googlefc.controlledMessagingFunction

5 Estilos de decoração que deixam sua casa mais moderna!

Você está procurando inspiração para decorar a sua casa e deixa-lá mais moderna, mas não consegue encontrar o estilo que melhor se adapta ao seu gosto? 

Imagem Fonte Opte mais

Bem, não procure mais, porque nós compilamos para você os 5 estilos de interiores mais usados em casas modernas. Mãos à obra: é necessário conhecer os aspectos fundamentais de cada estilo para que você possa decorar sua casa sozinho.

A verdade é que existem infinitas maneiras de decorar interiores, mas, neste post, queremos nos concentrar nas principais tendências. Esperamos que esta lista te traga inspiração para que você combine seu gosto pessoal com as tendências mais modernas de decoração!

1. Mid-Century Modern


O modernismo foi um movimento pioneiro internacional que surgiu no final do século XIX e princípios do XX e se espalhou por quase todas as artes, incluindo a arquitetura e design. Enquadrada em uma era de desenvolvimento industrial, essa tendência artística visava inovar esteticamente, sem esquecer a real utilidade dos objetos.

O processo produtivo foi unido ao desenvolvimento artesanal, salvando assim a elegância dos elementos sem perder sua funcionalidade. Este trabalho valeu a pena e levou a uma revolução de estruturas. Resultados incríveis foram alcançados mesclando vidro, metal, ferro forjado ou diferentes tipos de madeira - materiais em que a qualidade sempre prevalecia.

Imagem Freepik

A idade de ouro desse movimento foi em meados do século XX e daí vem o nome: Mid-Century Modern. Os acabamentos eram muito simples e sem muitos detalhes, mas com alta funcionalidade. Por isso, sempre atenderam às características de forma e função. O movimento teve grande boom nos países escandinavos, onde se apostava em um design tecnológico, funcional e acessível (estilo nórdico).

Era um estilo visionário e inovador para a época e válido até hoje. Principalmente em móveis, onde encontramos peças que se tornaram ícones do design.

As características do Mid Century Modern:

● Formas simples, lineares, limpas e de elegância sutil;

● Eliminação de detalhes desnecessários;

● As formas e estruturas são mostradas, não ficam escondidas;

● Elementos de produção industrial são incluídos no design;

● A natureza prevalece, adaptando a casa a ela e utilizando elementos naturais, como a madeira;

● Fluidez e horizontalidade entre os diferentes espaços.

Ao trazer esse estilo para os dias atuais, foram criadas maneiras de usar novos materiais como plástico moldado, madeira compensada e alumínio. As novas peças são muito versáteis e podem complementar uma grande variedade de estilos de design.

Você também pode encontrar dicas para sua decoração no estilo Mid Century Modern se buscar pelo termo Vintage Moderno.

2. Industrial


O estilo industrial, também conhecido como estilo loft, é um estilo decorativo que tem origem na arquitetura típica da indústria e dos navios de Nova Iorque dos anos 50. Esses mesmos navios, mais tarde, foram convertidos em moradia para artistas e imigrantes que não podiam pagar aluguel em um apartamento na cidade.

Imagem Freepik

Uma arquitetura humilde e com um apelo visual que mostra sua estrutura de tijolos expostos e seus materiais. A ênfase é colocada no uso liberal de aço exposto com elementos de madeira. Uma variação mais moderna inclui detalhes em tons de cobre. Uma aparência áspera, rústica e fria.

As dicas do Estilo Industrial:

● Janelas amplas;

● Materiais à vista e desgastados, como: tijolos, cimento e aço;

● Pilares e vigas expostos;

● Dutos e tubulações à mostra;

● Espaços abertos, amplos, sem pintura e com tetos muito altos.

O estilo industrial, dependendo do seu gosto, pode ser misturado com elementos retrô e vintage - usando elementos antigos, como móveis enferrujados ou que demonstram estar gastos pelo tempo.

3. Estilo Boêmio


O estilo boêmio tornou-se uma forte tendência e chegou a ilustrar grandes produções cinematográficas como o famoso filme Moulin Rouge. A decoração boêmia captura o espírito livre e aventureiro do estilo de vida de vanguarda. 

Valorizar o antigo, sua história e aproveitar a vida de maneira mais casual. 


O estilo boêmio é caracterizado por:

● Estilo bastante solto e casual;

● Arranjo especial das cores;

● Uso de materiais naturais como madeira e plantas em contraste com detalhes metálicos;

● Elementos étnicos e nômades, como acessórios marroquinos e desenhos tribais;

● Uso de impressões ricas e criativas de cores vibrantes em tons de roxo ou vermelho em tapetes e estofados. 

A chave para esse estilo é apresentar um aspecto de espaço “charmoso e bagunçado” de propósito, um ambiente quente, cheio de vida e histórias para contar.

Imagem Fonte Tua Casa


4. Estilo fazenda


Este tipo de decoração de casa de campo é uma abordagem moderna da decoração de interiores rústica ou agrícola, inspirada nas casas de campo inglesas. O personagem principal é o Shabby Chic - um estilo aplicado em móveis e acessórios que os deixa com uma aparência de desgaste - com alguns elementos tradicionais misturando sua estética.

Imagem Freepik


As formas de alcançar esse estilo são:

● A base das cores é principalmente branco e bege;

● Os móveis desse estilo são caracterizados por serem de madeira envelhecida e estofados com tecidos estampados;

● As cores de destaque mais comuns são lilás, turquesa ou amarelo suave;

● Uso de arranjos de vasos de flores e até mesmo de flores secas;


Uma verdadeira viagem no tempo, cheia de charme e romantismo.

5. Clássico Moderno


Uma nova versão do estilo mais antigo de todos: o clássico. O estilo clássico evoluiu para ambientes mais contemporâneos, deixando para trás o peso de tecidos e madeira.


Dicas para obter uma decoração Clássica em uma versão mais moderna:

● Contraste entre a claridade das paredes brancas e os móveis, muitas vezes escuros. Embora você também possa optar por um espaço completamente claro;

● São mantidas formas tradicionais como molduras nas paredes, tetos, portas e rodapés de altura considerável;

● Móveis de linhas mais simples de essência conservadora são combinados com tecidos de alta qualidade;

● Estampas sutis de cores suaves que não se destacam;

● Misture peças mais modernas com design mais arrojado ou de material acabado. Como o contraste do sofá de capitonê ao lado da mesa de vidro e metal brilhante.


O Estilo Clássico traz aos dias de hoje o luxo e opulência dos palácios franceses com uma bela pitada de modernidade.

Sala de Jantar - Decoração Moderna e Clássica | Fonte Boutique Lab


Espero que com essas dicas você consiga estar alinhado às principais tendências de decoração sem deixar de lado seu estilo pessoal!

Esse artigo foi feito em parceria com a Rede Horizontal

0 comentários