Sempre que pensamos em remodelações de interiores vem a ideia de que se trata de uma carga de trabalhos. E não é mentira!
Imagem Freepik
É um processo que requer esforço e alguma dedicação, mas quando se decide que chegou o momento de atualizar o estilo da nossa casa, então não se deve ficar de mãos cruzadas!
Decoração
A simples mudança de mobiliário ou de decoração, pode reinventar o estilo da sua casa e não são tarefas assim tão complexas ou mesmo dispendiosas.
Para uma nova decoração de interiores é fundamental saber o que pretende e até que valores está disposto a ir pela sua casa de sonho. Um pequeno projeto de decoração pode ser a substituição dos têxteis de conforto, como os cortinados, as almofadas, os tapetes e as mantas. Novos tecidos, padrões e conjugação de cores podem ser o suficiente para dar um novo look à sua sala e quartos.
Para uma decoração mais profunda, então deve considerar acessórios, novas peças ou mobiliários e até apontamentos de arte como pinturas e esculturas, que animam os espaços.
Remodelação
Por outro lado, as remodelações dos espaços são intervenções mais profundas, onde não só se mexe na atmosfera dos espaços, mas também se explora a sua organização e funcionalidade. É ainda através de remodelações interiores que os imóveis sofrem as transformações necessárias para a sua atualização a nível de infra-estruturas, como sejam as redes de águas, eletricidade, gás, e ainda a domótica.
Em qualquer um dos processos de remodelações ou decorações importa passar pelo planeamento:
· Analisar a situação atual
Anotar exatamente aquilo que mais e menos gosta na sua casa e sempre que possível estabelecer uma escala de prioridades.
· Descrever ambientes que viu e que gosta
Crie uma listagem do que pretende para a sua casa e peça o envolvimento e contributo de quem vive consigo.
· Define seu budget
Ao criar uma lista de pretensões, importa dar um pingo de realidade e ter noção do valor total a investir. É também importante para perceber quais as divisões da sua casa em que pode intervir.
· Procure especialistas que possam acompanhar
Procure profissionais que possam auxiliar no processo. Nas decorações procure decoradores e designers de interiores. Nas remodelações de interiores pode ser mais importante ter o aconselhamento de arquiteto e até engenheiro, se você pretender mexer com a estrutura do seu imóvel.
Depois deste breve planeamento, deve saber como concretizá-lo. Com a presença de profissionais, vai compreender se tem possibilidades econômicas para promover uma remodelação total da casa e a sua decoração. Se assim não for possível, deverá escolher o compartimento da casa onde passa mais tempo e ainda aquele que esteja mais desatualizado.
Por norma, a cozinha e as casas de banho são os primeiros espaços a requerer intervir, pelo uso frequente que têm e pelo seu desgaste com o tempo.
Se tem uma casa com jardim, não se esqueça de incluí-lo no projeto de decoração. A vivência dos espaços exteriores proporcionam a tranquilidade que necessita depois de um dia intenso de trabalho e reuniões.
Gostaram das dicas?
0 comentários