googlefc.controlledMessagingFunction

Meus Porcelanatos Polidos!!! Prós e Contras!


Lindo e brilhoso!


Aqui em casa usei o piso porcelanato polido praticamente em todos os cômodos! Usei nas salas de estar e jantar, no Hall de entrada, no lavabo, na sacada, na cozinha, na escada que desce para o andar térreo e na lavanderia!! Como os ambientes são integrados, a escolha do mesmo piso para essas áreas amplia visualmente a casa! Mas antes de escolher pesquisei bastante na internet (e foi numa dessas pesquisas que encontrei o blog da Ale "Construindo um Castelinho", de onde veio minha inspiração para criar meu blog), depois visitei várias lojas para conhecer bem as marcas, modelos e cores e ouvir a opinião de cada vendedor, já que eles tem muita experiência nisso!! Só então fiz minha escolha orientada por um vendedor conhecido, numa loja local aqui da minha cidade! Eu já tinha feito um post sobre o porcelanato polido escolhido aqui.
Vamos ver como ficou!!! 

Meu porcelanato polido escolhido foi...
Cor Pérola, marca Porto Design, super gloss, classe "A", retificado, 60 x 60 cm!

1- Aqui no dia da mudança, nas salas!

2- Na cozinha!

3- Na lavanderia, cozinha e nas salas!

4- Nas salas de estar e jantar!

5- Na sala de estar!

6- Na cozinha, salas, lavabo, na escada que desce para o andar térreo e no Hall de entrada!

7- Nas salas!

8- Na sacada!

Meus pisos ficaram expostos praticamente a obra toda, então eram pedreiros caminhando por cima e arrastando coisas! Nem para cobrir eles se deram ao trabalho, aff... Como foi meu arquiteto que administrou, ele que deveria exigir esses cuidados, pois se houvesse estragos seria ele quem arcaria com os prejuízos, nessa parte insatisfação total com os pedreiros relaxados e com o arquiteto descuidado! Mas pelo porcelanato ser de uma marca considerada boa e ter a camada super gloss não houve danos, graças a Deus! Mas a sujeira de cimento, tinta e poeira era tamanha, que foi limpa a casa diversas vezes e nada removeu... só depois de 1 mês morando na casa que o brilho começou a aparecer mesmo, mas ainda tem manchinhas pequenas a serem removidas! 
Bom, depois de muito pesquisar sobre o porcelanato e agora já com o uso vamos as dicas...

Cuidados na hora da compra


- Tem diversas marcas, modelos e cores no mercado! Geralmente os porcelanatos mais bonitos e de valor maior são os de placas maiores 1,00 x 1,00 cm, por exemplo. Dependendo da marca dessas placas maiores custam uma média de 100 reais o m², sendo que o meu 60 x 60 cm eu paguei na promoção 39,90 o m², dali alguns meses já estava 49,90 0 m² do mesmo. A diferença de valores é enorme! 
- As cores mais comuns são o bege ou pérola liso ou rajado, branco, café com leite que é bege escuro e preto. Gosto de estampas lisas, que dependendo de onde ser usada não polui muito a decoração. Mas penso que os rajados disfarçam mais a sujeira!
- Tem os pisos classe A e C, sendo os A de melhor qualidade, sem defeitos de fabricação e com garantia do fabricante, assim o valor normal de mercado ou se a marca for conceituada o custo é maior! Já os classe C vem com pequenos defeitos de fábrica, algumas marcas cobrem garantia  e outras não, esses defeitos aparecem no momento da instalação do piso, que vai ficar aparecendo uma ponta erguida, depois com o rejunte disfarça, mas se passar a mão sente um lado mais alto que o outro. Também na aparência do piso, olhando de perto se vê algumas manchas ou pontinhos. Além de ser de menor qualidade por apresentar defeitos, nem que mínimos, alguns começam a descascar as bordas com o passar do tempo, já por serem mais porosos e alguns ficaram desnivelados!
- Não cheguei a ver porcelanato polido que não seja retificado, que são as juntas fininhas e que ficam muito próximas na instalação, podem colocar rejunte de 1 cm de distância e alguns casos nem necessita de rejunte! Mas não se aconselha muito pelos vendedores ficar sem rejunte, pois os pisos vão se dilatando com o tempo e dai podem estragar com maior facilidade. Aqui usei rejunte de 1 cm de distância!

Prós do porcelanato polido


- Aparência brilhosa, lindo!
- Muito fácil de limpar e manter limpo!
- É um piso frio, ótimo para regiões quentes! Como aqui no sul faz um inverno rigoroso, optei por usar laminado nos quartos, que é um piso quente!
- Super resistente! Tanto que o meu foi agredido durante a obra e mesmo assim ficou brilhando e sem riscos!

Contras do porcelanato polido


- Ele é mais escorregadio quando molhado do que os porcelanatos foscos (acetinado e esmaltado)! Por isso não é aconselhado o uso no banheiro e em áreas externas e molhadas. Mesmo assim usei na cozinha, na lavanderia e na sacada e estou amando pela praticidade e beleza! Nos banheiros, menos no box, eu me arrependo de não ter usado, porque sempre uso tapetes e isso evita escorregões!
- Cuidado para não manchar! Sempre que cair água, suco ou qualquer líquido, o aconselhado é limpar imediatamente, pois por ser bem poroso ele absorve rapidamente, e dai fica aquela mancha por dias, até ir saindo com a limpeza!
- Cuidado com produtos químicos e abrasivos na hora da limpeza, para não danificar a camada de gloss que a maioria possui, os que não possuem essa camada ficam ainda mais vulneráveis a manchas e em ficar opacos, parecendo engordurados! 
- Por serem brilhosos, ficam parecendo um espelho em contato com a claridade da luz solar ou a noite das lâmpadas! Com isso, aparecem com maior facilidade as sujeiras! Mas a praticidade é muito grande em limpá-los, basta varrer e pronto! Lavar apenas uma vez por semana já garante um brilho lindo!
- Porcelanato branco ou preto apenas para quem tem empregada doméstica em casa! Se não você ficará escrava da limpeza! Já as demais cores que não são extremos, como o bege, pérola, café com leite vão mesclar bastante as sujeirinhas e ainda não ficar tão espelhados, pois com a luz solar eles aparentam serem mais claros!

Dicas de Limpeza do porcelanato polido


- Cuidado com produtos químicos e abrasivos na hora da limpeza, para não danificar a camada de gloss que a maioria possui, os que não possuem essa camada ficam ainda mais vulneráveis a manchas e em ficar opacos, parecendo engordurados! Para isso o ideal é lavar apenas com água, um pouco de álcool líquido, saponáceo líquido e amaciante de roupas! Essa combinação tem deixado meu porcelanato limpo, desinfetado e super brilhoso!!! O álcool além de desinfectar, ajuda a secar o piso mais rápido e remove manchas de tinta, o amaciante limpa e deixa um cheiro gostoso pela casa, e o saponáceo líquido remove sujeiras e manchas! Pode ser usado vinagre branco no lugar do álcool! 
- Usar detergente de lava louças neutro (40 gotas) junto da água e do saponáceo líquido, para tirar a gordura do piso, caso ele já não esteja mais tão brilhante como antes!
- Para remover encardido dos rejuntes passar uma escovinha com bicarbonato de sódio e vinagre, fazer uma pastinha e aplicar! Por enquanto o meu rejunte está claro apenas lavando normal com essa mistura acima!
- Não usar produtos de limpeza comuns, a não ser próprio para porcelanato polido! Pois começa a agredir os poros do piso e podem danificar com o passar do tempo, deixando opaco e manchado!
- Usar capachos na porta de entrada e nas portas externas que dão acesso ao interior da casa é muito importante! Assim a sujeira mais grossa dos calçados fica retida nos capachos e evita arranhar e sujar o piso. Também colocar tapetes dentro de casa, principalmente na cozinha e nos banheiros em frente a pia. Uso aqui em casa capachos e tapetes e eles ajudam muito a reter a sujeira, depois só bater e limpar eles, que a casa se preserva por mais tempo limpa!

9- Olha meu porcelanato com a cor original Pérola, mais clarinho, brilhoso e rejuntes limpos!

Perceberam que as outras imagens acima, o porcelanato parecia ser mais escuro? Era sujeira pós obra mesmo e pouca iluminação da foto! rsrs

10- Meu Hall de Entrada com o porcelanato limpinho e mais clarinho, bem diferente da cor do piso nas primeiras imagens né? rsrs

Sei que a maioria de vocês usou porcelanato polido também, qual foi a marca, cor e tamanho que vocês escolheram?

E quem tiver mais dicas de limpeza, prós ou contras para acrescentar, não deixe de comentar!!

Assista abaixo meu vídeo, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)


Consultoria de decoração online: Receba dicas e 3D para sua casa com valor acessível
Curso online de decoração: Se torne especialista em decoração de interiores

149 comentários

  1. Colocamos porcelanato polido lá em casa, porém, como a parte de cima ainda não está levantada, infiltra bastante água e dá goteira. Quando é dia de chuva e não estamos em casa, fica pingando no porcelanato e só vamos secar quando chegamos em casa. Isso acabou manchando o piso em várias partes e o pior que tinha resíduo do impermeabilizante que passamos na laje. Agora estamos tentando encontrar uma solução pra recuperar o piso rsrsrs

    Mas que fica lindo, fica. É outra vida rs

    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena essa goteira!!
      Mas depois de pronto você pode procurar pelo produto limpeza pós obra pesada para porcelanatos, que ele vai remover com certeza esses resíduos! Depois sempre limpa com aquela misturinha que uso que você vai ver como ficará limpo e brilhoso!!!
      Beijos!

      Excluir
    2. Olá Grazi ! Adorei sua postagem e parabéns pela sua casa ficou linda com o porcelanato ! Minha Dúvida realmente esta sendo entre laminado e porcelanato não sei o que colocar pois penso em limpeza ...em praticidade,pois a casa que moro hoje o piso é claro e encarde muito não venço limpar ,já estou até com tendinite de tanto esfregar o piso ...confesso a vc que pensei tbm na questão do banheiro ...estou com medo de colocar tbm, por motivo de ser liso ...Mais adorei suas dicas ...obrigada !!

      Excluir
    3. Oi Adri!
      Obrigada!! :)
      O ideal é usar polido só nas salas e lavabo, no banheiro esmaltado ou acetinado. Acho o porcelanato muito prático para limpar. Mas tem a opção do vinílico que imita madeira mas pode molhar e usar até no banheiro.

      Excluir
  2. Oi Grazi! No meu apê quem escolheu o porcelanato foi a construtora, rsrsrs! Mas ele é lindo, é um bege bem clarinho da Portobello 60x60. Na cozinha e banheiros eles colocaram um acetinado e nas demais áreas o alto brilho, é assim que eles descreveram no memorial aí não sei se é super glos, mas sei que é classe A. Eu não estou morando no apê ainda, mas de início gostei do fato de na cozinha não ser o alto brilho, vamos ver depois, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mabile!
      Seu apê ficará lindo com certeza!!
      Todos falam que o acetinado encarde muito e fica super difícil a limpeza, dai preferível o esmaltado, que é um pouco menos opaco que o acetinado... se não foi colocado ainda pensa direitinho!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Grazi, gostei muito do seu post, acho que posso colocar o porcelanato polido sem medo.
    Escolhi uma cor muito parecida com o seu então acho que não vou ter grandes problemas com a limpeza.
    Valeu pelas dicas.
    Abração

    http://acasadaclaudia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. estou construindo,nada de construtora é um pedreiro eo servente ,e tudo do jeito que sonho e kero,pesquiso sobre tudo começo bem antes de chegar no futuro,kkk a ansiedade me deixa maluca ja ate engordei um bom tanto,tenho 4 filhos entao o sobrado é bem grande espaçoso e com uma aerea externa boa,aki é bem quente entao a escolha do porcelanato 60x60 foi bem vinda tanto pelapraticidade da limpeza quanto pela beleza,na parte de cima ficamos com laminados e na debaixo e varanda externa porcelanato,ainda nao foram colocados ,mas estou ansiosa...kk bjs e amo seu blog me ajuda muito em ideias kkk agora estou focada na parte externa piscina e cozinha planejada duas coisas que devem ficar sem erros.tendo ideias seja bem vinda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ficará lindo!!!
      Que bom saber que o blog tem te ajudado!! :)
      Beijos!

      Excluir
  5. Otimas dicas Grazi, o porcelanato é muito lindo mesmo!
    Pena que demorou um pouquinho para conseguir ver o brilho dele... rs

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sabe que o porcelanato sempre brilhava, tadinho, mesmo em meio a toda sujeira! Mas só depois de conseguir limpar bem, que vi o real brilho dele, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  6. Ola Grazi. Eu estou construindo como já sabe, ja ja creio que no mês que Já esteremos colocando os pisos. Escolhemos o porcelanato polido retificado cor travertino da marca elisabeth 60x60. Na sala e cozinha uma vez que elas são integradas e no banheiro também. Uma pergunta com que posso pedir para os pedreiros cubrirem o piso após acentados? Pois também fico com medo de riscar pois a obra não terminará de imediato após o piso, eu pensei nas proprias caixas do revestimento , mais sera q não vai grudar ou manchar? :/ .... obs: ficou um charme seus pisos lindo foi seu blog que me inspirou a comprar os revestimento..... obrigado aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidy!
      Lindo esse travertino!!!
      Você pode cobrir com o papelão mesmo, ou até com jornais ou plástico bolha... só para não deixar a poeira pegar e principalmente ficar riscando cimento e terra!!
      Que bom saber que foi o blog que te inspirou :)
      Beijos!

      Excluir
  7. Oieee Grazi,que delícia de post menina,amei,muito esclarecedor,irei usar o porcelanato praticamente igual ao seu,pois é nos seus que estou me inspirando,rsrsrs. Fico tbm com a mesma dúvida da amiga LiDy acima,será que pode ser coberto?

    Beijinhos!!
    A Casa da Elly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elly!
      Você vai amar, fica lindo mesmo!!
      O ideal é cobrir, com papelão, jornal, plástico bolha... desde que proteja contra o pessoal ficar pisoteando por cima, caindo cimento e tinta!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Grazi, primeiro quero te pedir desculpas por vir ao seu blog há algum tempo já e não deixar nenhum comentário para vc, me perdoe, estou em falta contigo. Vou me apresentar agora, meu nome é Juliane, eu e meu noivo estamos terminando nossa casinha, na verdade a pintura termina na próxima semana, SUPER ANSIOSA. Sinto tanto não ter conhecido seu blog no começo da obra, teria me ajudado horrores, vc está de parabéns viu, seu blog é super completo e vc demonstra ser uma pessoa muito generosa por compartilhar toda sua experiência conosco. Temos estilos super parecidos é até engraçado, juro pra vc, e agora vc deu para adivinhar meus dilemas kkkkkkkkkkkkkk. Ontem estava vivendo a dúvida "onde e qual papel de parede colocar" e hj preciso começar a organizar a minha limpeza pós obra e vc vem com esse post de porcelanato polido (idêntico ao meu) e dicas de limpeza. Sobre isso vc já fez algum post mostrando como vcs fizeram a limpeza de sua casa? contrataram alguma empresa especializada, faxineiras ou colocaram a mão na massa? Bom querida, obrigada por esse espaço maravilhoso que criaste, vc acrescenta mais na vida das pessoas do que pode imaginar, acho importante vir aqui e dar esse retorno a vc que faz isso com tanto carinho. Bjos, que Deus ilumine sua vida cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Comenta sempre viu, é bom a gente saber que tem pessoas lendo e que as informações estão sendo úteis de alguma maneira :)
      Imagino sua ansiedade, ainda mais agora na etapa final, mas bem logo já estará usufruindo de sua casa!
      Acho que você está falando comigo por transmissão de pensamentos, kkk
      Não cheguei a fazer ainda um post de limpeza pós obra, mas eu mesma fiz a limpeza para tirar o mais grosso, vi que era impossível, dai contratei uma diarista, que fez a limpeza pesada, mas não chegou a remover nem a metade do que precisa numa primeira faxina, depois continuei limpando e aos poucos fui removendo calmamente as manchas de tinta nos pisos, ainda tenho que remover as manchas da garagem e dos banheiros, que por ser esmaltado o encardido não sai fácil, vou ter que usar produto pós obra pesada pra isso :(
      Mas indico você contratar uma diarista, porque empresa especializada ou algumas faxineiras só de pós obra cobram uma fortuna, aqui queriam 2 mil reais, nem pensar! rsrs... já a diarista cobrou R$ 60,00 por meio turno...
      Deus te abençoe e sucesso na casa nova!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Grazi,
    ADOREIII o post, já salvei aqui para usar suas dicas de limpeza, comprei o Elizabeth 60x60 branco.. mas olha tive o mesmo problema que você, pedreiro, pintor gesseiro não forraram o chão, olha está imundo, estou neurótica com ele, limpo com água e álcool, não vejo a hora de terminar tudo para deixá-lo limpinho!!!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Que bom que gostou!!
      Usei o Elizabeth quase branco aqui esmaltado, nos banheiros e garagem e continuam encardidos, só limpando assim não removi até agora, terei que usar produto pós obra pesada neles! :(
      Beijos!

      Excluir
    2. Bom saber que não sou a única neurótica!
      Pesquisei na internet sdbre o SUPER LIMPEZA, cai aqui no blog.

      Alguém já usou e recomenda?

      Excluir
    3. Oi Rafa!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Sabe que nunca ouvi falar nesse "super limpeza", ele é tipo um limpeza pós obra?
      Beijos!

      Excluir
  10. Ótimas dicas Grazi. Vou te contar , coloquei o polido em dois banheiros que reformamos em casa e não gostei, muito clarinho, aparece qualquer poeirinha. No meu futuro apê marido quer um polido e eu um sem brilho. Vou aguardar ver o que a construtora vai oferecer e daí fazer a escolha se quiser mudar.

    bjuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Ana?
      Mas sabe que usei o esmaltado nos banheiros e na garagem e até agora estão encardidos, só produto pós obra pesada neles para remover... e por serem quase brancos, aparece qualquer sujeirinha também, só que o problema que não limpa fácil, dai com o polido eu não teria esse problema...
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Grazi, vou anotar essas dicas de limpeza, pois vou usar porcelanato polido em alguns cômodos. Na cozinha, lavanderia e lavanderia, eu não vou usar.Eu uso a cozinha demais mesmo, estou sempre cozinhando, daí prefiro usar um outro porcelanato. Nos quartos vou usar laminado mesmo, eu tenho aqui no apto e eu gosto muito. Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sô!
      Só usei porcelanato esmaltado nos banheiros e na garagem e não gostei!! :(
      Estão encardidos até hoje, só produto pós obra pesada para remover, espero que resolva, porque na garagem é o pior... por isso me arrependo não ter colocado nos banheiros também! E na garagem mais escuro, rústico ou anti derrapante, mas não esmaltado quase branco, rsrs
      Se você usa bastante a cozinha o bom é a usar uma cor com rajados para disfarçar, o polido é bom que limpa fácil!!
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi amiga...então aqui colocamos o Portobello, 60X60 polido na sala e no lavabo. Eu acho lindo...o único incoveniente é q realmente mancha se vc não limpar na hora...aqui eu tenho uns pontinhos manchados q não conseguí retirar mais...mas pra limpar, é isso mesmo q vc falou, super prático, e ele reflete a luz, se sujo fica horrível, mas limpo, é a coisa mais linda do mundo! (exageraaaada rsss...mas eu acho mesmo!). Há quase dois anos com ele, e com 02 crianças, não me arrependí ainda. Bjokas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka!
      Vi que muitas vizinhas aqui do blog usaram esse da Portobello!!
      Mas é lindo mesmo!!! Mesmo sujo a gente vê o brilho, rsrs
      Tenta tirar essa manchinha com essa mistura que uso, pois tinha uma aqui de água no piso e saiu!! Depois me conta se deu certo :)
      Beijos!

      Excluir
  13. Graaaaazi! Vc fez esse post pra mim , pode confessar!!! rsrsrsrs
    Já estou mais do que decidida a colocar os polidos msm, sem medo da minha "futura família" acabar com eles!!! rsrsrs

    Beijoss :)

    ResponderExcluir
  14. Na minha cozinha e banheiro tem o polido 60x60. Prático e lindo, mas como vc disse, desde que seja bem cuidado. Que detalhe lindo, se destaca em meio ao piso Grazi, amei o revisteiro! Lindão! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bem fofo esse revisteiro Rose!!
      Ainda mais com o tema da cidade que amo :)
      O bom do polido que sempre temos que deixar a casa limpinha!!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  15. Meu noivo adora o porcelanato, mas eu nao curto mto. Sempre acho q vai ser dificil de manter limpo e brilhante.amo o piso laminado, mas como eh quente to na duvida. Aki no rj nem temos inverno praticamente...

    Bjs
    www.casandosemestresse.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem se preocupa com isso, mesmo sujo ou com poerinhas ele continua brilhando e lindo!!
      E para limpar uma vassoura resolve... lavar mesmo uma vez na semana!
      O laminado é ótimo, mas por não ter brilho e parecer madeira não deixa a casa tão moderna, mas sim bem aconchegante...
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi Grazi,

    Ficou linda sua casa, seu piso é lindão tbm, eu ainda tenho que comprar, pro banheiro usei Elisabeth Crema Marfil, acho que vai ser um parecido depois de ter perdido tudo meu lindão né...
    Meu marido olha mto isso, eu as vezes acho um mto bonito, aí ele fala: Mas esse é esmaltado, num é polido.... HUmmm tem isso tbm...kkk Num vejo a hora de ter piso na minha casinha...

    Bjus

    oqueacontecenacasinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tha!
      Obrigada!! :)
      Esse crema marfil para o banheiro é lindo!! Aconselho usar um mais bege no banheiro, pois suja muito, o meu quase branco vejo cabelos escuros todo dia nele, rsrs
      Usei o esmaltado nos banheiros e na garagem e não gostei, encarde bastante, menos ainda que o acetinado... mas o polido é liso e bem brilhoso, lindo e fácil de limpar!!!
      Beijos!

      Excluir
  17. Oi Grazi ,depois di seu piso e dos comentários das meninas vou colocar o polido sem medo e stress e.Confesso que tinha muito de colocar o polido e me arrepender,.
    Que peço bom vc pegou nos seus,eu tbm vou colocar na cozinha e área de serviço e na varanda.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Pode colocar sem medo!! Você vai amar!!!
      O preço foi ótimo e viu que logo ele subiu bastante... ontem choveu bastante, molhou toda a sacada, depois secou sozinho e o porcelanato continua lá brilhoso e sem manchas, e por pegar claridade solar, talvez essas manchinhas fiquem mescladas... já que dentro de casa aparece e lá não! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  18. Olá Grasi, tudo bem?
    Li seu post acima e só fazendo uma correção.
    O porcelanato não é poroso. Como é um produto produzido em escala industrial, os processos de compactação de massa hoje em dia são de 0,001 % de absorção. As cerâmicas sim são porosas, por ser massa á base de argila. Porcelanato é a base de minerais de rocha, o qual a dureza em mols também é muito maior. Por isso que não se encontra mais com tanta freqüência cerâmicas para piso no mercado em geral, as massas de porcelanatos (se tratando de uma marca com procedência e qualidade) são muito mais resistentes a todos os tipos de impactos e formas de usos e sem falar que a absorção da água é praticamente 0. Podem fazer o teste no verso da peça, jogue um copo de água e veja que água fica empoçada e não permeia para a massa.
    Grasi, desculpa invadir seu blog, mas acho que vale passar a informação para seus leitores. Porcelanato é tudo de bom, basta saber usar conforme as exigências que ele pede. Foi a melhor escolha que vc fez para sua casa. Parabéns e linda casa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!
      Obrigada pela informação!!
      Exatamente isso, ele é super resistente!
      Quando coloquei que ele é poroso e por isso não deve ser usado produtos químicos, me expressei errado, queria dizer que com o uso de produtos ele vai se tornando poroso, li sobre isso em sites de fabricantes de porcelanato polido!!
      Beijos!

      Excluir
  19. Oi Grazi!
    Acho que vc fez escolhas inteligentes que combinaram e valorizaram seu projeto!
    No apto hj tenho laminado nos quartos e porcelanato nos outros cômodos. A diferença pra manter é gritante, embora o porcelanato seja fácil de limpar, a sujeira aparece muitooo mais.
    Quando chego em casa e vejo as marcas de pézinhos descalsos no chão, me pergunto se eu vou conseguir viver com isso na casa nova, ainda mais porque lá, assim como na sua casa, terá uma sala ampla onde o chão vai ficar muito em evidência.
    No andar superior quero muito usar assoalho em tons mesclados, já viu? Acho lindíssimo e dá um belo contraste com os rodapés brancos, vamos ver se o bolso aguenta!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Obrigada :)
      Mas é difícil um piso que não apareça sujeira, então ainda acho que vale a pena pela beleza e praticidade! Porque outros porcelanatos esmaltado e acetinado, sujam bem mais e é muito difícil limpar, encarde fácil...
      Ainda não vi esse assoalho em tons mesclados! Pelo visto deve ser lindo mesmo!!!
      Mas o valor é bem salgado mesmo, compensa pela beleza e qualidade do piso né... quando falo em assoalho logo me lembro da casa dos meus avós, ainda prefiro o laminado por ser mais moderno, rsrs
      Beijos!

      Excluir
    2. Meus pais tem em casa, mas eu me refiro a uma paginação mais moderna.. é um material mais nobre, mas não sei se dá pra recuperar tanto o valor na valorização da casa.. pois sai por pelo menos 180/m2
      Dá uma olhada nessa casa que está à venda.. nos quartos tem o assoalho que eu quero

      http://www.pazim.com.br/imovel/casa-residencial-venda-condominio-villagio-di-verona-vinhedo-sp/CA0078

      Excluir
    3. Dá para ver mesmo que é um assoalho mais nobre!! Lindo!!!
      Eu já não gosto, ainda mais por ser escuro, mas se você gosta vale a pena investir sim!!!
      Beijos!

      Excluir
  20. Oi Grazi
    O porcelanato da minha casa é exatamente assim como o seu, mas aqui os rejuntes estão encardidos porque a terra é vermelha, ( Norte do Paraná) e os pezinhos dos meninos pra lá e pra cá, acabam por sujar. Vou tentar a mistura de bicarbonato por partes já que é tudo integrado sala, cozinha e espaço gourmet.
    Eu tentei limpeza com água e detergente, ( ficou um tipo de grossura quando pisa) aí usei o Bravo próprio para porcelanato misturado em água e melhorou. Mas a sujeira aparece muito fácil.
    Ah, sabe o que eu comprei... Uma vassoura elétrica Electrolux Ergorápido. Maravilhosa! Assim elimino toda a poeira, farelos etc bem fácil!
    BJ grande

    ResponderExcluir
  21. Oi Pati!
    Que legal a ideia dessa vassoura!!!
    Ainda não conhecia...
    Mas usa essa mistura de álcool com amaciante e saponáceo líquido na água, já ajuda muito a desencardir os rejuntes, aqui só passei isso até agora, e era muita terra vermelha também!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Olá Grazi,

    Seu blog é maravilhoso,tudo de bom mesmo.Todos os dias eu dou uma olhadinha para ver as novidades.Estou construindo na minha casa de praia(Cassino - RS)conheces? E o seu blog tem me ajudado muito.Gostaria de saber se você pode me ajudar, não sei o que fazer em relação aos pisos da cozinha (é um espaço integrado com churrasqueira e que tem um arco grande que liga à garagem) e um banheiro de visitas (o box é que me preocupa , que piso posso colocar?)O box de banheiro é o que mais suja né.
    Eu adoro porcelanato, na casa da frente eu tenho em todos os cômodos(é polido e muito parecido com a cor do seu) menos no banheiro,e é justamente o que me dá mais trabalho para limpar(é piso cerâmico acetinado).
    Resumindo,minha dúvida são os pisos da área gourmet,banheiro e garagem.
    Não poderia deixar de comentar:sua casa é muito!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Grazi,

    Teve um pequeno erro no meu comentário ( rsrs) e ficou faltando o mais importante:Sua casa é muito linda e de excelente bom gosto.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Obrigada! :)
      Conheço sim, muito lindo ai!!
      Acho que piso ideal é o porcelanato que imita madeira!
      Já dá aquele toque rústico de praia e fica um piso mais escuro e fácil de limpar e manter!! Na garagem um porcelanato anti derrapante mais escuro também!
      O porcelanato polido é lindo mesmo né!!! rsrs
      Sucesso na obra...
      Beijos!

      Excluir
    2. Oi Grazi,

      Obrigado pelas dicas,você é muito gentil e vejo que está sempre pronta a ajudar,isso é muito legal.
      Eu também gosto muito do porcelanato amadeirado,acho lindo!!! Adorei as dicas.
      Me desculpe,mas posso lhe pedir mais ajuda?rsrs
      Estou muito preocupada com o banheiro,pois adoro neles cores claras como branco e bege clarinho ,mas não sei se posso colocar porcelanato.Eu sei que pisos acetinados encardem muito,pois eu tenho em um banheiro e é um sacrifício manter limpo,e ainda por cima é branco,já imaginou?rsrsrs
      Que piso posso colocar no banheiro e na parte do box?Pode ser o mesmo porcelanato polido,será que mancha?
      A bancada do banheiro eu gostaria muito de colocar o mármore travertino o que você acha fica bom? Vou também colocar um nicho no box , será que uso o mesmo travertino?
      Espero que eu não esteja abusando com tantas perguntas, mas as dúvidas são muitas,você sabe como é obra,não é,rsrsrs.E estou muito ansiosa, pois os pedreiros já vão começar e eu ainda não resolvi nada, minha nossa acho que vou surtar, kkkk...

      Beijos!

      Excluir
    3. Oi Silvia!
      É assim mesmo, são muitas dúvidas nessa fase de obra, rsrs
      Acho lindo banheiro bege, e o ideal, porque branco ou quase igual usei aqui aparece cada fio de cabelo :(
      Você pode usar o porcelanato polido no banheiro, menos no box, porque no banho sai a oleosidade da pele e vai prejudicando o piso, e também gotejamento de água, com o tempo vai criando uma mancha ali, o vendedor não me aconselhou! Dentro do banheiro é perigoso pelo piso ser super escorregadio quando molhado, mas para isso você coloca um tapete emborrachado embaixo na frente da pia! Dentro do box você pode usar o porcelanato que imita madeira, numa cor bem clarinha, fica lindo!!! Vi numa imagem e o efeito é super sofisticado!! Só imagino teu sufoco com o acetinado, todo mundo reclama que encarde, não usei aqui, mas usei o esmaltado, que é mais liso e mesmo assim está tudo encardido por causa da sujeira da obra, aff
      Usei o mármore travertino no meu lavabo e fica lindo, usa sim e no nicho também para combinar, ficará um luxo!!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  24. Oi Grazi,

    Adorei a ideia do porcelanato amadeirado clarinho,acho que vai ficar lindo com o mármore travertino na bancada e nicho,como você disse "ficará um luxo", rsrs , você me ajudou muito!.Ah!O banheiro será bege e vou colocar sim o tapete emborrachado.
    Dei uma olhada nos seus banheiros,realmente ficaram lindos!!!
    Estou mais animada,rsrs, Obrigado!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Grazi

    Na minha casa optei por porcelanato polido bege nas salas (80x80) e nos quartos (72x72). O da minha cozinha é porcelanato branco sem ser polido (60x60). Minha casa ainda não está pronta, e percebi q em algumas partes o pedreiro deixou reajunte cair no piso e ficou manchado. Tenho tentado tirar só com água, mas não saiu tudo. Será q posso aplicar essa mistura do bicarbonato com vinagre??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layne!
      Pelo visto ficou lindo!!!
      Agora se prepara com piso branco na cozinha, rsrs
      Pode passar sim, mas mistura um pouco no balde cheio de água, nunca aplica direto no piso!! Depois faz o teste com água, amaciante de roupas e álcool líquido, a quantidade é um pouco menos que o fundo o balde de cada ingrediente...
      Beijos!

      Excluir
    2. ah, e coloca saponáceo líquido junto na água!!

      Excluir
    3. Vou comprar os materiais e fazer.. posto aqui o resultado!!!

      Obrigada !! :)

      Excluir
    4. Isso Layne!
      Fica ótima a limpeza!!!
      No vídeo que postei hoje explico melhor...
      Beijos!

      Excluir
  26. Olá Grazi, tudo bem?
    Quero tirar umas dúvidas com você!
    Fizemos um orçamento do porcelanato: Delta 60x60 tipo A polido amazonas( ele é um tom perola rajado com tons brancos) para todos os comodos da casa menos banheiro que decidimos colocar outro tipo de piso branco.. mas essa escolha foi por medo mesmo de colocar o porcelanato!!
    Na cozinha colocamos o mesmo segmento do porcelanato da casa intera e no revestimento da parede escolhemos o porcelanato platinium 60x60 tipo A polido Bege para dar um contraste... o que você acha?? devemos colocar o mesmo porcelanato na casa inteira ou desse geito mesmo?
    Já na parte externa (garagem, area de serviço, corredor) optamos por escolha do vendedor o porcelanato Bianco esmaltado 63x63 tipo A... por ser um Pei5 pois ele disse que essa área tem que ser anti-derrapante . . e ele garantiu que é de fácil limpeza. O que vc aconselha?
    Ah.. a aréa gourmet tabem é no porcelanato mais o piso do chao já é num tom escuro, para dar um contraste. .
    Estamos tao indecisos nas escolhas, que estamos buscando opiniões, pra saber qual a escolha certa!
    Desde Já obrigada!!

    Shalline

    ResponderExcluir
  27. Olá Grazi, tudo bem?
    Quero tirar umas dúvidas com você!
    Fizemos um orçamento do porcelanato: Delta 60x60 tipo A polido amazonas( ele é um tom perola rajado com tons brancos) para todos os comodos da casa menos banheiro que decidimos colocar outro tipo de piso branco.. mas essa escolha foi por medo mesmo de colocar o porcelanato!!
    Na cozinha colocamos o mesmo segmento do porcelanato da casa intera e no revestimento da parede escolhemos o porcelanato platinium 60x60 tipo A polido Bege para dar um contraste... o que você acha?? devemos colocar o mesmo porcelanato na casa inteira ou desse geito mesmo?
    Já na parte externa (garagem, area de serviço, corredor) optamos por escolha do vendedor o porcelanato Bianco esmaltado 63x63 tipo A... por ser um Pei5 pois ele disse que essa área tem que ser anti-derrapante . . e ele garantiu que é de fácil limpeza. O que vc aconselha?
    Ah.. a aréa gourmet tabem é no porcelanato mais o piso do chao já é num tom escuro, para dar um contraste. .
    Estamos tao indecisos nas escolhas, que estamos buscando opiniões, pra saber qual a escolha certa!
    Desde Já obrigada!!

    Shalline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sha!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Acho que ficará lindo com certeza!!
      Mas por experiência aqui na casa, aconselho você não colocar piso branco nos banheiros e na garagem, porque suja muito! No banheiro aparece qualquer fio de cabelo e na garagem sujeira da rua mesmo que entra com o carro e esse esmaltado é difícil de desencardir igual o acetinado, o acetinado dizem que é pior! Usei esmaltado bianco nos banheiros e na garagem e não consegui desencardir ainda!!! Sem falar que passa "sujo" na garagem areia, óleo, terra, poeira, e no banheiro cabelo, aff... usei polido na casa toda, menos nos quartos onde usei laminado piso quente para o inverno aqui no sul, mas usei polido na sacada e lavanderia também e amei! Hoje usaria nos banheiros também, menos no box por ser liso, ali usaria um porcelanato bege clarinho ou que imita madeira em L fica um luxo!! Então aconselho você usar piso escuro na garagem, tipo um marrom ou bege escuro, e nos banheiros bege, creme, menos branco, rsrs
      Na parede da cozinha usei azulejo branco, depois combina com qualquer cor de armários, e revestir com pastilhas onde não tiver móveis... mas o bege fica lindo também, só que a cozinha terá que ser branca para dar destaque, se for cor amadeirada já ficará opaca demais...
      Sucesso na obra!!
      Beijos!

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Ola Grazi, tudo Bem
    Estou reformando meu banheiro social, ele é pequeno, o revestimento é branco, com detalhe Buble Calacata da Ceusa no lavatório, fiquei com medo de colocar o piso branco no chão pelo fato de incardir muito. Minha dúvida é que gostei muito do porcelanato polido Bianco da Delta, ele é um bege bem clarinho, serà que fica legal com o revestimento branco? e é recomendavel porcelanato polido para banheiro...também gostaria de fazer algo diferente na parede do box para quebrar a parede branca, será que vai carregar muito, o que me recomenda.. Obrigada...bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Acho porcelanato polido bege maravilhoso!! Usei quase na casa inteira, e me arrependo de não ter colocado nos banheiros, coloquei no lavabo.... realmente branco encarde demais e aparece qualquer fio de cabelo, aff!
      Agora só não usa dentro do box, porque é muito escorregadio, ali você pode usar um porcelanato que imita madeira e fica um luxo!!
      O mesmo na parede do box, tipo em L, no chão e na parede lateral... outra opção na parede é as pastilhas, tem dourada, prata, fica lindo!!!
      Beijos!

      Excluir
  30. Ola Grazi,
    Obrigada pelas dica, amei seu blog...tinha muitas duvidas que foram esclarecidas..agora só preciso decidir entre as pastilhas e o piso emita madeira no box...aff, sou super indecisa..rsrs
    um super beijo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!
      Que bom saber!!
      Difícil essa escolha, porque ambos são lindos né! Agora o efeito do porcelanato que imita madeira fica um luxo, amei demais!!!
      Beijos!

      Excluir
  31. Ola Grazi. Gostei muito do seu blog.
    Vou trocar os piso do meu apartamento que atualmente é ardosia. Pensei em colocar um piso (porcelanato) acetinado, mas estou muito indecisa ainda pelo de brilho. Penso no acetinado por não aparecer muito a sujeira, pois tenho o de brilho em um dos banheiros e um cabelo no chão já aparece - fico imaginando na casa toda... Trabalho o dia todo e queria um piso prático, sem que eu tenha que varrer todo dia.
    Vi um porcelanato 60x60 acetinado, bem parecido com travertino e um outro beje da Eliane.... vc recomenda essa marca?
    Ah, outra coisa, chamei alguns profissionais para fazer o orçamento e deram opiniões divergentes sobre a colocação. Disseram que é melhor colocar piso sobre piso, já que vou morar no apartamento durante a reforma, mas o vendedor da Leroy me disse que pode se soltar com o tempo. Estou realmente indecisa. Dê sua opinião, please. Abração e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Branca!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Que bom que gostou :) Obrigada!
      Acho que o piso acetinado encarde muito, principalmente se cor clara e no banheiro, mas se for bege acho que fica mais prático... por mais que o polido é lindo demais e acho que valeria a pena investir nele!! Essa marca Eliane é ótima, usei os revestimentos das paredes dos banheiros de enfeite e amei!!!
      Agora quanto a colocação não saberei te dizer, porque não usei esse piso ardosia, mas pelo andei lendo o ideal é colocar o porcelanato no contra piso mesmo...
      Beijão!

      Excluir
  32. Olá Grazi,
    Gostaria de saber quanto o seu pedreiro cobrou pelo m2 de instalação do porcelanato? Estou na fase de contratação e não sei quanto esperar de custo para isso.
    Obrigada
    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!
      Eles não cobraram valor separado, ficou dentro do m2 da casa!!
      Beijos!

      Excluir
  33. Oi Grazi! Realmente sua casa está linda!! Adorei sua dica sobre a limpeza do porcelanato!! Grazi, eu gostaria de saber se o seu porcelanato veio com uma cera protetora nele e se você usou algum produto específico para remover essa penícula protetora que vem no porcelanato. Obrigada!! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!
      Obrigada!!
      Que bom que gostou da dica :)
      Ele veio com super gloss, mas como ficou exposto praticamente na obra toda, nem foi preciso eu remover com produto!! O bom que não risco nadinha...
      Beijos!

      Excluir
  34. Oi Grazi, vou te contar estou cheia de duvida, vamos lá, estou pensando em colocar o porcelanato por cima da cerâmica ( compramos a casa assim) queria colocar o porcelanato na sala, nos quartos, temos 2 filhos, na área externa tem piscina, e to com medo de manchar o piso pois sabemos que crianças não terão cuidado nenhum, por mais que fique alguém com eles não quero ser a mãe neurótica com o piso, me ajuda, tem uma dica de piso que daria certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kenia!
      Acho que o porcelanato é a melhor opção!!! Você pode colocar polido que é brilhoso ou esmaltado que mais opaco, numa cor mais escura, tipo bege ou cinza! E tem a opção do piso vinílico, que pode molhar diferente do laminado que não pode e mantém a casa mais aquecida no inverno e nos quartos!!! O vinílico não tem neurose!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  35. Oi Grazi!! Qual foi a cor do rejunte que vc usou na sua sacada? E na sua sala? Estou numa dificuldade enorme para encontrar um rejunte que combine com o porcelanato bege. :/ Já comprei várias cores, mas nenhuma fica parecida com a cor do porcelanato, vou fazer um teste com o marfim amanhã... Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!
      Sabe que não recordo... deixei para o vendedor me orientar e escolhi ali sem ver o nome, só analisando a cor junto do piso, rsrs
      Mas olhando de perto meu rejunte ficou uns tosn mais claros que meu porcelanato... mas olhando de longe, fica quase imperceptível, talvez pelo brilho do piso!!
      Beijos!

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Oi Grazi, todo mundo fala que porcelanato polido molhado escorrega muito. E seco, escorrega muito também? O porcelanato molhado escorrega igual uma cerâmica ou mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!
      No meu ver molhado acho que escorrega tanto quanto um piso comum que não seja brilhoso!!
      E seco não fica escorregadio!
      Beijos!

      Excluir
  38. Obrigada Grazi! Sua casa ficou linda, parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  39. Ola, por favor me responda uma coisa. Vou por o porcelanato Chumbo ( Minimun chumbo ) da eliane . Polido. Essa cor por ser escura, aparece muito a sujeira igual o preto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acho que não aparece tanto quanto o preto não... até parece ser piso cimentício, então acredito que até disfarça um pouco a poeira.
      Abraços!

      Excluir
  40. Ola coloquei porcelanato em minha casa, elizabeth biano polido, 60x60 paguei 42.90 ele é beje bem bonito, so que o pedreiro tbm relaxado não cuidou tem manchas de terra na qual não consigo remover, ja usei o removedor final de obra para porcelanatos so q não fiz a mistura certinho com medo de manchar, e o piso parece embaçado, pode me ajudar. Sera que essas manchas vao sair com o tempo, e aquela camada protetora que vem no porcelanato, sera q ja saiu como faço p saber??? Aguardo ajudaaaaaaaaaaaa... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy!
      Porcelanato polido é lindo, mas tem que cuidar para não manchar mesmo... coloca saponáceo cremoso numa esponja úmida e esfrega em cima da mancha, aqui em casa resolveu!!
      Limpa o piso com pano e no balde água mistura 1 tampa de amaciante de roupas, um pouco, a medida de meia tampa de amaciante de saponáceo cremoso líquido, detergente neutro de lavar louça e vinagre branco. Lava o piso normal, que fica brilhoso e cheiroso!!! A camada protetora sai quando o piso estiver brilhoso e não opaco tipo gorduroso, logo sai lavando normal, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  41. Grazi, bom dia
    Comprei porcelanato polido bege, liso, 60x60 da marca Platinum, para colocar na casa toda, sala, quartos e cozinha. Comprei no impulso o preço estava 49,90 mais não tenho referencia deste produto, você conhece e recomenda? Outra coisa, para o rodapé, gostaria de colocar na cor branca, ficaria bom? estou pensando em rodapé da marca Santa luzia o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris!
      Não conheço a marca porque não usei aqui na casa... mas a marca sempre oferece garantia, qualquer coisa errada entra em contato com a loja. Ficará lindo!!!
      O rodapé branco dá um charme e abre a cor dos pisos... porém usei Santa Luzia e não recomendo, encarde e não tem o que limpe!!! Tive que pintar e mesmo assim continua sujando e impregnando a poeira, aff... já várias amigas usaram da marca Durafloor, mesma marca dos meus pisos laminados dos quartos, e não tiveram problema!! Outra dica é usar rodapé largo 20cm de porcelanato embutido na parede, fica sempre limpo e não acumula poeira em cima, hoje eu teria feito assim e branco só nos quartos por ser laminado...
      Beijos!

      Excluir
  42. Oi Grazi
    Obrigada pelo retorno.
    Vou procurar rodapé desta marca Durafloor. Fiz alguns orçamentos de rodapé em porcelanato, mais o valor foi quase o que paguei nos pisos....rsrsr. Gostei da sugestão de 20cm, mais pensando aqui agora será que fica bom se ao invés de usar porcelanato, usar granito ou mármore? numa cor próxima ao piso? qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris!
      Prefiro usar porcelanato para combinar com o piso... sem falar que de pedra custa bem mais caro, e já combinaria mais se o piso fosse todo de mármore! A ideia do branco Durafloor ainda acho o mais moderno e em conta!!!
      Beijos!

      Excluir
  43. Oi Grazi,boa tarde.

    Preciso de uma orientação para limpeza dos porcelanatos (Porto Bello).
    O meu Arquiteto recomendou para aplicar rejunte Quartzolit, sendo que o correto deveria ser o Epoxi.
    Já apliquei em 162m na minha casa, agora quero chorar qdo. vejo todo encardido.....
    Não sei o que fazer mais, remover o rejunte Quartzoli pelo Epoxi?


    Obrigado

    Luciano
    siqueiralj@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano!
      Ixi... não sei te dizer, porque essa parte de rejunte deixei para o vendedor da loja escolher para mim... e para tirar encardido só lavando esfregando mesmo ou passando vinagre, deixando uns 10 minutos e lavando sem esfregar se não corrói ele...
      Abraços

      Excluir
  44. Oi Grazi,
    Gostei do seu blog...rs.. e queria esclarecer uma dúvida.. Vou reformar minha casa de praia e gostaria de colocar o porcelanato polido por causa da praticidade de limpeza... vi que a sujeira não gruda fácil.. gostei...rs.. e pela beleza. Eu colocarei em todos os cômodos, como vc fez, o mesmo porcelanato polido. Estarei integrando a sala com a cozinha.. E a minha dúvida é a seguinte, quanto ao risco de ficar escorregando no banheiro.. Não costumo usar tapete no box, mas tenho medo que possa ficar muuito escorregadiu ao ficar transitando pela casa, já que é casa de praia... Vc acha que dá pra usar no banheiro com certo cuidado ou fica muuito escorregadiu? Outra opção é usar o fosco travertino mas estou com medo de ele ficar mais difícil na limpeza, encardindo.. Quero praticidade na limpeza.... Pretendo usar o porcelanato travertino retificado, (uma cor levemente clara para combinar com branco das paredes)... E a marca Via Rosa, conhece se é boa?

    ResponderExcluir
  45. Grazi,
    Tenho uma casa de praia e quero usar o polido travertino retificado em todos os comodos, mas estou com medo de ele ficar muito escorregadiu no box do banheiro, mas preferia o polido pela praticidade da limpeza... Ele é mais fácil de limpeza do que o fosco né? E quanto a ser escorregadiu é muito perigoso, nao dá pra usar com chinelo borracha e tendo cuidado.. Náo gosto de tapetes no box... estou preocupado com isso.. Ou usaria um porcelanato fosco mas e quanto a limpeza.. muito ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Quanto a riscos, acho ele super resistente... mas por ser mais escorregadio, se você tiver criança ou idoso na casa é melhor colocar porcelanato esmaltadado, usei ele na garagem e nos banheiros e fica super prático a limpeza, mas dai você coloca na cor bege claro para manter ele sem sujeira visível! rsrs... outra opção linda para os banheiros é o porcelanato rústico que imita madeira, pelo menos para dentro da área do box! Coloca na busca que fiz um post sobre eles :)
      Não conheço essa marca... mas sempre compra retificado e classe A, porque C vem com defeitos de fábrica e por isso valor fica bem melhor.

      Excluir
  46. Grazi do céu... paguei 79.90 no mesmo kkkkk quanta diferença!!! Mas confesso que gosto infinitamente do laminado 😀😀😀😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixiii... quanta diferença mesmo!!
      Mas tudo depende da loja e o meu comprei em 2013, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  47. Oi Grazi, sou uma super seguidora mas nunca escrevi... Estou construindo minha segunda casa. A ansiedade é grande para não haver erros, rsrs Com suas dicas sei que vou ter a casa dos sonhos... A q eu moro foi feita do meu gosto, mas eu era solteira e não tinha noção de como seria uma casa só minha e de meu marido! Esse post sobre o porcelanato foi muito útil, (assim como os outros, claro) não vejo a hora de chegar nessa fase! Parabéns pelo blog, ele é um sucesso!!! Beijos, Lú Ciampolini - Amparo-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Obrigada pelo carinho!!! Comenta sempre viu :)
      Ah que legal... com certeza ficará a casa dos sonhos, dizem que a segunda casa fazemos tudo melhor e mais bem pensado do que a primeira, rsrs
      Beijão

      Excluir
  48. Olá Grazi, tenho acompanhado seu blog e acho muito interessante. Já tive porcelanato em minha cozinha , cor cinza, polido e era lindo. Mudei de cidade e agora estou reformando minha casa aos poucos. Cheguei na cozinha...rss Queria colocar o porcelanato polido cinza, mas é muiiito caro...rss Como já coloquei a pia com cooktop cinza andorinha, não consigo imaginar uma outra cor...Que vc indicaria?? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia!
      Obrigada!! :)
      Acho que a cor bege claro combina com tudo, fica uma cor neutra e valor acessível...
      Beijos!

      Excluir
  49. Você pode ver clicando no menu acima da pagina, "tour pela casa"!

    ResponderExcluir
  50. Olá Grazi, estou construindo e seu blog me orientou e me orienta muito. Estou no momento de comprar o piso e estava pensando em colocar o porcelanato acetinado por ter pouco brilho,achei o acetinado bem elegante , mas o polido tbm é lindo. Estou com Dúvidas . Se o acetinado encarde isso me preocupa . Como gosto de cozinha branca e vou colocar o mesmo na casa todo. Estou olhando um branco com poucos riscos cinza. O bege também está lindo , mas muito comum . O que acha de um branco com riscos cinza ou o bege mesmo ?È será que coloco o polido ? Quero colocar o mesmo na casa toda.
    Qual devo comprar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani!
      Que bom, fico feliz em saber!!
      Tem o porcelanato esmaltado, que não é brilhoso nem encarde fácil como o acetinado. Outro porcelanato polido lindo é o travertino, ele é bege com leves riscos, lindo e foge do tradicional bege liso. Ficaria com esse... não usaria branco na casa toda! rs
      Beijos

      Excluir
  51. Oii... coloquri no quintal porcelanato cinza fosco...mas com a obra...caiu cimento.. areia...e agora tem partes do piso que está encardido...o que posso passar pra voltar na cor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... experimenta o limpa porcelanato pós obra, você encontra em lojas de construção ou ferragens. :)

      Excluir
  52. oi comprei piso porcelanato avorio to com medo d nao gostar...oq vc axa a cor fika bonita na casa? obrigada aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
  53. ainda nao xego to ansiosa pk comprei mas de 30 metros...sera q essa cor Avorio nao me lembro se e portinari ou delta...axo q portinari...

    ResponderExcluir
  54. oi alguem me ajuda por favor...nunca comprei porcelanato so q agora consegui compra p casa toda...so q comprei avorio to com medo d nao fika bom....ai vi o avieiro lindo tbm...qual vcs axam melhor...to confusa...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin!
      Não sei te dizer, não conheço essa cor e marca. Mas se for classe a, retificado não vejo que terá problemas. Também você ve a garantia com o vendedor.
      Beijo

      Excluir
  55. estamos fazendo uma boa reforma na nossa casa. Acabamos comprando porcelanato polito para colocar dentro da casa toda (somente o antiderrapante na parte de fora)
    , o mesmo porcelanato, meu esposo não quis colocar pisos diferentes, alias eu também não, mas depois de comprado fiquei na duvida sobre o banheiro, fiquei com medo de escorregar, mas você mencionou acima que antes tivesse colocado na sua casa, já que era só colocar um tapete, estou certa?

    ResponderExcluir
  56. Estamos fazendo uma reforma grande em nossa casa. Decidimos comprar o mesmo porcelanato polito para colocar dentro da casa toda, exceto fora que sera antiderrapante. Mas fiquei na duvida sobre o banheiro. Meu esposo não quer mudar, uma vez ja comprados,é muito lindo e não foi nada barato; você realmente acha que um tapete ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!
      Acho uma ótima escolha!!! Fica lindo e funcional. Sim, usei no lavabo e me arrependo de não ter usado nos banheiros, basta usar tapete emborrachado para não deslizar.
      Beijo

      Excluir
  57. Gente, coloquei porcelanato na casa inteira,até nas paredes.Alto brilho em toda a casa, exceto no banheiro e no quintal, que são acetinado e antiderrapante, respectivamente.Mas na cozinha eu me arrependi de pôr alto brilho,pois é muitoooo perigoso,vou ter minha bebê agora e fico até com medo.Lembro que a primeira vez que lavei meu porcelanato,levei um escorregão que mais um pouco me matava,e isso sem ser dramática,caí de costas e pus os cotovelos no chão para não bater com a cabeça,só dei dizer que meu pescoço ficou doendo por uma semana.A vizinha da minha mãe, que é empregada doméstica, foi lavar o porcelanato da patroa dela, levou um escorregão e quebrou a perna,teve até que usar pino.Mas resumindo, com tudo isso, não deixaria de comprá-lo,pois é lindo,mas nunca, em tempo algum, recomendaria alguém colocar em áreas expostas a água,pois é literalmente um ¨sabão¨ e pode provocar acidentes gravíssimos,portanto,digo a beleza não afasta o risco.Hoje é dia de dar uma faxina geral em casa,estou com o maior barrigão de grávida,então, penso duas vezes em me pôr em risco,vou varrer e pedir meu marido para passar pano,pois tenho pavor de mandar ele lavar e ele se acidentar.Att.:Luana Leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Nossa, que situação hein? Então, eu usei na cozinha, sacada e lavanderia e nunca tive esse problema. Qualquer piso molhado tem esse risco, por isso basta redobrar o cuidado quando estiver molhado, por mais que no porcelanato basta o pano molhado e logo em seguida o pano torcido para deixar ele brilhoso e seco. Assim não tem perigo. E depois usar tapete emborrachado.
      Beijo

      Excluir
  58. Grazi, que dicas legais amiga.
    Eu estou pensando em refazer minha cozinha e acabei ficando com uma duvida. Tem muita informação sobre parcelaria no chão de cozinha, polido ou não. Mas não encontro fácil dicas de porcelanatos (ou outro revestimento) para as paredes da cozinha. Seriam iguais ao do chão? Ou seriam diferentes? Posso misturar polidos no chão com outros tipos na parede? Etc. amiga, me dá uma luz. bjs. Likka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ange!
      Sim, você pode usar qualquer revestimento na parede da cozinha... não precisa ser parecido com o piso não.
      Beijo!

      Excluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. GRAZI, UMA DÚVIDA E ORIENTAÇÃO..! COMPREI PORCELANATO POLIDO BEGE DELTA 60X60, PORÉM SERÃO COLOCADOS ESSE FINAL DE SEMANA, COMO FICARAM 1 SEMANA GUARDADOS, HOJE ABRI UMA DAS CAIXAS E ESTAVA EMPOEIRADOS, FUI PASSAR UM PANO ÚMIDO COM ÁGUA E ELE FICOU TODO EMBAÇADO, PARECENDO QUE ESTAVA ENGORDURADO .. COLOQUEI EMBAIXO DA AGUA, PASSEI DETERGENTE COM AS MÃOS E MESMO ASSIM FICOU EMBAÇADO E NÃO COM AQUELE BRILHO ...! ISSO É NORMAL ..?? OBRIGADO MARCIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Isso aconteceu porque o porcelanato vem de fábrica com uma película de proteção, que sai depois com as lavagens, ou você pode usar o limpador de porcelanato pós obra.

      Excluir
  61. Olá, estou construindo também, e com muitas dúvidas nos acabamentos...Quero colocar porcelanato, mas todos os que eu gosto são acima de 60 reais, e como minha casa ficou bem grande irei gastar muito...Pensei de colcoar laminado nos quartos e biblioteca, mas estou com dúvidas pois me falaram que não pode derramar água apenas passar pano...Pensei em colocar piso cerâmica da área, lavanderia e despensa que é mais barato, e nas outras pates porcelanato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Vale a pena colocar porcelanato na casa toda e não cerâmica... vai em lojas maiores que sempre tem promoções de porcelanatos com valor menor. Nem que você use esmaltado na área, lavanderia e despensa e nas salas e banheiro o mais caro ou polido. E nos quartos o laminado fica ótimo, só não pode molhar, mas usar pano úmido para limpar porque conserva, mas melhor que laminado é o vinílico que é pvc e pode molhar e usar na casa toda, até no banheiro.

      Excluir
  62. Olá!!
    minha colocação de porcelanato foi traumatizante. vou contar, fui na loja, escolhi um porcelanato lindo, travertino romano da Portinari, polido, mas como imita o travertino, ele tem veios porosos, piso realmente lindo. o colocador assentou o piso, o qual vem com um plástico colado p/ proteger a camada polida do piso,o qual é removido depois de colocado. Quando o colocador foi remover o plástico, este ficou com toda a cola do plástico no piso, não saindo de jeito nenhum, tentamos limpar de todas as formas, parece q a cola impregnou abaixo do esmalte do piso, e a obra ainda em andamento, a cola no piso, este foi encardindo de tal forma, que hoje é impossivel limpar. muito triste ver seu sonho de piso lindo indo por agua abaixo, fora que o valor era alto, R$ 146,50 o m². Já chamei a loja, que pra variar querem se eximir de qualquer culpa, e agora aguardo visita do tecnico da Portinari, mas estou pensando que só vou resolver de fato esse pesadelo via judicial. adorei seu blog, por favor, me dê uma luz....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa, que triste. Mas vai dar tudo certo, porque a lei é bem clara quanto ao direito do consumidor. Você já experimentou limpar com o produto pós obra pesada para porcelanatos? Você encontra em lojas de construção. Os pisos também tem uma cera neles para impedir arranhar, e só com o tempo vai removendo e abrindo o brilho, por isso precisa limpar com esse produto pós obra pesado.

      Excluir
  63. Bom dia. Tenho lido muitos comentários sobre porcelanato, gostaria muito de colocar no meu apartamento, mas estou na dúvida. Gostaria de saber se mancha mesmo, encarde o rejunte etc... Por favor me ajude. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O porcelanato polido e esmaltado é bem tranquilo de limpar e manter. Porém o polido por ser brilhoso aparece mais a sujeira de dia.

      Excluir
  64. Olá, comprei porcelanato da marca lazi retificado branco pra sala e cozinha suja muito? Obrigada. Porque ainda posso trocar. Qual cor você me indicaria? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Sim, branco suja muito, aparece qualquer poeira, cabelo, insetos... melhor é uma cor bege, areia...
      Beijos!

      Excluir
  65. Comprei porcelanato polido para todos os banheiros.
    Porém tenho idoso em casa.
    Acha q vai escorregar muito???
    Também uso tapetes.
    Acha q se eu trocar só o do box por acetinado resolve?
    Quando você joga água nos polidos. Escorregando muito????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      O polido é bem escorregadio sim... seria ideal você usar acetinado, rústico que imita madeira ou esmaltado no box! E usar tapete anti derrapante no banheiro, mais seguro para idosos e crianças.
      Beijos

      Excluir
  66. Ajudou muito obrigada!!! 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  67. Olá Grazi, eu me chamo Zaqueu e já virei seu fã incondicional, muito obrigado pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  68. Oiíe Grazi, por favor me ajude! Meu rejunte não conserva clarinho, já usei bicarbonato com vinagre mas rapidinho ele fica preto de sujo, da impressão de chão mal cuidado. Já me falaram da tinta pra rejunte, será que convém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Ixi, também tenho esse problema aqui :(
      Não vi nada ainda sobre essa tinta... mas acho que conservará limpo por mais tempo!!

      Excluir
  69. oiii Grazi
    coloquei um porcelanato 70x70 na cozinha da marca Delta cor madre arena , adorei amei ...ate que me entusiasmei e comecei uma reforma da escada e sala da mesma cor .... mas quando vi hoje parte dele sendo aplicado parece que o tom é diferente , sera que as paredes e cor teto interferem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!
      Sim, a iluminação do ambiente interfere diretamente nas cores. As paredes são cores diferentes?

      Excluir
  70. Olá! Estou colocando porcelanato nos quartos, modelo régua (parece o laminado) mas é polido e brilha muito, só que eu nunca vi ninguém usar esse porcelanato, vc me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O tipo régua se usa bastante rústico que imita madeira, em banheiros e varandas. Mas polido brilha mesmo, rsrs e você pode usar no interior da casa!

      Excluir
  71. Ola, boa noite!
    Que maravilha o seu blog, estou para construir minha casa (na verdade nem temos projeto ainda rsrsrsrs), será que estou sendo muito ansiosa em já estar pesquisando sobre revestimentos? Kkkk
    Pelas fotos, sua casa é bem o estilo que estou querendo... Se importaria em dizer quanto gastou em média para construi-la?
    Preciso de dicas para não desistir desse sonho! :(

    Muuito obrigada por compartilhar suas experiências, que Deus abençoe imensamente você e sua família! 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Obrigada pelo carinho! Acho que está fazendo bem em pesquisar tudo antes de construir, rsrs... os valores se atualizam muito de um ano para o outro e depende a região custa bem mais a mão de obra, acredito que hoje uma casa no padrão médio seja 2.000 a 2.500 por m².
      Deus te abençoe!!! Beijos

      Excluir
  72. Boa tarde!
    Estou acompanhando este seu post, pois está na hora de comprar meu porcelanato!😍
    Tenho muito medo de arranhões, mas a questão da limpeza me fez decidir pelo porcelanato polido mesmo, ate pq ele é lindo, com todo o seu brilho.
    Escolhi o Calacata Marco Bianco, da Biancogrês. É perfeito!
    Mas vou colocar o porcelanato polido em todos os ambientes mesmo, inclusive banheiros. Como vc disse, eu tb tenho mania de usar tapetes nos banheiros e cozinha.
    Estou ansiosa demais para ver meu porcelanato acentado em meus ambientes integrados! O pedreiro já está avisado pra tomar cuidado nível hard!
    Bjus e até o próximo comentário!

    ResponderExcluir