googlefc.controlledMessagingFunction

10 Dicas para Fotografar Interiores como Profissional!

Qualquer um pode chegar e clicar no botão de uma máquina fotográfica, mas obter a fotografia ideal que valoriza a sua decoração e imóvel não pode ser feito de qualquer forma. Assim, nesse artigo vamos dar as dicas necessárias para fotografar interiores. Venham comigo conferir tudo!!


1. Use um Tripé


Os ambientes interiores com pouca luz levam a que os equipamentos, caso esteja a fotografar em automático, elevem o ISO e assim perdem qualidade de imagem.

Fotografe com um tripé no ISO mais baixo, procure ajustar a velocidade de obturação para a exposição ideal, assim como a abertura ideal para o trabalho que está a realizar.

O uso do tripé permite que possa trabalhar com velocidades baixas sem tremidas, assim conseguirá obter a luz ideal e com qualidade em suas fotos.

Não esqueça que deve fazer um equilíbrio de brancos ao equipamento antes de fazer as fotografias.


2. Grandes Angulares


O uso de lentes grandes angulares permite captar uma imagem mais ampla do local. 

As imagens assim obtidas podem dar ao espectador uma maior sensação do espaço e de seu ambiente.


3. HDR


Em salas onde existem grandes contrastes entre zonas luminosas e sombras é difícil captar o ambiente por completo com uma câmera da mesma forma que o olho humano o faz. 

Assim para conseguir transmitir o detalhe existente nestes contrastes a técnica de HDR é perfeita.

Por exemplo imagine que tem um grande jardim e uma sala envidraçada com vista para esse mesmo jardim, uma foto do interior que transmita a sensação de estar na sala só é conseguida com o efeito HDR de forma a captar o detalhe desde o interior da sala até á paisagem, pois são assuntos com iluminações muito diferentes.


4. Linhas Guia


Numa imagem há sempre linhas pelas quais os nossos cérebros se guiam, saber manter a verticalidade e horizontalidade de linhas é bastante importante para o impacto visual em fotografia de interior.

Por certo já reparou quando uma porta, por exemplo, aparece torta numa imagem, e do aspeto pouco profissional que fotografias tortas transmitem.


5. Edite as suas Fotos


A utilização de ferramentas informáticas para corrigir pequenos defeitos e para melhorar cores e outros parâmetros é uma boa opção para melhorar as suas fotos de interior.

Com estes poderá fazer desde correções de exposição, aplicar filtros e efeitos e assim elevar a qualidade de suas fotografias.

Existem vários softwares disponíveis no mercado, escolha o que mais se adequa a si e ás suas necessidades.


6. Escadas em Formato Vertical


Fotografe as escadas em formato vertical.

Este é o melhor formato para apanhar escadarias de acesso em toda a sua amplitude.


7. Aprenda com os Profissionais


Pesquise pelo tipo de fotos que quer fazer de interior e aprenda com os profissionais, repare como eles trabalham a perspectiva em suas fotos, a luz, a decoração, a arrumação, etc.

Buscar a inspiração na criatividade de outros é uma forma de se ensinar a si próprio como ser criativo.


8. Tire Partido da Luz Natural


A fotografia é formada a partir de luz, saber tirar partido da luz natural e seus ambientes pode melhorar muito as suas fotografias.

Preocupe-se em perceber como e a que horas o sol entra pelas janelas do seu interior, tire partido disso em suas imagens.

Geralmente a luz do final de dia e do início do dia são muito boas para fotografar, verifique se nestas alturas a luz chega ao seu assunto e se pode ser utilizada para valorizar as fotografias.


9. Fotografe em RAW


Muitas câmeras hoje em dia permitem que se fotografe em formato RAW, ao usar esta extensão poderá com software como o Photoshop ou Lightroom obter fotografias mais ricas e detalhadas.


10. Faça Disparos de Meia Altura


Embora no exterior possa funcionar bem fotografias tiradas de ângulos baixos, em fotografia de interiores não é assim.

A meia altura é geralmente a mais adequada por ser dai que se consegue uma maior amplitude sobre os assuntos em ambientes mais apertados.


Com todas essas dicas, tenho a certeza que irá conseguir tirar fotos muito boas do interior de qualquer divisão mostrando assim a melhor representação da mesma.

Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em deixar nos comentários abaixo.

0 comentários