googlefc.controlledMessagingFunction

Como decorar um quarto infantil para estimular a criatividade

Se você tem filhos ou possui alguma criança em casa então com certeza deve ter um espaço aí dentro do seu lar onde a imaginação não possui limites, e as aventuras ocorrem de maneira cotidiana, que nada mais é do que o próprio quarto infantil.

Imagem Freepik

Esse é o espaço onde os pequenos costumam passar mais tempo, seja para descansar ou é claro, para brincar bastante, e é óbvio que esse deve ser um local seguro e feliz para a criança poder desenvolver a sua criatividade, e não um local monótono apenas com um armário de aço 2 portas e uma cama. 


Se tem um lugar da casa inteira que você pode caprichar na imaginação é justamente dentro do quarto infantil, uma boa decoração pode fazer total diferença, além de estimular a criatividade e fazer com que aquele espaço transfira tanto adulto quanto criança, diretamente para o mundo da imaginação. 


No texto de hoje, iremos mostrar para você como decorar um quarto infantil sendo voltado para estimular a criatividade das crianças, bora conferir como deixar esse ambiente muito mais alegre e trazer um mundo diferente ao seu pequeno? Então vamos lá!

Escolha um tema de acordo com o gosto da criança

O primeiro passo para decorar um quarto infantil que realmente estimule a criatividade é escolher um tema que irá guiar todo o restante do espaço, para isso, é preciso perguntar para a própria criança, o que ela mais gosta. 


A resposta vai depender muito da idade e até mesmo do que aquela criança consome, mas ela pode escolher um quarto de dinossauro ou de algum outro animal como o tema zoológico, pode escolher algum personagem de desenho animado, talvez da Disney, da Dreamworks ou do Cartoon Network, também pode optar por uma decoração de aventura como o fundo do mar ou a galáxia.


São inúmeras opções que o pequeno ou a pequena podem escolher para implementar no seu quarto, o seu papel é compreender os seus desejos e fazer com que eles se concretizem, assim que o tema for escolhido, transforme totalmente o quarto e abrace a ideia. 


Coloque o papel de parede de acordo com o tema, compre itens decorativos vinculados aquilo, lençol, fronha, edredom, tudo deve estar combinando, quanto mais temático o quarto for, mais a criança irá se sentir vivendo aquilo o que estimula a sua criatividade na hora das brincadeiras podendo fazer com que ela viaje até o espaço ou volte milhões de anos no passado. 

Monte uma escrivaninha para leitura e desenhos

Com o tema pronto, é hora de começar a pensar em alguns itens básicos para estimular a criatividade, e o primeiro deles é justamente uma escrivaninha que seja o espaço para a criança ler, estudar e até mesmo desenhar. 


Compre alguns lápis de cor, cadernos e alguns livros infantis de acordo com a sua idade, e de preferência, seguindo a temática aplicada no quarto, separe um abajur e deixe aquele espaço como uso exclusivo para a criança ler, escrever ou desenhar. 


Calma, você não precisa comprar um compressor de ar industrial ou nada mirabolante, um simples espaço com uma mesa, uma cadeira e alguns equipamentos já auxiliam na estimulação da criatividade. 


Projeto autoral designer de interiores Grazi Silveira

A consultoria online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.



Separe o cantinho dos brinquedos

Se por um lado temos o cantinho da leitura, do outro temos que ter o cantinho dos brinquedos, separar uma parte do quarto no qual você irá colocar todos os brinquedos da criança e é claro, um espaço para que ela possa utilizar cada um deles. 


Coloque um piso emborrachado ou acrescente algumas almofadas e puffs para que a criança possa se divertir, pular e brincar bem com aquilo que tem em mãos, organize os brinquedos em baús e adicione também os nichos e as prateleiras. 


Esse deve ser um espaço divertido e é claro, que também acompanhe a temática do quarto, então capriche nos brinquedos e deixe tudo muito bem organizado para a criança se divertir bastante.  

Compre uma lousa ou deixe uma parede só para rabiscos

Independente da idade, até aproximadamente os 10 anos, toda criança adora fazer um rabisco, e muitas vezes a escrivaninha e o caderno podem não ser os suficientes, e cá entre nós, tem algo que mais estimula a criatividade infantil do que desenhar? É exatamente nesse mundo que os pequenos costumam criar suas próprias histórias e entrar em um mundo completamente novo. 


Bom para permitir que isso aconteça, recomendamos que você compre uma lousa e um quadro novo, junto é claro com tinta e giz para que o pequeno ou pequena possam aproveitar bastante, calma, não precisa de avental de chumbo ou coisa do gênero, mas é recomendado que sempre que for realizar algum tipo de arte, sejam colocadas roupas um pouco mais velhas. 


Caso preferir, você pode separar uma parede só de rabiscos, colando adesivos que imitam o quadro negro, isso da ainda mais liberdade criatia para a criança, que depois, basta apagar e fazer tudo de novo. 

Faça algo diferente de acordo com a temática da decoração

Estimular a criatividade nem sempre é uma tarefa simples, sendo assim, é importante que você sempre busque fazer algo diferente para aguçar a mente dos pequeninos, e não tem nada melhor do que procurar por algumas decorações temáticas que ajudem ainda mais a imersão deles. 


Pelúcias vinculadas com o tema do quarto, quadrinhos e almofadas temáticas, pôsteres, brinquedos e outros itens decorativos que se adaptem bem ao local, e até mesmo luminárias ou apetrechos de pendurar. 


Tudo que combine com a sua proposta pode ser bem utilizado no momento, então busque sempre o que seja diferente e que combine com o tema presente dentro do lugar. 

Use móveis funcionais

A nossa última recomendação é vinculada aos móveis, procure acrescentar móveis considerados funcionais e que possuem uma boa expectativa de vida, além disso, garanta que cada móvel seja acessível para a criança. 


Isso faz com que ela comece a criar uma certa independência e tenha total liberdade para explorar o quarto, o que ajuda a estimular seu processo criativo, é claro que você não vai guardar uma lona náutica dentro do quarto infantil.


Deixe todos os objetos permitidos para ela e dê uma certa liberdade de exploração, com móveis funcionais e que se adaptem ao tamanho infantil, isso ajuda a criança a se desenvolver com mais facilidade. 


Faça seu curso de decoração online AQUI.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


0 comentários