googlefc.controlledMessagingFunction

Nichos na Decoração!!!


Qual tipo de nicho devo escolher?


Super modernos e deixam a decoração da casa maravilhosa, são os nichos! Podem serem usados em qualquer ambiente da casa, e de diversos tamanhos e formatos, quadrados, redondos, compridos, embutido na parede ou modulado, com fundo espelhado, com papel de parede ou pastilhas de vidro, com ou sem iluminação. Nas salas podem serem usados atrás do sofá para expor os objetos decorativos mais glamourosos, ao redor da lareira, no corredor, vários nichos servindo de divisória de ambientes integrados, na cozinha para expor aquelas louças mais chiques, no quarto em cima da cabeceira com objetos decorativos, porta-retratos e de preferência com fundo espelhado, no home office para expor os livros, na lavanderia para organizar os produtos de limpeza, assim como para expor objetos decorativos para deixar esse ambiente mais aconchegante, já no banheiro pode ser usado na frente do espelho para comportar os perfumes, cremes e objetos decorativos, em baixo da bancada para guardar papel higiênico e toalhas, dentro do box geralmente com fundo de pastilhas, para organizar os shampoos, esponjas e sabonetes! Há variação também nos modelos, podendo ser abertos ou fechados. Os fechados ajudam na organização da casa e podem ser usados para guardar documentos, revistas, jornais, e tudo aquilo que você deseja manter escondido. Já os nichos abertos devem acomodar objetos que ajudam na decoração do espaço, como obras de arte, porta-retratos e livros. E o melhor de tudo é que os nichos são ideais para serem usados em ambientes com pouco espaço, pois acabam liberando o chão, que pode ser usado para a colocação de outro móvel, e organiza tudo ocupando apenas o espaço da parede. Tem os nichos modulados prontos, como os de MDF que se compram prontos em várias lojas de construção e decoração, ou pode se comprar as placas de MDF cruas, pintar e montar em casa, e tem os nichos feitos na própria parede como os de gesso ou Drywall e alvenaria. Os nichos podem ter muita ou pouca profundidade. E a forma de prender o nicho a parede vai depender do tipo de finalidade que ele terá. Se você for colocar objetos pesados, como livros, o ideal é que se use parafusos, para não correr o risco de que tudo venha abaixo. O tamanho ideal de um nicho é que comporte os objetos decorativos que você já tem ou no caso do box do banheiro, que caiba vidros maiores de shampo e demais produtos de higiene pessoal, ficando na média de 10 cm de profundidade por 30 cm de largura!

Existem diversos tipos de nichos disponíveis no mercado, inclusive feitos em vários materiais, como madeira, fórmica, laca, MDF, gesso ou Drywall. A diferença entre eles é o preço e a durabilidade: os modelos feitos de madeira são os mais duráveis e também os mais caros.

Madeira - é composta por tecido formado pelas plantas lenhosas e absorve facilmente a água. É usualmente classificada como madeira dura ou madeira macia. A madeira de coníferas (por exemplo: pinho, pinus) é chamada madeira macia, e a madeira de árvores latifoleadas (por exemplo: carvalho) é chamada madeira dura. Essa classificação é às vezes muito desvantajosa. Isso porque algumas madeiras duras, como a balsa, são de fato muito mais moles ou macias do que a maior parte das madeiras macias, e inversamente, também algumas madeiras macias (por exemplo: teixo) são muito mais duras do que a maioria das madeiras duras. Além disso, madeiras de diferentes tipos de árvores têm diferentes cores e graus de densidade. Isso, aliado ao facto de algumas madeiras terem um crescimento mais longo do que outras, faz com que madeiras de diferentes espécies tenham qualidade e valor comercial diferenciado. Por exemplo, enquanto o mogno, de madeira dura e escura, é excelente para a produção artesanal de móveis finos, a balsa, clara e pouco densa, é muito usada para fabricação de cofragens e de moldes construtivos de vários tipos.


Fórmica - também chamado de laminado melamínico, que é produzido a partir de resinas termo-fixas sobre uma tela de fibra depositada a ar, termo-prensadas. Ou ainda "laminado decorativo, consolidado por calor e pressão". Sobre a superfície são adicionadas texturas e diversos padrões de acabamento, com simulações de madeiras, granitos, mármores, metais e outros, também denominados padrão "fantasia", sem correspondência visual com materiais de origem natural.


Laca- Lisinha e brilhante, a laca seduz, apesar de ser um acabamento mais caro e cheio de melindres: pode arranhar ou lascar facilmente. Tinta laca automotiva é a tinta que os pintores usam para dar acabamento na madeira interna de casas e apartamentos.



MDF - Fibra de média densidade, é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão. 



Gesso ou Drywall - O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral abundante na natureza, e posterior redução a pó da mesma. É composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse. Drywall é composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados. A versão verde é resistente à umidade, e a rosa, ao fogo. Muito utilizada como paredes na divisórias de escritórios e na colocação do gesso acartonado.

71 comentários

  1. Oiiiii Grazi, que seleção maravilhosa de nichos heim?! amei tantos que é impossível escolher. Eu adoro nichos na decoração, acho práticos, economizam espaço e são um charme. Amei todas as suas inspirações.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ce!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Verdade, todas essas imagens estão nos inspirando muito!! :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Ah! uma pergunta, adorei a fonte do seu texto, que fonte é essa?

    ResponderExcluir
  3. Acho que nicho é uma opção prática e bonita, e como vc mostrou, serve para todo tipo de ambiente. Eu quero colocar lá no apê, para livros.

    Beijãooo

    Mariana

    www.tudoaomeuamor.com.br

    ResponderExcluir
  4. Apaixonada com quase todos!
    Mas gostei do modelo 7,já consigo até visualizar ele na minha casinha!


    http://jackcarlosdt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Grazi!!!
    Adorei o post!
    Gostei muito do quarto do casal 5 e do quarto de bebê 9 com fundo de papel de parede, lindos!
    No banheiro hoje é um must have, sem dúvidas farei em todos os meus (65 lindo de morreeeeer!)
    E na lavanderia adorei a ideia com esses cestos da 42!

    Beijos!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Esses estão maravilhoso mesmo!!
      Só que esse de casal na cabeceira penso que pesa bastante na decoração, não sei se não enjoaria fácil, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  6. Tem pra todo gosto e estilo. Ajudam a organizar e embelezam o ambiente. Só fiquei com uma dúvida: No meu banheiro será que fica bom um nicho dentro do box e outro na cabeceira da banheira? Será que não é exagero dois?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Acho que fica ótimo!!
      Penso eu fazer assim também! Uns 3 nichos na cabeceira da banheira para guardar os produtos e para objeto decorativo! E 1 nicho dentro do box!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Grazi, adorei o post, eu adoro os nichos acho super prático e ajuda a organizar bastante, sem dúvidas eu terei lá no apê. Gostei bastante das inspirações 3, 4, 59, 46, 61. Todas são lindas mas essas são as que eu mais gostei.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!
      Acho que os nichos não podem faltar na decoração!!! rsrs... deixam os ambientes muito lindos e organizados! Esse 61 está um luxo!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá Grazi, eu irei fazer nichos nos banheiros revestido com pastilhas iguais a da parede acima do sanitário, mais também irei precisar de uns em MDF para o quarto que será meio que escritório e para a dispensa para ficar tudo organizadinho, eu gostei para o quarto e dispensa os números 28,33 e 48 e meu banheiro será igualzinho a foto numero 15 mudando somente a cor claro. E achei uma ótima ideia o 2 e o 3. Uma pergunta o que você acha ideal para colocar no banheiro as roupas sujas que tipo de cestos, e onde deixar banheiro ou lavanderia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidy!
      O 33 está perfeito!!
      Acho lindo os cestos de palha! Quero deixar no banheiro e após o banho levar para lavanderia e deixar sempre no banheiro! E outra cesta quero deixar na lavanderia para guardar as roupas passadas e carregar para o quarto!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Grazi, muito legal o post, tem vários que achei lindo aí vai;
    as fotos 3,5,7,9,12,14,15,46 e a 60 me inspirei bastante nessa foto para fazer o meu nicho do banheiro, mas fiz um pouco menor, achei que assim ia ficar muito grande, fiz com apenas duas prateleiras de vidro e amei o resultado. também quero colocar nicho na lavanderia na sala e na minha suite. Mas por enquanto só fico vendo fotos para inspirar... rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Esse da 60 é lindo, mas é meio grande demais, principalmente se o banheiro não for tão grande, acredito que o seu ficou ótimo só com duas prateleiras...
      Beijos!

      Excluir
  10. Acho lindo os nichos, até fiquei um pouco triste por não ter podido fazer nos meus banheiros, pois as paredes são estruturais.
    Agora vou me fartar na lavanderia, pois prefiro prateleiras e nichos, a armários.
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi!
      Mas se fizer no banheiro nichos de mármore ao invés de prateleiras, também ficará lindo!
      Também prefiro assim na lavanderia, fica super moderno!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Eu sou fã de nichos...quero no tb no meu futuro home office, nos banheiros, quarto do filhote e lavanderia.

    Dão um ar muito clean na decoração de qualquer ambiente...

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Grazi, adoro seus posts, tenho aprendido muito!!!
    Eu amo nichos e na casa que vamos construir pretendo já inserir no projeto. Adorei a parede de nichos de drywall, nichos com iluminação como 6, 7, 9....
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Fico feliz em saber que está sendo útil!!
      Os de drywall com iluminação são os que acho mais lindo e moderno!!!
      Beijos!

      Excluir
  13. Ótimas dicas!
    Vou reformar minha casa e vc me deu dicas maravilhosas!! Desejo uma bela tarde! Bjo

    ResponderExcluir
  14. Gosto dos nichos pela praticidade e pela facilidade de mudança que eles nos proporcionam. Talvez, por isso, prefiro muito os de MDF, assim posso mudar quando enjoar! =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz!
      Bem isso... os de MDF temos essa possibilidade de mudar! Por mais que os de gesso com iluminação são perfeitos, mas pode enjoar com o tempo!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Cada ideia linda. Amei o post. Super indecisa referente a qual tipo de nicho usaria no meu apê.rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Que bom que gostou!!
      Os de gesso são um luxo! Mas os de MDF são lindos e você pode trocar de lugar quando quiser para não enjoar a decor!!
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi Grazi...
    Quando eu vi o título do post eu disse nãooo podeeee... hahaha
    Meu namorado me chama da maníaca do nicho... Quando dou pitaco nos projetos da empresa sempre digo, coloca um nicho aqui... kkakaka
    Acho que o nicho é tudo de bom, nichos coloridos então amo... Além de bonitos eles são super funcionais, ai adoro...
    AMEI a imagem 3 acho que vou guardar de inspiração para o cantinho dos meus livros, hehehe
    Os embaixo da escada do 11 tbm que coisa maravilhosa... E os do banheiros são clássicos né, acho que não pode faltar...
    Até mostrei pro meu namorido o teu post pra ele ver que não sou só eu que gosto de nichos. hehehe

    beijãoo

    http://guriadecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Boa essa da maníaca dos nichos, rsrs
      Mas eu também estou assim... desde que comecei a construir achei maravilhoso os ambientes com nichos de gesso e MDF com iluminação!!
      Esse da imagem 11 ficou um luxo né?
      Beijos!

      Excluir
  17. eu fiz os nichos de embutir nos banheiros e amei!.. simples e funcional!
    os de mdf tb são ótimas opções para o banheiro!

    afff... morri com essa cama da Maria Joaquina!

    Beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      A cama dela ia ficar linda no seu quarto hein!! Bem no estilo que você gosta! rsrs
      Ficou lindo teus nichos!!
      Beijos!

      Excluir
  18. yo hice unos nichos en mi baño , en un hueco que tenia y me encanto.. siempre aprovech todos los huecos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que tenha ficado lindo!
      Verdade, o bom é que se aproveita bem os espaços!!
      Beijos!

      Excluir
  19. Adorei Grazi!!! quanta ideia boa!!!
    curti amiga!!!!
    bjos Grazi

    http://desejoumacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nichos são bárbaros p/ qquer ambiente. Como vc mencionou, é preciso um cuidado na esolha do material que serão confeccionados, já que precisa estar adequado ao cômodo onde será utilizado, que objetos acomodará, por exemplo né?
    Ideias versáteis e decorativas - um deleite e até difícil de escolher.
    É, amiga, vc tem uma tarefa difícil pela frente, hein... rsrsrs...
    Boa sorte na escolha, viu!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin!
      Verdade... são super versáteis e lindos!!!
      Nem me fala... toda decor ainda me aguarda, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  21. Quantas infinidades de opções que vc nos trouxe para nos inspirarmos, amei cada imagem selecionada, realmente deixa qq ambiente um espetaculo, mas precisa ter cuidado quando os ambientes sao bem pequenos para nao causar uma poluição visual, já que a parede sera o que mais ira chamar a atenção. Tenho certeza que saberas escolher nichos lindos e espaço para usar desse articifio no seu lindo lar eh o que nao falta.

    Mil beijocas , Grazita!

    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Bem isso... tem que cuidar o tamanho do ambiente para não exagerar a acabar exagerando na decoração!! Quanto mais delicado mais lindo fica né!
      Beijão!!!

      Excluir
  22. Oi Grazi.
    Eu adoro nicho na decoração, e o melhor é que dá para usar em todos os ambientes.
    Amei as imagens e as dicas.
    Beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita!
      Isso que é o bom mesmo, em qualquer ambiente eles ficam lindos e úteis!!
      Que bom que gostou :D
      Beijos!

      Excluir

  23. Oi Grazi,
    Eu adoro os nichos com iluminação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Nossa quanta inspiração! Gosto muito de nichos de gesso, minhas preferidas foram 4, 6 e 32. E também a de caracol super legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Grazi, os nichos são muito lindos né, vou ter um bem diferente no meu quarto, vou ver se consigo o projeto para mostrar.
    To doida pra ver as novidades na tua casa.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Que legal!!!
      Agora fiquei curiosa, mostra mesmo!!
      Bem logo terei novidades :D
      Beijos!

      Excluir
  26. oi Grazi adorei uns nichos tanto que queria salvar umas 3 fotos para guardar aqui , ja que finalmente minha obra vai começar como faço para salvar as fotos... le meu blog tb pq afinal com certeza vou precisar muito da sua ajuda!!
    bjusssssss

    ResponderExcluir
  27. OI Grazi da uma olhadinha no meu post e aproveita e me segui...ja fiz o que vc escrever coloquei a opção seguidores!!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Agora já estou te seguindo :D
      Me diz por email, ali em cima na aba contato, quais imagens você quer, que te envio!!
      Beijos!

      Excluir
  28. Os nichos de madeira, espelhados e nichos de gesso, são meus favoritos, agora, no banheiro, eu usei pastilhas mesmo, mas se tivesse um pouco mais de $$$, faria inteiro de mármore, pois é mais fácil de limpar.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!
      Os espelhados e de gesso eu acho um luxo só!!!
      Os de mármore no banheiro ficam lindos mesmo... e pelo visto mais fáceis mesmo de limpar!!
      Beijos!

      Excluir
  29. Bom dia Grazi ,
    tudo perfeito*-*,mas fiquei encantada com a messa da foto 55
    onde eu encontro uma dessa? me responde pelo meu email
    leticiaazevedo78@gmail.com...
    Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!
      Linda mesmo!!
      Pior que não sei onde você encontra, mas geralmente tem parecida nas lojas de móveis... e também você pode mandar fazer!!
      Beijão!

      Excluir
  30. Oi Grazi,
    parabéns pelas postagens...ideias maravilhosas, se vc puder me responder onde posso encontra um objeto de decoração o casal na foto 7 te agradeço imensamente..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera!
      Obrigada!! Que bom que gostou :)
      Ixi, não sei te dizer onde tem esse objeto, mas você pode procurar em lojas de decoração e até mostrar essa imagem para o pessoal, as vezes eles conseguem por encomenda?!
      Beijos!

      Excluir
  31. AMEI, ADOREI O quarto da Maria Joaquina. Eh cheio de estiloso e moderno!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi Grazi sou Rita quero q me ajude a decorar minha casa o q faço?
    em todos quisito sala cozinha e quarto pois é muito pequeno o espaço no sei q faço pra ficar tudo lindo e barato kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!
      Me envia email casadagrazi@gmail.com e te ajudo sim!! rsrs

      Excluir
  33. Onde encontro nicho caracol 32?me apaixonei poderia me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, mas pesquisa no Google que deve aparecer em algumas lojas! E você também pode mandar fazer em alguma marcenaria.

      Excluir
  34. Olá tudo bem? Sabem me dizer as medidas dos nichos de gesso? Principalmente da imagem 46? Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Essa divisória (18) da cozinha para a sala de jantar, foi a idéia mais criativa e LINDA que eu já vi em toda a minha vida. Amei! Acabo de mudar pra minha casa nova e estou a procura de idéias maravilhosas como essa pra decorá-la. Vou tentar por em prática. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma linda ideia mesmo!!!
      Fico feliz em saber que se inspirou!! Felicidades no seu novo lar!

      Excluir