Construindo Minha Casa Clean: 8 Cores de Tintas - Veja Como Escolher para Paredes da Casa!

8 Cores de Tintas - Veja Como Escolher para Paredes da Casa!

Nem sempre escolher a cor ideal para cada ambiente da casa se torna uma tarefa fácil. Para isso, precisamos avaliar alguns pontos, como estilo e tamanho dos espaços. O que sempre indico aos meus clientes nas consultorias de decoração com projeto online, são cores claras e tons off white (que são cores próximas ao branco, como bege, creme, cinza claros), pois deixam ambientes pequenos maiores visualmente e espaços clean, que podem ser decorados com quadros e objetos coloridos, por exemplo, sem pesar no visual. São inúmeras cores e marcas, mas podemos dar destaque para uma boa tinta que seja acrílica premium lavável ou não, pois geralmente na cozinha, quartos, banheiros e salas iremos revestir algumas paredes com pastilhas, mosaicos ou papel de parede. Banheiros devido a umidade o ideal é ser tinta lavável e também tem opções anti fungos e bolor. Selecionei 8 cores que mais gosto e que poderão deixar seus ambientes modernos e aconchegantes. Vamos as dicas?

Cor Cevada

Ambientes pequenos


Pedem cores claras, para ficarem maior visualmente. Não esqueça que a parede ficará em segundo plano, pois com a presença dos móveis, quadros, tapetes e cortinas, o ambiente criará personalidade e esconderá boa parte das paredes. Para quem gosta de cores mais escuras, aconselho usar em apenas uma parede destaque, que não precisa ser necessariamente tinta, mas um painel amadeirado ou papel de parede, por exemplo. O ideal é usar a mesma cor em todos os cômodos da casa. Em imóveis maiores podemos ousar e abusar um pouco mais, colocando cores diferentes na cozinha e na sala, por exemplo, mas mantendo o mesmo tom para dar uniformidade visual e mais elegância.

Estilo decorativo


Os ambientes com estilo contemporâneo, clean e sofisticados, pedem uma cor suave, seja o tradicional branco ou tons off white, quando se deseja colorido, usa-se nos acessórios para dar mais vida e quebrar o neutro do bege ou cinza. Para estilos menos usados, como retrô usa-se cores primárias e vibrantes como amarelo, azul e vermelho ou cores secundárias como roxo, laranja e verde, mas nesse caso, também pode ser usado em apenas um ambiente ou em uma única parede destaque, além de usar nos móveis.

Pintura teste


Antes de escolher a cor e comprar a tinta, escolha 3 cores e pinte 3 paredes teste do ambiente para verificar como fica na sua casa. Tenha noção que a influência da luz, iluminação natural ou das lâmpadas que usar no ambiente podem deixar a cor mais clara ou escura. Opte por passar sob um fundo branco, pois a cor usada embaixo pode influenciar também na cor real da tinta.

Tipos de tintas


Quanto a resistência a água:

Acrílica - pode ser lavada, ideal para o exterior e áreas molhadas
Super lavável - usada em ambientes internos e externos, bem resistente a lavagens
Látex PVA - ideal para áreas secas e internas
Epóxi - ideal para áreas de piscinas, próximas a caixas de água, cozinhas e banheiros, pois tem alta resistência a água e produtos de limpeza.


Quanto ao efeito da cor na parede:

Semi-brilho - é a mais brilhosa e que deixará mais evidente as imperfeições da parede, nesse caso, use só em paredes bem lisinhas. A maior vantagem é na facilidade de limpar, e resistência a algas e fungos. Ideal para cores mais claras, cozinha, lavanderia, garagens e banheiro.
Fosca - é a mais opaca e com aspecto aveludado, o que mancha com mais facilidade e se torna mais difícil de limpar. A vantagem que disfarça mais as imperfeições da parede. Ideal para quartos e salas, cores mais escuras.
Acetinada - é uma intermediária entre as duas opções acima, não fica tão brilhante como a semi- brilho e nem tão opaca como a fosca, tem um leve brilho que a torna mais fácil de limpar e também deixa mais elegante e aconchegante o ambiente. Ideal para todas as cores e ambientes.

 



Vamos as cores... o off white pode mesclar nos tons mais próximos do bege e do cinza, como:

Tons bege/creme:


Algodão Egípcio (minha favorita, indico em quase todas as consultorias, rs)




Cevada



Palha



Areia


Tons cinza:


Papel Picado (outra cor que gosto muito)


Broto de Feijão


Pássaro do Inverno


Tom branco:


Branco Neve (igual usei aqui na Casa Clean) porém não indico para quem não gosta de ver sujeira e mosquitinhos em cada canto, além de amarelar e precisar manutenção constante.



Imagens via Google

Gostaram?
Qual sua cor favorita? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover