googlefc.controlledMessagingFunction

Painel Conceito ou Semântico - O Que É?

Painel conceito ou semântico é um artifício utilizado por profissionais da área do Design para organizar os conceitos e materializações do projeto a ser desenvolvido. Nele, aparecem recortes de revista, imagens da internet que remetam ao estilo do ambiente a ser projetado, bem como os gostos, preferências e estilo de vida do cliente, que são analisados na primeira entrevista, chamada de Briefing.

O painel conceitual apresenta uma proposta de condensar as inspirações no âmbito da decoração e ativar a criatividade. Através dessas imagens relacionadas ao ambiente é possível extrair a síntese cromática, isto é, a paleta de cores que serão utilizadas na decoração, incluindo cores em maior proporção (para teto, paredes, piso) e cores em escalas (para um detalhe, acessórios, almofadas), além do estabelecimento de cores para mobiliário, luminárias, quadros e tapeçaria quando houver.

Confira abaixo a elaboração de dois painéis conceitos elaborados pela designer de interiores Nathaly Domiciano e saiba como interpretá-los para criar até mesmo o seu próprio painel conceito: 


No exemplo acima foi desenvolvido um painel conceitual com referências ao Brasil, envolvendo diversas simbologias que remetem a diferentes estados, como a região do nordeste, os calçadões de São Paulo e Rio de Janeiro, a rusticidade e as praias do sul, bem como a contraposição entre elementos rústicos e urbanos. Com isso, é possível constatar que o projeto é desenvolvido para algum ambiente que receberá influências do conceito "Brasilidade", talvez um mobiliário nacional, talvez inspirações de cores vivas e texturas. Estes detalhes somente o designer criador poderá explicar com detalhes.


Este segundo painel conceito traz alguns ambientes como referências e simbologias. Foi desenvolvido também pela designer para o projeto de um Hotel estilo clássico. A paleta de cores escolhida mesclou tonalidades avermelhadas e contrastou com o verde, paleta utilizada pelo fato da origem italiana do hotel que foi preservada. Verificamos alguns conceitos fundamentais como a receptividade através da simbologia das maçanetas, nota-se também a presença da vegetação, de elementos clássicos como o mobiliário e de imagens remetendo a diferentes lugares do mundo, no intuito de aferir que o hotel abriga a todos com grande comodidade e que serão bem recebidos e atendidos.

0 comentários