googlefc.controlledMessagingFunction

Quais materiais devo comprar para a construção da minha casa?

Ao construir sua residência, você deve verificar todos os materiais que deverá adquirir e, claro, pesquisar muito antes de investir seu dinheiro. Mas quais deles são os principais? O que devo olhar antes? São as estruturas metálicas ou madeiras? Devo comprar luvas de alta tensão para proteção?

Imagem Freepik

Entenda que muitos ‘marinheiros de primeira viagem’ têm essas dúvidas. E foi por isso que resolvemos escrever a respeito do tema. Portanto, se ficou curioso e deseja compreender melhor, continue com a gente!

Argamassa 

A argamassa é uma mistura de diversos componentes que, juntos, se transformam nessa massa que servirá para revestir, vedar e aderir materiais. Este mesmo elemento pode ser conhecido por outros nomes, como: gesso, estuque ou concreto.


E além de tudo isso, pode conter uma mistura de água com a adição de pedra, cascalho, palha, cal. Além disso, costuma ser usada para construir paredes, pisos, telhados e até mesmo para fazer a instalação de spda.

Outros materiais de construção naturais

Os materiais de construção podem ser classificados como naturais e sintéticos. O primeiro, como o próprio nome já diz, são aqueles processados​ ​minimamente ​​pela indústria, como madeira ou vidro. 


Já no segundo caso, são feitos em ambientes industriais após muitas manipulações, como plásticos e tintas à base de petróleo. Ambos têm possibilidades incríveis dentro de uma construção. 


Em geral, a pedra ou a grama são usados ​​como componentes estruturais quando temos  edifícios ou terrenos maiores, enquanto a grama é usada para preencher o espaço entre eles, atuando como uma espécie de drenador de água quando há muita chuva ou umidade. Ou seja, você economiza com manutenção hidráulica em seu quintal, por exemplo.


Imagem de projeto 3D à distância

Faça também uma consultoria de decoração online com projeto 3D que cabe no seu bolso!

Tecidos

Existem diferentes tipos de tecidos para comprar para uma construção, servindo para trabalhos como impermeabilização, melhoria nas alvenarias, trincas e fissuras, além de ajudar na construção de pré-moldados, fundações e etc.


Ou seja, até para a fabricação de uma mesa rustica de madeira que ficará em seu quintal, pode ser necessário tal modelo. Quando temos projetos maiores, as telas de proteção tendem a ser obrigatórias.

Pedra 

As pedras são usadas para estruturar construções desde sempre. Tudo porque é um material de construção com vida útil prolongada e, geralmente, disponível em grandes quantidades e em qualquer lugar, além de ter bom preço. 


Existem muitos tipos de pedra ao redor do mundo, todas com diferentes características que as tornam melhores ou piores para usos específicos. Com toda sua densidade, oferece muita proteção, mas, em contrapartida, sua principal desvantagem como material é seu peso. 


Diferentes formas de argamassa são usadas para manter as pedras unidas, sendo o cimento o mais comum. O granito esteve em alta no período medieval mas, atualmente, seu valor é alto e inacessível para muitos. 


Já a ardósia é outro tipo de pedra e, ao mesmo tempo, pode ser vista como material de cobertura. Edifícios de pedra podem ser vistos na maioria das grandes cidades. E você sabia que até nas pirâmides do Egito e astecas as pedras tiveram grande função? Levando isso em consideração, podemos concluir que as pedras são tão essenciais para uma boa construção, quanto a usinagem de precisão para a fabricação de peças e ferramentas.

Madeira

A madeira é um material de construção usado em praticamente qualquer tipo de estrutura, seja em climas quentes ou frios. Tem flexibilidade, é resistente mesmo ao ser dobrada e com muitos tipos diferentes. 


Isso significa que espécies específicas de árvores dão melhores ou piores madeiras. Sem contar que as condições de crescimento são imprescindíveis para elas. Os antigos usavam madeiras em toras para moldar casas ou muros. 


Com a invenção das serras, tivemos as facilitações. Por isso, a produção em massa fez com que a procura por esses materiais crescesse ano após ano. Tanto as casas mais modernas quanto os edifícios, geralmente, precisam desses investimentos. 

Metal

O metal é usado como estrutura estrutural para edifícios maiores, mas também para as casas. O aço, por exemplo, é forte, flexível e, se bem tratado, durará muito tempo. A corrosão é o principal inimigo do metal. 


O latão era mais comum no passado, mas agora ficou restrito a usos específicos ou itens especiais. Caso tenha a possibilidade de investir em profissionais do setor, eles lhe darão uma lista incrível desses tipos de materiais, dos mais baratos aos mais caros. 


Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.


Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


0 comentários