milla!
      Pior que não sei uma loja que tenha esse modelo em específico... mas coloca no Google que aparece muita coisa! Coloca na busca por lustre provençal...

      Excluir
  18. Hola:

    Me gustaria saber el modelo de las luces de la escalera publicada por vosotros en pinterest.

    https://www.pinterest.com/pin/419257046537650663/sent/?od=tNUiCQ6vi%2FxTBOh%2BuGxrHu2OGvgVS6ehoMSavF%2BojVYyu5Zy%2FgnaCbeDmouJujlM4NY6q22xlqnG%0AYKhwPiSqB%2BvxSrj34S3hNhJQYItGY70zAux6HFyv0fCKeihtc4g%2BdK8eY77yZFA1m%2FfFnN9JLJYU%0AEDYy2%2FOLzw9fiJwdGjJ%2BqMrgaIOOEx8u72Luza5eJVV5lWwIKJal%2FA6xwVIiIw%3D%3D%0A&user_id=U2VuYXNhLmlyYUBleHRlcm5vbWYuZXM%3D%0A&conversation=4772823052073308329&invite_code=0bf5b1da5867aad1d0de13d0f9ef40d4&sender=419257183969010479&utm_campaign=msgpin&e_t=5ebdc9ce07284cefad1f024a64649d81&utm_content=419257046537650663&utm_source=31&e_t_s=cta&utm_medium=2000

    Gracias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Não consigo visualizar, me envia por mensagem no facebook...

      Excluir
  19. Oi Grazi...fiz uma area aberta para churrasqueira aqui na minha casa e optei pelo forro de madeira. A principio pensei em deixar com cor de madeira mesmo, apenas com verniz. AS luminárias coloquei de embutir com acabamento branco. Por fim, não estou gostando de mais nada. Será que vc poderia me ajudar com alguma sugestão? Obrigada...bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera!
      Não entendi bem, qual seria sua ideia para esse ambiente? E o que você não está gostando? Se quiser consultoria me envia suas dúvidas casadagrazi@gmail.com
      Beijos!

      Excluir
  20. Oi Grazi tudo bem? Estou decorando minha casa e bate muitaaaa duvida vamos lá.. Rs sala de estar é um pé direito duplo, com vidro até o alto da parede em L, já tenho um sofá que queria usar o mesmo ele é cinza chumbo, a sala está pintanda de branco, minha dúvida é sobre o lustre que amo o 66, mais não sei se ficaria melhor algum
    De cristal, e sobre o tapete também a cor me ajuda... Plis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Acho que um pendente de cristal tipo 58 iria modernizar mais e deixar mais leve sua decoracao, rs... o tapete pode ser na cor cinza clarinho tipo o 83 ou 69, ou um listrado com cinza e vermelho tipo 06 também fica lindo.
      Beijos!

      Excluir
  21. Amei o seu blog! Gostaria de saber onde encontro o abajur cromado. Super clean!! Beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia!
      Seja muito bem-vinda!! Ixi, não sei te dizer a loja... mas busca no Google que aparece muitas lojas bacanas.

      Excluir
  22. Ola Grazi, td bem? eu gostei muito das esferas da imagem 66, procurei na internet e nas lojas, e só encontro com 40cm de diametro, essas da imagem parecem ser maiores nao é? minha sala tem pé direito de 6m, ainda que eu use os de 40cm que encontrei ficarão pequenos? o que acha? Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Ola Grazi, td bem? gostei muito das esferas da imagem 66. Estou procurando nos sites e nas lojas, mas a esfera maior que encontro tem 40cm de diametro, e aparentemente essas da imagem parecem ser maiores. minha sala tem 6m de pé direito, se eu usar essas com 40cm ficarao pequenas? o que acha? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daia!
      Ixi, não sei te dizer onde você encontra, mas busca no Google por pendente de esfera que deve aparecer muitas lojas. Ficará pequeno sim esse de 40 cm, para o pé direito alto tem que ser maior, 80 cm a 1,00 m.
      Beijos

      Excluir
  24. Onde posso comprar esse azul bebê com rosa para quarto infantil? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  25. Onde compro o lustre azul bebê com rosa e cristais?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em lojas de decoração, coloca no Google que deve aparecer muita coisa!

      Excluir
  26. Por favor Grazi m ajuda entendo nada luminárias

    ResponderExcluir