googlefc.controlledMessagingFunction

8 Cores de Tintas - Veja Como Escolher para Paredes da Casa!

Nem sempre escolher a cor ideal para cada ambiente da casa se torna uma tarefa fácil. Para isso, precisamos avaliar alguns pontos, como estilo e tamanho dos espaços. O que sempre indico aos meus clientes nas consultorias de decoração com projeto online, são cores claras e tons off white (que são cores próximas ao branco, como bege, creme, cinza claros), pois deixam ambientes pequenos maiores visualmente e espaços clean, que podem ser decorados com quadros e objetos coloridos, por exemplo, sem pesar no visual. São inúmeras cores e marcas, mas podemos dar destaque para uma boa tinta que seja acrílica premium lavável ou não, pois geralmente na cozinha, quartos, banheiros e salas iremos revestir algumas paredes com pastilhas, mosaicos ou papel de parede. Banheiros devido a umidade o ideal é ser tinta lavável e também tem opções anti fungos e bolor. Selecionei 8 cores que mais gosto e que poderão deixar seus ambientes modernos e aconchegantes. Vamos as dicas?


Ambientes pequenos


Pedem cores claras, para ficarem maior visualmente. Não esqueça que a parede ficará em segundo plano, pois com a presença dos móveis, quadros, tapetes e cortinas, o ambiente criará personalidade e esconderá boa parte das paredes. Para quem gosta de cores mais escuras, aconselho usar em apenas uma parede destaque, que não precisa ser necessariamente tinta, mas um painel amadeirado ou papel de parede, por exemplo. O ideal é usar a mesma cor em todos os cômodos da casa. Em imóveis maiores podemos ousar e abusar um pouco mais, colocando cores diferentes na cozinha e na sala, por exemplo, mas mantendo o mesmo tom para dar uniformidade visual e mais elegância.

Estilo decorativo


Os ambientes com estilo contemporâneo, clean e sofisticados, pedem uma cor suave, seja o tradicional branco ou tons off white, quando se deseja colorido, usa-se nos acessórios para dar mais vida e quebrar o neutro do bege ou cinza. Para estilos menos usados, como retrô usa-se cores primárias e vibrantes como amarelo, azul e vermelho ou cores secundárias como roxo, laranja e verde, mas nesse caso, também pode ser usado em apenas um ambiente ou em uma única parede destaque, além de usar nos móveis.

Pintura teste


Antes de escolher a cor e comprar a tinta, escolha 3 cores e pinte 3 paredes teste do ambiente para verificar como fica na sua casa. Tenha noção que a influência da luz, iluminação natural ou das lâmpadas que usar no ambiente podem deixar a cor mais clara ou escura. Opte por passar sob um fundo branco, pois a cor usada embaixo pode influenciar também na cor real da tinta.

Tipos de tintas


Quanto a resistência a água:

Acrílica - pode ser lavada, ideal para o exterior e áreas molhadas
Super lavável - usada em ambientes internos e externos, bem resistente a lavagens
Látex PVA - ideal para áreas secas e internas
Epóxi - ideal para áreas de piscinas, próximas a caixas de água, cozinhas e banheiros, pois tem alta resistência a água e produtos de limpeza.


Quanto ao efeito da cor na parede:

Semi-brilho - é a mais brilhosa e que deixará mais evidente as imperfeições da parede, nesse caso, use só em paredes bem lisinhas. A maior vantagem é na facilidade de limpar, e resistência a algas e fungos. Ideal para cores mais claras, cozinha, lavanderia, garagens e banheiro.
Fosca - é a mais opaca e com aspecto aveludado, o que mancha com mais facilidade e se torna mais difícil de limpar. A vantagem que disfarça mais as imperfeições da parede. Ideal para quartos e salas, cores mais escuras.
Acetinada - é uma intermediária entre as duas opções acima, não fica tão brilhante como a semi- brilho e nem tão opaca como a fosca, tem um leve brilho que a torna mais fácil de limpar e também deixa mais elegante e aconchegante o ambiente. Ideal para todas as cores e ambientes.





Vamos as cores... o off white pode mesclar nos tons mais próximos do bege e do cinza, como:

Tons bege/creme:


Algodão Egípcio (minha favorita, indico em quase todas as consultorias, rs)





Cevada




Palha



Areia


Tons cinza:


Papel Picado (outra cor que gosto muito)



Broto de Feijão


Pássaro do Inverno



Tom branco:


Branco Neve (igual usei aqui na Casa Clean) porém não indico para quem não gosta de ver sujeira e mosquitinhos em cada canto, além de amarelar e precisar manutenção constante.



Gostaram?
Qual sua cor favorita? 

17 comentários

  1. OI VC PODE ME DA UMA SUGESTÃO TOU QUERENDO PINTAR MINHA SALA NO MEIO DA PAREDE TEM UM FAIXA DE TEXTURA MEU MOVEIS DE SALA E DA COR VINHO ACAI QUAL SERIA A COR PRA PINTA A PAREDE E A FAIXA

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, você poderia me dar uma sugestão?
    Pretendo pinta minha sala da cor algodão egipicio e tenho uma parede com textura, qual cor vc acha que mais combina ?
    Minhas cadeiras da sala de jantar sao em tons de bege.
    Ja a escada que sobre para os quartos na parede de frente também tenho textura, estou em dúvida que cor passar pois a parede é bem alta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Se você quer uma cor mais neutra e sofisticada, pode colocar mosaicos em 3D na cor branca ou papel de parede que imita 3D. Se deseja algo mais rústico pode colocar revestimento que imita madeira ou papel na cor marrom.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá ..Bom Dia, estou super na dúvida, em que cor pintar a minha sala... Quero pintar de um tom só, meus móveis são marron, minha cortina é branca estava pensando em pintar da cor Broto de feijão e também estou pensando em colocar um espelho mais não em uma parede so.. lembrando que moro em apartamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Quanto mais claro a cor, maior vai parecer visualmente... tons neutros sempre ficam elegantes! O espelho precisa ser destaque, então melhor usar em uma parede que irá refletir o ambiente para ampliar. Se quiser uma consultoria, me envia um email :)

      Excluir
  4. Olá...Estou amando as dicas,a cor que mais gostei foi a Algodão Egipcío.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei das cores algodão egípcio e pássaro do inverno. Qual delas vc acha que combina melhor com o piso em porcelanato delta avorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda!
      Essa cor de piso é bege, então ele combina super bem com qualquer uma dessas cores. Se quiser a parede mais para tom creme é o algodão egípcio.

      Excluir
  6. Ola,qual cor sera que combina pra minha sala,minhas cortinas são marrom escuro

    ResponderExcluir
  7. Olá!Gostaria de uma ajuda para minha sala. Também tenho na sala o porcelanato avório, e uma parede de pedra clara onde fica a tv. E de frente para as portas de vidro q entra a luz natural, tenho uma parede q gostaria de pintar uma dessas cores, e meu sofá é cinza. Sendo que as paredes da sala ainda são brnacas. Qual recomendaria?

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho uma parede ripada em gesso como painel na sala e todas os meus móveis são em tons de off white e amadeirado, eu tô em dúvida nas cores Papel picado e algodão egípcio para pintar todo AP, qual você indica? Meu piso e cinza claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A tinta Papel Picado é tom bege, então vai combinar mais com o amadeirado e off white :)

      Excluir