googlefc.controlledMessagingFunction

9 Dicas para a Limpeza de Pisos Laminados!

O piso laminado é uma das principais tendências atualmente quando o assunto é decoração. Se você está em busca de imóveis para alugar, com certeza já ouviu falar no piso laminado. Mas, afinal, você sabe o que é um piso laminado? Sabe também como manter esse tipo de piso devidamente limpo? Confira nesse artigo as características e as dicas de limpeza destinadas para os laminados. 

Fonte: freepik.com

Os pisos laminados são diferenciados. Eles recebem esse nome porque são constituídos por lâminas de madeira, o que confere para o ambiente um visual interessante. 
Eles são pisos duráveis e evitam escorregões. Além disso, uma das características especiais desse tipo de piso é a composição deles. Eles são constituídos, de uma forma geral, por quatro camadas. São elas:

Overlay: É a camada superior. Ela oferece a proteção ao piso contra arranhões e outros tipos de danos.

Lâmina decorativa: É a camada que proporciona para o piso o visual característico dele. Ela pode ser impressa ou não, depende do fabricante.

Substrato: É a camada composta por materiais como HDF, HPP, ou algum outro. Essa é a camada que confere a resistência para o piso.

Balanço: É a camada mais inferior. Geralmente é constituída por algum tipo de material mais maleável.

As vantagens dos pisos laminados


Além das dicas de como limpar e manter esse tipo de piso devidamente conservado, é importante também conhecer algumas das suas vantagens básicas. Entre elas, é possível citar:

Instalação: O seu método de instalação é considerado rápido e prático, podendo ser feito em pouco tempo, se comparado com outros tipos de piso.

Custo-benefício: Possui um bom custo-benefício por ser resistente.

Dicas para a limpeza de piso laminado.


Ao procurar casas para alugar é comum que surjam dúvidas a respeito de detalhes como a presença de carpetes, o tipo de assoalho, os azulejos, entre outros questionamentos. No caso dos pisos laminados, uma das dúvidas é a manutenção.


A notícia boa é que um dos grandes benefícios dos pisos laminados é justamente a sua facilidade de limpeza, já que são feitos com material resistente. Porém, é válido prestar atenção em alguns detalhes básicos:

1 – Cuidado ao arrastar os móveis
Durante o procedimento de limpeza, é importante evitar arrastar os móveis de maneira brusca. Ao fazer isso, a possibilidade de riscar ou causar maiores danos na superfície do piso é grande.

O mesmo vale na hora de arrastar cadeiras com rodinhas. Dependendo do modo como você as movimenta, elas podem riscar a película de madeira natural. 

O ideal é sempre proceder evitando danificar a superfície do laminado.

2 – Use vassouras de cerdas macias
O adequado é usar aspirador de pó, mas caso você utilize vassouras, elas devem conter cerdas macias, pois não provocam nenhum tipo de dano na estrutura do piso. 


Além disso, não convém usar materiais como lixa ou algum objeto pontiagudo e na hora de varrer o piso laminado, é recomendado seguir uma direção específica, sempre na direção das texturas do piso. 

Esse movimento evita que resquícios de poeira possam penetrar nas camadas inferiores do piso.

3 – Produtos que devem ser utilizados
Para as limpezas cotidianas do piso laminado é indicado usar água e detergente neutro. Já quando for efetuar uma limpeza mais pesada, o ideal é utilizar algum produto não abrasivo diluído em água.

O pano que vai ser passado no piso deve ser mergulhado em um balde com o produto em questão e sempre bem torcido. O pano molhado pode danificar as camadas mais externas do piso.

4 – O pano mais indicado para a limpeza
Além da vassoura com cerdas macia e dos produtos de limpeza adequados, é preciso prestar também atenção no tipo de pano. Nesse caso, os ideais para limpar são os panos de algodão.

Os panos de microfibra também são válidos, principalmente por serem passados a seco. Além disso, a estrutura desses panos consegue remover poeira e, até mesmo, pelos de animais.


5 – Moderação ao utilizar determinados produtos
Os produtos que demonstram ser mais gordurosos, tais como aguarrás e querosene podem ser utilizados para retirar manchas de verniz ou graxa, por exemplo. Porém eles devem ser usados com moderação.

O uso de vinagre também é uma opção, porém ele não deve ser misturado com bicarbonato de sódio. Essa mistura pode retirar a cor do piso, conferindo para ele um tom branco e desbotado.

6 – Não é recomendado usar alguns produtos
Determinadas substâncias não são adequadas para a remoção de sujeiras dos pisos laminados. Entre esses produtos ceras que possuem silicone em sua composição química. 

Além disso, outros produtos e materiais não são aconselháveis, pois podem danificar e corroer o piso. Entre eles estão lixas, enceradeiras, escovas de aço, vinho, entre outros. 

7 – Álcool com moderação
Quando o piso laminado foi afetado por manchas que dificilmente são removidas, é válido utilizar um pouco de álcool. Essa substância demonstra eficiência para remover, por exemplo, tinta de caneta.

É evidente que a utilização de tal produto deve ser em quantidade moderada, pois o seu excesso pode gerar alguns danos nas camadas do piso, comprometendo assim a sua cor e a sua durabilidade.

8 – A conservação do piso laminado
Ainda que esse tipo de piso seja considerado resistente, ele apresentará mais longevidade mediante também alguns cuidados de conservação. Um deles é efetuar a remoção das manchas logo depois que ela foi provocada.

Quando estiver efetuando movimentação de móveis e objetos, é importante realizar movimentos suaves. Além disso, quando estiver manuseando tintas e realizando reformas em casa, é válido cobrir o piso com algum plástico ou lona.

9 – Realize a limpeza com regularidade
O segredo para manter esse tipo de piso sempre brilhando e resistente, é efetuar os cuidados básicos de limpeza com certa regularidade. Sendo assim, dar uma varrida diária para remover a poeira já é de grande auxílio.

Os pisos laminados, caso recebam os devidos cuidados, são excelentes alternativas, tanto para casas quanto para apartamentos. Eles possuem uma boa aderência e um visual moderno.

Se você está na procura de casas ou apartamentos para alugar ou em qualquer outra cidade, sabe que o piso laminado é um item importante para o imóvel. 
Além disso, a presença dos pisos laminados é um ponto positivo, pois apresentam fácil manutenção e limpeza, sem contar que deixam o imóvel mais bonito e moderno. 

Gostaram?

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus contatos e amigos para que eles saibam como manter os pisos laminados sempre limpos e em bom estado.

4 comentários

  1. Boa noite! Obrigada pelas dicas. Vi que você colocou no peroba griss na sua casa. Pode me dizer sua experiência com o piso claro? Arranha fácil, mostra mais sujeira ou manchas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Amei a cor ... mas ele estufa se molhar e devido o banheiro do quarto tive esse probleam. Usaria o vinílico. Não suja fácil, mas arranha de leve se usar salto.

      Excluir