googlefc.controlledMessagingFunction

Mitos e Verdades na Hora de Pintar a Casa - Qual Tinta Escolher?

Na hora de pintar a casa, sempre surgem algumas dúvidas. Para acertar nesta tarefa, vale conferir alguns mitos e verdades do desafio. Amo cores off white, creme ou bege clarinho. Mas aqui na cas pintei tudo de branco neve e hoje me arrependo, não pela beleza, mas porque suja muito fácil. Veja algumas dicas para acertar quando o assunto é pintura, confira abaixo:



1- As cores das paredes interferem no tamanho do cômodo? 

Mito. As cores não alteram o tamanho (medida) do ambiente, mas podem interferir na percepção que temos dele. Tetos mais escuros que a parede, por exemplo, dão a impressão de um cômodo mais baixo e é uma ótima dica para salas com pé direito muito alto e para quem deseja um pouco mais de aconchego no espaço. Outra opção é aplicar cores claras no ambiente para dar a impressão de amplitude ou tonalidades escuras em uma parede frontal do quarto, para alongar o ambiente.

O ideal para escolher as cores é levar em consideração a sensação que você quer naquele cômodo. Uma boa combinação para transmitir mais conforto é misturar tons neutros e terrosos, como o Areia do Deserto com Bombom de Licor ou Choconhaque (Suvinil).

2- Tons mais claros deixam o ambiente mais iluminado? 

Verdade. Pensar em tons claros para iluminar ambientes é uma alternativa, mas além da cor é necessário investir na iluminação, a luz é o que faz a diferença no ambiente. Para ser mais assertivo, o ideal é testar a cor escolhida no cômodo que será pintado nas três luzes do dia, manhã, tarde e noite. Para isso, a Suvinil oferece o Kit Teste Sua Cor, que permite testar duas ou quatro tonalidades antes de investir na compra da tinta.

3- As cores realmente mudam de acordo com a iluminação?

Verdade. A cor é um fenômeno de reflexão da própria luz, enxergamos o vermelho, por exemplo, quando a luz incidente no objeto absorve todas as outras tonalidades menos o vermelho que é refletido. Portanto, dependendo da iluminação de cada ambiente, seja ela artificial (lâmpada) ou natural (luz do sol), a cor vai parecer diferente de acordo com a luz. Por isso a importância do teste de cores antes de comprar a tinta.

4- É possível pintar azulejos com tintas base água? 

Verdade. Para mudar estes cômodos e evitar o “quebra-quebra”, a alternativa é optar pela tinta específica para essas regiões. Esta opção além de ser mais barata, ajuda a renovar o ambiente com mais facilidade. Para isso, é indicado Suvinil Banheiros e Cozinhas, que é um produto base água e de fácil aplicação. Se a escolha for do azulejo que terá contato com água, como o box, opte por um epóxi à base solvente, como o Suvinil Sistema Epóxi.

5- Pintar as paredes causa cheiro forte? 

Mito. Hoje, a maioria dos produtos disponível no mercado já permite que a secagem seja muito mais rápida e não deixe cheiro no ambiente.

6- É necessário diluir a tinta? 

Verdade. Este é um dos principais processos que impactam no resultado da pintura. A tinta deve ser diluída exatamente como está definido na embalagem.

7- Usar uma chave de fenda para mexer e diluir a tinta interfere na qualidade do produto? 

Verdade. O ideal é usar mexedor em formato de régua, como uma espátula.

Pintar a casa é uma solução simples para quem quer renovar a decoração sem gastar muito. Investir em produtos, cores e na luminosidade é fundamental para ter o resultado esperado, além de tornar esse desafio divertido.

Gostaram?
Qual a cor preferida de vocês? :)

Inscrevam-se no meu canal TV Casa Clean! Inspire-se no vídeo abaixo! :)



Consultoria de decoração online: Receba dicas e 3D para sua casa com valor acessível
Curso online de decoração: Se torne especialista em decoração de interiores

7 comentários

  1. Boas dicas Grazi!
    Estou em meio a uma construção hoje, inclusive te envie um email hoje rsrs!
    Vamos optar pelos tons de Cinza/Concreto e esquadrias brancas!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei todas as dicas!! Ainda mais eu que adoro tintas, do cheiro e ver aquele líquido me da uma alegria hahadoida é sempre bom saber um pouco mais. Em relação a chave de fenda... já vi fazerem assim mas não sabia que interferia na qualidade, já vi gente mexendo com cabo de vassoura. E em psicologia das cores estudei sobre essa percepção que temos com determinadas cores em certos ambientes tanto com luzes acesas e desligadas. Falou tudo Grazi!!!
    Beijocas !
    ♡ Casal Be&Be ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Be!!!
      A iluminação muda muito a cor da tinta :)
      Beijos

      Excluir
  3. ola
    como faço apra passar as paginas no seu blog... ele é mto bom mas sem esse recurso fica bem ruim navegar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizandra!
      É ir no final do post, ali onde aparece os números nos círculos rosas... deu certo?

      Excluir
    2. ops, sumiu essa opção :(
      Mas é só ir no rodapé do blog, ali onde aparece aquele calendário e clicar nos dias rosas que são posts. Você pode visualizar por dia/mês/ano. :)

      Excluir