googlefc.controlledMessagingFunction

Como Organizar Armários de Cozinha - 10 Dicas Fáceis!

Fiz uma organização básica, para deixar de usar grampo de roupas nas embalagens abertas dos produtos, como em pacotes de arroz, feijão, açúcar e passei a colocar tudo em potes organizadores. Com pouca grana já é possível você comprar potes organizadores para guardar os mantimentos! Isso irá facilitar muito na hora de preparar a comida, guardar as louças e manter a cozinha arrumada com funcionalidade.


Confira no vídeo a organização dos meus armários da cozinha - potes básicos

Inscreva-se no canal CASA CLEAN TV


1. Organize por setores

A primeira coisa a ser feita para facilitar o uso dos produtos de cozinha no dia a dia, é separar os armários por setores, reservando um espaço para os alimentos, outro para lanches, outro para guardar potes e panelas, outro para os talheres e panos de prato, outro para as louças e copos, e outro espaço para os temperos.






Meu armário dos chás

2. Organize os armários dos talheres

O ideal é usar organizador de talheres para separar facas, colheres e garfos, também as colheres e garfos de sobremesa. Possui os modelos mais simples, assim como você pode fazer sob medida em MDF para sua gaveta, ficando um ótimo espaço para talheres normais, grandes como conchas e para quem possui muitos talheres. 





No meu caso, deixo parte do jogo de talheres guardados sem uso no buffet, e os que uso diariamente deixo na gaveta abaixo do cooktop, na gaveta abaixo dessa coloco os talheres maiores, como concha, espátulas, etc.

3. Organize os armários dos potes

Os potes de plástico precisam estar bem organizados para o uso no dia a dia, pois nada pior que abrir a porta do armário e ver aquela bagunça. Colocar os potes um dentro do outro, de acordo com o tamanho e modelo. As tampas podem ser guardadas todas juntas, dentro de um suporte para tampas ou uma caixa organizadora.


Meus potes que comprei para guardar pão, café, açúcar, farinha, frios, e condimentos abertos nos armários e na geladeira

4. Organize os armários das panelas e formas

Geralmente deixamos para guardar as panelas no armário que fica embaixo da pia. Outra opção é colocar em um gavetão embaixo do cooktop, tudo pela praticidade das panelas e formas ficarem próximas ao fogão e ao forno.



5. Organize o espaço dos eletrodomésticos

Nem sempre temos espaço na bancada para colocar os eletrodomésticos, então o ideal é guardar em algum armário todos juntos, batedeira, liquidificador, panela elétrica, etc. A cafeteira é importante ficar em cima da bancada, pela praticidade de seu uso.


6. Organize os armários dos alimentos

É muito importante organizar os alimentos abertos em potes, de preferência do mesmo modelo e cor, com etiqueta contendo o nome e o prazo de validade e assim tirar das embalagens com grampos de roupa, que deixa um visual bagunçado e até propenso a sujeira, pois derrama o pacote da farinha e do arroz, sujando o armário e convidando para visitas de baratas. Esse espaço pode ser algum armário aéreo, ou uma despensa vertical.


7. Organize os armários das louças

Os pratos, travessas, copos e xícaras precisam ser colocados juntos de acordo com o tamanho, tipo e modelo, para ter um visual limpo, organizado e funcional. Existem suporte organizadores para louças que podem ser aramados usados dentro dos armários, ideal para quem tem a cozinha pequena e precisa economia de espaço.

Credito imagem Freepik

8. Organize os armários da despensa dos mantimentos

As compras do mercado para cozinha devem ser mantidas juntas, organizadas por tipo de produtos, tamanho e prazo de validade, enfileirando os produtos semelhantes nas prateleiras dos armários ou então usar um gavetão para guardar todos mantimentos fechados.

Credito imagem Freepik

9. Organize os armários dos temperos

Os temperos como orégano, pimenta, vinagre, óleo, etc. devem ficar todos juntos em frascos próprios para o uso e para servir na mesa. Uma ideia bem funcional é fazer no armário sob medida um armário com corrediça para guardar os temperos e ter dispostos a mão mais facilidade sem ocupar espaço dentro das prateleiras.

Credito imagem Freepik

10. Organize a geladeira

Use potes para guardar os alimentos dentro da geladeira, de preferência transparentes para conseguir visualizar bem o que tem dentro. Também pode ser usado cestos organizadores para colocar frutas, verduras, separar iogurte, latas, assim manter tudo separado por tipo e tamanho.

Credito imagem Freepik

Uma cozinha organizada, assim como uma vida organizada, facilita muito as tarefas do dia a dia, concordam?


Gostaram das dicas?
Vocês também usam potes organizadores?


2 comentários

  1. Oi Grazi... eu amo arrumar os armários da cozinha, mas vira e mexe estão a maior bagunça de novo, rsrsrs Amei as dicas!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir